Diversos órgãos municipais somaram esforços durante o Festival Virada Salvador para formar uma rede de proteção para garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e o Conselho Tutelar estão de plantão para realização de abordagens a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, garantindo o acolhimento quando necessário.

Desde o primeiro dia festa, 159 crianças foram abordadas pela equipe de abordagem da Semps. Além disso, o órgão aproveita o Festival Virada Salvador para lançar a campanha "Criança Não é Mão de Obra", que visa inibir o trabalho infantil. Diretora da Proteção Social Especial da Semps, Juliana Portela destaca a importância da realização de ações desse tipo em grandes eventos. "Esse trabalho tem como objetivo sensibilizar e abordar os filhos dos abulantes que estão em risco social para evitar o trabalho infantil".

O conselheiro tutelar Renildo Barbosa salienta a importância da atuação da instituição na proteção desses jovens em grandes eventos. "Nosso objetivo é proteger crianças e adolescentes, retirando-os de situações de vulnerabilidade e também do trabalho infantil. Por isso é tão importante a atuação do Conselho Tutelar juntamente com a equipe de abordagem da Semps e outras secretarias para que possamos garantir direitos e evitar violações, especialmente em momentos de alegria e de grandes festas".

Acolhimento - Neste sábado (30), 53 crianças estão acolhidas no Espaço de Convivência montado na Escola Municipal Luiza Mahin, situada na Boca do Rio, sob a supervisão da Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Três delas têm menos de um ano de vida e contam com alimentação específica, após levantamento feito com os pais ou responsáveis. A unidade de acolhimento pode abrigar até 100 jovens. Todas serão identificadas por meio de pulseirinhas no momento em que chegarem à escola.

Pulseiras - A Semps e a Guarda Civil Municipal (GCM) circulam durante todos os shows na Arena Daniela Mercury para a distribuição de pulseiras de identificação de crianças e adolescentes, facilitando, no menor tempo possível, o retorno deles aos familiares em casos de desencontros. E como forma de instruir baianos e turistas que chegam para curtir as atrações, os guardas ainda distribuem cartilhas com dicas e normas de segurança.