Os alimentos que seriam descartados só por estarem fora dos padrões estéticos de mercado ou a poucos dias do prazo de validade têm ajudado a compor a refeição diária de 28 mil pessoas, atendidas em 300 instituições sociais cadastradas no Programa de Complementação Alimentar Prato Amigo. Coordenada pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), a iniciativa conta com articulação de empresas do ramo alimentício e feiras, com vistas à diminuição do desperdício de alimentos e assegurando o direito ao acesso regular e permanente à alimentação.
O programa tem recolhido, mensalmente, 30 toneladas de alimentos, sendo 60% itens de hortifrúti, seguidos de cereais e pães. Os produtos são armazenados em um banco de alimentos urbanos, nos Barris, antes de passarem por um processo de triagem e destinação às organizações beneficiadas.
“Temos uma equipe com nutricionistas que avalia se o alimento pode ser repassado para as instituições. Os produtos geralmente estão em ótimas condições de uso, mas só porque apresentam algum machucado, por exemplo, acabam perdendo valor comercial e são jogados fora. Mas o valor nutricional do alimento continua”, explica o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), Gabriel Falcetta.
Funcionamento – Na prática, o programa Prato Amigo se dá diariamente, de segunda a sexta-feira, seguindo um roteiro preestabelecido, por meio da coleta de alimentos obtidos através de parcerias com Centros de Abastecimento (Ceasa), redes de supermercados e delicatessens, dentre outros estabelecimentos atacadistas. Atualmente mais de 20 empresas estão engajadas na ação.
A entrega das doações ocorre nas instituições sociais cadastradas e são acompanhadas por uma equipe técnica do programa. “A instituição beneficiada no programa Prato Amigo passa por visita técnica, onde é definida quantidade de alimentos que será destinada ao local. É feito todo um relatório, além de vistoria na cozinha da estrutura para verificar o cumprimento de normas da vigilância sanitária. Fora a parte de doação, ainda fazemos um trabalho de educação nutricional para manipulação dos alimentos”, acrescenta Falcetta.
Alívio – Beneficiada pelo Programa de Complementação Alimentar Prato Amigo há mais de dez anos, a Associação Baiana de Hemofílicos (ABHE) auxilia, mensalmente, entre 150 a 200 pessoas que passam por tratamento de hemofilia (doença genético-hereditária que se caracteriza por incapacitar a coagulação sanguínea). De acordo com o diretor financeiro da entidade, Ubiratan Magalhães, as doações de alimentos que a instituição recebe têm ajudado a manter as atividades do dia a dia.
“Não tenho como estimar em valores o quanto o Prato Amigo tem nos ajudado. Como dependemos de doações voluntárias, o dinheiro que gastaríamos com alimentação pode ser alocado para outros custos dos pacientes, como transporte até uma unidade de saúde, na compra medicamentos, exames, enfim, no que precisar”, ressalta.
Recadastramento – Na próxima segunda (8) e quinta-feiras (11), as instituições beneficiadas pelo Programa Prato Amigo deverão fazer o recadastramento. O procedimento ocorrerá no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador (Praça Tomé de Souza, s/n - Centro), sempre das 8h às 16h, por ordem de chegada. Serão 150 instituições atendidas em cada dia. A ação será acompanhada por advogados e uma contadora, ambos voluntários, e realizada pelos colaboradores da Cosan.
As instituições cadastradas foram previamente convocadas por meio de convite entregue presencialmente, no qual continha as informações sobre os documentos necessários. Neste momento, haverá apenas o recadastramento, não sendo possível a inclusão de novas instituições.
Em razão das obras de requalificação que estão sendo realizadas na Av. Ocêanica, no trecho de Ondina, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) fará uma nova alteração de tráfego a fim de facilitar a circulação de veículos na região. A partir desta terça-feira (09), a rua Dr. Helvécio Carneiro Ribeiro passará a ter sentido duplo de tráfego. Durante as obras, a via terá saída tanto para a rua Dr. Oswaldo Ribeiro quanto para a rua Baependi.
O objetivo é facilitar a circulação de veículos nestas ruas internas, que possuem escolas e, portanto, terão um fluxo maior neste período de volta às aulas. Desta forma, os moradores da rua Dr. Helvécio Carneiro Ribeiro poderão ter acesso à avenida Adhemar de Barros, sem a necessidade de atravessar o trecho em obras.
A rua Baependi continuará com sentido único até a intersecção com a rua Dr. Helvécio Carneiro. A partir deste ponto, os veículos poderão utilizar a Travessa Baependi para acessar a avenida Adhemar de Barros. Já o acesso à rua Dr. Helvécio Carneiro permanecerá proibido para os veículos provenientes da rua Dr. Oswaldo Ribeiro.
Cerca de 1.200 mototaxistas que atuam no serviço de transporte individual de passageiros em Salvador deverão passar por vistoria entre os dias 15 e 26 de julho, na Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), no Vale dos Barris. O procedimento ocorrerá no local de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h30, conforme o cronograma e número de alvará do veículo (confira abaixo).
As motocicletas serão submetidas à vistoria técnica pela Secretaria de Mobilidade (Semob), devendo atender a todas as condições e requisitos contidos pelo Decreto Municipal 28.278/2017, no qual são avaliados as condições para o exercício da atividade de mototáxi, especialmente conforto, segurança, higiene, funcionamento e programação visual da motocicleta.
A ação é rotineira e ocorre uma vez a cada semestre. Serão inspecionados todos os itens de segurança do veículo, como a existência de antena corta-pipa, barra protetora de pernas, velocímetro, parabarro, alças protetoras laterais e revestimento do cano da descarga, dentre outras peças.
Vale destacar que, dentre as condições para o transporte de passageiros nesse modal, a normativa municipal exige que o motorista tenha Carteira Nacional de Habilitação na categoria A, no mínimo, há dois anos; a motocicleta (de até 250 cilindradas) deve ter, no máximo, oito anos de uso, além de estar em nome do autorizatário e ser de cor amarela.
No ato da avaliação técnica, os condutores devem apresentar documentos como Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), apólice do seguro contra riscos para o condutor e passageiro, além de Certidões Negativas Criminais expedidas pelas Justiças Estadual e Federal. O custo da taxa de vistoria é de R$ 42,46.
DATA | ALVARÁ | DATA | ALVARÁ |
15/07/2019 | 0001 a 0100 | 22/07/2019 | 0501 a 0600 |
16/07/2019 | 0101 a 0200 | 23/072019 | 0601 a 0700 |
17/072019 | 0201 a 0300 | 24/07/2019 | 0701 a 0800 |
18/07/2019 | 0301 a 0400 | 25/07/2019 | 0801 a 0900 |
19/072019 | 0401 a 0500 | 26/07/2019 | 0901 em diante |
A Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizada no bairro de Ondina, ficou mais verde na manhã desta sexta-feira (5). Promovida pela Caravana Mata Atlântica, da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), a ação envolveu o plantio de 15 árvores frutíferas como jabuticabeiras, goiabeiras, pitangueiras e pé de graviola, na área próxima ao Instituto de Biologia (IBIO). Estiveram presentes o secretário da Secis, André Fraga, técnicos do órgão, alunos e professores da instituição.
“É de grande importância proporcionar o contato e engajamento das pessoas com o plantio. É uma função de todos nós enquanto sociedade. A Prefeitura oferece mudas e toda estrutura necessária para esses plantios, para que esse comportamento seja cada vez mais multiplicado”, declarou Fraga.
Os presentes receberam dicas, técnicas e orientações de plantio e manutenção das mudas. Além dos vegetais plantados, foram entregues outras 45 mudas, que ficarão a cargo da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sumai/Ufba).
Benefícios - O diretor do IBIO, Francisco Kelmo, afirmou que a iniciativa vai além de um simples plantio. “É muito importante contribuir para a preservação das nossas áreas verdes. Essas árvores plantadas, além de contribuir para o paisagismo do local, vão ser cuidadas para crescer, frutificar e gerar sementes que servirão de estudos para fazer novas mudas que poderão ser espalhadas por todo o estado”, declarou.
Para a professora do IBIO Josanidia Santana, a expansão de áreas verdes deve ser muito valorizada. “Árvore é vida. Ter árvores frutíferas no nosso convívio vai viabilizar não só o bem-estar e qualidade de vida das pessoas, como também contribuirá para o desenvolvimento de pesquisas”, pontuou.
A estudante do 8º semestre de Gastronomia Paula Francineide fez questão de acompanhar a ação. Ela disse que levará os filhos ao local para mostrar que participou do plantio. “Ter um momento como esse aproxima as pessoas da natureza e desperta a consciência da necessidade da preservação. Temos que aprender a respeitar, cuidar e saber usar esse bem tão precioso e passar isso para todos que estão à nossa volta”, concluiu.
Solicitação – Qualquer cidadão pode solicitar mudas de árvores para plantio por meio do Disque Mata Atlântica. Os pedidos podem ser realizados através do telefone (71) 3611-3802, pelo Fala Salvador, no telefone 156, ou por mensagem através do aplicativo WhatsApp, no número (71) 98549-8453.
Os quatro Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros POP) da capital baiana, administrados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), atenderam 2.297 pessoas no primeiro trimestre de 2019. Do total, 666 pessoas ingressaram no serviço pela primeira vez neste período. Os dados são da Diretoria de Proteção Social Especial da Sempre.
Os serviços ofertados nos centros são portas de entrada para a Política de Assistência Social prestada à população em situação de rua. O sistema constitui um espaço de referência para o convívio grupal e social, contribuindo também para o desenvolvimento das relações de solidariedade, afetividade e respeito, com foco no protagonismo social do indivíduo, com a finalidade do desenvolvimento de um novo projeto de vida.
De acordo com a Diretora de Proteção Social Especial da Sempre, Juliana Portela, dentre as ofertas de serviços nos Centros POP destacam-se: acolhida, atendimento individualizado, atividades em grupo, oficinas, guarda de documentos e/ou pertences e encaminhamentos à rede socioassistencial. “Estes equipamentos proporcionam um espaço de construção para um convívio social saudável”, salienta Portela. Atualmente, Salvador conta com quatro unidades, localizadas nos bairros de Itapuã, Pau da Lima, Vasco da Gama e Dois de Julho.
Perfis - Referente ao perfil da população em situação de Rua que acessou os Centros Pop no primeiro trimestre de 2019, um dado a ser considerado é o de “origem”, uma vez que a maioria é constituída por pessoas oriundas do próprio município de Salvador. “Fato que chama atenção por se diferenciar de dados históricos ligados à população em situação de rua que eram, em sua maioria, originárias de outras cidades, sobretudo, do interior”, explica Juliana Portela.
No quesito raça/cor, a maior predominância é da população negra, composta por pessoas que se declararam pretas e pardas. Aponta-se, ainda, que 38% das pessoas em situação de rua atendidas declararam fazer uso frequente de drogas ilícitas, sendo o crack a substância mais utilizada. Quanto ao perfil dos usuários nos quesitos sexo e idade, verifica-se um predomínio de pessoas do sexo masculino e de idade entre 18 a 39 anos.
Encaminhamentos - Segundo Juliana Portela, após a verificação da demanda de cada usuário atendido no Centro Pop, são realizados encaminhamentos à rede socioassistencial, órgãos do sistema de Justiça e garantia de direitos e demais políticas públicas. Durante o primeiro trimestre de 2019, os Centros Pop, realizaram 504 encaminhamentos. A maior demanda das pessoas atendidas se dá por meio de solicitação de vaga em unidade de Acolhimento Institucional (UAI), e o maior número de encaminhamentos realizados no período foi para inserção/atualização junto ao Cadastro Único, que direcionou 132 pessoas para benefícios como o Bolsa Família.
Novo - De acordo com o secretário municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza, Léo Prates, no segundo semestre de 2019, a Prefeitura pretende entregar um novo Centro POP. A unidade funcionará na Avenida Djalma Dutra. Também no segundo semestre do ano, a Sempre entregará a primeira Casa Municipal de Acolhimento para pessoas LGBT de Salvador, com a capacidade para receber até 25 pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, com investimento de R$ 1,4 milhões.
“Estamos fazendo o maior investimento da história de Salvador direcionado a esta população, que são, sem dúvidas, as pessoas que mais precisam do nosso trabalho. Não mediremos esforços para, que até o fim da gestão do prefeito ACM Neto, diminuir estes números, com ações, projetos e investimentos que visam, sobretudo, a geração de oportunidades, nos antecipando às necessidades, com ações preventivas, para que as ruas não sejam mais opção de moradia para nossas pessoas”, destaca Prates.
Após requalificação realizada pela Prefeitura, o Terreiro de Jesus passou a contar com mais um item para ajudar a manter o local sempre limpo. Disponibilizada pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), a varredeira elétrica está modernizando a limpeza da região e otimizando o tempo de trabalho dos agentes com economia e sustentabilidade.
Ao todo, três minivarredeiras elétricas estão em serviço em Salvador – além do Pelourinho, atuam também nos trechos de orla de Itapuã e da Barra. Utilizada por um agente de limpeza, o equipamento tem largura de 1,27 metro de varrição e capacidade para armazenar até 135 litros de resíduos. Para manuseá-la, os profissionais da Limpurb passaram por um treinamento de dez horas.
A varredeira consegue retirar a areia acumulada do chão de forma mais eficiente, economiza o tempo do serviço e ainda faz a limpeza de forma silenciosa. Depois de recolhidos, os resíduos são descarregados em local adequado. O trabalho é feito diariamente, das 6h às 20h, em períodos intercalados.
Por ser movida a energia elétrica, durante todo o tempo que está em funcionamento ela libera ar limpo, evitando a emissão de gases poluentes na atmosfera. Além da limpeza das vias principais e das calçadas, o equipamento consegue acessar locais estreitos graças a uma mangueira de sucção que facilita a retirada de resíduos nessas áreas com menor largura.
“A Prefeitura de Salvador inova com a utilização desse equipamento sustentável na limpeza urbana da cidade, com a grande vantagem de não substituir a mão de obra existente. Trata-se de uma tecnologia que vem para agregar ao trabalho dos agentes, otimizando o tempo de execução e aprimorando o serviço prestado ao cidadão”, destacou o presidente da Limpurb, Marcus Passos.
A segunda das quatro etapas do campeonato Oi Pro Junior Series de Surf traz integrantes da nova geração sul-americana para competir em Salvador. Destinado a surfistas com até 18 anos, o evento acontece na Praia de Stella Maris, nos dias 13 e 14 de julho. A competição conta com quatro etapas e terá participantes do Brasil, Argentina, Chile, Peru, Equador e Uruguai.
As inscrições para as competições masculina e feminina podem ser feitas através do site da World Surf League. Além de definir os campeões sul-americanos da temporada, os rankings da WSL South América são classificatórios para o Mundial Pro Junior da World Surf League. Os quatro primeiros colocados no masculino e as duas melhores do feminino disputarão os títulos mundiais de 2019, que ocorrem no mês de novembro, em Taiwan.
A etapa de Salvador acontece a partir de parceria entre a Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), que é a responsável pela plataforma de eventos da cidade, e a Surf League South América - WSL e Federação Baiana de Surf.
O Surf é um esporte que cresce de forma acelerada em todo o mundo, e o Brasil tem se destacado em diversas categorias. Além disso, a competição pretende estimular novos atletas a essa pratica esportiva, não só pelo esporte, mas pela crescente profissionalização e também pela questão social e econômica que vem atrelada à modalidade. Atualmente, o esporte gera emprego, renda e movimenta o comercio, a indústria de acessórios e a moda.
“Estamos em busca constante da diversificação de nossa plataforma de eventos, e com a parceria da prefeitura com a WSL e Federação Baiana de Surf, a cidade ganha mais uma atividade de grande atratividade para novas competições de nível internacional e com alto potencial de desenvolvimento", afirma Isaac Edington, presidente da Saltur.
Com o objetivo de trocar conhecimentos e experiências na área de mobilidade urbana, o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Müller, participará da 94º Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, que acontece nesta quinta e sexta-feira (04 e 05), em Campina Grande. O evento irá reunir legisladores, técnicos, especialistas, secretários e dirigentes de trânsito e mobilidade urbana do país, com o objetivo de agregar conhecimentos, levantar discussões sobre legislação, além de trocar experiências.
Müller irá palestrar sobre o uso da tecnologia na gestão de trânsito nesta sexta-feira (05). “Salvador tem sido destaque dentro e fora do país pelos avanços na área de trânsito e mobilidade conquistados nos últimos anos, em grande parte devido aos investimentos que fizemos em tecnologia, com a implantação do Núcleo de Operação Assistida (NOA), por exemplo. Falar sobre este assunto num fórum de abrangência nacional é o reconhecimento do trabalho que temos feito na cidade”, afirmou o superintendente.
A Prefeitura tem buscado participar de eventos de relevância nacional e internacional a fim de agregar conhecimento às ações desenvolvidas para a cidade. No último mês de março, o prefeito ACM Neto participou do Fórum Smart City, em Curitiba, considerado o maior evento de cidades inteligentes do mundo.
Durante o encontro, o prefeito falou sobre os investimentos em tecnologia que vêm sendo feitos pela prefeitura municipal com o objetivo de promover informação e bem estar a moradores e turistas da capital baiana. Além do NOA, o prefeito citou ainda o desenvolvimento do aplicativo de transportes CittaMobi e ainda o Hub Salvador, uma das ações do eixo Cidade Inteligente do programa Salvador 360.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) interditou, nesta quinta-feira (04), a obra de ampliação do Porto da capital baiana, realizada pelo Terminal de Contêineres de Salvador (Tecon). A empresa, que teve a obra embargada no dia 18 de junho, descumpriu a ordem da Prefeitura e manteve a intervenção em curso.
Durante a ação, os fiscais do órgão lacraram os portões de acesso à obra. “Em uma fiscalização de rotina. Identificamos que, apesar da nossa determinação, a empresa continuou executando os serviços. Precisamos garantir o cumprimento da legislação. Então fomos obrigados a tomar medidas mais severas. Com a interdição, fica proibida a circulação de qualquer pessoa na obra”, explica o diretor de fiscalização da Sedur, Átila Brandão Júnior.
A obra, que tem a licença suspensa, já havia sido embargada por não apresentar a comprovação efetiva da área a ser expandida no processo de Autorização de Supressão de Vegetação (ASV) solicitado ao órgão. A empresa foi acionada para apresentar os documentos que comprovem a poligonal exata do Contrato de Arrendamento assinado com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, mas até o momento não atendeu ao pedido.
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