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Com as fortes chuvas que atingem a capital baiana, o que historicamente acontece nos meses de abril, maio e junho, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) permanece no monitoramento das áreas de risco e intensifica a distribuição de lonas às famílias que possuem imóveis nesses locais. Desde o início da Operação Chuva, em abril, foram disponibilizadas à população mais de 28 mil m² de lonas.

O material é disponibilizado às famílias após uma vistoria realizada por engenheiros do órgão, solicitada através do telefone 199. Se a área for pequena e de fácil acesso, o morador pode colocar a lona, após a devida orientação. Se a área for muito grande, íngreme, de difícil acesso ou o morador tiver dificuldade de locomoção, a lona é implantada pela Codesal. 

“Mesmo antes da Operação Chuva, nos meses de janeiro e fevereiro, a Codesal vem medindo esforços para evitar que as áreas de risco recebam quantidades volumosas de água, por meio do loneamento dessas áreas, para garantir uma maior tranquilidade para a população”, relata o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo.

As solicitações de vistoria e as orientações técnicas em caso de chuva podem ser feitas através do número 199, ligação gratuita 24 horas por dia. Quem preferir pode comparecer à sede do órgão, localizada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).

 

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Em 2019, quem chegar ao Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães deverá encontrar um dos mais modernos equipamentos do mundo no ramo do transporte aéreo. Um dos marcos da ação foi o lançamento da pedra fundamental para a realização das obras de requalificação do terminal, realizado na manhã desta quinta-feira (19), na área ao lado do pátio do aeroporto. O prefeito ACM Neto foi uma das autoridades presentes na cerimônia. 

A requalificação será realizada pela empresa francesa Vinci Airports, concessionária que administra o terminal. De acordo com o gestor, a requalificação da estrutura vai ao encontro de uma das principais preocupações da Prefeitura: estimular o turismo, importante indústria da capital baiana. "Com essa ação, temos certeza de que Salvador deverá se consolidar como um dos principais destinos do Brasil e ser competitiva também no turismo internacional."

Nesse sentido, segundo o prefeito, a administração municipal já iniciou, em parceria com a Vinci Airports, a realização de uma estratégia de promoção turística da cidade. "A nossa ideia é de que Salvador possa expandir significativamente o número de voos internacionais. O aeroporto, junto com o Centro de Convenções que deveremos construir no próximo ano, vai permitir que a cidade não seja apenas um destino de sol e praia no verão, mas também o ano inteiro, sobretudo atraindo o turismo de negócios e expandindo a movimentação econômica desse setor estratégico na cidade", completou ACM Neto.

O presidente global da empresa, Nicolas Notebaert, agradeceu a todos os envolvidos nas esferas municipal, estadual e federal na colaboração para agilizar, ao máximo, o início das obras. “Vim aqui há Salvador há 20 anos e fiquei encantado com a cidade. Agora, o compromisso é oferecer um aeroporto à altura do que a cidade representa”, pontuou. Também estiveram presentes no evento o governador Rui Costa; o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), José Ricardo Botelho; e o CEO do Aeroporto de Salvador, Julio Ribas, dentre outras autoridades e imprensa.

Obras – Com investimento total de cerca de R$2 bilhões, as obras no aeroporto foram divididas em etapas. De imediato, serão realizadas intervenções nos sanitários, melhorias no sistema de ar-condicionado e disponibilização de rede Wi-Fi irrestrita aos usuários. As próximas etapas envolvem ampliação em 20 mil m² de área construída, requalificação e ampliação da pista e do prédio, aumento de 11 para 17 pontos de embarque e implantação de centro de compras, dentre outras novidades. A intenção é ampliar o número de voos para a capital baiana, assim como a atração de investimentos e divulgação do destino Salvador para o mundo.

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O Bolsa Família Móvel realizou 80 inclusões e atualizações cadastrais apenas durante a manhã, desta quarta-feira (18), no final de linha do Engenho Velho de Brotas. Esse é o saldo de uma ação da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), feita em parceria com líderes comunitários e entidades religiosas, que toda semana leva o serviço para as comunidades locais, garantindo praticidade e comodidade para a população.

De janeiro a março desse ano, o Bolsa Família Móvel passou por 34 bairros, em 40 ações que tiveram como resultado 320 atualizações cadastrais e 292 inclusões no programa. Já em 2017, foram feitas 1.783 atualizações cadastrais e 1.712 inclusões no Bolsa Família, atendendo a 180 bairros com 226 ações.

Cláudia Mascarenhas, de 28 anos, foi uma das beneficiadas do Engenho Velho de Brotas, na manhã de hoje. Ela esteve no local às 10h30 para incluir a filha Eloísa, de seis meses, no cadastro, e em menos de 20 minutos foi atendida. “Gostei muito da ação, não precisei me deslocar para lugares distantes para fazer”, disse.

Outro beneficiado foi Josemildo Aleluia, de 79, que já foi cadastrado e agora aguarda o recebimento do benefício em dinheiro. “O serviço está de parabéns, nem precisei andar muito. Moro praticamente aqui ao lado”, afirmou. O serviço gratuito foi oferecido das 8h30 às 16h, na Igreja Adventista do Sétimo Dia, na Rua Nova do Bariri, final de linha do bairro. Amanhã (19), o atendimento móvel segue para a Associação Educacional Salva Dor, na Rua Alto de São Lázaro, nº 69, no bairro da Federação.

Documentos – Para fazer cadastros ou atualizar os dados cadastrais, o representante legal da família deve apresentar original do RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e comprovante de residência (que pode ser recibo de água, luz, telefone ou correspondência enviada pelos Correios). Para as demais pessoas da casa, é necessária a apresentação de original do RG, CPF, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho para maiores de 18 anos, e Carteira de Identidade e/ou certidão de nascimento e atestado de frequência escolar para menores de 18 anos.

Quem já tem algum benefício deve levar o cartão cidadão. Em caso de falecimento de algum dos dependentes, é preciso apresentar a certidão de óbito, e, caso deseje fazer para carteira do idoso (para maiores de 60 anos), é necessário levar uma foto 3x4. A iniciativa também cadastra os moradores na Tarifa Social de Energia, que pode reduzir a tarifa do consumo de energia elétrica em até 65%, podendo chegar até 100% para indígenas e quilombolas.

Beneficiários – Em Salvador, 175.502 pessoas são beneficiárias do Bolsa Família. Para receber o benefício, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuir renda per capita de zero a até R$85,00 (situação de extrema pobreza) ou de R$85,01 até R$ 170,00 (situação de pobreza).

Lideranças comunitárias e religiosas que têm interesse em receber o Bolsa Família Móvel em sua associação ou entidade podem solicitar o serviço à Semps, por meio de ofício, que deve ser protocolado na sede do órgão, situada na Rua Miguel Calmon Nº 28, Comércio.

 

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O Restaurante Popular Cuidar, administrado pela Prefeitura em São Tomé de Paripe, é mais conhecido por oferecer alimentação de qualidade e com preço baixo. No entanto, o local também transforma-se em sala de aula para que pessoas da comunidade, entorno e do Acolhimento Institucional de Itapuã participem de cursos de culinária. A ação possibilita a geração de trabalho e, consequentemente, o aumento da renda familiar, proporcionando a autonomia financeira e elevação da autoestima dos participantes. 

A turma composta por 48 pessoas recebe aulas quinzenalmente de cursos com os mais variados temas. Um deles abordou as boas práticas na cozinha, higiene pessoal e do ambiente, manipulação e armazenamento de alimentos. Em outra capacitação, os alunos aprenderam a fazer sequilhos doces e salgados. Um outro curso ensinou a fabricação de uma guloseima que tem se tornado cada vez mais popular: trufas. 

O doce, que tem como base o chocolate, tem rendido frutos para a auxiliar de vendas Atila Blater. Aos 30 anos, mãe de três crianças e atualmente desempregada, ela conta que, depois de fazer o Curso de Trufas, passou a fazer os doces e receber encomendas, o que despertou nela a vontade de empreender e poder melhorar a vida da família. “Sempre existe uma luz no fim do túnel”, ressalta Atila. 

Responsável pelas aulas, a chefe de cozinha Perla Macieira tem 15 anos de experiência. Ela começou vendendo pizzas tipo brotinho de porta em porta. A atividade foi crescendo e, hoje, é dona de um bufê. Nesta quinzena, os segredos da receita da pizza e o “pulo do gato” para as vendas estão sendo ensinados pela professora. 

“Quero retribuir tudo que alcancei ajudando as pessoas a superarem as dificuldades através do trabalho, dando oportunidade para que comecem os próprios negócios”, diz Perla. Um exemplo é o microempreendimento Formiguinha de Tabuleiro, que tem à frente uma de suas ex-alunas, Tatiana Santos, que ministrou o Curso de Trufas junto com a chefe. 

Outras ações – Além dos cursos de culinária, o espaço também recebe outras ações para ajudar a comunidade, como os do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. Uma assistente social encaminha as demandas que não podem ser supridas somente com a alimentação. 

Histórico – O Restaurante Popular foi instalado há 12 anos e, desde 2013, é administrado por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), através da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan). No local, são oferecidas 350 refeições a apenas R$1, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 11h30 às 13h30. O atendimento é aberto ao público e feito por ordem de chegada.

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Os consumidores que efetivaram empréstimo junto ao banco ou qualquer outra instituição financeira – e acreditam que pagam juros muito altos – podem contar com o auxílio da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) para conferir se a taxa cobrada é abusiva. O órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), presta atendimento também nos casos de cobranças de cartão de crédito e planos de saúde. 

A Codecon faz os cálculos para o consumidor, sem cobrar nada pelo serviço. Com a ação, é possível saber se a instituição financeira está seguindo a média de taxa de juros praticada no mercado ou se está fazendo cobranças abusivas. De janeiro a março deste ano, o órgão já processou 1.550 cálculos, além de prestar 631 orientações financeiras. No ano passado, 6.504 cálculos foram feitos e 2.471 orientações foram registradas. O prazo para que o cálculo fique pronto é de até 15 dias. 

Casos comuns – O diretor da Codecon, Alexandre Lopes, conta que alguns dos casos mais comuns são as taxas abusivas de juros praticadas por fornecedores de cartão de crédito ou de empréstimo, sejam eles pessoal, consignado, rotativo ou de outra modalidade. “Ocorre, por exemplo, de determinada agência ou instituição financeira cobrar o dobro ou até o triplo da média de juros mensais estabelecida pelo Banco Central do Brasil”, diz. 

Quando o assunto é plano de saúde, as empresas costumam cobrar índices diferentes do que é estabelecido pela Agência Nacional de Saúde (ANS), além de promover reajuste muito alto de mensalidade por faixa etária. A medida desrespeita o que foi estabelecido inicialmente em contrato.  

Em qualquer um desses casos, quando confirmada a abusividade, o órgão municipal abre uma reclamação e marca uma audiência de conciliação entre o fornecedor, a Codecon e o consumidor. Se o fornecedor não aderir à conciliação, fica sujeito a responder processo administrativo e pode pagar multa que varia entre R$600 mil e R$6 milhões. 

Documentos – Para solicitar o cálculo, o consumidor deve se dirigir à sede da Codecon, localizada na Rua Chile, 3, Centro ou a qualquer um dos postos do órgão situados nas unidades das Prefeituras-Bairro da cidade. O atendimento é realizado das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. 

Os documentos necessários são cópia do RG, CPF, comprovante de residência, contrato com a instituição financeira (indicando o valor da transação, número de parcelas e taxa de juros) e o comprovante de pagamento das parcelas. Além do modo presencial, as denúncias e informações também podem ser registradas pelo aplicativo Codecon Mobile ou pelo Disque Salvador, através do 156.

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Os jovens de 15 a 29 anos de Salvador que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 devem ficar atentos. Começam, nesta quinta-feira (19), as inscrições para cursos gratuitos preparatórios e intensivos para o exame. O Programa Enem Salvador é desenvolvido ofertada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). 

A inscrição presencial ocorrerá no Infocentro da Juventude, localizado na Avenida Sete de Setembro, 202, Edifício Adolpho Basbaum, 4º andar, próximo ao Mosteiro de São Bento. O prazo para efetuar o cadastro acontece das 9h do dia 19 de abril, às 16h do dia 26 de abril de 2018. No ato da matrícula presencial, o jovem deverá apresentar, obrigatoriamente, os documentos listados no edital publicado. 

Quem quiser, pode também optar por realizar a inscrição via internet, através do endereço da pasta. Neste caso, as matrículas podem ser feitas das 9h do dia 19 de abril até às 23h59 de 26 de abril de 2018. As aulas começam no segundo semestre deste ano. 

Vagas e documentação – Serão oferecidas, ao todo, 400 vagas em instituições de ensino credenciadas. A ação contempla pessoas residentes na capital baiana, egressas do 3º ano do Ensino Médio da rede pública ou bolsistas integrais em escolas particulares, concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e integrantes de famílias cadastradas no programa Bolsa Família. 

É necessário também que os interessados estejam inscritos no Enem 2018 e apresentem, após a seleção, o comprovante de matrícula no Exame Nacional. Com esta iniciativa, a SPMJ tem como intuito assegurar direitos, ampliar o acesso às universidades, promover a inclusão, contribuir para a autonomia e garantir mais oportunidades de ascensão dos jovens à educação superior. 

Conforme está previsto na lei, 5% das vagas serão destinadas às pessoas com deficiência e 30% reservadas para pessoas que se autodeclararem negras. O cadastro de reserva será composto por até duas vezes o número de vagas e o resultado provisório, contendo a relação dos alunos aprovados, será promulgado no DOM e amplamente divulgado através da mídia.

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Redução no tempo de deslocamento e aumento de 30% na velocidade média registrada nos pontos onde estão os semáforos inteligentes na capital baiana. Esses são alguns dos benefícios gerados pelos 88 equipamentos instalados há quase um ano pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), nas principais vias da cidade. 

O mecanismo atua na sincronização do tempo semafórico de forma automática, em tempo real, se adequando às condições de tráfego de cada horário. Os equipamentos são interligados por uma rede de fibra ótica, possibilitando a alteração do tempo semafórico, sempre considerando o fluxo de veículos nas vias. O mesmo modelo é utilizado em cidades como Moscou, na Rússia, e Madri, na Espanha.

“O sistema leva em consideração ainda as medições prévias e a realidade do momento, como a ocorrência de um acidente ou algum congestionamento atípico, assimilando os comandos dos operadores e projetando mudanças automáticas em casos semelhantes”, explica o titular da Transalvador, Fabrizzio Muller.

Os semáforos estão implantados numa faixa que se estende desde a Praça João Mangabeira, nos Barris, até o supermercado Makro, na Ligação Iguatemi-Paralela (LIP). São distribuídos em 46 interseções, distribuídos em locais como a Avenida Juracy Magalhães, Mercado do Rio Vermelho, Avenida Garibaldi, Avenida Centenário, Avenida Presidente Costa e Silva e Avenida Paulo VI, entre outros. 

A central de monitoramento destes equipamentos funciona no Núcleo de Operação Assistida – NOA, na sede da Transalvador, nos Barris. O próximo passo será a instalação do sistema de semáforos inteligentes no Comércio, Calçada, Rua Silveira Martins e nas avenidas Manoel Dias, Paulo VI e Dom João VI, dentre outras localidades.

 

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Além do plantio das mudas de árvores, as ações do projeto Suburbana Verde na Avenida Afrânio Peixoto avançam também na campanha de educação socioambiental, realizada junto à população. Uma equipe da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), liderada por um engenheiro ambiental, visitou o bairro do Lobato, segundo dos 12 trechos da iniciativa, na segunda-feira (16). A iniciativa visa agregar o apoio dos moradores à ação, assim como informar sobre os benefícios da arborização a ser realizada nos próximos oito meses. 

Ao longo dos 14 km da avenida e com investimento municipal de R$589 mil, serão plantadas 1,4 mil mudas nativas da Mata Atlântica, seguindo padrões técnicos descritos no Manual Técnico de Arborização Urbana de Salvador. O documento indica desde a escolha adequada da espécie e o porte de árvore até a abertura de canteiros onde as mudas serão plantadas e a composição dos insumos utilizados.

Para o coordenador da campanha, Fernando Barreto, o processo de arborização da via traz diversos benefícios para a cidade. “O processo de plantio das mudas na Avenida Suburbana é extremamente benéfico para a população, porque embeleza a via e ajuda a controlar a temperatura da região. Essa iniciativa é muito importante para a cidade”, explicou. 

Barreto reforça ainda a importância da educação socioambiental na região da Suburbana. “Durante a campanha, verificamos que muitas pessoas plantaram mudas de árvores que não se adequam a vias urbanas, como a amendoeira, que prejudica a limpeza do local, além de não ser a espécie adequada para a arborização de rua. Estamos alertando a população sobre a necessidade de plantar espécies nativas da Mata Atlântica”, destacou. 

De acordo com o titular da Secis, André Fraga, a participação popular no processo de arborização da Avenida Suburbana é decisiva. “Podemos dizer que o sucesso do plantio de árvores em áreas urbanas depende muito também da ajuda do cidadão. A Prefeitura faz a sua parte dando a condição para que o plantio ocorra. No entanto, no dia a dia, a atenção de quem mora perto de árvores recém-plantadas conta muito para que a muda se desenvolva e não seja vandalizada. Por isso, esse trabalho de conscientização com os moradores e comerciantes é fundamental para que eles entendam os benefícios de cada árvore plantada, além da importância do projeto para vida de cada um que mora e trabalha ao longo da avenida.” 

Adoção – Durante o processo do plantio, quem vive na região da Suburbana pode adotar árvores e colaborar para manter a cidade sustentável. A vendedora e moradora da região do Lobato, Divanil Santos, 64 anos, adotou as plantas e todos os dias colabora com a manutenção das mudas. “É algo muito importante, porque ajuda a preservar a natureza. Com essa plantação, a Suburbana vai ficar mais bonita. Toda manhã eu molho as plantas que eu adotei. Já estou fazendo a minha parte”, contou.

 

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Música, bolas, apresentações e muita festa marcam o centenário da Escola Municipal Abrigo dos Filhos do Povo, celebrado nesta terça-feira (17), na esquina entre as ruas Lima e Silva e São Cristóvão, na Liberdade. O evento contou com as presenças do prefeito ACM Neto; do secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral; da diretora Márcia Martinez; da comunidade escolar e até mesmo de ex-alunos ilustres, como o presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos (Vovô), e o vereador Alfredo Mangueira.

O prefeito fez questão de deixar, principalmente para as crianças, a mensagem de que a educação deixa exemplos que duram séculos. “Há 100 anos essa escola foi construída aqui na Liberdade. Quantas pessoas não passaram por aqui nesse período? Quantas delas não se tornaram pessoas de sucesso, como Vovô e Alfredo Mangueira? Então, a iniciativa de construir escolas é justamente com o intuito de trazer frutos, que as crianças possam se tornar pessoas de sucesso. A educação é o caminho para enfrentar as desigualdades e problemas sociais do país. É importante comemorar esse centenário, com o olhar para a frente, projetando o futuro da primeira capital do país”, salientou ACM Neto. 

A celebração da data contou com uma série de atividades organizadas pela direção da unidade escolar, com o apoio da Smed. A programação teve início com o hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional, e contou ainda com uma breve apresentação da história da unidade e apresentações artístico-culturais produzidas por alunos. Além disso, foi feita uma homenagem a Nilson Barros Reis, funcionário mais antigo, que já trabalha há 30 anos no local.

História – A Escola Municipal Abrigo dos Filhos do Povo foi erguida na então Estrada das Boiadas, durante a primeira república brasileira, para abrigar crianças que estavam à margem da educação formal, principalmente por causa da situação de pobreza da cidade. Fundada pelo comerciante Raymundo Frexeiras, em 1918, a instituição nasceu com o objetivo de atender aos mais necessitados, filhos de proletários, de lavradores e de negros libertos e mestiços que viviam na freguesia que mais tarde viria a se tornar o bairro da Liberdade.

Ao longo do centenário, a instituição contou com a ajuda e administração de pessoas influentes. Dentre elas estão o educador Anísio Teixeira, o jornalista Ernesto Simões Filho, o médico e político José Aguiar Costa Pinto, o pai de Irmã Dulce, Augusto Lopes Pontes – que cedeu o terreno para a construção da escola, e posteriormente a própria Irmã Dulce.

A unidade de ensino conta atualmente com 775 alunos dos segmentos Pré-escola, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo funcionários mais antigos, lá estudaram o jornalista Raimundo Varela, o vocalista do Harmonia do Samba, Xanddy, e o campeão mundial de fisiculturismo, Jaber Cristo.

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