O fim de semana chega com uma programação recheada de opções de lazer, música e gastronomia por meio de atrações promovidas ou apoiadas pela Prefeitura. Confira a agenda:

O Anfiteatro Dorival Caymmi, no Parque da Cidade, será palco do Projeto Viver e Dançar neste sábado (18), das 8h30 às 13h, reunindo crianças e adultos para participarem gratuitamente de um treino funcional, seguido de aulas com o grupo FitDance. Haverá ainda uma praça gastronômica somente com alimentos saudáveis, além da presença de um educador físico e de um nutricionista para esclarecer dúvidas. A ideia do evento é mostrar a dança como atividade física importante para bem-estar, assim como estimular os cuidados com o corpo para o crescimento da autoestima.

Já no domingo (19), o Parque receberá, das 13h às 17h, a segunda edição do Louvor no Parque, quando cristãos de diversas denominações estarão presentes para um momento de adoração e solidariedade. Comandado pelas bandas Soul Grato e CelebraSoul, o evento, que teve a sua primeira edição em setembro, busca dar espaço às bandas gospel de Salvador. Para participar, basta levar 1 kg de alimento não perecível, que será distribuído para instituições da cidade.

Feira – Uma das principais atrações de rua da capital baiana, a Feira da Cidade aporta em Stella Mares neste final de semana. A atração reunirá barraquinhas de cervejas, chopes artesanais e as mais variadas opções da gastronomia, desde pratos nordestinos até os deliciosos hambúrgueres artesanais. No sábado (18), a Feira acontecerá das 11h às 20h, com o BigBands Kids – Festival de Rock Infantil. A atividade vai propiciar que crianças e adolescentes tenham o primeiro contato com o mundo do rock' n roll.

No domingo (19),o BigBands Kids volta a integrar a grade de programação, desta vez, das 10h às 13h. Na ocasião, o público infanto-juvenil terá diversão garantida com contação de histórias, orquestrinha rock, oficina de desenho, tatuagem infantil e uma playlist com versões dos clássicos do rock’n roll para as crianças. O festival acontece até 20h e a discotecagem ficará por conta dos DJs Índio e Mauro Telefunksoul.

Pelourinho Dia e Noite - O Pelourinho Dia e Noite, programa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), terá neste sábado (18), às 10h, a “Maratona Clic - de Olho na Imagem e na História”. O evento reunirá jovens de 14 a 24 anos que percorrerão ruas do Centro Histórico para fotografar as paisagens do local, por meio de celular. A atração terá início após uma breve aula sobre interculturalidades, cujo objetivo é orientar os participantes na escolha do que fotografar. Das 10h às 12h, a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal) faz ensaio de portas abertas na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, sob a regência do maestro Ângelo Rafael.

No mesmo dia, às 17h30, diversos pontos do Centro Histórico terão apresentação da República dos Tambores. Trata-se de um circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus, com os grupos de percussão que sempre trouxeram vida e arte ao Pelourinho - Banda Didá, Kizumba, Tambores e Cores e Meninos da Rocinha do Pelô.

No domingo (19), às 10h, a Feira de Artes e Encantos do Sagrado será montada no Montepio do Artistas, no Largo do São Francisco. A exposição contará com obras originais de 25 artesãos baianos. Às 11h, soteropolitanos e turistas poderão prestigiar um concerto de música contemporânea dentro da Igreja do São Francisco.

A partir das 12h30 acontece o "Receitas Doces da Vovó", com a culinarista Elíbia Portela. O encontro está marcado para acontecer na Marrom Marfim, na Rua Gregório de Mattos, nº 17. Lá também será possível ver a exposição “Do Cacau ao Chocolate”, onde todas as etapas da confecção do chocolate serão mostradas. Das 15h às 17h, o palco do Cruzeiro do São Francisco receberá show de chorinho com o grupo Gente do Choro.

Ruas de Lazer - O Ruas de Lazer, coordenado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), leva gratuitamente equipamentos esportivos e desenvolve atividades planejadas por profissionais de educação física qualificados às comunidades de Salvador. Nos locais, são disponibilizados cama elástica, jogos de tabuleiro, futebol, vôlei, basquete, gincanas e torneios.

A atividade acontece neste sábado (18), das 8h às 12h, simultaneamente, na Rua Ambrosina Arruda, no bairro Rio Sena; e na Rua da Líbia, na Chapada do Rio Vermelho, perto do Mercado Jonga. À tarde, das 14h às 17h, a ação alcançará Mussurunga 1/Setor A.

No domingo (19), das 8h às 12h, o Ruas de Lazer estará em São Cristóvão, no Loteamento Quinta de Ipitanga, localizado próximo da Rua Buerarema. No mesmo horário, a ação acontece na Rua São Paulo, em Cajazeiras VI. Já entre 14h e 17h, o projeto beneficiará moradores de Cajazeira XI, levando brincadeiras e equipamentos de lazer para a Rua E, Quadra F.