O atendimento das instituições beneficiadas pelo Programa Prato Amigo, que passa por processo de recadastramento, foi concluído na tarde desta quinta-feira (11). Cerca de 180 das 300 entidades cadastradas compareceram ao Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador (Praça Tomé de Souza, s/n - Centro) para entregar a documentação solicitada.
Para o atendimento das entidades, que ocorreu em dois dias distintos e agendados previamente, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), através da equipe da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), contou com o apoio de uma contadora e dois advogados voluntários, que analisaram as documentações das instituições e orientaram aquelas que precisavam de algum tipo de regularização.
O coordenador de segurança alimentar da Sempre, Gabriel Falcetta, explicou as próximas fases do processo de recadastramento. “Depois da análise da documentação, realizaremos as visitas institucionais e publicaremos a lista de instituições recadastradas no Diário Oficial do Município”, disse.
Edileusa Aragão, representante da Creche-Escola Menino do Dedo Verde, compareceu para fazer o recadastramento da instituição, e declarou que “o Prato Amigo é uma ajuda importante para o reforço da alimentação". "Atendemos 87 crianças na creche-escola comunitária, e temos também um projeto que atende adolescentes às segundas e quartas-feiras com aulas de música e reforço escolar”. Ela também elogiou organização. “Recebemos o convite com 15 dias de antecedência, e foi possível reunir a nossa documentação, que estava toda organizada, para trazer”.
O programa de complementação alimentar Prato Amigo é uma ação permanente de aproveitamento de alimentos e combate ao desperdício. Consiste na coleta diária de doações alimentos, realizada na cidade de Salvador. Os mantimentos são avaliados, triados e distribuídos para instituições cadastradas e acompanhadas pela Sempre, beneficiando indiretamente cerca de 28 mil pessoas.
Em mais uma ação de incentivo ao empreendedorismo em comunidades da cidade, desta vez na Praça São Braz, em Plataforma, o programa Agente de Empreendedorismo, juntamente com Crediamigo do Banco do Nordeste, realizou uma feira com empreendedores nesta quinta-feira (11). Na ocasião, diversos produtos foram expostos e um desfile fez parte da programação.
O Agente de Empreendedorismo é promovido pela Prefeitura em parceria com o Parque Social, através do Negócio POP, iniciativa que integra o programa Salvador 360. Através do programa, estímulo ao empreendedorismo e capacitação se tornam cada vez mais presentes na vida de artesãos, marisqueiras, ambulantes e de outros empreendedores.
Uma delas é Rosângela Gomes, moradora de Plataforma que há cerca de vinte anos produz almofadas, tapetes e roupas de crochê. "Participar do programa é muito bom para mim porque hoje eu sei como comprar materiais, como expor da melhor maneira e até mesmo procurar o lugar ideal para colocar", relata, mostrando as peças, todas trabalhadas a mão. Rosângela começou a trabalhar como artesã após passar por dificuldades financeiras. "Eu gosto de trabalhar com isso e já tinha facilidade em mexer com artesanato, até pela minha mãe que também já fazia", justifica.
O programa é realizado nas dez regionais e Plataforma, por exemplo, é uma das localidades enquadradas na Regional Subúrbio 1. Ao todo, 90 agentes de empreendedorismo atuam atendendo em escolas, nas Prefeituras-Bairro e no Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM).
Maiana Brandão, coordenadora do programa, diz que a maioria dos empreendedores atendidos pelo programa são ambulantes e mulheres que trabalham em casa e precisam complementar a renda familiar. "O programa atende em sua maioria empreendedores por necessidade, que muitas vezes tem o perfil empreendedor mais não tem a oportunidade de se desenvolver", salienta.
Segundo ela, os agentes de empreendedorismo apoiam no desenvolvimento do modelo de negócio e realizam diversas ações para levar conhecimento aos empreendedores. "A gente leva oportunidade para os empreendedores se desenvolverem através das capacitações e acesso ao crédito, promovendo uma melhoria na qualidade de vida dos participantes, colaborando, assim, para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades que participam da iniciativa".
A capacitação realizada pelo Parque Social dura em torno de dois meses com o objetivo de colaborar para que as pessoas se empoderem e tenham um negócio mais estruturado e atuem com maior profissionalismo. Os interessados poderão se informar no site www.agentesdeempreendendorismo.salvador.ba.gov.br, procurar o agente mais próximo e participar das ações do programa.
Com o intuito de possibilitar mecanismos para que o público feminino tenha recursos para se desvencilhar de possíveis situações de violência além de se sentirem seguras e empoderadas, a Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) está dando continuidade ao curso de Defesa Pessoal e Prevenção à Violência no Cotidiano da Mulher. A atividade ocorre em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM).
Serão disponibilizadas turmas para a realização do curso até novembro deste ano. A partir de amanhã (12) até a próxima sexta-feira (19) ocorrerão as aulas de uma turma no Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV), nos Barris. Já a partir do dia 19 até 26 de julho haverá uma nova turma, desta vez no Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), na Ribeira.
De acordo com a secretária da SPMJ, Rogéria Santos, o curso vai além das artes marciais e proporciona a mulher diversos benefícios. "Essa iniciativa proporciona maior segurança e confiança no dia a dia da mulher, sendo uma forma de capacitar de maneira preventiva, ensinando técnicas de autodefesa, aliadas ao equilíbrio emocional", destacou.
No mês de agosto haverá mais três turmas para o curso. O primeiro grupo terá aulas de 2 a 9 de agosto no Loreta Valadares. O segundo grupo, de 9 a 16 de agosto, no Camsid. Por fim, a atividade retorna ao CRAMLV para uma nova turma de 16 a 23 de agosto. As interessadas devem efetuar as inscrições através do telefone 3235-4268 para participar do curso no Loreta Valadares e 3611-6581 para cursar no Centro Irmã Dulce.
Estudantes do Ensino Fundamental II de quatro escolas de Salvador participam da segunda edição do Concurso de Cordel promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), através do setor de Gerência de Bibliotecas. A atividade ocorrerá na Biblioteca Pública Edgard Santos, localizada na Avenida Porto dos Mastros, na Ribeira, envolvendo instituições de ensino da região na tarde desta sexta-feira (12).
O objetivo do concurso é estimular a imersão no estudo do cordel e em temáticas selecionadas para cada edição. Com esta ação, a proposta é que os estudantes sejam motivados a visitar o acervo da biblioteca não apenas para trabalhos comuns da escola, incentivando a leitura de diversos gêneros e assuntos. Este ano o tema escolhido para as composições em formato de cordel é a Península Itapagipana. Poderão ser explorados diversos aspectos do tema a exemplo de aspectos históricos, locais específicos ou turísticos da região.
Duas das quatro duplas participantes se reuniram na biblioteca para realizar os últimos ajustes da apresentação. Alunas da Escola Janusz Korczak, Maria Eduarda Gajzler e Ana Caroline Santos Lessa, ambas de 12 anos, do 7º ano, descobriram no cordel uma forma de cantar a vida através dos versos e destacaram as descobertas ao longo da produção do material que irão apresentar.
“É interessante porque as pesquisas para escrever o cordel nos trouxe conhecimento sobre a região em que moramos, a cultura, culinária. Tinha uma noção de pontos turísticos, mas me aprofundei no assunto. É interessante também porque com esse trabalho conseguimos atrair para a biblioteca outras pessoas. Aqui tem um acervo muito interessante”, contou Ana.
Já para Maria Eduarda conhecer a história da Península Itapagipana foi um diferencial não apenas para elaboração do cordel quanto agregou saberes para a vida. “Pesquisamos vários textos e extraímos as partes pertinentes do material para fazer o cordel. Descobri, por exemplo, que o Monte Serrat é um ponto turístico e isso mudou minha forma de ver o local. Conheci o Solar Amado Bahia, onde eu nunca tinha entrado. É bom aprender sobre nossa cultura”, destacou, lembrado que compareceu na primeira edição do concurso como líder de torcida da escola.
Outra dupla ansiosa para a competição são as alunas da Escola Comendador Bernardo Martins Catharino (SESI Itapagipe), Milly Júlia Costa, 11, e Maria Izabel Martins, 12, que cursam o 6º ano. “Estamos dando exemplo para a nossa escola, porque apenas três duplas se interessaram pelo concurso e nós estamos aqui. É uma experiência nova e vamos representar bem a cultura do nordeste”, disse Milly.
Durante a preparação para o projeto, o gosto das meninas pelo cordel cresceu e tem assumido nova forma. “Estamos dando o nosso melhor para incentivar mais pessoas. Pesquisamos muito para construir o cordel e tem sido interessante descobrir mais sobre esse gênero literário. Pretendo continuar escrevendo cordéis”, frisou.
Incentivo – Todos os alunos que participarem da atividade receberão da FGM uma medalha. Além das quatro escolas finalistas, se envolveram no projeto mais quatro unidades de ensino – todas elas garantiram para seus estudantes conhecimento através do incentivo a descoberta do gênero do cordel.
De acordo com a Gerente de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da FGM, Jane Palma, os ganhos para as escolas participantes são múltiplos. “Esse concurso busca gerar o sentimento de pertencimento os alunos ao bairro, vai leva-los a pesquisar sobre história da península. Essa ação promove a leitura, criatividade e leva até eles o conhecimento histórico de uma região tão importante para a cidade”, detalhou a gestora.
Segundo dados da Gerencia de Bibliotecas, no ano anterior 176 alunos de cinco escolas se envolveram na atividade e compareceram a Biblioteca Edgar Santos para pesquisar sobre a literatura de cordel e sobre o tema junino. Deste total de participantes, cada escola selecionou dois para representa-la oficialmente no concurso.
Premiação - Serão analisados critérios como rima, melodia, aspecto históricos e caracterização. Três jurados serão responsáveis por selecionar as duplas vencedoras. Além de uma pesquisadora de cordel haverá um historiador e um representante da FGM.
Ao todo serão três categorias de premiação. A dupla que garantir a primeira colocação será presenteada com dois violões. O segundo lugar receberá dois cartões presentes para livrarias. Já no terceiro lugar os estudantes serão premiados com duas coleções do selo João Ubaldo Ribeiro.
A implantação de hortas urbanas e escolares em Salvador tem gerado um impacto positivo na relação da comunidade com o bairro. Desde 2016, a Prefeitura, através da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), já realizou a instalação de 34 dessas hortas – sendo uma delas, no Residencial das Margaridas, acessível às pessoas portadoras de deficiência (PCD) ou mobilidade reduzida.
Nestes equipamentos, além de transformar áreas que antes eram degradadas em espaços mais agradáveis, há o incentivo do cultivo orgânico de hortaliças, ervas medicinais ou outras opções que melhor se adaptem à realidade do local. Além da Secis, qualquer grupo interessado pode construir uma horta. É bem simples, como demonstra este passo-a-passo:
Planejamento: Organize um grupo de trabalho com as pessoas da comunidade, separe utensílios e ferramentas como enxadas, carrinhos de mão, regadores, sementeiras e luvas.
Escolher: Opte por um local plano que esteja próximo da moradia dos participantes, que seja ensolarado na maior parte do dia, de fácil acesso, com oferta de água e que fique afastado de construções que possam fazer sombra nas plantas. Além disso, ele deve dispor de áreas produtivas e outros equipamentos, a exemplo de uma caixa d'água. Uma outra exigência em relação ao espaço é que ele deve ficar longe de árvores, para evitar competição por nutrientes do solo.
Preparar: Cerque o terreno para impedir que animais entrem, limpe a área escolhida para retirar todos os resíduos, roce e capine todo o terreno. Demarque os canteiros e locais de plantio, revolva a terra até 25 cm de profundidade e, por fim, quebre todos os torrões existentes com a enxada.
Proteger: Os ventos podem prejudicar o plantio. Para evitar qualquer incidente do tipo é aconselhável que se instale barreiras em posições estratégicas, os chamados quebra-ventos. Algumas espécies podem servir como quebra-vento, dentre elas o cajueiro, o milho, o abacateiro ou o guandu.
O que plantar: É importante selecionar as hortaliças que serão plantadas considerando as características do clima, do solo e da oferta de água do local. Cada espécie se adapta melhor a um clima, caso contrário, doenças e pragas podem se desenvolver. Opte por plantar uma diversidade de vegetais como folhosas, frutíferas e raízes. Não é aconselhável o plantio contínuo de uma só espécie;
Plantio: Certas espécies de hortaliças precisam passar pelo processo de germinação em sementeiras antes de serem plantadas em canteiros definitivos. É o caso do alface, da cebola e do couve – sendo assim, bandejas de isopor ou caixotes podem ser utilizadas como sementeira. Outras como o alho, a cenoura, o quiabo e a melancia podem ser plantadas diretamente em canteiros. Sempre fique atento à distância de um vegetal para o outro quando plantar diretamente no canteiro.
Regar: O horário de irrigação deve ser nas primeiras horas do dia ou final de tarde, assim se evita a perda de água por evaporação comum em horários mais quentes. Em épocas mais frias, não se deve regar ao final do dia por conta de possíveis fungos. Regue com água de boa qualidade, livre de impurezas e odores.
Adubar: Para hortas caseiras, recomenda-se o uso de adubo orgânico para fornecer nutrientes necessários às plantas. Nos locais onde serão construídos os canteiros, deve-se espalhar 20 litros de adubo orgânico por metro quadrado. Já em locais pontuais de plantio, é aconselhável que se aplique cinco litros de matéria orgânica, misturada com terra, até 20 a 25 cm de profundidade.
Controlar as pragas: Para que o plantio renda uma boa colheita é essencial que algumas precauções sejam tomadas em relação ao controle de pragas. Convém lembrar que não se deve utilizar agrotóxicos em área urbana. Uma boa ideia é, antes do plantio, cobrir o solo com plástico transparente durante o período de maior intensidade do sol. O leite fresco e caldas e preparos podem fazer um bom serviço também.
Única organização da sociedade civil do estado a atender exclusivamente pessoas com autismo, a Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA) fechou, nesta quarta-feira (10), mais uma parceria com a Prefeitura. O vice-prefeito Bruno Reis assinou um Termo de Fomento que destinará R$ 380.478,70 à instituição, tornando viável a manutenção e custeio de atividades especializadas para portadores de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O convênio impactará o dia a dia das 236 crianças e adolescentes atendidos.
A solenidade aconteceu na sede da AMA, em Pituaçu, e contou ainda com as presenças do secretário municipal da Educação, Bruno Barral, da presidente e do vice-presidente da AMA, Rita Brasil e Leonardo Martinez, respectivamente, além de moradores da localidade e familiares dos atendidos.
“Só quem conhece de perto os problemas da cidade sabe da importância da AMA pra Salvador. Só na capital baiana são mais de 45 mil pessoas com autismo. Daí o nosso dever, como poder público, de ajudar essas instituições”, destacou Bruno Reis.
O time da Guarda Civil Municipal (CGM) foi o campeão do V Torneio das Armas realizado no último final de semana, na Arena Imbuí. A disputa contra a seleção do Quartel do Comando Geral (QCG) foi acirrada. Depois do empate em 3x3, no tempo regulamentar, os guerreiros da GCM ganharam nos pênaltis por 2x1. Além dos atletas ligados as instituições de segurança pública, o evento contou ainda com a presença da torcida organizada formada pelas esposas, filhos e amigos.
Foi o adversário que abriu o placar. Em seguida, a GCM empatou e no final do primeiro tempo virou o jogo com o artilheiro do campeonato, o guarda Rafael Santos. Na segunda etapa também não faltou emoção: o QGC conseguiu o empate, mas logo em seguida a GCM ficou em vantagem ao fazer o terceiro gol com Adelan Aragão. No final do jogo, o QGC voltou a empatar levando a partida para a disputa de pênaltis. A GCM se sagrou campeã do torneio vencendo a disputa por 2x1.
Mais que um título - Para o inspetor-geral da GCM e grande incentivador do torneio, Alysson Carvalho, eventos dessa natureza são de suma importância para o fortalecimento de vínculos da Guarda com as demais instituições da segurança pública. “Para gente é muito mais que ganhar uma disputa e levar um título. É um momento em que a GCM se insere no ambiente da segurança pública, ganhando mais intimidade e entrosamentos com os demais agentes”, ressalta Carvalho.
Para o capitão do time, Ultamar Gomes, que foi autor de um dos gols da disputa de pênaltis, o evento esportivo proporcionou momentos de lazer para os guardas e seus familiares. “Saímos campeões, mas ganhamos também com a possibilidade de interagir com outras instituições, além de se desligar um pouco do trabalho”, afirma. Segundo ele, a intenção agora é realizar treinos periódicos para que o time da Guarda possa participar de outras disputas.
A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) realizará a primeira cerimônia de certificação do programa SPMJ Gourmet nesta sexta-feira (12), às 8:30, no Subúrbio 360, em Coutos. O evento contará com a participação do vice-prefeito Bruno Reis e da secretária da SPMJ, Rogéria Santos.
A iniciativa é uma política pública que promove a qualificação profissional na área de gastronomia. São oferecidos cursos gratuitos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (Senai Bahia).
“O programa tem proporcionado mudança de vida para essas pessoas. Muitas até já abriram o próprio negócio e vêm investindo na própria independência financeira, e isso é muito gratificante”, pondera a secretária.
Na oportunidade, seis turmas, totalizando cerca de 150 alunos, receberão o certificado de conclusão dos cursos de Fabricação de Pizzas, Confeitaria Avançada e Pães Especiais e Massas Salgadas. Também serão feitas a exposição e a comercialização dos produtos produzidos pelas turmas.
Cerca de 670 mil registros foram realizados através do Programa Fala Salvador, da Ouvidoria Geral do Município (OGM), entre janeiro e junho de 2019. Do total, 83% das demandas são de solicitações para execução de serviços municipais. O restante foi referente a pedidos de informação, elogios, reclamações, serviços emergenciais e cumprimento da Lei de Acesso à Informação.
O programa Fala Salvador atua como uma plataforma integrada de relacionamento com o cidadão que é atualizada constantemente. Os registros são feitos através do site www. falasalvador. ba. gov. br, da Central Disque Salvador 156 e do atendimento presencial nas dez unidades das Prefeituras-Bairro, na Ouvidoria Setorial e na sede da instituição, no Comércio.
O ouvidor-geral do município, Humberto Viana, afirma que, a partir da interação com os solicitantes, são feitas as mudanças necessárias para a melhoria do serviço. “Nos últimos cinco anos, foi possível melhorar a plataforma de relacionamento com o cidadão e, mais recentemente, reformular o Portal Fala Salvador e os catálogos de serviços da Prefeitura. Criamos uma dinâmica de trabalho, por meio da Coordenação de Monitoramento, que possibilita maior eficácia no cumprimento dos prazos estabelecidos por cada órgão na execução do serviço”, elenca.
Demandas – As secretarias municipais de Saúde (SMS), do Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), de Ordem Pública (Semop) e de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), juntas, reúnem 59,75% dos registros – os demais órgãos somam 40,25%. Os serviços mais demandados são os de marcação de consulta e exames (13,53%); pesquisa de emprego no SIMM (8,51%); Cartão SUS (7,91%) e Bolsa Família (7,64%).
Serviços a exemplo de solicitação de reparos em iluminação pública, agendamento para o Programa Primeiro Passo e fiscalização de Poluição Sonora também integram o rol das principais demandas do sistema. Com a atuação conjunta dos órgãos municipais, 95,69% das solicitações recebidas até o momento já foram concluídas.
"Foi possível obter, através do Fala Salvador, uma comunicação mais ágil entre os órgãos, o que permite uma redução considerável no tempo de resposta. O cidadão pode acompanhar o processo através de qualquer um dos nossos canais, bastando apresentar o número de protocolo registrado ao fazer a solicitação", explica a coordenadora de Atendimento ao Cidadão da Ouvidoria, Flávia Ribeiro.
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