Os ocorrências nas áreas de saúde e segurança registradas até agora no Réveillon Salvador 2017 revelam uma festa mais tranquila quando os dados são comparados aos do evento da virada de 2016. Na terceira noite de festa, os módulos assistenciais de saúde contabilizaram 188 ocorrências, uma redução de 3% em relação à virada de 2016, quando foram registradas 193. A Guarda Civil Municipal, por sua vez, contabilizou quatro ocorrências a menos, sendo dez nas três primeiras noites do Réveillon Salvador 2017.

Na área da saúde, a resolutividade e eficiência da estrutura instalada foram os destaques nessa terceira noite de shows na Praça Cairu. Nenhum dos pacientes atendidos necessitaram de remoção para unidades hospitalares para realização de exames complementares ou acompanhamento médico especializado. “Temos uma infraestrutura preparada para estabilização de possíveis casos de AVC ou enfarto até a realização de procedimentos cirúrgicos de pequena complexidade. Por esse motivo conseguimos absorver as demandas da festa sem a necessidade de ampliar as demandas das UPAs e da rede hospitalar da capital”, esclareceu Luciana Peixoto, diretora-geral de Atenção à Saúde da Prefeitura.

A alcoolemia continua sendo responsável pela maioria das entradas nos postos de saúde. Somente na noite de ontem, 39 pessoas foram atendidas pelas equipes médicas com sinais clínicos de embriaguez. Na noite da virada, os módulos instalados ao lado da Igreja da Conceição da Praia e na Rua da Grécia, no Comércio funcionarão das 18h às 6h. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) estarão de prontidão para realização de possíveis remoções de forma ágil.

Fiscalização e ordenamento - Para o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Prefeitura, Maurício Lima, a fiscalização e ordenamento público são fundamentais para que o Réveillon deste ano se tornasse mais tranquilo e seguro. "A Guarda Civil Municipal está realizando um grande trabalho preventivo dentro da Arena Daniela Mercury e no seu entorno. Atrelado a isso, temos uma série de ações dos órgãos municipais, que vão desde o ordenamento do comércio informal até a questão da mobilidade e das ações realizadas pela Polícia Militar", afirmou.

Ações como as barreiras de fiscalização montadas no acesso à festa e distribuição de cartilhas por parte da Guarda também têm sido fundamentais para a tranquilidade do Réveillon Salvador 2017. Nenhum registro de incidente mais grave foi computado até agora.