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A noite desta segunda-feira (22) foi especial para os moradores da Avenida Guarani, na Liberdade, que ganharam a Praça Canto do Canário completamente requalificada pela Prefeitura. A entrega do equipamento de convivência e lazer foi feita pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis; do secretário de Manutenção, Virgílio Daltro; e do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Marcílio Bastos; além de políticos, lideranças comunitárias e população.

O prefeito salientou que a praça é uma dos mais de 400 espaços de lazer que já foram requalificados pela Prefeitura desde 2013, e que o trabalho feito no Canto do Canário teve o mesmo capricho aplicado tanto em áreas nobres quanto em bairros carentes. “A gente sabe que a praça hoje tem vida, tem luz, tem espaço para as crianças e para os idosos e assim está sendo feito em todo o lugar. Mais de 80% das praças recuperadas estão nas áreas mais populares de Salvador, porque nesses locais não há playgrounds e piscinas de prédios. Que bom que Salvador oferece hoje condições de praças públicas para que as pessoas possam conviver e também traz mais segurança aos moradores”, salientou ACM Neto.

O gestor fez questão ainda de anunciar mais uma melhoria para a comunidade, a pedido dos moradores: a realização do programa Iluminando Nosso Bairro na Liberdade. Para isso, já foi autorizada a instalação de nova iluminação em LED em três ruas nas imediações da Avenida Guarani.

Estrutura – Com um total de 432 m² de área construída e 180 m² de área verde, a Praça Canto do Canário está localizada no fim de linha e passa a proporcionar aos cidadãos um local mais confortável e agradável para encontros, lazer e recreação. Os recursos para requalificação do espaço foram fruto de emenda parlamentar.

A lista de atrativos e melhorias engloba espaço infantil com brinquedos, mesa para jogos, mesa para pingue-pongue, academias da saúde e musculação, pergolado, rampa de acessibilidade, piso intertravado, iluminação, paisagismo e nova comunicação visual. Todos os materiais foram produzidos pela própria fábrica da Desal, o que reduz em cerca de 50% o custo do município com a obra.

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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) oferece 20 vagas para diversas funções nesta terça-feira (23). Um dos destaques é para auxiliar de loja, com cinco vagas destinadas para quem possui ensino médio completo e seis meses de experiência na função. O salário é de R$1.090, mais benefícios

Os interessados deverão ir a um dos postos do SIMM, localizados no Comércio (Rua Miguel Calmon, 506, Edifício Ouro Preto) e Boca do Rio (Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja), levando originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.

O atendimento é feito das 7h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues a partir das 6h30. Os candidatos podem usufruir do atendimento por hora marcada, que funciona das 7h às 16h30, pelo telefone (71) 3202-2016 ou 0800-2853111 para ligações gratuitas.

É possível também ter acesso ao atendimento do SIMM nas Prefeituras-Bairro Centro/Brotas Cabula, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã, Pau da Lima e Subúrbio/Ilhas, para realização de cadastro, busca por vagas e encaminhamento para entrevistas e seleções.

 

Vagas do SIMM para terça-feira (23):

 

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência

Salário: R$998,00 + benefícios

2 vagas

 

Ajudante de carga e descarga

Ensino fundamental incompleto, sem experiência, vaga zoneada para moradores da região de Pirajá, Cajazeiras, Aguas Claras e Suburbana

Salário: a combinar + benefícios

5 vagas

 

Técnico em Eletromecânica

Ensino médio completo, seis meses de experiência, curso na área, imprescindível disponibilidade para residir em condomínio de funcionários em Imbassaí

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Auxiliar de Eletromecânica

Ensino médio completo, seis meses de experiência, curso na área, imprescindível disponibilidade para residir em condomínio de funcionários em Imbassaí

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Auxiliar de loja

Ensino médio completo, seis meses de experiência

Salário: R$1.090,00 + benefícios

5 vagas

 

Fiscal de loja

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível curso de CFTV e experiência com atacado

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Vendedor de atacado

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência com atacado

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Fiscal de Contabilidade

Ensino médio completo, seis meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Mecânico de motos

Ensino fundamental completo, seis meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Mecânico de bicicletas

Ensino fundamental completo, seis meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Supervisor de vendas externas

Ensino médio completo, 1 ano de experiência , imprescindível experiência na área

Salário: a informar + benefícios

1 vaga

 

 

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Os interessados em participar do processo de eleição dos representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa Social de Salvador (CMDH), mandato 2019/2021, precisam correr para garantir as inscrições. O prazo termina na próxima terça-feira (30).

Podem participar da seleção as Organizações da Sociedade Civil (OSCs); agremiações sociais filiados ao Movimento Nacional de Diretos Humanos (Articulação Bahia ou entre os filiados ao Fórum Comunitário de Combate à Violência); e as entidades que sejam constituídas como de Direitos Humanos há três anos, via estatuto.

São 16 vagas de representação da sociedade civil no CMDH, sendo oito vagas titulares e oito vagas suplentes. A eleição dos conselheiros da sociedade civil será realizada no dia 24 de maio, das 8h à 12h, na sede do Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador (CMASS), na Avenida Sete de Setembro, Edifício Oxumaré, 89, Térreo.

Serão considerados como conselheiros titulares eleitos os candidatos que obtiverem o maior número de votos, e como conselheiros suplentes os oito candidatos subsequentes na ordem de classificação. Até o dia 30 de maio, as representações da sociedade civil eleitas podem fazer alteração na indicação da pessoa designada, precisando comprovar sua vinculação formal à organização. O resultado da eleição deverá ser publicado no DOM até o dia 31 de maio para a consequente nomeação dos eleitos.

Habilitação - As entidades deverão protocolar alguns documentos para habilitação ao processo eleitoral, em envelope lacrado, na sede da Sempre. São eles o Requerimento de Habilitação preenchido e assinado pelo presidente ou representante legal, informando a condição de habilitação, indicando representante e suplente; cópia do RG do representante e do suplente indicados; e relatório e/ou comprovações de atividades desenvolvidas na área de Direitos Humanos.

Além disso, são exigidos também comprovação de que as pessoas designadas na condição de representante e de suplente compõem a organização/entidade que se propõem a representar; cópia de estatuto social ou ato constitutivo da entidade ou organização em vigor; cópia de ata de eleição e posse da atual diretoria, registrada em cartório; e cópia do comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

No caso de fóruns, redes e/ou movimentos sociais que não possuam os documentos citados acima, devem ser apresentados atos constitutivos de fundação e respectiva atuação (regimento e/ou carta de compromisso e/ou similares) nos últimos três anos. A documentação deve ser entregue e protocolada na sede da Sempre, localizada na Avenida Estados Unidos, Edifício Sesquicentenário, 50, 7º andar, Comércio, endereçada à Comissão Eleitoral até o dia 30, em dias úteis, de 9h às 16h.

O CMDH é um órgão deliberativo da política municipal de direitos humanos, vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação Baiana de Imprensa (ABI) e a Câmara Municipal de Salvador possuem assentos permanentes no órgão.

 

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Entre quarta (24) e quinta-feira (25), a Prefeitura vai participar do SmartCity Expo, que acontece em Buenos Aires. O evento, que está na segunda edição, vai reunir representantes de mais de 700 cidades do mundo para estimular a inovação e o desenvolvimento de soluções inteligentes para os principais desafios urbanos.

Com o tema “Desenvolvendo talento, criamos o mundo”, o encontro vai promover, através de apresentações de projetos e políticas públicas, a integração e troca de experiência entre gestores de todo o mundo.

O chefe de gabinete da Prefeitura, Kaio Moraes, e o secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Sérgio Guanabara, vão estar presentes, além de representante da Secretaria de Cidade Sustentável, Inovação e Resiliência (Secis). Durante o evento, o titular da Sedur irá apresentar o maior programa de desenvolvimento econômico e geração de renda da capital baiana, o Salvador 360.

“É importante que o mundo saiba o que tem sido feito na cidade e como essas ações têm mudado a realidade dos soteropolitanos. Em menos de dois anos, o Salvador 360 já traz resultados muito importantes para a capital baiana em diversos setores. Em Buenos Aires, vamos focar em ações voltadas para o conceito de cidade inteligente, como a instalação do primeiro centro de inovação público-privado do país, o Hub Salvador, além do nosso projeto âncora para o fomento da economia criativa que deve ser lançado pelo prefeito nos próximos meses”, explica Guanabara.

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Os moradores e visitantes de Salvador já podem utilizar mais uma ferramenta que vai facilitar o deslocamento pela capital baiana, através do celular. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura e os taxistas e que atende a uma demanda da categoria, o aplicativo Táxi Mobi foi lançado nesta segunda-feira (22), no Palácio Thomé de Souza, no Centro. Estiveram presentes na ocasião o prefeito ACM Neto e o secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, além do presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Júnior, demais autoridades, representantes dos táxis e imprensa.

Utilizado em fase de testes no Carnaval, o Táxi Mobi vai permitir ao usuário solicitar um táxi em qualquer lugar da cidade e o melhor: sabendo que estará utilizando um transporte seguro, como ressaltou o prefeito. “Esse serviço oferecido pelos taxistas é acompanhado e regulado pela Prefeitura. Esse aplicativo, inclusive, vai permitir um gerenciamento completo por parte da Semob da frota de táxis na capital, ajudando a tomar decisões no intuito de facilitar a vida do usuário de transporte de Salvador”, afirmou ACM Neto.

O gestor lembrou ainda que a iniciativa fortalece ainda mais a qualidade do serviço prestado pelos taxistas na capital baiana. “Não só pela importância histórica, mas por uma cidade com apelo turístico como Salvador, os taxistas precisam ter um serviço de qualidade e que agregue ainda mais à imagem da cidade”, completou o prefeito.

O Táxi Mobi segue outras soluções digitais adotadas pela Prefeitura na área de mobilidade. Dois desses exemplos são os aplicativos CittaMobi, disponibilizado desde 2015 para acompanhamento do horário e roteiro dos ônibus pelos usuários, e o Kim, lançado em 2017, para recarga de cartões de transporte através do celular. Nos próximos 60 dias, outra ferramenta semelhante será lançada para a população, desta vez envolvendo o serviço de mototáxi.

Funcionamento – Disponível de forma gratuita no App Store (iPhone) e no Play Store (Android), o aplicativo inicia as atividades com 2 mil profissionais cadastrados. A adesão dos demais profissionais, associações e cooperativas à ferramenta é livre. Atualmente, a cidade possui 7,5 mil veículos utilizados como táxi.

Ao instalar a ferramenta no celular, o usuário pode fazer o cadastro utilizando as informações pessoais do Facebook ou do Google. Ao entrar no aplicativo, é possível visualizar a localização dos táxis, as informações cadastrais dos associados e o valor a ser pago pela corrida. Há possibilidade, ainda, de conversação em tempo real.

Com relação à tarifa, a novidade é que todas as corridas, em qualquer dia e horário, são feitas com desconto de 20% sobre o valor da Bandeira 1 que, de acordo com o decreto municipal, é de R$2,42 por km rodado. O pagamento pode ser feito à vista, com cartão de crédito ou débito ou mesmo pela solução Inapp, onde o cliente cadastra o cartão a ser utilizado para pagamento de todas as viagens.

De acordo com Leandro Galhardi, presidente da União dos Táxis, entidade responsável pelo desenvolvimento do Táxi Mobi, a ferramenta segue o regimento interno com base na lei 9.253/2017, que regula e disciplina os serviços de táxi na cidade. Um conselho de ética foi formado pelas empresas que fazem parte do aplicativo, para analisar situações envolvendo os profissionais. O SAC funciona através do Fala Salvador, pelo telefone 156, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

“Uma das preocupações que tivemos com o aplicativo foi mostrar que o táxi tem condição de preço e qualidade. Vamos trabalhar com a tarifa de Bandeira 1 com desconto de 20% - é o que a gente internamente entendeu que seria um preço acessível. Quando a tarifa dinâmica dos aplicativos estiver ativada, vamos estar com preço abaixo e trabalhando com uma condição muito boa”, salientou Galhardi.

Gerenciamento – O secretário da Semob informou que o Táxi Mobi vai permitir também que a frota seja monitorada e gerenciada em tempo real pela Semob. “A Prefeitura vai poder saber onde está cada táxi na cidade e poder remanejar a frota de acordo com a necessidade de cada local. Por exemplo: no sistema, podemos ver que os táxis em verde estão livres, os amarelos estão ocupados e os pontos pretos são os pontos de táxi, além de saber quem são os taxistas que estão atuando. Isso permite que a administração municipal e, principalmente, o cidadão, passem a ter mais segurança”, explicou Fábio Mota.

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Devido à continuação das obras de requalificação na Avenida Oceânica, no bairro de Ondina, a Secretaria de Mobilidade (Semob) informa que as linhas de ônibus que passam pelo local terão os seus itinerários modificados a partir desta segunda-feira (22).

A interdição será para quem vem da Barra sentido o bairro do Rio Vermelho, no trecho compreendido entre a entrada da Avenida Adhemar de Barros e a saída da Rua Bartholomeu de Gusmão, na Praia da Paciência.

As linhas que trafegam neste sentido deverão entrar na Avenida Adhemar de Barros, Avenida Anita Garibaldi, Rua Bartholomeu de Gusmão e depois seguir seu itinerário normal.

 

Confira abaixo as linhas:

                      

0711 - Santa Cruz – Campo Grande R2

0720 - Vale das Pedrinhas – Vila Rui Barbosa

0722 - Nordeste – Campo Grande R2

0804 - Pituba – Campo Grande R2

0932-  Rio das Pedras – Campo Grande R2

1001-  Aeroporto – Praça da Sé

1002-  Aeroporto – Campo Grande

1003-  Aeroporto - Lapa

1030-  Praia do Flamengo – Praça da Sé

1051-  Est Mussurunga – Barra 1

1125-  Narandiba/Doron – Barra 1

1130- Cabula 6 – Ondina

1230 - Sussuarana – Barra R1

1340-  Est Pirajá – Barra 1

N058 - Lapa – Barra/Sabino Silva

S004 - Iguatemi – Praça da Sé

S043-  Aeroporto – Praça da Sé

 

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Com direito a uma apresentação de caratê dos idosos da Instituição Lar Fabiano de Cristo (LFC), localizada em Coutos, foi realizado, nesta quarta-feira (17), o II Simpósio do Conselho Municipal do Idoso (CMI). Ocorrido no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal do Salvador, no Centro, o encontro foi promovido pelo CMI em parceria com a Secretaria Municipal de Proteção Social e Combate à Pobreza (Sempre) e a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional de Salvador (Cosan).

Estiveram presentes na abertura da mesa a defensora pública Laíse de Carvalho, a médica geriatra Marília Moreira, o representante do Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI), Claudio Soares, e a presidente do CMI, Daniele Simões. “Esse simpósio é de grande relevância para levar conhecimentos sobre os direitos e valorização da pessoa idosa. Unimos o poder público e a sociedade civil para falar sobre essa temática e, juntos, sensibilizarmos tanto os mais jovens quanto os próprios idosos. Começar a trabalhar o envelhecimento desde a juventude e a importância de cuidar do corpo, da saúde e da mente é totalmente importante”, afirmou.

A palestra “Envelhecimento Saudável: Opção Pessoal ou Fato Consumado? ”, ministrada pela médica geriatra, levou a plateia à uma reflexão sobre o assunto. “O envelhecimento é mais uma etapa natural da vida e precisamos aceitar esse processo como algo normal, pois existe uma mudança na composição corporal e nas funções biológicas. Quanto mais cedo adotar um estilo de vida mais saudável, seja na alimentação, na prática de exercícios físicos e nas relações pessoais, isso será refletido na maior idade. É um processo individual e cada pessoa envelhece da forma como viveu durante a vida”, declarou.

A geriatra destaca que 70% do envelhecimento é programado por cada indivíduo. O que for herdado de código genético e de programação biológica só vai interferir em 30% de cada ser humano. “A saúde não é só um bem-estar físico. É um bem-estar mental, psíquico e social. O envelhecimento é baseado no tripé, nutrição adequada, prática regular de atividades físicas e boa saúde mental, que passa por atividades de lazer, socialização e inserção em políticas públicas”, afirma.

Conselho - O CMI é vinculado à Sempre e tem como objetivo zelar o cumprimento das leis que garantem os direitos dos idosos, fiscalizando as entidades governamentais e não governamentais de atendimento, entre outras atividades. A sede está localizada na Rua Carlos Gomes, 108, Edifício Maçônico, 2º andar, sala 201, Centro. Os números de contato são (71) 3328-2578 e 3266-2192.

 

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Em função do aviso da Coelba para a troca de um poste danificado nas proximidades do Plano Inclinado Liberdade, nesta quinta (18) e sexta-feira (19), a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informa que as atividades do ascensor serão interrompidas durante os serviços. O equipamento retorna às atividades neste sábado (20).

Operação - Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 18h, e com tarifa gratuita, o equipamento transporta cerca de 8 mil passageiros diariamente.

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A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), já disponibilizou 486 benefícios em 2019 para indivíduos e famílias atingidas pelas chuvas. Os beneficiados necessitaram sair das residências, em decorrência de riscos de deslizamentos, alagamentos ou desabamentos totais ou parciais dos imóveis.

Para realizar os atendimentos socioassistenciais, a pasta mantem uma equipe formada por cerca de 100 técnicos, entre eles psicólogos, assistentes e educadores sociais. Os profissionais se revezam em regime de plantão e efetuam cadastros e encaminhamentos aos atingidos pelas chuvas, tanto nas residências como no posto avançado localizado na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).

Somente o Auxílio Aluguel, benefício no valor de R$ 300 destinado a famílias de baixa renda, vítimas de situações de risco e desastre, já foi concedido a 389 famílias. Já o Auxílio Emergência, que é apoio financeiro para aqueles que sofrem perdas decorrentes dos desastres, para restabelecimento das condições mínimas de sobrevivência através da reposição de bens básicos, foi disponibilizado 97 vezes. Do total, 62 deles no valor de um salário mínimo, 29 no valor de dois salários mínimos e seis no valor de três.

Acolhimento provisório – A Sempre, que também faz parte do Comitê Interinstitucional de Ações Emergenciais durante a Operação Chuva, realiza, ainda, o acolhimento provisório de famílias que precisam deixar as moradias em função do risco. Nas sete áreas onde estão instalados os Sistemas de Alerta e Alarme, que sinalizam a necessidade de evacuação imediata dos imóveis devido ao grande volume de chuva, a equipe está preparada para organizar, em caráter emergencial e nas escolas indicadas, espaços provisórios para abrigar as famílias.

Nos locais, além de atendimento e encaminhamento, são disponibilizados colchões, lençóis, cobertores, toalha, alimentação, kit higiene e limpeza, para uso exclusivo durante o acolhimento. Caso a condição de desocupação do imóvel permaneça, as famílias são encaminhadas para o Auxílio Aluguel.

Demais benefícios – Outros benefícios também são disponibilizados àqueles que são atingidos pelas consequências das chuvas. Dentre elas estão cesta básica, kits dormitório, de limpeza e higiene, encaminhamentos para retirada de documentos oficiais e Auxílio Funeral, que oferta a urna funerária, coroa de flores e translado do corpo até o cemitério agendado pela família, por meio da Central de Marcação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

A Sempre segue de plantão neste feriado de Páscoa e durante todo o período da Operação Chuva. Em casos de emergência, as famílias devem acionar a Codesal, por meio do telefone 199, e solicitar a vistoria dos imóveis atingidos.

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