O aumento de quase 66% do público no primeiro dia do Réveillon Salvador 2017, em comparação com a festa do ano passado, refletiu também no número de atendimentos nos módulos de saúde montados pela Prefeitura na região da Arena Daniela Mercury, no Comércio. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na noite da quarta-feira (28), foram realizadas 93 intervenções, quase o dobro das ocorrências registradas nos postos no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 48 atendimentos.

"Mesmo com o aumento do número de pessoas, a estrutura montada para assistência à saúde conseguiu absorver as ocorrências de forma tranquila. A resolutividade do nosso serviço pode ser comprovada pelos números. Cerca de 6% dos atendimentos realizados necessitaram de transferência para rede hospitalar para avaliação, exames radiológicos, fraturas e acompanhamento especializado. Isso demonstra a qualidade da estrutura para assistir baianos e turistas durante a festa", pontuou o secretário da Saúde, José Antonio Rodrigues Alves.

Do total de atendimentos, 68 foram casos clínicos como cefaleia, enjoo e intoxicação alcoólica, além de três traumas ortopédicos, três curativos e 19 procedimentos cirúrgicos de pequena complexidade. Apenas seis pacientes necessitaram de remoção para unidades hospitalares, onde realizaram exames complementares e receberam acompanhamento médico especializado. Um jovem de 24 anos com fratura no braço direito encaminhado para o Hospital Teresa de Lisieux; uma mulher de 23 anos com luxação no joelho foi encaminhada para o COT Canela; e outros quatro rapazes - três com traumas na face e um com perfuração por arma branca - foram direcionados para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Nesta quinta-feira (29), os módulos instalados ao lado da Igreja da Conceição da Praia e na Rua da Grécia, no Comércio, funcionarão das 18h às 6h. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) estarão de prontidão para realização de possíveis remoções de forma ágil.