Desde o primeiro dia do Festival Virada Salvador 2019, o guarda civil municipal e educador social Ubirajara Azevedo assumiu uma missão: fazer com que as crianças da unidade de acolhimento se divertissem e gastassem bastante energia. A missão tem sido cumprida com satisfação por ele e pelo guarda Alan Nascimento.

Durante todo o dia desta segunda-feira (31), as crianças que estavam na unidade de acolhimento situada na Escola Municipal Luiza Mahin, na Boca do Rio, se divertiram com brincadeiras variadas promovidas pelos guardas: banho de mangueira, cabo de guerra, estoura-balões, sorteios, concursos de karaokê, de dança e de bambolê. As atividades ocorrem entre 9h e 17h, com alguns intervalos para o lanche, almoço e banho.

O dia ainda contou com um teatro de fantoches que, surpreendentemente, agradou até as crianças maiores, com faixa etária de 10 e 12 anos. “Foi um momento mágico. Esperávamos que o teatro atraísse só os pequenos, mas os maiores interagiram também, vieram ao palco, abraçaram os bonecos, foi emocionante”, disse Azevedo.

Além de todas as atividades que os guardas municipais promovem no espaço que foi disponibilizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) para filhos de ambulantes e catadores de latinha, há também um parque de diversões com escorregador, tubo, casinha de boneca e brinquedos pequenos. Garotos que já estão na fase da pré-adolescência e gostam do futebol também têm a opção de bater o baba.

Nesta terça (01), último dia de festival, a unidade de acolhimento também terá o seu show particular: a apresentação do Homem Aranha. Por volta das 9h, o guarda Ubirajara vai interpretar o super-herói do cinema com truques e acrobacias para chamar a atenção dos pequenos.

“Divertir essas crianças, ao mesmo tempo em que é um desafio muito grande para mim, também é uma satisfação. É um desafio porque aqui nós lidamos com meninos e meninas de diferentes faixas etárias, desde recém-nascido a adolescentes, e é uma satisfação porque eu gosto de interagir com as crianças, é um dom que motivou inclusive a escolha pela formação como educador”, afirmou Ubirajara.

Na arena – Para os pequenos que vão para a arena, acompanhados dos pais e familiares, a Prefeitura também preparou uma série de atrativos, como dois pula-pulas, tobogãs infláveis e um touro mecânico, além da tirolesa gratuita liberada para crianças a partir de cinco anos e a maior roda-gigante da América Latina, para todas as idades.

Além dos brinquedos fixos, o público infantil está acompanhando uma série de atividades realizadas entre 16h e 18h. Nesta terça (01), ocorrerá uma oficina de bolha gigante de sabão com o pelotão verde.

Identificação – É importante identificar os pequenos com pulseiras ou crachás com o nome, telefone e nome do responsável, para evitar que crianças se percam. A Guarda Municipal atua com três postos de identificação e cinco equipes móveis circulando pela área do evento para distribuir as pulseiras de identificação. Até o momento, cerca de 6.500 pulseiras foram distribuídas desde o primeiro dia do festival para garantir a segurança das crianças.