Réveillon

0
0
0
s2sdefault

O Festival Virada Salvador 2024 chegou ao fim reunindo mais de 2 milhões de pessoas na Arena Daniela Mercury entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro. Mesmo com a multidão que compareceu à orla da Boca do Rio para curtir as atrações, o evento foi marcado pela tranquilidade. Na saúde, a maioria dos atendimentos foi sem gravidade e, na segurança, houve redução de 32,7% das ocorrências registradas em relação à edição anterior do evento.

Nos cinco dias de festa, foram mais de 100 horas de música e mais de 100 atrações que passaram pelos quatro espaços: Palco Virada, Super Trio, Palco Brisa Divas e Escalada Eletrônica. O festival foi considerado um sucesso e, para o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, foi o maior e o melhor de todos os tempos.

Além da geração de cerca de 5 mil empregos diretos, além de outros postos de trabalho indiretos, o festival mobilizou ainda diversos setores da economia e atraiu para Salvador milhares de turistas que vieram à capital baiana.

Saúde - A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) totalizou 600 atendimentos realizados nos cinco dias. Do quantitativo, 85% foram de atendimentos clínicos (511 casos contabilizados, sem gravidade), sendo as principais causas relacionadas à tontura, náusea, cefaleia e dor abdominal; tiveram ainda 23 procedimentos cirúrgicos, 60 ocorrências relacionadas à ortopedia e seis acolhimentos de enfermagem.

Houve também 19 transferências de pacientes para unidades de retaguarda, além de 187 pessoas assistidas pelo acolhimento de serviço social nos módulos de saúde, o que inclui pacientes, familiares ou responsáveis.

Segurança - As atividades preventivas da Guarda Civil Municipal (GCM) foram ampliadas nessa edição do Virada Salvador, através do videomonitoramento, com apoio de 60 câmeras e drones, equipes de inteligência em campo, além da presença de mais de 600 agentes, que atuaram por meio de patrulhas, identificação de crianças, coleta de documentos perdidos, dentre outros serviços. O órgão registrou apenas 35 ocorrências, o que representou uma redução em cerca de 32,7% em relação ao ano passado, que somou 52 casos. Foram contabilizados ainda 853 patrulhamentos preventivos e 542 abordagens.

De acordo com os dados coletados pelo Núcleo de Estatísticas da GCM, através de informações do Centro Integrado de Inteligência, Controle e Videomonitoramento (Cicomv), 423 atendimentos foram registrados, sendo 259 destes relacionados diretamente a apoios aos diversos órgãos presentes no festival.

Outro ponto de atuação da GCM no festival foi a identificação de 2.990 crianças através de pulseiras, trabalho esse que foi ampliado, gerando um aumento de 75,5% em relação ao ano passado.

Documentos perdidos - Equipes da Guarda Civil catalogaram um total de 380 documentos e pertences pessoais, representando uma queda de 15,6% em relação ao mesmo período do ano anterior (450). A lista com os documentos estará disponível no site da GCM (www.gcm.salvador.ba.gov.br) e a devolução será realizada na sede do órgão, na Avenida General San Martin, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a partir desta quarta-feira (3), das 9h às 16h.

Para a devolução será necessário a apresentação de um outro documento oficial com foto ou o boletim de ocorrência.

Mobilidade - Aproximadamente 309,5 mil pessoas utilizaram o transporte público disponibilizado para a festa, de acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob). Além da frota regular, mais 267 ônibus reguladores deram apoio à operação.

Cerca de 1.510 táxis e 297 mototáxis transportaram uma média de 19 mil pessoas presentes no festival. Também foram realizadas blitze de combate ao transporte clandestino de passageiros na região do evento, sendo abordados 81 veículos, dos quais oito foram notificados por infrações diversas e removidos ao pátio.

Trânsito - Nos cinco dias de Festival Virada Salvador, o trânsito teve boa fluidez, com pontos de lentidão durante a chegada e saída do público à Arena Daniela Mercury. Apenas um acidente com um ferido foi registrado na Boca do Rio.

De acordo com a Transalvador, 1.030 veículos estacionaram em vagas de Zona Azul durante o período; 91.662 veículos trafegaram pela Av. Octávio Mangabeira, no trecho em frente ao Centro de Convenções Salvador, no sentido Pituba; e 37.155 veículos trafegaram pela Av. Octávio Mangabeira, no trecho em frente ao Centro de Convenções Salvador, no sentido Itapuã.

Ordenamento e Salvamar - A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) conduziu uma ampla operação de orientação e fiscalização durante os cinco dias de festa na Arena Daniela Mercury. Os 220 agentes envolvidos trabalharam tanto dentro quanto fora do evento, implementando ações que otimizaram o fluxo de pessoas. Os vendedores ambulantes foram organizados em uma área que não comprometeu a mobilidade dos participantes. Durante os cinco dias, foram recolhidos 894 materiais considerados de risco.

O foco principal da Semop foi o ordenamento dos 1 mil ambulantes licenciados para o Réveillon, destacando-se pela inovação no sistema de credenciamento elogiado pelos vendedores, simplificando as inscrições.

Além disso, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) realizou 868 ações preventivas, um aumento em relação ao ano anterior, quando foram registradas 700 ações. Os salva-vidas atuaram na faixa de orla da Boca do Rio, sem registrar ocorrências de afogamentos.

Social - Com a campanha "Criança Não é Mão de Obra", os técnicos da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) identificaram 53 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Foram realizadas cerca de 3,1 mil abordagens, que resultaram em 22 encaminhamentos para centros de convivência, 158 encaminhamentos para CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, entre outros órgãos.

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), por sua vez, fizeram escuta social, cadastro e busca ativa para identificar a incidência de violações de direitos contra a população adulta e infanto-juvenil. Foram computadas 598 abordagens durante todo o Festival Virada Salvador, resultando em 74 acolhimentos e 44 encaminhamentos para a rede de proteção.

Para assegurar acesso à alimentação para os catadores de material de reciclagem, que atuavam durante a festa, a Sempre ofertou café da manhã, na Central de Reciclagem montada dentro da Arena Daniela Mercury, para cerca de 200 pessoas por dia.

Já o Mirante Acessível, com vista privilegiada, rampa, sanitário adaptado, equipe formada por audiodescritores, intérpretes de Libras, guias de acessibilidade com especialização em Transtorno do Espectro Autista, deficiência visual e deficiências múltiplas, dentre outras facilidades, garantiu inclusão, segurança e conforto para que 341 entre pessoas com deficiência e seus acompanhantes pudessem aproveitar todos os dias de festival.

Mulher e juventude - A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) registrou 202 ocorrências durante os cinco dias do Festival Virada Salvador, sendo 190 casos de importunação sexual, o que corresponde a 94%, e as demais foram assédio (10), violência moral (1) e violência física (1).

Já o Centro de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (CAAC), localizado na Escola Municipal Luiza Mahin, em Armação, acolheu ao todo 112 crianças e adolescentes durante o período, com um crescimento de 47,3% em relação ao ano anterior, sendo 53 meninas e 59 meninos, na faixa etária de 0 a 17 anos.

Iluminação - Durante os cinco dias do Festival da Virada Salvador, a Diretoria de Serviços de Iluminação (Dsip) trabalhou diuturnamente, sob regime de plantão, para garantir a qualidade da luminosidade do maior festival público do país. Entre 28 de dezembro e 1º de janeiro, foram registradas 18 ocorrências, sendo oito de manutenção, três ligações, seis ampliações de iluminação na área externa da festa e um episódio de apagão do circuito convencional de iluminação pública, devido a um disjuntor desarmado.

Os serviços de reparo foram executados de forma imediata. Os registros apresentam uma queda de 40% em relação ao número de ocorrências do Festival da Virada de 2023.

Além disso, os resultados do questionamento do observatório para captação de dados, realizado pela Secretaria de Articulação Política e Prefeituras-Bairro, apontaram o serviço de iluminação com o maior índice percentual de satisfação entre a população que curtiu o Festival da Virada 2024. No total, 212 pessoas responderam o questionário, e dentre elas 92% afirmaram estar “muito satisfeito “ com a iluminação da Arena Daniela Mercury e entorno.

Fiscalização – Entre os dias 28 e 1º de janeiro, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) presentes na Arena Daniela Mercury realizaram 1.118 vistorias, 902 orientações, 32 notificações, um embargo, um auto de infração e três interdições. Além disso, 280 peças de publicidade irregular foram removidas e 88 garrafas de vidro foram recolhidas pela fiscalização dentro e no entorno do circuito da festa.

Na fiscalização sonora, a Sedur registrou 319 denúncias e 159 vistorias, realizando ainda 172 monitoramentos de som.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Mais de 2 milhões de pessoas curtiram os cinco dias de Festival Virada Salvador, que começou na última quinta-feira (28) e terminou nesta segunda-feira (1º) com mais de 100 horas de música e mais de 100 apresentações na Arena Daniela Mercury, na orla da Boca do Rio. De acordo com o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, o balanço da festa é extremamente positivo.

“Complementamos aí mais de 100 horas de música e, de fato, mais de 100 apresentações nos espaços. Diante de toda a infraestrutura de serviços públicos que a gente buscou oferecer para a população, todos eles estão recorde de atendimento, os indicadores relacionados à segurança pública em declínio, todo o trabalho também de assistência prestado pelos órgãos também com indicadores significativos”, avaliou.

O festival contou nesta edição com quatro palcos: Palco Virada, Super Trio da Virada, Brisa Divas e Escalada Eletrônica. Para Edington, os quatro espaços foram aprovados pelo público. “Então acho que juntando tudo isso a gente fez um festival diferente e ao mesmo tempo mantendo a tradição de ter uma diversidade musical, de fortalecer a nossa prata da casa e ao mesmo tempo trazer atrações de todo o Brasil, que fazem sucesso em todo o Brasil, para que viessem a Salvador”, afirmou.

Edginton comemorou o sucesso na idealização e execução da maior celebração do Réveillon do país, que completou nesta edição dez anos e se tornou uma referência para outros eventos no país. “A Prefeitura de Salvador promove na capital baiana o maior evento em espaços públicos do Brasil. Existem grandes festivais de música no Brasil, mas nenhum deles com essa dimensão em espaços públicos”, salientou.

“A gente tem muito o que celebrar durante todos esses dias, no sentido de grandes atrações que passaram por aqui com essa megaestrutura, com um palco belíssimo, com toda a cobertura que foi feita aqui e sobretudo pela expressão da população e dos turistas. A cidade está repleta dos turistas, em breve a gente vai ter os dados que devem ser divulgados da hotelaria, também do quantitativo de voos”, acrescentou.

O presidente da Saltur disse ainda que esse Festival coroou um momento importante de Salvador, que vive um momento extraordinário e de muita visibilidade. “Todo o trabalho que tem sido feito de fortalecimento da cultura, das artes, da música, do entretenimento fez com que a gente fizesse uma cidade ainda cada vez mais vibrante. Isso começou a atravessar fronteiras, com toda uma movimentação, inclusive de prestígio internacional, com figuras e celebridades internacionais vindo para a cidade, fora aquelas que já estão, que já participam e já promovem a cidade durante o ano inteiro. Então, acho que foi um ano muito especial da cidade”, destacou.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O cantor Saulo fez uma ode à Bahia durante sua apresentação nesta segunda-feira (1º), no último dia do Festival Virada Salvador, na Arena Daniela Mercury, na orla Boca do Rio. O artista atraiu uma multidão de fãs baianos e turistas, que lotaram a arena para acompanhar os principais sucessos do cantor, além de canções que marcaram a cultura da Bahia.

O cantor é a quarta atração da noite e falou sobre o show, que recebeu convidados especiais, a exemplo de Pedro Pondé. “Meu show é uma ode à Bahia. Agradeço sempre que me chamam para fazer parte, é muito importante estar na terra. A Bahia é linda, o melhor lugar que existe, então tocar aqui reafirma muita coisa na minha canção”, afirmou, antes de subir ao palco.

Saulo, que acabou de lançar o álbum Acho que é Axé, homenageou diversos nomes que marcaram a música da Bahia, como Armandinho e Moraes Moreira. “Tocar na Bahia faz todo sentido, ainda mais no Réveillon que tem muita gente importante, é grande, tem gente de todo o Brasil que assiste”, disse.

Sobre 2024, ele diz que o novo ano é uma nova vida. “Estou na expectativa do recomeço, fechar um livro e contar uma história nova. Estou mudando de capa e vivendo uma vida nova”, contou.

Ao longo da apresentação, ele cantou sucessos como Rua 15 e Raiz de Todo Bem, além de sucessos que marcaram o Carnaval de Salvador, como Chame Gente. Após Saulo, o Palco Virada terá ainda shows do cantor Tuca e as bandas Psirico e Timbalada, que vai encerrar o evento.

Programação - O Festival Virada Salvador acontece entre os dias 28 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. A programação completa do palco principal e palcos alternativos pode ser acessada no site https://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/ ou na página @viradasalvador no Instagram. O festival está sendo transmitido pelo Youtube da Prefeitura de Salvador, que pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/@PrefSalvador.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O Festival Virada Salvador chega ao seu último dia nesta segunda-feira (1º) novamente com 12 horas ininterruptas de música, para não deixar o público parado. No intervalo de cada show no palco principal, as atrações do Super Trio, instalado próximo à roda gigante da arena, agita a multidão que toma conta da Arena Daniela Mercury para curtir os shows do primeiro dia de 2024.

Depois dos Filhos de Gandhy, que abriram a programação no Super Trio, foi a vez da dupla Rafa e Pipo. Eles subiram ao palco no dia seguinte à apresentação do pai, Bell Marques, que ocorreu no domingo, pouco antes da virada de ano. Para Rafa Marques, “tocar em Salvador e em trio elétrico, logo no primeiro dia do ano, antecipando essa energia única do Carnaval, é muita sorte. Começar o ano de 2024 em casa, fazendo o que amamos e com essa energia que amamos desde que nascemos, não tem preço", disse.

O irmão, Pipo Marques, compartilha da mesma emoção de se apresentar para o público soteropolitano. "É incrível poder dar esse pontapé inicial em 2024 em Salvador, faltando tão pouco para o Carnaval. Fazer esse esquente em casa, sentindo um pouco a energia do público, testando nossa nova música 'Verão', é incrível", afirmou.

Entre as músicas apresentadas, estão a música de trabalho Verão, Se Não Puder Voar, Bora Pro Motel e Se o Passarinho Voou. Depois dos irmãos, quem sobe ao Super Trio nesta segunda-feira é o cantor O Poeta.

Programação - O palco principal recebe ainda nesta segunda o cantor Tuca Fernandes, além das bandas Psirico e Timbalada. A programação completa pode ser acessada no site https://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/ ou na página @viradasalvador no Instagram. O festival está sendo transmitido pelo Youtube da Prefeitura de Salvador, que pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/@PrefSalvador.

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva / Secom PMS

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A cantora Daniela Mercury foi a terceira atração do palco principal no encerramento do Festival Virada Salvador, na noite desta segunda-feira (1º). Com clássicos que ecoaram por diversos carnavais, como “O Canto da Cidade”, “Swing da Cor”, “Rapunzel” e “Macunaíma”, este último lançado em 2022, a artista envolveu o público presente.

A cantora baiana não escondeu a emoção diante do reconhecimento ao ver seu nome estampar a arena do evento preparado pela Prefeitura de Salvador. “Eu fico emocionada quando vejo os anúncios falando ‘Arena Daniela Mercury’. Me dá uma felicidade pelo reconhecimento do meu trabalho, tantos anos aqui na cidade, no Brasil, no mundo divulgando a cultura do meu lugar, que eu amo tanto”, disse.

Daniela Mercury ressaltou que a arena vai além de seu nome, sendo um convite para que as pessoas se sintam acolhidas pela cidade. “É uma maneira das pessoas serem abraçadas pela cidade, recebê-las em casa. Meu intuito é sempre institucional, sempre de colaboração com a cidade, de fazer as pessoas se sentirem mais fortalecidas”, acrescentou.

Ela também enfatizou o papel da cultura em fortalecer a autoestima dos cidadãos, ressaltando que a arena onde é realizado o Festival Virada Salvador proporciona um espaço de exposição da arte e acolhimento para outros artistas.

Antes de Daniela, o palco recebeu Danniel Vieira e a Família Gil. Ainda estão programadas as apresentações de Saulo, Tuca Fernandes, Psirico e Timbalada neste encerramento do Festival Virada Salvador.

Programação - O Festival Virada Salvador acontece entre os dias 28 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. A programação completa do palco principal e palcos alternativos pode ser acessada no site https://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/ ou na página @viradasalvador no Instagram. O festival está sendo transmitido pelo Youtube da Prefeitura de Salvador, que pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/@PrefSalvador.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Cinco dias de festa, mais de 100 horas de música e um saldo muito positivo para os ambulantes e demais comerciantes que estão desde o primeiro dia garantindo a hidratação e alimentação rápida do público e dos trabalhadores que participam do Festival Virada Salvador. Ao todo, foram concedidas 1.045 licenças para os ambulantes, sendo 900 para vendedores de bebidas em isopor, dez baianas de acarajé, 110 baleiros, 15 carrinhos e dez Food Trucks.

O pipoqueiro Valson Suzart, 38 anos, que está atuando pelo segundo ano consecutivo no Festival Virada, diz que esta edição foi a mais proveitosa do ponto de vista comercial. “Mais uma vez tivemos um ótimo índice de vendas. A festa em geral foi maravilhosa, em termos de segurança, ordenamento e estrutura. Também foi um bom momento para vender nossos produtos, a fiscalização foi bastante responsável e atuante, nos organizou e nos deu a força necessária para que o trabalho corresse bem”, contou.

A ambulante Rita de Cassia Mello, de 48 anos, está no quinto Festival Virada e considera este o melhor de todos em termos de vendas. “Foi um Réveillon maravilhoso, as coisas correram super bem. Tivemos essa isenção no licenciamento, que foi muito importante para o trabalho, compra e reposição de estoque, além de uma estrutura agradável e tranquila para a comercialização de nossos produtos”, afirma a comerciante, que atuou na festa com a venda de bebidas.

O movimento foi positivo também na Vila Gastronômica. Rubenia Dantas, gerente da Coxinha do Gago, afirma que o grupo registrou um aumento de cerca de 30% nas vendas em relação ao ano passado. “Isso é importante, pois movimenta a economia, gera mais empregos temporários. Somente nos cinco dias de festa, conseguimos um incremento de mais 20 funcionários provisórios para o Festival. Os resultados foram 100% satisfatórios para todos que trabalharam na festa, superando as expectativas de todos com um público ordeiro e frequente”, disse.

Apoio - As ações do Réveillon começaram bem antes da festa, com a inscrição dos ambulantes através do cadastramento online, que habilitou 900 vendedores de bebidas para o trabalho, além de outros com a atividades de food truck, carrinho diversos, pipoqueiros, baianas de acarajé, totalizando 1.045 ambulantes licenciados ao trabalho no evento.

Um dia antes de começar a festa, todos os 900 vendedores de bebidas passaram por uma palestra informativa junto a Sempre, SPMJ, Conselho Tutelar, Semop, Limpurb e o Instituto Heineken. A palestra visou informá-los sobre as regras de segurança, rede de acolhimento dos filhos deles, combate ao trabalho infantil, além da indicação que quais seriam os produtos autorizados dentro e no perímetro do evento.

Além disso, os trabalhadores foram contemplados com um kit de higiene e uma cesta básica fornecidos pelos patrocinadores do evento. Dia 28, quando a festa foi iniciada, também foi o momento de distribuição dos kits para os trabalhadores, bem como ordenamento nos locais destinados à venda dos produtos.

Diretor de Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Alysson Carvalho afirma que o planejamento e ordenamento ajudaram os ambulantes a superarem a expectativa em relação às vendas. “Temos um balanço super positivo sobre as vendas, superando as expectativas, em especial pela condição do clima, uma vez que não choveu em nenhum dia do evento, o que acabou favorecendo ainda mais para o aumento dessas vendas”, disse ele.

“Outro ponto positivo a ser destacado é o feedback positivo por parte dos foliões, que encontraram uma área bem ordenada, com locais de fluxo sendo preservados, sendo criados grandes corredores de acesso ao palco principal, evitando aglomerações de vendedores, gerando assim uma maior capacidade de circulação na arena e, consequentemente, esse público passante teve uma melhor oportunidade de frequentar todas as áreas do evento de maneira mais tranquila”, acrescentou.

Durante os cinco dias, ocorreu um número baixo de apreensões de materiais perfurocortante ou contundentes, o que mostra, segundo Carvalho, que os ambulantes estão mais conscientes sobre as questões relacionadas à segurança dos eventos populares da cidade.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O Festival Virada Salvador chega ao seu último dia nesta segunda-feira (1º) na Arena Daniela Mercury, na orla da Boca do Rio, e o sentimento de saudade já toma conta de quem veio curtir a festa. Nestes cinco dias, foram mais de 50 atrações entre palco principal, Super Trio, do palco Brisa Divas e da Escalada Eletrônica, que não deixaram ninguém parado.

O gestor cultural Nell Araújo, de 36 anos, estava com amigos curtindo o show de Daniela Mercury nesta segunda-feira. “Todo ano eu venho para cá, especificamente no primeiro dia do ano. Teve uma evolução positiva quando falamos da estrutura e também da programação. Hoje ele tem um porte que Salvador merece, sendo referência no país. Para produzir algum evento artístico cultural, é preciso pensar em inclusão e diversidade, então preciso parabenizar a Prefeitura pela programação inclusiva e participativa”.

O engenheiro civil e artista Alex Gurunga, de 42 anos, também avaliou positivamente a festa. “Acho interessante por ser gratuito, os artistas são em maioria da nossa terra, tem boa qualidade de som e acho seguro. Venho todos os anos desde a Praça Cayru, faço questão. A cada ano a festa só melhora”.

O arquiteto Felipe Benício, de 36 anos, curtiu a virada de ano e também este primeiro dia de 2024. “Vim na virada e foi fantástico, maravilhoso, de proporções gigantescas. Está tudo super organizado, policiado, gostei muito. E não podia perder este primeiro dia com Daniela. Já vim em outros anos e a evolução e a organização só melhoram”.

Programação - O Festival Virada Salvador acontece entre os dias 28 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. A programação completa do palco principal e palcos alternativos pode ser acessada no site https://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/ ou na página @viradasalvador no Instagram. O festival está sendo transmitido pelo Youtube da Prefeitura de Salvador, que pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/@PrefSalvador.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Com a entrega do Terminal de Águas Claras, ocorrida na última semana, a Secretaria de Mobilidade (Semob) preparou a programação das linhas que irão atender o novo terminal. Ao todo, 21 linhas que hoje operam na Estação Pirajá serão transferidas para o novo terminal nesta terça (2).

Na primeira fase, que acontece na próxima terça-feira (2), 10 linhas passarão para o novo terminal. No próximo sábado (6), duas linhas da região de Valéria serão transferidas para o terminal de Águas Claras. A segunda fase está prevista para o próximo dia 15 de janeiro, com a transferência de mais nove linhas.

As regiões de Cajazeiras, Boca da Mata, Castelo Branco, Coração de Maria, entre outras terão suas linhas de ônibus remanejadas para o Terminal de Águas Claras nesta primeira etapa de mudanças. Com isso, as linhas terão seus códigos modificados e deixarão de atender a Estação Pirajá.

Já a partir do próximo sábado (6), as linhas de Valéria também serão remanejadas para o novo terminal, a 1710 – Terminal Águas Claras x Valéria R1 e 1711 – Terminal Águas Claras x Valéria R2.

Para a segunda fase, as linhas de Castelo Branco, Fazenda Grande, Vista Alegre, Base Naval e Imbuí deixarão de atender a Estação Pirajá e passarão para o terminal, concluindo a transferência de linhas.

“Com a entrega do Terminal de Águas Claras vamos poder desafogar a demanda na Estação Pirajá, que hoje é a mais movimentada da cidade em termos de usuários de ônibus, e iremos distribuir melhor dando mais conforto a esses usuários”, explicou o secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller.

Agentes de trânsito e transporte estarão em ambos os terminais para orientar os usuários sobre as mudanças. Além disso, cartazes serão instalados nas linhas afetadas com as informações sobre as alterações.

Confira abaixo o detalhes das mudanças:

PRIMEIRA FASE

CÓDIGO

NOME

NOVO CÓDIGO

NOME

1330

Cajazeiras 6/Martacênia x Estação Pirajá

1701

Terminal Águas Claras x Cajazeiras 6/7 (via Loteamento Nogueira  Caj.4) R1

1333

Est. Pirajá x Faz. Grande / Boca da Mata

1702

Term. Águas Claras x Fazenda Gde 1/2 / Boca Mata

1364

Est. Pirajá x Coração de Maria (via Ceasa)

1703

Term. Águas Claras x Ceasa / Coração de Maria

1422 / 1422-01

Est. Pirajá x Caj. 11 / Boca da Mata

1704

Term. Águas Claras x Cajazeiras 11/H. Municipal/Boca Mata

x

x

1704-01

Cajazeiras 11 x Loteamento Santo Antonio

1423

Est. Pirajá x Palestina

1705

Term. Águas Claras x Palestina

X

X

1706

Term. Águas Claras x Est. Pirajá (via Castelo Branco)

1629

Est. Pirajá x Hosp. Do Suburbio

1707

Term. Águas Claras x H. Subúrbio/Lagoa da Paixão

1666

Est. Pirajá x Tubarão

1708

Term. Águas Claras x Lagos da Paixão/Tubarão

1625

Paripe x Aeroporto

1625

Paripe x Aeroporto (via Cajazeiras)

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O Festival Virada Salvador 2024 chega ao último dia nesta segunda-feira (1º) com números que também surpreendem no que diz respeito à transmissão, que nesta edição foi feita em 4K, e publicações nas redes sociais. A cobertura envolveu apresentações dos artistas no palco principal, no Super Trio, além de flashes de outros espaços e entrevistas com personagens que circularam na Arena Daniela Mercury.

Entre os conteúdos que mais se destacaram no período está a participação do garoto Daniel Levi na noite da Virada, que viralizou ao dançar com Ivete Sangalo o hit “Macetando”. “Ele já havia dançado com Lincoln na transmissão e, quando subiu com Ivete, ficou mais conhecido ainda. O vídeo dele teve, de forma orgânica, mais de 1,5 milhão de visualizações nos perfis da Prefeitura no Instagram e no Youtube em menos de 12 horas”, explica a estrategista de Conteúdo Digital da Secretaria de Comunicação (Secom), Manoela Gil.

A profissional também lembrou do segurança “Bellzeiro”, que foi flagrado bastante emocionado ao ver Bell Marques no palco principal da Arena Daniela Mercury na noite do dia 31 – o vídeo somou mais de 400 mil visualizações no Instagram. O personagem em evidência foi Ailton Boa Morte, de 55 anos, que já trabalhou com o cantor. “Sou fã com orgulho e, quem segue ele, como nós chicleteiros, sente uma emoção grande. No dia que Deus chamar aquele homem, acabou o Carnaval”, disse Ailton.

Segundo Manoela, os materiais que tiveram mais relevância foram relacionados à comunicação pela qual as pessoas conseguem se enxergar, ou seja, o conteúdo humanizado: “A gente traz um segurança trabalhando de boa e que se emociona com um cantor que é fã, uma menina feliz em rever seu ídolo, assim como outros que foram importantes, como as crianças fãs de Ana Castela”.

Outra cena que viralizou e chamou a atenção foi a participação de Dinho Júnior como apresentador da transmissão. “Teve uma coisa engraçada que ele fez, que foi acampar em frente ao estúdio para ver Ivete Sangalo. Ela, com tempo corrido e ao vivo para uma TV, foi falar com ele, valorizando nosso trabalho”, reforçou a estrategista de Conteúdo Digital da Secom.

“Quando a gente consegue trazer para as redes sociais uma tradução do que as pessoas vivem na cidade é importante, porque eu, como cidadã comum, me vejo naquele espaço, me projeto. Até por conta disso, a maioria dos nossos conteúdos são de pessoas comuns e não necessariamente de artistas”, concluiu.

 Programação - O Festival Virada Salvador acontece entre os dias 28 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. A programação completa do palco principal e palcos alternativos pode ser acessada no site https://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/ ou na página @viradasalvador no Instagram. O festival está sendo transmitido pelo Youtube da Prefeitura de Salvador, que pode ser acessado pelo link www.youtube.com/@PrefSalvador.

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...