0
0
0
s2sdefault

Iniciativa promovida pela Abadfal e Center Lapa conta com participação da SMS e prossegue com estandes informativos até sábado (22)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é uma das entidades participantes de ação de conscientização dos cidadãos de Salvador sobre a doença falciforme, por meio de diversas estratégias educacionais e de comunicação. A iniciativa, realizada pelo Shopping Center Lapa em parceria com Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme (Abadfal), conta com estandes informativos de diversas instituições no piso L1. A ação teve início na terça-feira (18) e permanece até sábado (22), das 9h às 20h.

Segundo Altair Lira, presidente da Abdfal, o evento surgiu para lembrar o Dia Nacional de Luta pelo Direito das Pessoas com Doença Falciforme, celebrado no próximo dia 27. “Decidimos criar uma semana de conscientização e informação sobre a doença falciforme. A ideia é focar na atenção, educação e assistência, informando e esclarecendo à população”.

Além dos estandes informativos no piso L1, a população também pode fazer testes para detectar a doença falciforme no piso L3. Os testes no espaço da SMS estão sendo realizadas de 9h às 13h, exceto nesta quarta-feira (19). Durante os cinco dias de ação, serão promovidas palestras ministradas por profissionais de saúde, diálogos com portadores do agravo, além de coleta para eletroforese, exame que detecta a doença falciforme em adultos. O último dia do evento será voltado para atividade infantil.

De acordo com Marivone Monteiro, coordenadora do Campo Temático da patologia no município, as pessoas chegam até os estandes com informações distorcidas, pensando que a doença falciforme é a falta de ferro no corpo, mas na verdade, é uma doença sem cura e que pode se manifestar de várias formas, inclusive causando crises de dor. “É essencial que seja realizado o teste do pezinho na criança com até cinco dias de vida. Aqui nós damos todas as informações necessárias a respeito da doença e esclarecemos as dúvidas sobre como e onde conseguir o tratamento.”

Dados - No país, aproximadamente 3,5 mil crianças nascem com a doença falciforme. Salvador apresenta o maior índice - um a cada 650 nascidos vivos possui a doença. A Prefeitura, visando ampliar o acesso e garantir a assistência integral ao portador da patologia na capital, implantou dois ambulatórios municipais especializados em Doença Falciforme, localizados na Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas. Os pacientes recebem acompanhamento de equipes multidisciplinares formadas por médicos hematologistas, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos.

André Gomes, 32 anos, faz parte da Abadfal há dois anos e foi diagnosticado com a doença falciforme com apenas um ano e meio, sendo que na infância e adolescência sofreu com dores e vivia internado no hospital, chegando a ter pneumonia. “Na época não tinha exame do pezinho, então o diagnóstico era muito mais difícil. Até aos 15 anos recebi tratamento apenas com a hematologista. No entanto, descobri a associação e passei a ser acompanhado por nutricionista, psicólogo e outros médicos. Hoje, graças ao tratamento, consigo levar uma vida melhor".

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...