Salvador recebe a exposição "Movimentos", inspirada na obra premiada do autor baiano Itamar Vieira Júnior, "Torto Arado". Promovida pelo Salvador Foto Clube (SFC), a mostra estará em cartaz no Teatro Gregório de Mattos até a próxima quinta-feira (29), com visitação gratuita das 14h às 18h, exceto no domingo (25). O espaço é administrado pela Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM).
A inauguração ocorreu nesta quarta-feira (21) e reuniu cerca de 100 pessoas, incluindo fotógrafos expositores, seus amigos, familiares, gestores do espaço, e outros convidados. Esta é a segunda exposição fotográfica recebida pelo Teatro Gregório de Mattos em 2024.
Gerente de Equipamentos Culturais da Fundação Gregório de Mattos, Manuela Sena ressaltou a importância da Galeria da Cidade ao receber a exposição. Segundo ela, o espaço "reafirma seu lugar de galeria de exposições rotativas e eventos especiais, promovendo o diálogo entre diferentes formas de expressão das artes visuais".
Já Marta Suzi, presidente do Salvador Foto Clube, mencionou o papel pioneiro do coletivo na fotografia baiana. "Em 2004, tornamos possível que o fotoclubismo adentrasse o território baiano e se propusesse como um agente mobilizador de conhecimento e de experimentações as mais diversas no campo da fotografia", citou.
"Traçar a história do Salvador Foto Clube nos últimos 20 anos é um grande desafio diante da intensa produção e disseminação fotográfica, que hoje conta com 61 sócios", completou Marta.
Diretora de Comunicação do SFC, Nayara Rangel destacou o valor coletivo da exposição. "Pertencer a um foto clube é mais do que capturar imagens; é compartilhar histórias, aprender a ver o mundo sob diferentes perspectivas e construir laços que transcendem o tempo. A exposição Movimentos simboliza essa trajetória, uma homenagem a duas décadas de paixão pela arte de fotografar”, declarou.
Pioneirismo - Fundado em 2004, o Salvador Foto Clube celebra suas duas décadas com a exposição "Movimentos". Composta por 37 obras fotográficas, a mostra propõe uma reflexão sobre os movimentos inerentes à vida.
Entre os artistas expostos estão nomes como Antônio Marcos Lyra, Alex Dantas, Ana K, Carlos Luz, Fernanda Vasconcellos, Gustavo Machado, Isolda Macedo, Marta Suzi, Nayara Rangel, Rejane Alice, Sandra Coelho, entre outros.
Texto: Mateus Soares/ Secom PMS