O Réveillon Salvador 2017 conta com 573 ambulantes devidamente credenciados pela Prefeitura para atuar nos cinco dias de festa na Praça Cairu, no Comércio. Todos os profissionais foram licenciados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), receberam coletes de identificação para cada atividade exercida, assim como o treinamento necessário para atuar durante os festejos.

Dentre os ambulantes credenciados constam vendedores de bebidas, baianas de acarajé, donos de carrinhos de churrasco e cachorro-quente, além de vendedores de picolé e água de coco. A capacitação apresentou técnicas de manipulação e acondicionamento de alimentos, detalhamento do que pode ser comercializado e noções acerca dos decretos municipais para o setor.

A secretaria antecipa que não será permitida a presença de vendedores não licenciados, sob pena de apreensão dos produtos encontrados à venda de forma irregular, além de multa. Também foram distribuídos 198 coolers térmicos com capacidade para 80 latinhas cada para melhor acondicionamento dos produtos.

Fiscalização - Setenta e oito agentes de fiscalização trabalham nos cinco dias de festividades. As ações visam coibir a venda de alimentos em espetos, bebidas artesanais como "capeta” e "príncipe maluco", assim como aquelas acondicionadas em recipientes de vidro. Uma das funções adicionais dos agentes será prestar apoio às ações da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) na proteção da marca patrocinadora do evento.

Nas semanas que antecederam a festa, a Sucom realizou, em conjunto com a Defesa Civil (Codesal), a Operação Pré-Réveillon, com o objetivo de combater o uso da publicidade e desenvolvimento de atividade comercial sem autorização durante o evento. Sessenta estabelecimentos foram notificados neste período.

As notificações foram expedidas para que os estabelecimentos não exerçam atividade comercial, nem exibam publicidade provisória e atividade sonora sem a autorização da Sucom, bem como não comercializem bebidas em vasilhames e copos de vidro. Além disso, os proprietários de estabelecimentos comerciais - como bares, restaurantes e hotéis - foram informados a respeito das infrações e suas possíveis penalidades.

Os técnicos também notificaram proprietários de imóveis para que não permitam a permanência de pessoas sobre as marquises e sacadas de prédios, bem como evitar a superlotação no interior das unidades imobiliárias durante os festejos. A Sucom destaca que o não cumprimento das notificações ensejará a aplicação das medidas fiscais pertinentes.