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O "baba" já estava rolando antes mesmo do Campo Mangueirão, localizado no Caminho 1, quadra A, em Cajazeiras XI, ser inaugurado após reforma. O equipamento foi entregue pelo prefeito ACM Neto na manhã quente do último sábado (24). Aliás, um sábado goleador a favor da população de Cajazeiras XI, pois também foi inaugurado o novo Campo da Britinha, na quadra C, palco da tradicional competição "Champions Brita", e iniciada, no mesmo local, a reforma de casas dentro do programa Morar Melhor. 

Nas proximidades do Campo do Mangueirão, a Prefeitura também celebrou com a comunidade o asfaltamento de várias ruas e a nova iluminação. "Desde 2013, vocês são testemunhas disso, temos feito muito por Cajazeiras, inclusive nessa região em que estamos hoje", disse o prefeito, lembrando a implantação do primeiro Hospital Municipal de Salvador, em Boca da Mata, e da ligação viária com a BR-324. 

ACM Neto destacou que, desde o início da gestão, em 2013, a Prefeitura vem intensificando seus esforços para investir em espaços que incentivem a prática e iniciação esportiva. Até então, já foram inaugurados 352 campos e quadras. Outros 44 estão em obras. A expectativa é que o prefeito autorize nos próximos anos a recuperação de mais 151 campos e quadras. 

O Campo Mangueirão, por exemplo, recebeu novos alambrados, pintura do vestiário, revisão da iluminação, traves, muretas, nivelamento do piso e instalação de redes de proteção. Para a reforma, foram investidos R$ 245.271,57 com recursos do município. Na inauguração, o prefeito entrou em campo e marcou em cobrança de pênalti que não foi defendida pelo vereador Felipe Lucas, autor da emenda parlamentar que viabilizou a reforma do equipamento esportivo. 

Britinha - Neste sábado, em Cajazeiras, ACM Neto estava acompanhado dos secretários municipais de Trabalho, Esporte e Lazer, Adriano Gallo, de Obras e Infraestrutura, Almir Melo, e de Ordem Pública, Marcus Passos, entre outras autoridades, a exemplo do deputado estadual Alan Sanches e dos vereadores Duda Sanches, Kiki Bispo e Everaldo Lopes dos Santos, mais conhecido como Beca. 

O Campo do Britinha, cuja reforma foi solicitada por Duda Sanches, recebeu uma série de intervenções estruturais para que pudesse ofertar aos moradores mais do que uma área para prática de atividades de lazer, mas um incentivo ao esporte, com foco principal em crianças e jovens. Foram efetuados no lugar serviços como troca de alambrado, piso, construção da mureta, drenagem, esgotamento sanitário, terraplanagem, passeios instalação da rede de proteção. 

Todo o projeto foi pensando de forma a ser acessível para pessoas com dificuldade de locomoção ou deficiência motora, garantindo que todos os cidadãos possam aproveitar da melhor forma o equipamento. O campo foi beneficiado ainda com serviços em iluminação e requalificação do vestiário. O investimento foi de R$ 222.276,97. 

Morar Melhor - Próximo ao Campo da Britinha, a Prefeitura deu início também neste sábado à reforma de casas dentro do programa Morar Melhor. Uma dessas reformas já ficou pronta hoje: a do imóvel de Raidilma Santos Conceição, de 57 anos, sendo que 30 residindo na localidade. 

Raidilma Santos Conceição, 57 anos, é recicladora e mora no bairro faz 30 anos. Tem como sustento a reciclagem e uma pequena venda de doces e salgados que ela coloca no fim de semana. Reside com duas filhas e três netos. Ela, que vende salgados e doces para ganhar a vida, aproveitou o programa da Prefeitura, que deu a ela novo telhado, porta e pintura, para usar o dinheiro que tinha guardado na troca do piso. Ou seja, a casa ficou novinha.

"Tenho um orgulho danado deste programa Morar Melhor. E só vou descansar quando tivermos atingido a marca de 40 mil imóveis reformados. Já chegamos a mais de 21 mil. Isso não é empréstimo: a Prefeitura, com dinheiro próprio, banca as obras. Fico feliz quando vejo que pessoas como dona Raidilma aproveitam bem essa oportunidade", disse ACM Neto.

 

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Equipes da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Semop), estiveram nos shoppings centers de Salvador para realizar a Operação Black Friday. Dos 23 estabelecimentos visitados nesta sexta-feira (23), quatro apresentaram irregularidades, dois foram notificados por ausência de informação de especificação do produto e dois foram autuados por praticarem publicidade enganosa. 

Com objetivo de comprovar a veracidade dos descontos ofertados, a operação, que teve início no mês passado, foi retomada no dia oficial da Black Friday para comparar os preços e garantir que os direitos dos consumidores sejam assegurados."Estamos aqui para evitar que o consumidor seja enganado. Fazemos esse tipo de fiscalização, mas também é importante que o próprio consumidor faça uma pesquisa prévia, seja na internet ou nas lojas físicas, para que diminuam as chances de serem lesados por empresas que nesse momento de oferta tentam tirar proveito", afirma o diretor da Codecon, Alexandre Lopes. 

“Eu vejo na Black Friday uma oportunidade para tentar comprar algo que eu precise por um preço mais baixo, e essa fiscalização é muito importante porque permite que não sejamos lesados. Isso nos dá um pouco mais de segurança e garantia dos nossos direitos”, afirma a operadora de telemarketing, Joice Souza, 30 anos. 

Denuncie - O consumidor que presenciar qualquer tipo de irregularidade pode registrar a denúncia através do 156 - Canal Fala Salvador ou pelo aplicativo "Codecon Mobile", disponível nas lojas virtuais dos celulares. Na Black Friday do ano passado, foram vistoriados 25 estabelecimentos; nove foram autuados e estão respondendo processo administrativo.

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Uma grande feira de saúde irá movimentar a Praça Ana Lúcia Magalhães, no bairro da Pituba, neste domingo (25). Entre 8h e 13h, o evento “Diabetes Sem Medo” alertará sobre a doença que mata mais de 60 mil pessoas por ano no Brasil. Também serão ofertados atendimentos odontológicos, orientação sobre bem-estar com uma equipe multiprofissional e aferição da pressão arterial.

Durante a ação, será montado um espaço kids para o público infantil, no intuito de trabalhar a conscientização precoce sobre a doença com músicas e entretenimento educativos. Aulas de alongamento e atividades físicas também serão promovidas durante a mobilização.

“Essa ação busca sensibilizar as famílias e população em geral para além dos postos de saúde e hospitais. Quanto maior o alcance de informações sobre o diabetes, mais fácil fica o controle e prevenção da doença”, explicou a organizadora do evento, Larissa Rosado.

Dados – De acordo com o Ministério da Saúde, Salvador aparece como uma das capitais que tem o maior percentual de pessoas com a enfermidade, com uma média de 6,6% do total da população portadora do agravo.

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O gramadão do Parque da Cidade receberá neste domingo (25), das 8h às 13h, uma ação que visa alertar a população sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer. O projeto nomeado ‘’Troque medo por esperança’’ irá ofertar atendimento gratuito para a comunidade.

Durante a manhã, o público receberá orientações acerca do câncer de boca e laringe, câncer na mulher e no homem, além de tirar dúvidas sobre endoscopias e colonoscopias. A ação conta com a participação de 200 voluntários, 50 cirurgiões e entre outros especialistas.

Os participantes ainda poderão se vacinar contra o HPV, hepatite B, fazer testes rápidos de HIV e sífilis, avaliação de glicemia, aferição de pressão, receber orientações sobre nutrição e reeducação alimentar, além de demais serviços médicos. O projeto é uma mobilização de âmbito nacional e está sendo ofertada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).

A comunidade também poderá acompanhar a exibição de um filme educativo, assistir às apresentações das bandas da Aeronáutica e Marinha, operação e equipamentos militares através dos Fuzileiros Navais e Polícia Militar, apresentação do coral de pacientes do Hospital Aristides Maltez e participar das atividades físicas.

Solidariedade - No domingo (25), das 9h às 15h, vai acontecer a segunda edição do Bazar Primavera Solidária dos Bananas. Idealizado por um grupo de amigos de infância, a ação tem como objetivo arrecadar fundos para uma instituição carente da capital baiana. Durante o evento, serão comercializados roupas, calçados, livros, acessórios, entre outros produtos.

Programação:

Sábado (24)
07h às 12h - Feira Orgânica (Praça Pau-Brasil)

Domingo (25)
08h às 13h - Ação Troque medo por esperança (Gramadão)
09h às 15h - II Bazar Primavera Solidária dos Bananas (entrada do parque)

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Pelo terceiro ano consecutivo, Salvador vai receber o maior programa de pré-aceleração de projetos de impacto social da América Latina, o Baanko Challenge. As atividades terão início neste sábado (24) e seguem até 15 de dezembro, ofertando ao longo de três semanas mais de 60 horas de capacitações de alto nível, além de mentorias e atrações especiais. O Baanko Challenge Salvador 2018 é realizado pelo Baanko, Rede+ e pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis).

O Baanko Challenge é uma iniciativa de fomento a negócios de impacto social, tendo como bases os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. O objetivo é apoiar o diálogo sobre negócios de impacto social, reunindo profissionais experientes em investimentos (seja de tempo, habilidade, conhecimento ou capital financeiro) com jovens empreendedores, profissionais, universitários, empresas e ONGs, buscando escalar soluções e transformá-las em empresas sustentáveis que produzam grandes retornos financeiros e sociais.

Seguindo a metodologia dos anos anteriores, a terceira edição do Baanko Challenge Salvador irá selecionar 17 projetos alinhados com cada ODS, que ao longo das três semanas de pré-aceleração receberão suporte de mentores qualificados para desenvolvimento da ideia.

Para o titular da Secis, André Fraga, é fundamental o fomento a empresas que, além de gerar empregos e renda, também incluam no seu modelo de negócio a resolução direta dos problemas socioambientais ou que sejam sustentáveis em seus processos, serviços e produtos. “Salvador tem na sua agenda de desenvolvimento a preocupação com a sustentabilidade. Por isso, é importante trazer para o município iniciativas como o Baanko Challenge, que contribui para que o cidadão passe a observar, através do trabalho voluntário, as suas ações pensando no impacto que elas geram na cidade e no mundo”.

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Está dada a largada para a maior maratona do Nordeste de temas, ideias e discussões acerca de um assunto que vem ganhando destaque nos últimos anos: a economia criativa. É o Salvador Creativity and Media Festival (Scream), com abertura oficial realizada na manhã desta sexta-feira (23), no Fera Palace Hotel, e que contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, e da presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Ana Coelho, além de representantes do mercado publicitário, profissionais e estudantes da área de comunicação.

“Essa é uma das vocações de Salvador: a criatividade do povo. A economia criativa sempre foi objeto de discussão e de debate, mas agora começamos a materializar esse tema com um foco econômico, com objetivo de gerar emprego, de movimentar a economia e produzir negócios. E nada melhor do que discutir mídia, produção audiovisual, enfim, diversos meios de produção da economia criativa para que seja estimulada ainda mais essa vocação”, salientou o prefeito.

A presidente da ABMP salientou que o Scream é um movimento para valorizar o que a cidade tem de melhor. “Salvador possui uma indústria criativa fortíssima e tudo isso deve ser usado a nosso favor. A cidade mudou bastante nos últimos anos e precisamos dar alma à cidade, puxar essa criatividade, trazer essa provocação e inspirar as pessoas”, afirmou Ana Coelho.

Até este sábado (24), serão realizadas 150 ações em três locais diferentes da região que originou e inspira até hoje a capital baiana: o Centro Histórico. Além do Fera Palace, as atividades acontecem também no Espaço Cultural da Barroquinha e no Teatro Gregório de Mattos (TGM). “Nunca houve um evento com essa magnitude de apresentações na cidade. O propósito é melhorar o status das pessoas, dos negócios, das organizações e das cidades. A ideia é de que, ao final, consigamos gerar a maior quantidade de interações positivas em prol de Salvador”, salientou Isaac Edington.

Para a jornalista Márcia Ferreira, o Scream Salvador é de extrema importância, pois, além de tratar da comunicação criativa, aborda-se também diversos temas que estão na pauta do dia, a exemplo da inclusão de gênero, e reúne-se pessoas de áreas diversas como publicidade e moda. “É muito importante englobar esse público e discutir esses temas, ligando tudo isso à questão da comunicação. Por exemplo, hoje você tem um grande número de empreendimentos que refletem e utilizam muito a questão das mídias sociais. A criatividade neste ambiente, muitas vezes, é um grande diferencial para o negócio”, afirmou.

Avanços – Na ocasião, o prefeito também salientou os avanços promovidos pela administração municipal, nos últimos cinco anos, para impulsionar a cadeia criativa na cidade. Dentre as principais ações está a instituição do eixo Cidade Criativa dentro do Salvador 360 – programa de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda idealizado pela Prefeitura.

A iniciativa já vem rendendo frutos como o Casa Salvador – estrutura montada em parceria com o Youtube que vem fomentando a produção audiovisual para a internet. Além de movimentar a cadeia produtiva, a produção de conteúdos com foco em Salvador acabam contribuindo para a divulgação da capital baiana para o mundo. Um exemplo disso é a websérie Desafio Cozinha Raiz, que já possui mais de 1,7 milhão de visualizações oriundas de diversas partes do Brasil e do mundo.

Para o primeiro semestre de 2019, já está prevista mais uma novidade: o lançamento do Hub de Economia Criativa. O projeto está sendo finalizado e a Prefeitura vai buscar financiamento privado para estimular uma série de projetos que englobarão setores que vão desde o artesanato até a produção audiovisual. A intenção é de que os microempresários terão apoio ao financiamento, com intermediação municipal, e terão acesso ao ambiente de coworking para desenvolvimento das ideias de negócios.

Programação – A programação do evento envolve palestras, workshops, painéis e exposições, com temas que envolvem inovação, crise, desafios da comunicação, nova era da mídia, inteligência artificial, startups, assédio e diversidade, entre outros assuntos. A estimativa é reunir aproximadamente 5 mil pessoas durante o festival. Participantes com passaporte em mãos têm acesso a todos os espaços nos dois dias do evento. Ao final, todos recebem certificado de participação.

Uma parceria com o Coreto Hype – projeto inspirado em grandes movimentos de ocupação de espaços públicos do mundo – vai garantir atividades nas proximidades dos locais da programação. Estarão presentes expositores de música, moda, arte, design, gastronomia, decoração, artesanato, além de atividades socioculturais.

Participantes – Grandes nomes estão confirmados na grade do Scream Salvador, entre os quais o de Nizan Guanaes, sócio e co-fundador do Grupo ABC, embaixador da Boa Vontade da Unesco e nomeado um dos cinco brasileiros mais influentes do mundo pelo Financial Times; e Candice Pascoal, fundadora e CEO da Kickante, plataforma de financiamento coletivo, única brasileira ganhadora do prêmio Cartier Women’s Iniative Awards 2017. Candice vai tratar do tema “Inovar em tempos de crise”.

Também foram convidados Bob Wollheim, co-fundador da Much More e sócio-fundador do YouPIX. Na sua apresentação, Wollheim falará sobre “O Copo Meio Cheio da Comunicação”. Outro nome é o de Mauricio Magalhães, presidente da Agência Tudo, sócio-conselheiro do grupo EVA e conselheiro da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo. Ele fala no Scream sobre o tema “Criatividade gera valor? Por que não na Bahia?”.

A programação ainda reunirá outros grandes executivos, como Ken Fujioka (Ada Strategy), Ana Cortat (HybridColab), Pedro Tourinho (Soko), Antônio Mazzafera (Fera Investimentos), Diego Oliveira (Youpper), Patrícia Santos (Empregue afro), Jéssica Tauane (Gorda de Boa), Júlia Azevedo (FFIPP), Raul Santa helena (Petrobras), Fabrício Lemos (Restaurante Origem), Lucas Reis (Zygon), Tarcízio Silva (IBPAD), Fábio Duarte e Bruno Duarte (Fit Dance), Duda Magalhães (Dream Factory) e Carol Ayres (Humana).

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Em relação à declaração do governador Rui Costa, dada hoje (23) à imprensa, afirmando que a Prefeitura está dificultando o licenciamento para a construção de uma policlínica no bairro de Escada, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) esclarece que essa informação não procede e que já deferiu a licença solicitada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), desde 11 de outubro de 2018 (documento em anexo). No momento, a secretaria aguarda que a Conder efetue o pagamento da taxa do Alvará de Licença de Construção.  

A Sedur destaca que o processo de licenciamento dessa policlínica teve uma tramitação mais cautelosa, tendo em vista que o local onde será construída está inserido na área ambiental do Parque Urbano de Escada. Além disso, possui restrições de natureza ambiental e urbanísticas nos termos do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e da Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo.   

A Sedur avaliou criteriosamente o processo e, por se tratar de um equipamento de grande impacto na saúde pública, a Prefeitura decidiu pela liberação da construção. Cabe apenas à Conder efetuar o pagamento da taxa, conforme determina a legislação e normas vigentes.

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A região do Engenho Velho de Brotas, próximo ao Dique do Tororó, terá seu tráfego alterado de forma permanente a partir desta sexta-feira (23). Após solicitações da comunidade local, a Transalvador optou por fazer alterações no tráfego da região, com o objetivo de promover maior mobilidade aos condutores que trafegam pelo local. 

A rua Brígida do Vale, que era mão dupla, passará a ter sentido único em direção ao centro do bairro, até a intersecção com a rua Pedro Machado. Também não será mais permitido estacionar nos dois lados da via. Para chegar ao Dique do Tororó, o condutor deverá acessar a rua Pedro Machado, e terá a opção de entrar na rua Antônio Costa, à direta, ou seguir pela rua Chile da Capelinha, para então descer a Ladeira da União. Já aqueles que estão no Dique e desejam acessar o Engenho Velho, deverão entrar na rua Reis Príncipe, e seguir pela rua Brígida do Vale. Já a rua Almirante Alves Câmara continuará com sentido duplo entre as ruas Manoel Faustino e Maria Felipa, e terá sentido único num pequeno trecho antes da intersecção com a rua Manoel Faustino. 

De acordo com Fabrizzio Muller, superintendente de trânsito, a Transalvador tem realizado com frequência alterações de sentido de tráfego, especialmente em vias mais estreitas. “Esse tipo de mudança, transformar vias de sentido duplo em único, apesar de simples, traz melhoras na fluidez do trânsito e reduz os conflitos, sobretudo em ruas estreitas, onde os moradores não têm muitas garagens e precisam estacionar nas ruas”, contou. “A gente opta por fazer essas pequenas alterações justamente para melhorar a circulação dos veículos e dar mais conforto a todos”, concluiu Muller. 

Faixas comunicando sobre as mudanças de tráfego foram instaladas por toda a região afetada pelas mudanças desde o início do mês. A sinalização local também passou por melhorias, e, durante os primeiros dias de mudança, agentes de trânsito estarão no local para orientar os condutores. 

 

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As comunidades de Vila Picasso (Capelinha de São Caetano) e Voluntários da Pátria (Lobato) vão participar de simulados de evacuação neste sábado (24), às 9h. As ações nas duas comunidades serão simultâneas. A equipe de ações comunitárias da Defesa Civil de Salvador (Codesal) já sinalizou os imóveis e promoveu a mobilização para que os moradores participem da ação.

“Nosso objetivo com a operação é a retirada rápida de moradores de suas casas, direcionando-os a um centro de acolhimento, visando reduzir danos e a preservar vidas em comunidades localizadas em áreas onde é grande o risco de acidentes relacionados ao mau tempo”, explica o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

“É importante que todos participem dessas ações que tem o objetivo de treinar para que os cidadãos saibam o que fazer no caso de acidentes relacionados à proteção civil, para que consigamos evitar e minimizar os efeitos em períodos de chuva”, explica a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Kelly Morais.

Procedimento - A sirene é acionada quando o nível de chuva chega a 150 mm em 72 horas. O processo ocorre com o acionamento da sirene por dois minutos, depois com um intervalo de um minuto, seguindo com a repetição deste ciclo por mais duas vezes, alertando à comunidade sobre os riscos. Já receberam a ação locais como Bom Juá, Calabetão e Alto da Terezinha, por exemplo.

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