Mesmo com a crise financeira que atinge o país, os ambulantes que atuam no Réveillon Salvador 2017 desde a última quarta-feira (28) estão contentes com o fluxo de vendas em comparação à festa de fim de ano passada. Principalmente os vendedores de bebidas, que afirmam que a comercialização dos produtos aumentou em até 25%.

É o caso de Aurelina dos Santos Peixoto, 62, que vende cerveja, água e refrigerantes desde os últimos quatro eventos realizados na Praça Cairu. “O público procura muito Skol. Tenho vendido quase R$ 1 mil nesses dias, o que é muito mais do que no ano passado, quando ganhava uns R$ 700”, revela a ambulante. Ela recebeu da marca patrocinadora duas caixas de isopor, um banco e um sombreiro para vender durantes os festejos.

Há 18 anos como vendedor de aperitivos, salgados, lanches, biscoito e bebidas, Antônio Bispo, 51, inaugurou há dois meses sua barraca bem de frente ao Mercado Modelo. Ele diz que no Réveillon de 2016 conseguia faturar uma média de R$ 500 por dia. Já este ano a situação é bem melhor. “Estou lucrando diariamente uns R$ 700, em média”, conta ele.

Carnaval - As experiências comerciais de Aurelina e Antônio são confirmadas por Marcos "Cazuza" Luiz Neves de Almeida, presidente da Associação Ambulantes de Salvador e Região Metropolitana (Asfaerp). “Realmente, a estimativa que 90% dos vendedores trouxeram para a gente é que as vendas de bebidas aumentaram de 20% a 25%. A aceitação é muito grande e a expectativa é que as vendas cresçam substancialmente no Carnaval”, espera Cazuza.

A Prefeitura e a Ambev firmaram o maior contrato de patrocínio para grandes eventos na cidade, com investimentos da ordem de R$ 30 milhões por ano, valendo por três anos, para a realização de festas como o Carnaval e Réveillon, além dos festivais da Cidade e da Primavera.

Números - O Réveillon Salvador 2017 conta com 573 ambulantes devidamente credenciados pela Prefeitura para atuar nos cinco dias de festa na Praça Cairu, no Comércio. Todos os profissionais foram licenciados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e receberam treinamento necessário para atuar durante os festejos.

A secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf, salienta que o aumento de vendas neste Réveillon em comparação ao anterior também é fruto da aceitação do público pela atual marca de cerveja, além do trabalho de fiscalização que a pasta realiza no circuito ao permitir apenas vendedores e produtos autorizados.