Hospedagens já alcançam 100% de ocupação no corredor turístico em função da festa de fim de ano

Os hotéis, albergues, hostels, pousadas e até mesmo motéis do chamado circuito turístico de Salvador - um corredor imaginário estabelecido no trecho entre a praia de Stella Maris e o Centro Histórico - já registram alta taxa de ocupação graças ao Réveillon Salvador 2017. A informação é da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação, que já comemora a falta de vagas na maioria dos estabelecimentos que oferecem hospedagem da cidade.

Para Silvio Pessoa, presidente da federação, a ocupação neste período tende a ultrapassar a expectativa e atingir 100% sem muita dificuldade. "Já não há vagas disponíveis nos estabelecimentos do corredor turístico. Restam algumas somente em empreendimentos das avenidas Tancredo Neves e Paralela, que não têm uma característica de receber o pessoal das festas, mas empresários e afins".

Entretanto, explica o empresário, muitos turistas não se hospedam em casas comerciais, optando por ficar com parentes, amigos ou em imóveis alugados por temporada. "Por isso, não há uma mensuração exata desse número de turistas na cidade". Como empresário do setor, Pessoa acredita que o total de visitantes na cidade neste período festivo ultrapasse os 300 mil. "Eles são responsáveis, em média, por um gasto unitário aproximado de R$ 1.500, resultando em cerca de R$ 450 milhões injetados na economia da cidade até o início do ano", garante.

Colhendo frutos - Uma das razões destacadas pelos representantes do setor para o êxodo de turistas para Salvador é o fato de o Réveillon ter sido anunciado com seis meses de antecedência. "O prefeito ACM Neto ter ido pessoalmente conversar com agentes de turismo em São Paulo facilitou e ajudou ainda mais a divulgar o destino Salvador lá fora. Além disso, a forte massificação de informações nas mídias sociais, jornais e TVs das atividades turísticas e das opções que a cidade oferece facilitou bastante as coisas e a tendência é melhorar ainda mais nos próximos anos. Outro detalhe importante é a orla requalificada, a cidade limpa e sempre hospitaleira", diz.

Um bom exemplo da luta por ocupação de espaços no entorno dos festejos de Réveillon ocorre no Sheraton Hotel da Bahia, no Campo Grande. Ícone da hotelaria baiana, o lugar possui apenas quatro dos 274 quartos disponíveis para a noite da virada. O setor responsável pelo agendamento dos leitos garante que essa sobra não dura até o próximo sábado.

O secretário Municipal de Cultura e Turismo, Érico Mendonça (Secult), ainda é cauteloso para tratar do assunto, mas confia na superação dos números de 2015, que também ultrapassaram os 95%. "Estamos confiantes que a ocupação dos hotéis será maior que o ano passado. Sabemos que os estabelecimentos da Paralela e da Avenida Tancredo Neves, até mesmo por atraírem um público voltado para os negócios, tem uma taxa ainda inferior aos hotéis da orla, mas os números do setor são animadores. Teremos um número fechado ao final da festa, mas é perfeitamente possível, baseado nas parciais, que sejam injetados mais de R$400 milhões na economia da cidade"