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O estágio é a oportunidade de experiência que os estudantes têm para o mercado de trabalho. Por meio dele, é possível estabelecer contatos e desenvolver aprendizagem prática para a futura área de atuação. Às vésperas da semana em que se comemora o Dia do Estagiário (18 de agosto), a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) ressalta que o município mantém um programa de estágio com 2.032 vagas para estudantes, 1.860 voltadas para o Ensino Superior e 172 para o Ensino Médio.

Foi justamente a partir de uma vaga de estágio na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) que Ana Paula dos Santos, de 36 anos, foi contratada pelo órgão após a formatura. Hoje, ela atua como assessora técnica no setor de gestão de pessoas e representa novos estagiários, acompanhando os trâmites para a contratação, prestando orientações e solicitando a prorrogação de contratos junto à Semge.

“Para mim, foi muito gratificante. Eu vim preparada para desempenhar bem a minha função como estagiária. O meu contrato durou um ano e seis meses e logo depois eu fui contratada. Eu aprendi muito e continuo aprendendo. Está sendo muito proveitoso”, conta.

Para os estudantes que estão começando a estagiar, Ana Paula dá algumas dicas. “É importante se dedicar, ser responsável e comprometido com a responsabilidade que lhe foi confiada e buscar sempre aprender com os colegas de trabalho”.

Oportunidade – Alane Cristina Carvalho, de 42 anos, também atua na área de Recursos Humanos, mas ainda como estagiária e lotada na Semge. A rotina diária envolve a contratação e convocação dos estudantes candidatos, além da análise e validação de documentos e renovação de contrato. Alane considera o Programa de Estágio da Prefeitura uma oportunidade valiosa que precisa ser abraçada para quem está começando a carreira.

Ela completa que o estágio agrega muito conhecimento, já que permite aplicar na prática o que é aprendido na faculdade. “É uma experiência muito boa, estava precisando disso. Estou confiante em terminar o estágio e conseguir uma vaga no mercado de trabalho, até mesmo por meio de concurso”, diz.

Seleção – As seleção para vagas de estágio da Prefeitura ocorre por meio de um edital de processo seletivo, recebimento de currículos e intermediação de mão de obra, feita pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Por conta da pandemia do novo coronavírus e da necessidade de isolamento social, a Semge analisa novas formas de contratação dos estudantes e de desempenho das atividades.

Atualmente, 885 contratos com estagiários estão ativos na administração municipal. Estudantes interessados em novas vagas podem acompanhar o site e redes sociais da Prefeitura para conferir a divulgação de vagas.

Segundo a chefe do setor de Gestão de Estágio da Semge, Alessandra Conceição, se, por um lado, o programa da Prefeitura contempla diversos estudantes do Ensino Médio e Superior com uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, por outro, os estagiários oxigenam as ideias e a prática desenvolvida em órgãos e entidades da administração direta e indireta do município.

“É uma relação de ganha-ganha para estagiários, servidores e a Prefeitura. Ao conhecer o trabalho no setor público, muitos estagiários optam por ingressar nas carreiras por meio de concurso”, afirma.

Programa – A Prefeitura instituiu, em fevereiro deste ano, o programa Nossos Talentos, que direciona cargos comissionados da estrutura do município para ex-estagiários, tanto de nível médio como superior. A lei está em processo de regulamentação pela Semge e, ao todo, serão oferecidas 42 vagas, 21 para egressos do programa pelo Ensino Médio e 21 para recém-saídos do Ensino Superior.

 

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Os trabalhadores da saúde que atuam no combate ao novo coronavírus enfrentam muitos desafios. O medo, as incertezas e a ansiedade são apenas alguns dos males que os têm afetado. Para ajudá-los a superar as dificuldades impostas pela pandemia, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta desde o mês de março acolhimento e apoio psicológico online e gratuito a este público.

A enfermeira Francina Pio da Silva, 55 anos, é uma das beneficiadas com o serviço, e contou que o acompanhamento tem sido essencial para a manutenção do equilíbrio. Ela precisou se afastar do trabalho por integrar o grupo de risco e, em meio a dificuldades financeiras, viu a mãe ser acometida pela Covid-19, e depois perdeu a irmã para a doença.

"Foi uma fase muito difícil, chorava muito, precisava sair da situação que estava. Quando me ligaram para fazer esse acompanhamento fiquei um pouco resistente, mas quando comecei a fazer as consultas percebi o bem que isso estava me fazendo. Me revigorou. Agora, eu consigo falar com meus familiares, consigo rir mesmo com toda dor”, relatou Francina.

A profissional realizou aproximadamente dez sessões e afirma que o serviço pode ser o diferencial para muitos que estão passando por problemas semelhantes aos dela. "Os trabalhos que a psicóloga me passa com exercícios de respiração que eu faço pela manhã e antes de dormir, atividades de reflexão e as orientações como não infiltrar o que é negativo tem me ajudado muito", destacou.

De acordo com a gerente da Cerest, Tiza Mendes, desde quando o trabalho teve início, as psicólogas responsáveis pelo atendimento aos trabalhadores já realizaram 504 atendimentos. Ela explicou que o formato do projeto foi pensado, inicialmente, para ser direcionado apenas ao acolhimento através de duas formas de contato, mas que esse processo sofreu ajustes.

“Os atendimentos podem ser feitos por telefone ou WhatsApp. Às vezes começam no através do aplicativo de texto, porque o paciente busca construir um vínculo com o profissional de psicologia. É difícil para eles falar com alguém sem olhar no olho, alguém que nunca nem viu ou sequer ouviu a voz”, explicou.

Medo da contaminação - Dentre alguns dos problemas apresentados pelos pacientes está a sobrecarga de trabalho e o medo de ficar doente, ou de contaminar os familiares. Segundo a gestora, no decorrer das atividades o serviço mudou de configuração para prestar um atendimento ainda mais preciso.

“Quando começamos achávamos que seria só um serviço de acolhimento, mas, ao longo do processo, esse serviço mostrou potencial para oferecer suporte terapêutico. As psicólogas identificaram que alguns pacientes precisavam ser acompanhados. Como foi um serviço novo, foi desafiador para as profissionais e também para os pacientes", reforçou.

O serviço gratuito segue ativo e funciona de segunda a sexta-feira, através dos contatos telefônicos: (71) 99617-9091, das 9h às 15h, ou (71) 98793-8673, das 15h às 21h. Cada atendimento é limitado ao tempo de 20 minutos. Podem ser atendidos profissionais de saúde de todas as esferas - municipais, estaduais, federais - e ainda que atuam na rede privada.

 

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O desgaste da pintura da sinalização horizontal, como faixas, marcações e orientações feitas nas vias, prejudica os condutores no trânsito. Os pedestres também são prejudicados pelo desgaste, especialmente em casos onde a faixa de travessia acaba sumindo pelo efeito do tempo. Por isso, a Transalvador realiza diariamente os trabalhos de marcação e colocação de alertas em todos os pontos da cidade.

O serviço consiste na manutenção da sinalização vertical (colocação de placas e banners) e horizontal (que corresponde às pinturas de ciclofaixas, de rampas, eixo, bordo, setas, zebrado, tachões e de redutores). A iniciativa melhora a visualização dos condutores e passageiros durante deslocamento para um trajeto, o que possibilita o ordenamento do trânsito e evita acidentes.

As ações são realizadas com frequência nas vias da cidade com maior demanda de veículos, normalmente as principais. Assim como serviços de obras da Prefeitura, após serem finalizadas. Em períodos chuvosos, a sinalização horizontal pode ser suspensa devido ao material da tinta não aderir ao asfalto, sendo retomada sempre após a estiagem.

A Transalvador toma conhecimento dos locais que precisam de melhorias na sinalização através de observações feitas pelos agentes de trânsito, ou por meio de solicitação dos cidadãos. Para solicitar reparo, pintura de redutores ou faixa de pedestres, a população pode fazer a solicitação no setor de protocolos, na sede da Transalvador, nos Barris, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

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As academias de ginástica de Salvador, autorizadas a reabrir desde a última segunda-feira (10), deverão permitir o congelamento de planos para clientes acima de 60 anos, quando isso for solicitado. A determinação faz parte do protocolo setorial para retomada das atividades desses estabelecimentos em Salvador. Vale frisar que o protocolo para academias de ginástica e similares foi elaborado com a participação de representantes dos estabelecimentos.

Para efetuar o congelamento do serviço, os clientes devem entrar contato com as academias para fazer a solicitação. Caso não seja concedido, o estabelecimento pode ser interditado por descumprir o protocolo e até perder o alvará de funcionamento. As denúncias referentes ao descumprimento das regras podem ser feitas pelos telefones 160 ou 156.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Sérgio Guanabara, lembrou que o papel da pasta é fiscalizar o cumprimento das determinações. “Essa é uma das exigências do protocolo. Se for constatado ou denunciado ao órgão o descumprimento, o estabelecimento será interditado. Até o momento, o resultado das fiscalizações tem sido satisfatório, porque observamos que as academias estão cumprindo o que determina o protocolo e esperamos que isso continue acontecendo”, pontuou.

Regras – O protocolo setorial para as academias, que podem funcionar de segunda a sábado sem restrição de horário, também obriga o agendamento prévio para realização de treino. O uso de máscaras é obrigatório durante todo o período de permanência dos alunos, inclusive na realização de atividades aeróbicas e crossfi­t. O limite máximo de ocupação nas academias é de um cliente a cada 6m². Além disso, cada cliente só pode permanecer no local pelo período máximo de uma hora por dia.

Em caso de atividades de cross­fit ou semelhante, os equipamentos devem ser de uso individual e o posicionamento de cada aluno deve ser demarcado no solo, respeitando as regras de distanciamento. As aulas de crossfi­t precisam ter duração máxima de 50 minutos, com intervalo mínimo de 10 minutos entre elas, para higienização dos equipamentos e dos espaços, sempre mantendo janelas e portas abertas, quando possível.

As aulas coletivas devem ter marcação no chão dos espaços para cada aluno, com afastamento mínimo de 2m, e duração máxima de 50 minutos, com intervalo mínimo de 10 minutos entre elas para higienização dos equipamentos e dos ambientes. Fica proibida também a realização de exercícios ou movimentos em dupla, trio ou grupo.

Cada aluno deve higienizar o aparelho, equipamento ou utensílios antes e após seu uso, com álcool 70% ou similar, devendo o estabelecimento orientar e fiscalizar os alunos. Não pode haver compartilhamento de equipamentos, aparelhos ou quaisquer utensílios.

As piscinas devem permanecer fechadas. Os bebedouros das academias não podem ser utilizados. As cantinas podem vender água para consumo no local, desde que as embalagens sejam devidamente higienizadas com álcool 70% no momento da venda. E os demais produtos, desde que industrializados e nas embalagens originais do fabricante, podem ser comercializados exclusivamente para consumo fora das academias, desde que higienizados com álcool 70% no ato da venda.

Fica proibido nas academias o uso de chuveiros, vestiários, saunas, banhos turcos, jacuzzis, poltronas de massagem e similares. Os sanitários devem dispor de pias, preferencialmente sem acionamento manual, com água, sabão, papel-toalha e lixeira com tampa e acionamento por pedal, sendo vedado o uso de secadores de mãos automáticos.

Os protocolos de cada setor podem ser acessados no link informe. salvador. ba. gov. br/ coronavirus/decretos/protocolos. As dúvidas referentes às medidas de combate à Covid-19 podem ser consultadas das 8h às 17h, através do telefone: (71) 98549-6548.

 

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Entre os benefícios da nova legislação está a redução do ISS para estimular o empreendedorismo inovador

O prefeito ACM Neto sancionou hoje (12) a lei que dispõe sobre a Política Municipal de Inovação, que tem entre seus principais objetivos integrar os diversos agentes da cidade e viabilizar modelos de incentivo à inovação. A legislação, elaborada pelo Executivo, já havia sido aprovada pela Câmara de Vereadores.

Além de trazer objetivos e diretrizes norteadores das ações públicas no fomento à inovação, a lei é composta por seis instrumentos: o Sistema Municipal de Inovação (SMI); o Conselho Municipal de Inovação – CMI; o Plano Estratégico de Inovação; o Fórum Salvador Cidade Inovadora; o Fundo Municipal de Inovação (Finova); e o Programa de Incentivos à Inovação.

"Durante quase três anos, muitas pessoas e instituições ajudaram nesse processo de construção desse documento: pesquisadores, professores, investidores, agentes públicos, aceleradoras, além da própria sociedade, com a participação em consultas e audiências públicas. Sem dúvida, um avanço para a expansão do ambiente de negócio de Salvador”, avaliou o titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), João Resch.

Incentivos fiscais – Um dos instrumentos essenciais é o Programa de Incentivos à Inovação, que visa a promover o empreendedorismo inovador por meio de incentivos fiscais e outros benefícios. Entre eles, estão a redução do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) de 5% para 2% para os participantes de Salvador e o abatimento de 50% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para empresas de base tecnológica e startups localizadas na região do bairro do Comércio.

Entende-se por startups as empresas de caráter inovador que visam a aperfeiçoar sistemas, métodos ou modelos de negócio, de produção, de serviços ou de produtos. Podem ser divididas em dois grupos: quando já existentes, são consideradas startups de natureza incremental; ou, quando relacionados à criação de algo totalmente novo, são chamadas de startups de natureza disruptiva e se caracterizam por desenvolver suas inovações em condições de incerteza, que requerem experimentos e validações constantes.

Empresas de base tecnológica, por sua vez, são pessoas jurídicas que têm prioritariamente, na base de seus negócios, inovações de produtos, processos ou serviços, resultados da aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos. A lei abrange e concede benefícios às startups e empresas de base tecnológica, mas também estabelece instrumentos que venham a promover inovação no município por meio dos diversos atores que formam o ecossistema de inovação local, como instituições de ensino e pesquisa, incubadoras e aceleradoras de empresas, parques tecnológicos, hubs e coworkings.

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Reordenamento visa garantir a mobilidade de pedestres, incrementar vendas dos informais e combater a Covid-19

Com a requalificação da Avenida Sete de Setembro, que deverá ser entregue nesta sexta-feira (14), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realizou hoje (12) o reordenamento de ambulantes que atuam na via com uma nova concepção de ocupação do espaço público, completamente pensada para diminuir o risco de contágio do novo coronavírus. 

Dos 162 ambulantes licenciados na localidade, 65 foram alocados para trabalhar em espaços amarelos delimitados no chão da própria avenida, entre a Praça da Piedade e o Beco Maria da Paz - o trecho possui 450 metros de extensão. Já os outros 97 vendedores estão sendo ordenados ao longo da via. 

Na prática, são 65 faixas pintadas, cada uma com dois metros quadrados de área, facilitando que o distanciamento social necessário entre os trabalhadores seja cumprido.  

De acordo com o diretor de Serviços Públicos da Semop, Adriano Silveira, as demarcações no asfalto só abrigam comerciantes informais que possuem estruturas fixas, a exemplos daqueles que usam tabuleiros e mesas para vender roupas e itens eletrônicos.  

Já os vendedores com equipamentos volantes, como carrinhos de pipoca, de churros e de lanches, não ficarão nas áreas amarelas, mas nos passeios, que foram ampliados pelas obras de requalificação. “As medidas obedecem ao distanciamento preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Não adianta o comércio retomar na cidade, e isso inclui o informal, se for de maneira desorganizada”, disse Adriano Silveira.  

Diálogo - O titular da Semop, Marcus Passos, reforçou que a administração municipal mantém diálogo constante entre os ambulantes da região, de forma a entender as necessidades e orientá-los sobre como proceder, principalmente nesse novo momento de pandemia.   

“A intenção da Prefeitura é cumprir os protocolos de saúde, com o objetivo de preservar ambulantes e clientes, bem como a todos que circulam pela Avenida Sete. Acreditamos que, com esse reordenamento, todos saem ganhando: serão mais pessoas circulando na região, o que deve refletir em um aumento nas vendas dos vendedores informais", avaliou o secretário. 

O  presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Salvador (Assidivan), Rosemário Lopes, também enxerga a reorganização dos trabalhadores informais da Avenida Sete como ação fundamental para a retomada das vendas.

“Não tem como ficar como estava. Os trabalhos de ordenamento estão sendo feitos dentro de critérios acordados com a nossa categoria. Há dois anos, a Prefeitura vinha conversando com a gente, chegando a disponibilizar até um Escritório Social”, lembrou ele, reforçando que a Assidivan possui quase mil associados.  

Melhorias em passeios - A requalificação da Avenida Sete de Setembro e da Praça Castro Alves envolve várias intervenções, a exemplo da ampliação da calçada do lado esquerdo da via, que saiu de 2,5 para cinco metros de largura. Isso vai melhorar a vida tanto de pedestres quanto de trabalhadores informais. 

Outra melhoria perceptível pelos cidadãos, ainda referente aos passeios, foi a renovação do calçamento de pedra portuguesa, que preservou as características históricas originais do local - inclusive os brasões que há em alguns pontos. Além disso, foram colocados piso tátil e rampas de acessibilidade, tornando o trajeto mais inclusivo para pessoas com deficiência. 

A obra envolveu ainda troca de asfalto velho por novo, rebaixamento de fiações de telecomunicações, implantação de novo mobiliário urbano e substituição do piso da Praça Castro Alves, agora em paralelepípedo (como era antigamente), com espaço compartilhado entre pedestres e veículos, em mesmo nível. 

 

 

 

 

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A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) recebeu a doação de mais de 12 mil litros da água sanitária Brilux e vai realizar a distribuição para moradores e comerciantes do Centro Histórico, nesta quinta-feira (13), às 15h. A concentração será no Terreiro de Jesus, no Pelourinho. A ação da Secult conta com a parceria da Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro e da Limpurb.

“Estamos realizando essa ação para deixar nosso Centro Histórico higienizado, com ambiente seguro para a retomada das atividades econômicas e turísticas, de forma gradual, trazendo uma maior segurança às pessoas que moram, que trabalham e aquelas de visitam um dos pontos turísticos mais belos da nossa cidade”, explica o titular da Secult, Pablo Barrozo.

O gestor ainda ressalta a importância da campanha educativa. “Vamos distribuir cartilhas ensinando a forma correta de utilização do produto, mostrando para a população que é preciso ter continuidade na higienização de seus lares e estabelecimentos para combater essas doenças”, reforça.

Além da distribuição do produto e das cartilhas, funcionários da Limpurb farão a higienização dos espaços públicos da região. “Mesmo com as recomendações de isolamento e distanciamento social e uso de máscaras, a sanitização dos espaços públicos não deixa de ser uma importante etapa para tentar quebrar a cadeia de infecção do novo coronavírus e prevenir a saúde da população. Por isso, é de suma importância que todos mantenham também os cuidados com a higiene pessoal e de seus lares”, salientou o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão.

Recomendações - A água sanitária é recomendada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Federal de Química no combate à Covid-19 e doenças como a dengue, zika e chikungunya. A Brilux, que já realizou a doação de mais de 400 mil litros de água sanitária desde o início da pandemia, parabenizou a ação.

“Sabemos da importância dos produtos Brilux na proteção contra essas doenças e, neste momento, a solidariedade deve falar mais alto. Ficamos felizes em poder colaborar com o trabalho do poder público em Salvador”, ressaltou Hisbello de Andrade Lima Neto, presidente das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte.

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O público feminino passa a contar com um atendimento personalizado no Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra: o SIMM Mulher. O espaço foi inaugurado pelo vice-prefeito Bruno Reis, nesta quarta-feira (12), no Comércio, onde esteve acompanhado do secretário de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), Sidelvan Nóbrega, e da vereadora Ireuda Silva. O SIMM Mulher se soma às demais atividades do órgão, responsável por capacitar e promover a inserção de profissionais no mercado de trabalho.

De acordo com o vice-prefeito, a atual gestão tem dado prioridade ao desenvolvimento de programas especiais para a população feminina. “Criamos a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e promovemos diversas iniciativas de combate à violência doméstica, para elevar a autoestima, empoderar e dar mais autonomia às mulheres. Hoje, estamos dando um passo importante aqui no SIMM, ao oferecer um espaço exclusivo, dedicado a esse serviço, em que as mulheres terão prioridade na contratação de mão de obra no município”, afirmou Bruno Reis.

Bruno Reis ressaltou a importância da capacitação profissional para facilitar o acesso do público feminino ao mercado de trabalho. “Se não existir qualificação, não adianta fazer a intermediação da mão de obra. A Prefeitura tem diversas iniciativas nesse sentido, como o Beleza Pura, em que as mulheres são qualificadas para atuar no segmento de salão de beleza. O Costurando Sonhos, voltado para quem quer trabalhar com corte e costura. O SPMJ Gourmet, que forma profissionais no setor de produção de doces, salgados e pães. E, quando eu estava na Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas), lançamos o Marias na Construção, capacitando para o trabalho nas obras”, assinalou.

No SIMM Mulher, o atendimento será feito por uma equipe capacitada e atenta às necessidades do público feminino. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o serviço vai funcionar por meio de teleatendimento, pelo número 3202-2004, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O SIMM é responsável pela captação e disponibilização de vagas de trabalho, emissão de carta de emprego e carteira profissional, oferta de cursos, oficinas e palestras de qualificação, além de encaminhar para o seguro-desemprego.

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Cerca de 150 ambulantes que atuam na Mata Escura – um dos bairros que estão sob medidas restritivas de combate ao novo coronavírus – receberam cestas básicas da Prefeitura nesta quarta-feira (12). A entrega foi feita por agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), na Escola Municipal São Miguel.

“Dando continuidade à distribuição de cestas básicas nos bairros com medidas restritivas, hoje foi a vez da Mata Escura. De forma ordeira e tranquila, as filas foram organizadas e os produtos entregues, sempre com a máxima atenção dispensada pela Semop aos ambulantes. Durante este período de pandemia, já distribuímos mais de 11 mil cestas”, declarou o titular da Semop, Marcus Passos.

As próximas entregas serão realizadas nesta quinta-feira (13) a 400 ambulantes de Pernambués, no CMEI de Pernambués e, na sexta-feira (14), a ação acontece na Escola Municipal José Calazans Brandão, em Santa Cruz, beneficiando 300 trabalhadores informais do bairro. Em ambos os casos, a distribuição começa às 8h.

Ontem (11), as cestas básicas foram entregues a 300 ambulantes na Escola General Labatut, em Pirajá. O processo de cadastramento já foi feito nessas localidades, que passam por medidas regionalizadas de restrição para conter o avanço da Covid-19, o que envolve o fechamento do comércio informal.

Os quatros locais estão em regime de medidas restritivas regionalizadas e ações de proteção à vida desde sábado (8) e por um período inicial de sete dias. Pirajá e Mata Escura entraram para lista pela primeira vez. Os bairros de Santa Cruz e Pernambués já haviam adotado as restrições mais duras e tiveram que retomar as ações devido ao aumento de casos de Covid-19.

Regras – Para receber a cesta básica, é necessário que esses trabalhadores estejam cadastrados. Ou seja, um dia antes de começarem as medidas restritivas no bairro, a equipe da Semop vai ao local fazer divulgação, verifica a quantidade de ambulantes e feirantes e realiza o cadastro com os dados do beneficiário.

Em seguida, uma equipe da Semop volta ao local, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), para realizar as entregas. Têm direito ao benefício mesmo quem não é cadastrado como ambulante ou feirante junto à Semop ou que já tenha recebido outros tipos de auxílio por conta da pandemia. Só é necessária a comprovação de que tem ponto na localidade.

 

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