Releases

0
0
0
s2sdefault

A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza Esportes e Lazer (Sempre), a Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e a Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA) decidiram ampliar os atendimentos do projeto Registre-se por mais uma semana. A população poderá acessar o serviço até a próxima sexta-feira (24), das 8h às 16h, na sede do CadÚnico, situado na Rua Miguel Calmon, 28, Comércio.

A medida foi tomada após o sucesso do projeto, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, que emitiu na última semana 9.695 documentos (2ª via) de certidão de nascimento e casamento gratuitamente para a população em situação de vulnerabilidade social em Salvador. A Bahia ficou em segundo lugar no país em emissão de certidões, dentro da campanha.

“Boa parte dos números em Salvador se deve ao esforço realizado em conjunto, com a disponibilização do serviço no CadÚnico. Isso traz a certeza do quanto essa decisão de trazer o projeto para dentro do nosso atendimento foi acertada. É uma satisfação grande também de poder contar com a sensibilidade desses órgãos que são parceiros nessa ação e que aceitaram ampliá-la por mais uma semana, pois, no dia a dia, vemos as dificuldades que as pessoas têm para obter essa documentação e, assim, ter acesso a benefícios sociais que fazem toda a diferença em suas vidas e nas de suas famílias”, destacou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.

“E nós disponibilizaremos toda nossa equipe para que, junto com a estrutura do CadÚnico, tudo possa funcionar ainda melhor para todas essas pessoas que precisam desse olhar diferenciado, já que estamos tendo todo esse apoio”, frisou o corregedor-geral de Justiça do TJ-BA, Roberto Maynard Frank.

O Registre-se tem como objetivo combater o subrregistro e ampliar o acesso à documentação básica para pessoas vulneráveis. Os interessados em participar do mutirão devem levar qualquer documento que indique os dados de registro (RG/certidão de nascimento).

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Pela quarta vez, o bairro de Pirajá é contemplado com o programa Morar Melhor, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade da região. Na manhã deste sábado (18), foi a vez da comunidade de Nova Gersina celebrar a entrega de 101 casas reformadas, com a presença do prefeito Bruno Reis e demais autoridades municipais. No total, 426 imóveis em situação precária já foram reformados pela Prefeitura de Salvador na comunidade.

Uma das beneficiárias foi a feirante aposentada Elovaldina Oliveira Silva, de 85 anos, mais conhecida como dona Lô. Residente no bairro há quatro décadas, ela estava bastante emocionada ao relatar que não esperava ver as intervenções que foram feitas no lar onde reside. “Já chorei muito de alegria, não esperava receber este presente, foi uma grande surpresa. Gostei muito. Meu sentimento maior é de gratidão”, disse.

O prefeito Bruno Reis lembrou que o depoimento de dona Elovaldina foi parecido com o de muitas famílias contempladas com o programa. “Famílias que, em um dia de chuva como esse, tinham que colocar a cama para o lado, botando um balde para conter a goteira. Muitos dizem ‘chovia até mais dentro de casa do que fora’. A casa de dona Lô praticamente não tinha banheiro. E nós colocamos banheiro, fizemos esgoto, pintura, telhado novo, porta, janela e agora ela mora com toda dignidade”.

O gestor lembrou que, em todas as etapas do programa, o bairro de Pirajá foi contemplado. “Talvez seja um dos poucos bairros que, nas quatro etapas do Morar Melhor, se fez presente. Porque as famílias precisam, o bairro e as casas atendem os critérios técnicos do programa. Casas que sofrem com infiltração e fata de infraestrura, e mudamos essa realidade”.

Vizinha e filha de dona Lô, a diarista Telma Ferreira, de 47 anos, também teve a casa requalificada. “Eu não tenho o que falar. Só o que fez por mim e pela casa da minha mãe, e cobriu o meu telhado, está ótimo. Traz uma segurança maior em dia de chuva também”.

Demais intervenções – O prefeito também autorizou intervenções da Prefeitura no bairro. “Pretendemos instalar aqui um Multicentro de Saúde, com consultas especializadas e exames das mais diversas áreas. Também vamos reformar e colocar grama sintética no Campo do Irecê, e a praça General Labatut, já visando os festejos do 2 de Julho”, declarou Bruno Reis.

Balanço e critérios – Recentemente, a gestão municipal entregou 150 casas em Mirantes de Periperi e outras 100 no Calafate, beneficiando 250 famílias somente nestes dois locais. Desde que iniciou as atividades, em 2015, o Morar Melhor, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), já ultrapassou a marca de 50 mil unidades habitacionais reformadas em cerca de 300 localidades da capital baiana. Por meio do programa, são executados serviços como pintura e reboco, colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário, dentre outros itens.

Os critérios adotados para contemplar programa são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta sexta-feira (17), no Multicentro de Saúde Carlos Gomes, uma ação fomentando boas práticas no atendimento junto à comunidade LGBT+. A intenção é refletir sobre o respeito e a compreensão para este público, evitando diferenças no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante o acolhimento nas unidades da capital baiana.

Na ocasião, foi discutida a necessidade do atendimento com equidade e integralidade na assistência, além de divulgar o ambulatório como um serviço estratégico dentro da rede. "A estratégia buscou recepcionar os profissionais do Multicentro de forma informativa, acolhedora e cheia de empatia, buscando a sensibilização em relação ao problema da LGBTFobia, de modo a disseminar isso junto aos usuários do centro de saúde, para que se sintam seguros, acolhidos e com seus direitos aos serviços públicos garantidos", informou Henrique Miranda, enfermeiro que participou da ação na unidade de saúde.

Para Paloma Xavier, gerente da unidade, a atividade teve início com uma ação de acolhimento com música, distribuição de kits informativos sobre o nome social e a importância da data do dia internacional contra a LGBTFobia. "Em setembro de 2023, inauguramos um centro especializado em saúde LGBT dentro do Multicentro Carlos Gomes e, desde então, trabalhamos para fazer o pertencimento do público LGBT no serviço de saúde em sua totalidade, de forma igualitária para que o colaborador seja um multiplicador contra as práticas homofóbicas", lembrou a gestora.

Reportagem: Eduardo Santos/Secom PMS

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Salvador passa a contar com mais uma unidade com serviço de radiologia clínica, com equipamento de raio X para exames especializados, desta vez no Pronto Atendimento Alfredo Bureau, também conhecido como UPA Marback, na Boca do Rio. A aparelho terá capacidade para fazer até 300 exames diários e foi entregue neste sábado (18), com a presença da vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos.


“Trabalhamos com foco no cuidado ao paciente com agilidade e resolutividade, por isso fizemos um grande investimento na aquisição de novos e modernos equipamentos de raio-x. Esse é o décimo entregue pela Prefeitura em pouco mais de um ano, possibilitando que os profissionais de saúde disponham de ferramentas que auxiliem de forma qualificada no diagnóstico e tratamento dos nossos cidadãos”, destacou Ana Paula.


Os outros nove aparelhos de raio x digital já funcionam nas seguintes unidades: UPAs Hélio Machado, São Marcos, Adroaldo Albergaria, Edson Teixeira Barbosa, Orlando Imbasshy, Maria Conceição Imbassahy, Valéria e San Martin e no Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Os técnicos das áreas de Arquitetura, Engenharia e Planejamento Urbano de diversos órgãos da Prefeitura, incluindo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e da Secretaria de Mobilidade (Semob), participaram do Workshop “Transformações urbanas para ruas mais seguras, acessíveis e sustentáveis''. O evento, realizado em parceria com a Global Designing Cities Initiative (GDCI), reuniu cerca de 40 participantes, como parte da programação do Maio Amarelo, mês de conscientização contra mortes no trânsito.

O encontro faz parte do compromisso da cidade com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), que desde 2020 busca implementar estratégias de desenhos urbanos para tornar Salvador mais segura e acessível para pedestres e condutores. “Esse workshop integra um dos eixos de trabalho da GDCI que é o de capacitação da equipe técnica da gestão municipal com o objetivo de apresentar as melhores práticas globais de desenho de ruas e segurança no trânsito”, explicou a coordenadora Local da GDCI no Brasil, Hannah Mendes.

Para o superintendente da Transalvador, Décio Martins, a gestão do trânsito é integrada e proativa, projetada para evitar a letalidade. “Toda construção conjunta que beneficie a cidade é bem-vinda. Adotamos a visão zero, que tem como foco zerar o número de mortes no trânsito, por isso nossos colaboradores se capacitam e modernizam suas técnicas. Assim, buscamos nos antecipar ao erro humano, integrando essa possibilidade ao planejamento viário. Planejamos a mobilidade para que ninguém perca a vida”, destacou.

Durante o evento, foram destacados os avanços e estratégias adotadas ao longo da última década para transformar as ruas da cidade em ambientes mais seguros, com atenção aos usuários mais vulneráveis. Hannah Mendes e Beatriz Rodrigues, gerente de Programa da GDCI, também falaram sobre a importância do desenho de ruas e abordaram estratégias para criar espaços acessíveis para todos os usuários.

Vivi Tiezzi, analista da GDCI, compartilhou insights sobre desenho de ruas, interseções e urbanismo tático. O workshop incluiu ainda uma atividade prática, na qual os participantes aplicaram os conceitos discutidos para criar soluções urbanísticas para uma cidade fictícia, promovendo um aprendizado prático e interativo.

"É muito positiva a discussão sobre mobilidade, as práticas e políticas públicas assertivas e tudo que tem acontecido no Brasil e no mundo”, comentou a gerente de Projetos da Semob, Thamyres Azevedo, presente no evento. “Tudo isso aliado a atividade prática que aguça e amplia o olhar de técnicos de diversos setores, mostrando que a mobilidade é uma pauta importante para o desenvolvimento urbano e tem influência em todos os segmentos de uma cidade”, concluiu.

Texto: Ascom/Transalvador

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 223 vagas de emprego e estágio em Salvador para a segunda-feira (20). Os candidatos deverão acessar o site www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento, a partir das 17h30.

Em caso de deficiência visual, os candidatos devem entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para fazer o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, de forma presencial e remota, via WhatsApp – a escolha é no momento do agendamento.

No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho.

VAGAS:

Auxiliar de logística
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, conhecimento no pacote Office, disponibilidade para trabalhar no turno da madrugada.
Salário: R$1.412,00 + benefícios
Vagas: 10

Ajudante de marceneiro (vaga temporária 120 dias)
Requisitos: Ensino médio incompleto, seis meses de experiência.
Salário: R$1.412,00 + benefícios
Vagas: 1

Cozinheiro de restaurante (vaga exclusiva para o Programa Simm Mulher)
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Vendedor externo (vaga exclusiva para o Programa Simm Mulher)
Requisitos: Ensino médio completo, sem experiência, conhecimento básico de informática.
Salário: R$1.412,00 + benefícios
Vagas: 2

Auxiliar de limpeza pesada
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, obrigatório ter disponibilidade para pegar peso.
Salário: R$1.412,00 + benefícios
Vagas: 1

Conferente de mercadoria
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, obrigatório disponibilidade para trabalhar à noite.
Salário: R$2.237,43 + benefícios
Vagas: 2

Encarregado de RH
Requisitos: Ensino superior completo em Administração, RH ou áreas afins, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Auxiliar de RH
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Auxiliar de padeiro
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Repositor de mercadoria
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 2

Separador de mercadoria em câmara fria
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível: experiência em câmara fria e disponibilidade para trabalhar à noite.
Salário: R$1.412,00 + benefícios
Vagas: 1

Dedetizador
Requisitos: Ensino fundamental completo, três meses de experiência, imprescindível ter moto.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Pedreiro (vaga temporária 60 dias)
Requisitos: Ensino fundamental incompleto, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Ajudante prático
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, obrigatório: experiência com soldas, lixadeiras, parafusadeira e em metalurgia.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Auxiliar de produção de salgados
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.
Salário: R$1.590,00 + benefícios
Vagas: 1

Salgadeiro
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.
Salário: R$1.590,00 + benefícios
Vagas: 1

Operador de máquina de coxinha
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.
Salário: R$1.590,00 + benefícios
Vagas: 1

Consultor de vendas
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência com vendas externas.
Salário: R$1.412,00 + benefícios
Vagas: 1

Atendente balconista de farmácia (vaga exclusiva para o Programa Simm Mulher)
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Cajazeiras X.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Auxiliar de cozinha
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, disponibilidade para trabalhar tarde/noite.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Cozinheiro de restaurante (vaga exclusiva para o Programa Simm Mulher)
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Passador de roupa (vaga exclusiva para o Programa Simm Mulher)
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 3

Calandrista
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 3

Pedreiro
Requisitos: Ensino fundamental incompleto, seis meses de experiência.
Salário: R$2.327,68 + benefícios
Vagas: 8

Repositor de mercadorias
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível: disponibilidade de horário, para pegar peso, vaga zoneada para a Pituba e bairros próximos.
Salário: R$1.436,00 + benefícios
Vagas: 4

Tradutor e intérprete de Libras
Requisitos: Ensino médio completo, sem experiência, certificação e formação para o exercício legal da profissão, conforme estabelecido pela Lei 10.436/2002, Decreto nº 5.626/2005 e Lei 12.319/2010 e habilidade para lidar com crianças.
Salário: R$1.851,90 + benefícios
Vagas: 120

Auxiliar administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, conhecimento em informática.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 2

Auxiliar de farmácia (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino médio completo, três meses de experiência.
Salário: R$1.733,00 + benefícios
Vagas: 1

Carregador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino fundamental incompleto, sem experiência, disponibilidade para trabalhar em Fazenda Coutos.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 2

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino fundamental incompleto, sem experiência, disponibilidade para trabalhar em Fazenda Coutos.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 10

Repositor de mercadorias (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino fundamental completo, sem experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 13

Operador de telemarketing ativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível ter boa dicção e conhecimento em informática.
Salário: R$1.412,00 + benefícios
Vagas: 5

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino fundamental completo, sem experiência
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 13

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, imprescindível ter disponibilidade de horário e para trabalhar em Camaçari.
Salário: R$1.412,00 + benefícios
Vagas: 2

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino médio incompleto, sem experiência.
Salário: R$1.412,00 + benefícios
Vagas: 4

0
0
0
s2sdefault

Subcategories

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...