Revistas policiais nas barreiras de proteção espalhadas em cinco pontos de acesso da Arena Daniela Mercury, na Praça Cairu, vêm contribuindo para manter a segurança de quem vai ao local para curtir aos shows do Réveillon 2017. A ação, que ocorre por meio da Polícia Militar, conta com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). O órgão municipal realiza campanha educativa pela primeira vez nos pórticos do Réveillon de Salvador.

São 33 agentes da guarda envolvidos na atividade - espalhados na Igreja Conceição da Praia, Avenida Contorno, Mercado Modelo, Rua da Bélgica e parte de cima do Elevador Lacerda - que estão distribuindo folders com dicas de segurança e com orientações sobre os cuidados necessários que os pais ou responsáveis devem ter com as crianças durante os festejos. Cerca de 450 guardas atuam na operação do Réveillon.

Todo o trabalho da corporação ocorre logo após os policiais militares praticarem revistas nas pessoas que acessam a Arena Daniela Mercury, através de detectores de metais. Na última quarta-feira (28), foram distribuídos nos acessos da Arena Daniela Mercury 1,1 mil pulseiras de identificação, no qual são inseridos os dados da criança, dos pais ou responsáveis, e telefone para contato. Além disso, foram entregues 15 mil panfletos com dicas de segurança.

Revista - O coronel Paulo Alonso Uzêda, comandante de Operações da PM-BA, pontua que as barreiras de proteção vêm “desestimulando os mal-intencionados a frequentar o espaço da festa munido de qualquer tipo de arma para procurar violência, briga ou cometer delitos”. O resultado da ação policial, aponta o comandante, se reflete da diminuição de furtos cometidos no Réveillon.

No primeiro dia do evento do ano passado, ocorreram 51 furtos em comparação aos 38 deste ano. “Um bloqueio como esse oferece um poder psicológico que não conseguimos avaliar. A gente vê isso na diminuição dos índices de todo o tipo de violência”, avalia Uzêda. Ele revelou que foram apreendidas seis armas brancas ontem (28). “Infelizmente, pela área ser aberta, não dá para creditar ocorrência zero de material indevido”.

A PM conta com efetivo de 2.038 policiais ao longo dos cinco dias do Réveillon 2017. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar ressaltam que não é permitido qualquer objeto perfurocortante, arma de fogo, e outros instrumentos que possam causar traumas ou ferimentos, a exemplos de soqueiras, martelo, canivete, etc