Mesmo durante este período de enfrentamento à pandemia da Covid-19, as obras do trecho um do BRT (Bus Rapid Transit) avançam e chegam à conclusão de mais um elevado, construído pela Prefeitura na Avenida ACM, sentido Avenida Tancredo Neves, entre o Sam’s Club e a Praça Newton Rique, já aberto ao tráfego nesta quarta-feira (5). O conjunto de quatro elevados, sendo que dois já haviam sido entregues anteriormente e o próximo deverá ser concluído ainda este mês, na região do Cidadela, homenageia o empresário e político baiano Félix Mendonça, falecido este ano.
A entrega e anúncio foram feitos pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice Bruno Reis, dos filhos do homenageado, o deputado federal Félix Mendonça Júnior e a irmã, Cristiana Mendonça, corpo técnico e imprensa. No início do discurso, o prefeito lembrou a amizade entre o homenageado e o avô Antonio Carlos Magalhães e, ainda, a importância de Félix Mendonça para a Bahia, com forte atuação na área empresarial.
“Era uma figura amável, querido por todos na vida privada, característica que também o levou para a vida pública. Também muito firme para defender suas posições, sempre com espírito público, que é uma coisa que fica como legado e inspiração para todos nós”, destacou ACM Neto.
Sobre o BRT, o gestor municipal informou que a Prefeitura está acelerando as obras para que, até o fim deste ano, toda a primeira etapa esteja concluída. “Sabemos dos transtornos que esta obra causa, mas estamos chegando perto de superar essa fase e, assim, vamos ter um ganho permanente para a cidade. O BRT vem para mudar inteiramente a condição de mobilidade de Salvador porque não é apenas um sistema de transporte, é também uma solução de mobilidade e de infraestrutura para a região.”
Estrutura – O elevado entregue hoje possui 450 metros de comprimento e contempla duas faixas em pavimento de asfalto, destinada ao tráfego normal, e uma de concreto, para os ônibus do BRT. Os veículos que saírem do Cidadela passarão por cima dele, não havendo mais necessidade de trafegar nas marginais do Walmart, Sam's Club, Bradesco e Academia Selfit para acessar o Shopping da Bahia, Avenida Tancredo Neves e Ligação Iguatemi-Paralela, além do Terminal Rodoviário de Salvador.
O vice-prefeito, que acompanhou o projeto quando ainda estava à frente da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), salientou que os elevados vão dar ainda mais fluidez a uma das principais regiões da cidade. Atualmente, a área que envolve o trecho um do BRT possui cerca de 240 mil moradores, onde circulam aproximadamente 250 mil veículos por dia e recebe sete de cada dez linhas de ônibus na capital baiana.
“Estamos no centro nervoso de Salvador e essas intervenções são uma grande ação na mobilidade da capital baiana, pois vai melhorar o trânsito, tornando mais rápido o acesso entre a Lapa e a região do Shopping da Bahia, além de resolver problemas históricos de alagamento e infraestrutura na localidade”, disse Bruno Reis.
Em março deste ano, já havia sido entregue o elevado Cidadela, que começa próximo da entrada do bairro da Polêmica e finaliza perto da antiga Comercial Ramos (sentido Parque da Cidade). São 460 metros de comprimento e três faixas de tráfego, sendo duas em asfalto e uma em concreto que, futuramente, será apenas para ônibus do BRT. Em abril, foi a vez do elevado entre a Baviera e o Sam’s Club, com 560 metros de comprimento no sentido Parque da Cidade.
Características – O projeto total do trecho um do BRT compreende um trecho de 2,9 km de extensão, ligando o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) à região do Shopping da Bahia (Estação de Integração BRT/Metrô). O investimento é de cerca de R$ 213 milhões, com recursos oriundos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal. Os outros dois trechos - o que vai ligar a Estação da Lapa à região do Parque da Cidade e daí se prolonga até a Pituba - já tiveram ordem de serviço assinada.
A implantação do novo modal vai possibilitar a criação de linhas exclusivas para o transporte público, automóveis e bicicletas em corredores de tráfego próprios e segregados que vão reduzir o tempo do soteropolitano no trânsito e melhorar a mobilidade em regiões críticas. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e executadas pela Seinfra, por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).
Os protocolos setoriais da fase dois de retomada das atividades econômicas em Salvador foram resumidamente apresentados hoje (05) pelo prefeito ACM Neto, durante a inauguração de mais um elevado do BRT, na Avenida ACM. Nessa fase, vão poder reabrir academias de ginástica e similares; barbearias, salões de beleza e equivalentes; centros culturais, bibliotecas, museus e galerias de arte; lanchonetes, bares e restaurantes.
"Vamos contemplar, nesse segundo momento da reabertura, 30 mil estabelecimentos comerciais. Esperamos que isso não represente nenhum risco de crescimento do novo coronavírus na cidade. A fase um, que iniciamos no último dia 24, não teve um impacto negativo na rede de saúde, pois estamos regulando cada vez menos pacientes em nossas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e não houve estouro do número de casos e nem pressão nos hospitais", avaliou ACM Neto.
A fase dois deve ser iniciada até o começo da semana que vem. Isso vai depender da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com a Covid-19 se manter em até 70% por mais dois dias (ontem, o percentual foi de 68%). "Já acumulamos três dias com a taxa nesse patamar para baixo. Pelo protocolo conjunto que elaboramos com o governo do Estado, restam apenas dois dias. Esperamos que, até o final desta semana, já tenhamos alcançado os critérios para a fase dois", disse o prefeito.
"Vale frisar, entretanto, conforme anunciei ontem e já conversei com os setores que vão voltar na fase dois, que esse novo momento de reabertura só pode acontecer a partir de segunda (10), para evitar aglomerações em restaurantes no Dia dos Pais", acrescentou ACM Neto.
Ele destacou que a Prefeitura segue investindo na ampliação de leitos e aquisição de equipamentos para que a taxa de ocupação nas UTIs caia ainda mais, ampliando o atendimento à saúde para quem precisar. Esta semana, por exemplo, devem chegar a Salvador mais 55 novos respiradores. "Quanto mais folga tivermos nas unidades de saúde, mais segurança temos de que a reabertura se dará sem risco de retrocesso".
Academias - As academias poderão funcionar de segunda a sábado, com horário livre definido por cada estabelecimento, inclusive aquelas localizadas em condomínios. A capacidade será de uma pessoa a cada 6m². Haverá permissão de realização de atividades individuais e coletivas com marcação no solo. O tempo de permanência máximo de cada aluno será de uma hora, com uso obrigatório de máscara em todas as atividades. Para alunos de crossfit e de aulas coletivas, deverá haver afastamento mínimo de mais de 2m entre eles.
A higienização dos aparelhos, que precisam ter a distância mínima de 1,5m entre eles, precisa ser constante após cada uso, sem compartilhamento. Deverá haver medição de temperatura de funcionários e clientes. O uso de piscina estará proibido. "As regras terão quer ser cumpridas, pois vamos fiscalizar. Exemplo: se a Prefeitura flagrar clientes ou funcionários sem máscaras, haverá interdição. Por isso, as academias devem evitar que esse tipo de situação aconteça orientando alunos e trabalhadores", disse ACM Neto, informando que a capital baiana possui quase 2,2 mil estabelecimentos do tipo.
Salões de beleza - Os cerca de seis mil salões de beleza, barbearias e similares da cidade poderão abrir de segunda a sábado, das 10h às 19h, com 30% da capacidade total e medição de temperatura de funcionários e clientes. O intervalo entre um cliente e outro deverá ser de, no mínimo, 15 minutos, para possibilitar a higienização do local.
O atendimento deverá ser individual e com hora marcada, e acompanhantes só serão permitidos para crianças, idosos e pessoas com deficiência. Continua vedado serviços que necessitem a retirada de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante o atendimento.
Bares e restaurantes - Bares, restaurantes, pizzarias, sorveterias e similares, que somam 22 mil estabelecimentos em Salvador, poderão reabrir para atendimento presencial de segunda a domingo, das 12h às 23h. As lanchonetes, por sua vez, poderão reabrir de segunda a domingo, das 7h às 16h. É preciso haver afastamento de dois metros entre as mesas e um metro entre cadeiras de mesas diferentes.
O máximo de pessoas permitido será de seis por mesa. O uso de máscaras será obrigatório, sendo liberado apenas no momento da refeição. Fica proibida a realização de eventos. O cardápio deverá ser digital ou plastificado e higienizado a cada uso. O serviço de buffet, se houver, deverá contar obrigatoriamente com um funcionário servindo. Rodízios estarão proibidos. O atendimento via delivery e com retirada do balcão poderá seguir sem restrição de horário.
Museus, galerias e bibliotecas - Centros culturais, museus, galerias e bibliotecas poderão reabrir de segunda a sábado, das 10h às 16h, e domingo sem restrição de horário, com capacidade reduzida a 30% do total permitido em cada estabelecimento. Fica proibido o uso de audioguias e visitas guiadas. Obras e exposições interativas não serão permitidas. Exibição de filmes ou vídeos apenas em espaços abertos, com duração máxima de 15 minutos. A venda de ingressos será preferencialmente virtual, com horário agendado para visitantes, inclusive em casos de acesso gratuito. E o circuito de visitação deverá ser em mão única.
Alimentação em shoppings - Além de anunciar os protocolos setoriais da fase dois, o prefeito divulgou também a segunda etapa da retomada de atividades que já reabriram na primeira fase. Estarão liberadas, por exemplo, as praças de alimentação de shoppings e centros comerciais com 50% da ocupação total. As academias, salões de beleza, restaurantes e lanchonetes também poderão reabrir nos shoppings e centros comerciais. Já as obras em imóveis residenciais habitados podem ser ampliadas para quatro funcionários a cada 100m², mediante autorização do condomínio.
Regras gerais - Além dos protocolos setoriais, com determinações específicas que foram debatidas com os segmentos e acordados com o governo do Estado, todas essas atividades precisam seguir também as regras gerais estabelecidas pelo município para toda a cidade. Confira todas elas clicando em http:// informe. salvador. ba. gov. br/ coronavirus/ decretos/protocolos.
Entenda o faseamento - Segundo o protocolo geral elaborado pela Prefeitura e governo do Estado, a liberação das atividades econômicas, culturais e religiosas na cidade se dará em fases que estão ligadas ao percentual de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para tratar pacientes com a Covid-19 na cidade.
Para que Salvador entrasse na fase um, que começou no último dia 24, a taxa de ocupação dos leitos precisava estar em no máximo 75%, permanecendo assim por cinco dias. Nessa fase, foram reabertos para atendimento presencial shoppings centers e centros comerciais, lojas de rua acima de 200 metros quadrados, templos religiosos e eventos no sistema drive-in, todos com protocolos específicos de funcionamento.
Para o começo da fase dois, é preciso antes um ciclo de intervalo de 14 dias em relação à fase um. Além disso, é necessário que, durante cinco dias - que podem ser contados inclusive dentro desse ciclo de 14 -, a taxa de ocupação dos leitos fique em no máximo 70%.
Para ingressar na fase três, a regra é a mesma, só que a taxa de ocupação de leitos exclusivos para tratar pacientes com a Covid-19 deve ser de no máximo 60%. Nesse terceiro momento, poderão reabrir parques de diversões e parques temáticos; teatros, cinemas e demais casas de espetáculos; clubes sociais, recreativos e esportivos; centros de eventos e convenções.
Outros setores não citados, a exemplo da volta às aulas e a reabertura de praias e equipamentos públicos, não fazem parte do faseamento e terão regras e prazos de retomada específicos que serão divulgados pela Prefeitura, avaliando a evolução do quadro do novo coronavírus na cidade.
Risco de retrocesso - Para que se configure risco de retrocesso, é preciso que o percentual de ocupação das taxas de UTI para pacientes com a Covid-19 varie cinco pontos percentuais acima do limite de cada etapa do faseamento no ciclo de 14 dias entre as fases. Se isso ocorrer, Prefeitura e governo do Estado se reúnem para avaliar o fechamento de atividades. Exemplo: se, após a liberação da fase dois, o percentual de ocupação das UTIs subir para 75% ou mais no ciclo de 14 dias, permanecendo assim, esse risco se configura.
A região de Cajazeiras lidera o número de denúncias feitas ao 160 (Dique Coronavírus) por conta do descumprimento das medidas de isolamento social. A região, que passa por medidas regionalizadas de restrição mais rígidas, contabiliza quase oito mil chamados de março a agosto, de acordo com a Ouvidoria Geral do Município.
Segundo o órgão, o maior número de denúncias está relacionado a queixas contra estabelecimentos comerciais que descumprem os decretos municipais, com formação de aglomeração e exercício de atividade sonora, principalmente nos finais de semana.
De acordo com o ouvidor-geral Humberto Viana, assim que é acionado, o serviço do 160 busca resolver o problema imediatamente, acionando os órgãos de fiscalização. "Desde o início da pandemia, das 230 mil ligações, 136 mil geraram algum registro para um órgão responsável”, diz.
Segundo Viana, a região de Cajazeiras mantém um número acentuado de denúncias principalmente na rótula da X. "Começa na quarta e piora bastante na quinta, sexta e sábado e domingo”, frisa.
Na sequência das regiões com mais demandas estão Pernambués (5.246), Fazenda Grande do Retiro (5.108), Paripe (4.761), Liberdade (4.644), Itapuã (4.588) e São Marcos (4.339). Os locais que têm menos denúncias são as Ilhas (Maré, Frades, Bom Jesus dos Passos), Areia Branca, Alphaville II, Porto Seco Pirajá, Horto Bela Vista, Jardim Placaford e Jaguaribe.
Denúncias - Além do telefone, o cidadão também pode encaminhar solicitações ou denúncias para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou acessar o portal Fala Salvador www.falasalvador.ba.gov.br. A denúncia pode ser sigilosa.
A requalificação da Avenida Sete de Setembro e da Praça Castro Alves, que está com as obras 92% concluídas, envolve também uma nova concepção na ocupação do espaço público por parte dos comerciantes informais. Esses trabalhadores irão deixar as calçadas e terão um espaço ordenado e reservado na própria via, de forma delimitada e respeitando o distanciamento social necessário em tempos de pandemia do novo coronavírus.
O titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Marcus Passos, já se reuniu com representantes dos ambulantes da Avenida Sete para apresentar o projeto, que se estenderá para outros pontos de Salvador, dentro de um conceito da Prefeitura intitulado "Repensando a cidade em tempos de isolamento social", garantindo protocolos de segurança e saúde para impedir a proliferação da Covid-19.
Os trabalhadores informais irão sair das calçadas, que ficam livres apenas para a circulação de pedestres, e montarão suas estruturas de trabalho em faixas amarelas com área de dois metros quadrados, obedecendo ao distanciamento de dois metros entre elas.
“A gestão do prefeito ACM Neto sempre pensou nos ambulantes como parte importante da cidade. Dessa forma, eles não poderiam ficar de fora do projeto de requalificação do Centro”, destacou Marcus Passos.
A medida vai beneficiar 130 ambulantes entre a Praça da Piedade e o Beco Maria da Paz, num trecho de 450 metros. Para isso, haverá a subtração de 60 vagas. A mudança ocorrerá com a entrega das obras de requalificação.
Obras - A requalificação da Avenida Sete de Setembro e da Praça Castro Alves está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop), responsável por fiscalizar as intervenções. A execução é do Consórcio Nova Avenida Sete.
O investimento para a obra, que contempla um trecho de 1,2 quilômetro entre a Casa d´Itália e a praça, é de cerca de R$20 milhões. Os recursos são provenientes de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) da Secult.
Uma das principais intervenções é a revitalização e alargamento de calçadas da via que é um dos principais centros de compra da cidade. Além disso, toda a fiação de telecomunicações ficará aterrada após a conclusão dos serviços e a avenida passará a contar com rampas, novo mobiliário urbano e iluminação. Todo o projeto foi debatido com o comércio informal e o diálogo ficou aberto mesmo durante as obras.
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), divulgou o resultado do sorteio dos candidatos para cadastro reserva do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), realizado no último dia 30. A lista foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (4) e também está disponível no site www. casavida. salvador. ba. gov. br.
O objetivo da seleção foi apenas complementar as vagas do cadastro reserva para os empreendimentos habitacionais Sol Nascente I, II e III, em Barro Duro; Franco Gilbert, em Boca da Mata; e Vivendas do Mar, em São Tomé de Paripe. Os critérios utilizados na seleção foram estabelecidos pela Portaria 163/2016 e pela Resolução 01/2019, devidamente fixados pelo município mediante o Decreto 31.211/2019.
Só participaram da seleção os candidatos inscritos no cadastro da Prefeitura até o dia 29 passado e que possuíam as informações atualizadas nos últimos dois anos. Os candidatos a beneficiários, selecionados na condição de suplente, ocuparão as vagas dos titulares que vierem a ser desclassificados do processo de seleção.
Podem ser excluídos da seleção aqueles que não comparecerem na data e horário determinados no edital de convocação ou, ainda, por falta ou diferença da documentação apresentada para comprovação das informações do cadastro.
Uma das principais iniciativas promovidas pela Prefeitura para ajudar o setor turístico nesse momento de enfrentamento à Covid-19, o Centro de Recuperação do Turismo (CRT), entregue nesta terça-feira (4), no Hub Salvador, no Comércio, é considerado essencial pelos representantes deste segmento econômico, duramente afetado pelos efeitos do novo coronavírus.
Com as atividades praticamente paralisadas pela falta de visitantes, já que as viagens e passeios são desaconselhados pelas autoridades sanitárias para manter o isolamento social, hotéis, pousadas, agências de viagem e guias de turismo vão ter um suporte para se reinventar e reerguer no chamado “novo normal”.
Para a presidente seccional baiana da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-BA), Ângela Carvalho, o CRT é um alento para um setor que gera milhares de empregos na cidade. Ela informou que, desde março, o segmento tem registrado faturamento zero, o que que causou o desligamento de pelo menos 50% dos funcionários. Antes da pandemia, a capital baiana possuía cerca de 400 agências e dois mil trabalhadores.
“Isso aqui é uma excelente iniciativa. As agências estão precisando, muito, de como ministrar e levar adiante o seu negócio. Esta questão também do coworking, de ter um espaço para receber os clientes, é também importante, pois muitas agências não vão ter condições de se manter no lugar onde estão. A expectativa é de que vamos conseguir essa retomada”, pontuou Ângela.
O presidente do Salvador Destination, Roberto Duran, ressaltou que o centro é considerado o início da retomada para o turismo, seguindo o faseamento planejado pela Prefeitura para o setor. “Hoje, está sendo aberto este espaço de recuperação das empresas de turismo, que é fundamental neste momento em que muitos pequenos e médios empresários estão em situação muito difícil.”
Ele complementou que o plano de reabertura das atividades na cidade, feito de forma faseada e responsável, é importante para a imagem da cidade, principalmente junto aos visitantes, apesar da ansiedade dos setores econômicos na retomada. “É essencial que Salvador passe uma imagem de segurança e que o turismo possa voltar com força”, pontuou Duran.
O presidente da Federação Bahiana de Hospedagem e Alimentação (Fehba), Sílvio Pessoa, considerou que o Centro de Recuperação do Turismo é de grande valia para as empresas de viagem, especialmente neste momento de crise financeira. "São ações como essa que começam a alavancar o turismo em nossa cidade. Esperamos ainda a reabertura de bares e restaurantes, porque a gastronomia também é um marco na nossa cidade. Aos poucos, a gente tem que voltar à normalidade e já estamos nos adaptando aos protocolos”, declarou.
Capacitação – Além do espaço físico, a capacitação também é considerada um elemento-chave para o setor turístico, como afirmou o superintendente do Sebrae-BA, Jorge Khoury. “E o nosso papel é de melhorar a qualificação dos hotéis, restaurantes e demais instituições que trabalham com o turismo, para que estejam preparados para servir melhor principalmente neste momento da pandemia, dentro dos protocolos exigidos”, afirmou.
O esforço conjunto é outro elemento importante para a retomada do setor na cidade, como analisou o presidente da Fecomércio-BA, Carlos Andrade – o Senac também será responsável pela capacitação de mão-de-obra no CRT. “Com essas ações, tenho certeza que todos juntos vamos, dentro do possível, fazer um trabalho de multiplicar esforços, porque entendemos que, neste momento de pandemia, esse retorno planejado é muito importante.”
Ele complementou que é necessário buscar o que há de melhor no mercado para desenvolver um bom trabalho. “Entendemos que o turista chegando e encontrando o mercado treinado será muito mais fácil fazer turismo. Também temos que estar atentos ao mundo digital. Sabemos das dificuldades, mas o otimismo deve prevalecer. Ninguém pode ficar parado”, finalizou.
Com intuito de proteger os profissionais que estão na linha frente do combate ao coronavírus, a Prefeitura, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano e Inovação de Salvador (Desal), já fabricou e distribuiu mais de 13 mil protetores faciais. Responsável pelo estudo, projeto e desenvolvimento de produção de praças, passarelas e academias de saúde, a Desal começou a produzir protetores faciais, feitos de PVC, logo no começo da pandemia, há quatro meses.
Os equipamentos de segurança têm sido entregues aos servidores das secretarias municipais de Saúde (SMS), de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ordem Pública (Semop) e Guarda Civil Municipal (GCM). Os protetores são colocados por cima da máscara convencional. A fabricação fica por conta do Departamento de Novas Tecnologias e Inovação da Desal. Feitos de PVC e acetato, os protetores possuem um ilhós e um regulador em borracha.
De acordo com o presidente da Desal, Marcílio Bastos, a autarquia deu uma paralisada nas atividades de rotina e focou na produção dos equipamentos de proteção. “Os nossos profissionais da área de saúde, ação social e segurança estão trabalhando nas ruas diariamente e precisam ser preservados”, frisa Bastos.
Segundo ele, muitos servidores estavam reclamando do modelo de protetores faciais disponível no mercado, por causar desconforto na cabeça. “A Desal então desenvolveu alguns outros protetores mais confortáveis e de fácil remoção. Fizemos um estilo capacete acondicionado na cabeça e não apenas aquela aréola que pressiona a região da testa”, explica.
Ainda de acordo com Bastos, a Desal seguirá na produção enquanto durar a pandemia. “Vamos seguir confeccionando os protetores por entender que há necessidade de proteger esses guerreiros que estão na linha de frente, lutando para proteger vidas”.
A amamentação é muito importante para o bebê em seus primeiros meses de vida. O leite materno é composto por água, proteínas, gorduras, vitaminas e açúcares, tudo o que o bebê precisa para crescer e se desenvolver de forma saudável. Por estes motivos, e para conscientizar, proteger e diminuir os níveis de mortalidade infantil, celebra-se o Agosto Dourado.
Em tempos de pandemia do novo coronavírus, as mães ficam com receio ou com dúvidas se devem continuar amamentando seus filhos normalmente, e se há possibilidade de transmissão da doença através desse ato de amor.
Michele Sacramento, subcoordenadora da Atenção Materno-Infantil da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta as mães para que mantenham alguns cuidados com a higienização quando estiver amamentando a criança. “Até o momento, não há evidência científica que comprove que seja impossível a mãe amamentar nesse período de Covid-19. A orientação que se tem é manter as mãos limpas, que evite falar, tossir ou espirrar enquanto amamenta, para que as gotículas de saliva não cheguem ao bebê”, explica.
A campanha é utilizada para que a população entenda o valor e a importância da amamentação. Dessa maneira, orienta e apoia as mulheres que desejam amamentar. “O leite materno fortalece o sistema imunológico. Há estudos apontando que a amamentação feita nos seis primeiros meses de vida do bebê tem efeito protetor para possíveis doenças respiratórias e para internações. Ou seja, essas crianças têm menos probabilidade de se internarem do que aquelas que não amamentam por esse período”, diz a profissional de saúde.
Pré-natal - Além de conscientizar as mães sobre a importância da amamentação, também deve-se destacar a importância das consultas do pré-natal. As futuras mães devem ter o acompanhamento de especialista desde o início da gravidez até o período do parto. As consultas do pré-natal servem para acompanhar, prevenir e diagnosticar precocemente doenças que podem aparecer durante a gestação. Para apoiar as mulheres e oferecer um melhor atendimento, todas as Unidades de Saúde da Família realizam pré-natal.
Devido à Covid-19, o acompanhamento acontece de forma presencial e remoto, alternados entre médicos e enfermeiros. Como forma de prevenção, as consultas feitas presencialmente acontecem com intervalo entre um paciente e outro. “Quando a gestante for para a consulta, ela deve utilizar máscara de proteção individual e lavar as mãos após tocar em objeto. Além disso, fazer uso do álcool em gel. Mas, lembrar que também deve manter suas mãos sempre lavadas e evitar retirar a máscara em ambiente na unidade”, informa a ginecologista Sandra Marques, da rede municipal.
Movimento – A campanha do Agosto Dourado foi sancionada no país em 2017, sob a lei n° 13.435. Estabelece agosto como mês de aleitamento materno. A cor dourada foi escolhida por representar um alimento de qualidade ouro para bebês e crianças.
O Centro de Recuperação do Turismo (CRT), uma das ações do plano de retomada para o setor lançado hoje (04) pelo prefeito ACM Neto, começa a funcionar nesta quarta-feira (05). O espaço está montado no Hub Salvador, no Comércio, na região do Terminal Marítimo, e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
O CRT é um integrador de serviços e consultorias para empresas de turismo. O equipamento, primeiro do tipo no Brasil, está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e vai auxiliar o setor durante o período da pandemia, inclusive ajudando a viabilizar crédito junto a instituições bancárias.
“O CRT é um projeto inovador que, além de ajudar as empresas do turismo a retomarem suas atividades, ofertará serviços e consultorias para que elas se capacitem, melhorem sua presença digital e utilizem a internet para impulsionar a comercialização do destino Salvador com modernização e inovação”, destacou o titular da Secult, Pablo Barrozo.
Em um único local, serão fornecidos serviços públicos, consultoria técnica e financeira, em parceria com bancos públicos e privados, Sebrae e Senac. Além dos serviços, os profissionais do setor ainda contarão com um espaço de co-working, onde poderão agendar turnos com duração de até cinco horas para execução do trabalho.
Entre os serviços públicos, o CRT contará com atendimentos das secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e da Fazenda (Sefaz). “O CRT facilitará o acesso a informações e aos serviços da Prefeitura, ajudando principalmente pequenas e médias empresas que passam por dificuldade na pandemia. Além disso, Sebrae e Senatec fornecerão consultoria técnica e cursos on-line como marketing, gestão, treinamentos em atendimento e até de inserção digital”, explicou Pablo Barrozo.
Para acessar os serviços, cursos e co-working (disponível de segunda a sexta, das 8h às 13h e das 13h às 18h), as empresas devem agendar o atendimento no CRT através do site retomadadoturismo. salvador. ba. gov. br, pelo e-mail crt @ salvador. ba. gov. br ou através do telefone 3202-7634. O site vai reunir também informações sobre o centro, objetivos, parceiros e conteúdos úteis, como leis e decretos da Prefeitura.
O público-alvo do CRT são os meios de Hospedagem, agências de viagens, empresas de receptivo, de eventos e de transporte turístico, bares e restaurantes, equipamentos de turismo e culturais, lojas de artesanato ou souvenirs e guias.
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