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Durante a operação Bloqueio Legal, na manhã desta quinta-feira (3), em Pernambués, uma equipe da Guarda Civil Municipal, lotada no Grupamento de Operações Especiais (GOE), foi informada por uma pessoa que seu carro havia sido roubado. De imediato, as equipes seguiram em busca do veículo, que possui GPS, e conseguiram localizá-lo na região do Alto da Boa Vista.

Com a chegada das equipes, os assaltantes abandonaram o veículo. Os guardas recuperaram parte dos pertences da vítima, que trabalha para uma transportadora e, no momento do assalto, fazia entregas.

O veículo foi encaminhado para a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos para registro do crime e adoção das medidas cabíveis.

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A comunidade do Cabula VI foi beneficiada com o programa Iluminando Nosso Bairro. A localidade ganhou novas luminárias em LED, modernizando todo o sistema de iluminação pública. Ao todo, foram 746 pontos espalhados por 49 logradouros, com o investimento de quase R$1 milhão. O benefício à comunidade foi entregue na noite de ontem (02), em ato simbólito comandado pelo prefeito ACM Neto.

O programa, executado pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip) da Prefeitura, tem o intuito de garantir mais segurança e conforto à população de todos os cantos da cidade. Vale lembrar que a medida também gera economia para os cofres públicos, já que as lâmpadas em LED chegam a ser 50% mais vantajosas em termos de consumo do que as normais.

“O programa abraça uma localidade e muda a iluminação toda, não apenas de uma rua ou outra. Nessa noite aqui no Cabula VI, estamos entregando oficialmente toda a ação do programa. Conseguimos modernizar toda iluminação aqui, contemplando 100% do bairro”, afirmou ACM Neto.

Ele ressaltou que, até final deste ano, 80% das vias de Salvador terão a iluminação em LED. “Hoje, a gente olha Salvador e vê a grandiosidade da iluminação branca em LED. Nossa cidade está bem mais iluminada. Temos muitas entregas para fazer até o final do ano. A Dsip não parou hora nenhuma na pandemia”, destacou o prefeito.

Balanço - Lançado em março de 2019, o Iluminando Nosso Bairro tem levado às localidades, principalmente aquelas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a modernização do sistema de iluminação, proporcionando mais qualidade técnica, maior durabilidade e eficiência nos equipamentos instalados, como ressaltou o diretor da Dsip, Júnior Magalhães.

"No ano passado, o programa contemplou 893 logradouros com o total de 5.925 pontos em LED em localidades como Bairro da Paz, Calabar, Liberdade, Pernambués, São Caetano, Valéria e Nova Constituinte. Até o final do primeiro semestre deste ano, já executamos a modernização em 822 logradouros, com a substituição de 8.106 pontos em diversas localidades. Outros 43 bairros estão em fase de implantação", afirmou Júnior Magalhães.

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Para garantir e preservar os direitos de crianças e adolescentes durante a pandemia, as ações de fiscalização realizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Salvador (CMDCA) nas instituições vinculadas foram intensificadas. A ideia é identificar as necessidades e possíveis ajustes para que os serviços não sejam fechados neste momento importante de assistência e enfrentamento à Covid-19. 

O CMDCA é vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e tem como objetivo formular e fiscalizar as políticas públicas voltadas para atendimento à criança e ao adolescente em Salvador. O conselho é composto por 14 membros, sete da sociedade civil e sete do Executivo municipal. No total, 381 instituições funcionam com registro válido emitido pelo órgão. 

Os serviços de acolhimento institucional, apoio socioeducativo, programa de aprendizagem, suporte contra a exploração sexual e assistência oferecidos pelas instituições registradas contemplam, atualmente, 4.634 crianças e adolescentes. Há ainda a atuação dos 90 conselheiros tutelares distribuídos por Salvador. 

Entre as atribuições do órgão estão o registro e monitoramento de instituições não governamentais que ofertam serviços direcionados a crianças e adolescentes, no que se refere indicadores de qualidade fundamentados nas disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); o planejamento e execução de Conferências Municipais dos Direitos de Crianças e Adolescente; e execução do processo de escolha, capacitação e fiscalização dos conselheiros tutelares.

Também é de responsabilidade do órgão contribuir e acompanhar a elaboração do Orçamento Público da Criança e do Adolescente (OCA) e do Plano Plurianual (PPA) e analisar propostas de projetos sociais para financiamento oriundo de fontes externas e/ou do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, entre outras ações.

A presidente do CMDCA, Tatyana Paixão, ressaltou a importância do trabalho realizado pelo órgão. “É de extrema relevância e responsabilidade o trabalho que desenvolvemos, para garantir o melhor às crianças e adolescentes de Salvador. Não podemos falhar, porque pode valer uma vida”, afirmou.

 

 

 

 

 

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O tráfego de veículos na Ladeira da Montanha, no Centro, foi liberado parcialmente desde a madrugada desta quarta-feira (2). A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) retirou os prismas que estavam bloqueando a via, após a limpeza e remoção dos escombros de um casarão que caiu sobre a pista, em meados do mês passado.

Portanto, os motoristas já contam com uma faixa para trafegar na Montanha, que faz ligação do Comércio à Rua Carlos Gomes. Os ônibus também voltaram a circular normalmente pelo local.

Segundo informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal), uma faixa da ladeira segue isolada com proteção, devido à continuidade das obras de requalificação dos arcos da Montanha e na Misericórdia.

Desabamento - O desabamento de parte do casarão situado na Ladeira do Pau da Bandeira ocorreu no dia 18 de agosto e os escombros caíram sobre a Ladeira da Montanha.

A ocorrência não causou vítimas, mas, após vistoria realizada pela Codesal, foi constada a possibilidade de ocorrerem outros desabamentos. Após ser notificado, o proprietário providenciou a demolição do imóvel.

"A Prefeitura fez o acompanhamento e a fiscalização de todo o serviço de demolição do casarão até a retirada dos entulhos para que tudo fosse feito com plena segurança", afirmou o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

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Após cinco meses de fluxo intenso no número de atendimentos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou, no mês de agosto, a maior queda de chamadas desde o início da pandemia. Nos três primeiros meses, a contar de março, o aumento de pacientes foi bastante significativo. Em março, foram registrados 11.375 mil atendimentos, em abril o número elevou para 14.047 mil e em maio subiu para 16.166 mil.

A partir de junho, os índices começaram a cair, totalizando 13.048 mil. Em julho, seguiu decrescendo, alcançando 11.021 mil. E em agosto, teve uma redução ainda maior, fechando o mês com 8.511 mil atendimentos. De acordo com o coordenador de Urgência e Emergência de Salvador, o médico Ivan Paiva, antes da pandemia a média de era de 8 mil.

“Com a chegada a doença, logo nos primeiros meses, tivemos um grande crescimento e chegamos a quase o dobro, com 16 mil atendimentos em apenas um mês. Além disso, nossa central 192 registrou um crescimento expressivo no número de chamados para tirar dúvidas e solicitar informações”, afirma.

"Mesmo com a queda em agosto, o número ainda foi acima do que a gente atendia antes da pandemia, mas dentro de uma variação normal. A gente tem feito ainda muitas transferências das UPAS para os leitos de UTI e enfermaria para tratamento da Covid-19, uma atribuição que não era nossa e passou a ser durante a pandemia. Esse é um fator que deve ser levado em consideração quando falamos em aumento do nosso número de pacientes atendidos", acrescenta Paiva.

Mais atribuições - Durante a pandemia, o Samu também montou uma equipe para implantação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), atribuição que não pertencia ao serviço. De acordo com o coordenador, esses profissionais atuam nos domicílios para constatar os casos de mortes em casa.

"Na Bahia, não tinha o SVO e algumas pessoas estavam morrendo em casa e ficando por dias lá com a suspeita de Covid-10. Essa equipe às vezes amanhece o dia trabalhando. Já chegamos a atender 20 casos de óbitos por noite. Hoje, estamos com uma média de 5 ou 6 e muitos desses não são pacientes de coronavírus", explica.

Paiva destaca ainda que muitos pacientes atendidos apresentam sintomas da Covid, como insuficiência respiratória, por exemplo. No entanto, ressalta que a maioria dos atendimentos realizados pelo Samu estão relacionados com outras demandas. "Temos várias outras doenças e um número expressivo de acidentes no trânsito, principalmente com motos".

 

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Os condutores que trafegam pela Avenida Antônio Carlos Magalhães deverão ficar atentos para as alterações de trânsito que serão implementadas na região a partir desta quinta-feira (03). As mudanças acontecem em função da entrega do elevado do BRT nas imediações do Hospital Teresa de Lisieux, e algumas já serão implantadas de forma definitiva.

Os condutores que estiverem no sentido Shopping da Bahia e desejarem chegar à Avenida Tancredo Neves ou Luís Viana Filho (Paralela) deverão seguir por cima do elevado. É importante destacar que, uma vez no elevado, não será possível retornar à via principal. Este percurso será implantado já de forma permanente.

Já os condutores que tiverem como destino o Caminho das Árvores ou Shopping da Bahia devem manter-se na via principal, abaixo do elevado, e acessar a pista marginal nas imediações do Hiper Posto.

Fechamento de cruzamento - Outra importante mudança neste trecho é o fechamento definitivo do cruzamento de quem sai da Avenida Paulo VI em direção à Avenida ACM, no sentido Rio Vermelho. Com isso, os veículos deverão utilizar um novo retorno implantado abaixo do elevado, nas imediações do Sam´s Club. A direita livre já existente no local será mantida, porém, neste caso, os veículos terão apenas a opção de seguir no sentido Shopping da Bahia.

A travessia de pedestres também será realocada, porém de forma provisória. Serão instaladas duas travessias semaforizadas nas imediações do Lar Shopping e próximo ao Sam´s Club. Já o ponto de ônibus localizado em frente ao Hiperposto será instalado, também de forma provisória, na via marginal, em frente ao Mc Donald’s.

As mudanças serão implementadas logo após a entrega do elevado, marcada para às 9h30, com a presença do prefeito ACM Neto, e tem o objetivo de permitir o andamento das obras de mobilidade na região. Todo o trecho estará devidamente sinalizado, além de contar com a presença de agentes de trânsito para orientar os condutores que trafegam pelo local. Não haverá alterações para quem trafega no sentido Rio Vermelho.

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Prefeitura lembra que diversos serviços continuam sendo oferecidos on-line

A partir da próxima terça-feira (08), secretarias e órgãos públicos municipais poderão retornar com serviços de atendimento ao cidadão, mediante protocolos de prevenção e proteção contra o novo coronavírus, conforme o decreto de número 32.770 publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

Desse modo, as repartições se preparam para adotar medidas para o cumprimento das regras, que visam garantir a segurança tanto dos servidores como da população em geral. O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM), vinculado à Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), por exemplo, está concluindo um site que possibilitará atendimento por hora marcada.

“A ideia é retornar sem as filas que ocorriam antes da pandemia, por ordem de chegada. A sede do SIMM, no Comércio, chegava a atender 500 pessoas por dia. Hoje é completamente inviável trabalhar com essa demanda, por questão de segurança. Por isso, continuaremos limitando os atendimentos, respeitando as recomendações de saúde”, pontua o diretor de Trabalho da Semtel, Magno Felzemburg.

Atualmente, a sede do serviço tem recebido apenas dez pessoas, de hora em hora, das 8h às 14h, após etapa de teleatendimento nos números 3202-2003 e pelo 3202-2004 (este último é referente ao SIMM Mulher). A partir do dia 8, funcionará das 7h às 16h, de segunda a sexta. Diariamente, o órgão divulga informações de vaga de trabalho nas redes sociais.

“Até lançarmos o site, continuaremos fazendo o teleatendimento para avaliar o perfil dos trabalhadores. Os candidatos recebem no próprio e-mail a carta de encaminhamento para comparecer ao SIMM ou seguem diretamente para a empresa que está recrutando. Alguns processos seletivos têm acontecido exclusivamente on-line”, acrescenta Felzemburg.

Prefeituras-Bairro - Depois de terem os atendimentos presenciais suspensos por conta da pandemia, as Prefeituras-Bairro de Salvador também se preparam para retornar sob medidas preventivas. São 10 unidades administrativas que existem: Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Valéria, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima e Liberdade/São Caetano. Dessas, apenas a de Valéria se manteve aberta na pandemia com o serviço de dispensação de medicamentos, em horário das 8h às 14h.

“Faremos o necessário para o cumprimento do decreto. As Prefeituras-Bairro só vão poder receber uma pessoa a cada nove metros quadrados. Além disso, retornaremos ao horário de 8h às 17h, separando o final do expediente para atendimento exclusivo a pessoas do grupo de risco, pois, pela manhã, o movimento é maior”, afirma o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão.

Desde que os serviços presenciais nesses espaços foram suspensos, equipes da secretaria têm realizado ações sociais com famílias de diversas comunidades carentes, distribuindo cestas básicas e de máscaras de proteção.

Transalvador – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), por sua vez, está finalizando um sistema para que a população que desejar ser atendido na sede da autarquia, nos Barris, possa fazer o agendamento.

Alguns serviços que estavam paralisados, como apresentação de condutor e emissão de credenciais de estacionamento, já podem ser feitos online no site www. transalvador. salvador. ba. gov. br. Já os prazos para defesa e recursos permanecerão suspensos por dependerem de uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Sedur – Os atendimentos presenciais na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), no Empresarial Thomé de Souza, na Avenida ACM, será via agendamento, pelo telefone 3202-9551 ou pelo e-mail agendamento.sedur @ salvador. ba. gov. br, das 8h às 17h, de segunda a sexta.

O local dispõe de atendimento para recebimento de documentos, defesas sobre operações de fiscalização, além de tirar dúvidas e receber denúncias referentes às medidas de combate do coronavírus.

Vale lembrar que solicitações como Termo de Viabilidade de Localização (TVL), procedimentos como licenciamentos para construções, reformas, obras em logradouros públicos e diversas outras atividades podem ser feitas no link www. servicos. sedur. salvador. ba. gov. br.

Educação e demais órgãos - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) continuará em regime extraordinário de trabalho, das 8h às 14h, sem interrupção, enquanto não houver definição de retomada do ano letivo.

Já as repartições da administração pública municipal que não atuam com atendimento ao público e nem diretamente no enfrentamento à Covid-19 também retornam com atividades presenciais que estavam suspensas. "Tudo isso mediante a observância de protocolos para garantir a segurança dos colaboradores”, frisa o titular da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Thiago Dantas.

Dantas lembra que, desde março, os órgãos que atuam com serviços essenciais de saúde, segurança, limpeza, assistência social, defesa civil e trânsito, por exemplo, não pararam. “Pelo contrário, funcionaram com força total, o que credita todo o sucesso que Salvador vem tendo no combate à pandemia. Além disso, outras repartições continuaram fazendo atendimento pela internet”.

Protocolos - A retomada das atividades dos órgãos municipais está condicionada ao cumprimento de uma série de medidas sanitárias para conter a disseminação do coronavírus, como uso obrigatório de máscaras de proteção facial para entrar e permanecer nas repartições municipais.

Também devem ser feitos aferição de temperatura nos acessos a esses espaços e distanciamento de 1,5 m entre servidores - nos casos em que não for possível, adotar barreiras físicas, uso de proteção facial tipo face shield ou revezamento.

Além disso, devem ser priorizadas reuniões remotas, e os estabelecimentos públicos precisam disponibilizar dispensadores de álcool em gel 70% em local visível e de fácil acesso.

As repartições que retornam com atendimento presencial à população devem ter ocupação máxima correspondente a uma pessoa a cada 9 m², bem como barreiras físicas separando os atendentes e o público, sempre que possível, ou utilização da proteção facial tipo face shield.

Em refeitórios, o protocolo estabelece distanciamento mínimo de dois metros entre os servidores e redução para 30% da respectiva capacidade. Já nos transportes em veículos oficiais, é obrigatório o uso de máscara facial no embarque e permanência no automóvel, priorizando ventilação natural ao invés de ar-condicionado.

Servidores do grupo de risco devem apresentar relatório médico comprobatório e realizar atividades remotas ou sem contato com o público.

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A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para tratar pacientes infectados com a Covid-19 chegou hoje (01) a 48% em Salvador, melhor desempenho desde o início da pandemia. Ontem (31), o índice, o menor até então, foi de 49%.

"Em se mantendo esses percentuais de queda que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está registrando, vamos ficar mais seguros para ampliar a fase três da retomada, que foi iniciada parcialmente ontem (31). Dessa forma, vamos poder liberar em breve a reabertura de novas atividades e flexibilizar mais setores que já voltaram a funcionar", disse o prefeito ACM Neto.

Na fase três da retomada, já foram autorizados a reabrir os clubes sociais (exclusivamente para práticas esportivas e mediante protocolo de segurança e preservação da vida já divulgado). Aguardam autorização parques de diversões e temáticos, teatros, cinemas, casas de espetáculo, centros de eventos e de convenções.

Além disso, órgãos municipais que fazem atendimento ao público voltam a funcionar na próxima terça-feira (08), também com regras para conter a disseminação da Covid-19. No caso das escolas, praias e espaços públicos, a Prefeitura ainda analisa com cautela o momento mais seguro para a reabertura.

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A sexta parcela do Salvador por Todos, benefício de R$ 270 voltado a trabalhadores informais, começa a ser paga nesta quarta (02). O programa, coordenado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), já beneficiou mais de 36 mil trabalhadores, com investimento de R$36 milhões.

A secretária da Sempre, Juliana Portela, ressaltou que a extensão do auxílio, autorizada pelo prefeito ACM Neto na semana passada, permite continuar dando o suporte às famílias afetadas com a crise gerada pelo novo coronavírus. “Esse auxilio é fundamental. Fomos a primeira capital a começar a pagar, de forma ordeira, organizada e escalonada para evitar aglomerações nas agências bancárias. A partir de amanhã e até o dia 16, vamos continuar seguindo o planejamento e assistindo os trabalhadores informais da cidade”, pontuou.

As categorias que têm direito são: baianas de acarajé, ambulantes, feirantes, camelôs, barraqueiros, baleiros, guardadores de carro, recicladores, taxistas, motoristas de aplicativos e mototaxistas – no caso dos três últimos, com idade superior a 60 anos, de acordo com as listas de cadastrados encaminhadas pelas secretarias responsáveis por autorizar cada atividade.

O trabalhador pode conferir se está cadastrado pela Prefeitura para receber o auxílio acessando o site www. salvadorportodos. salvador. ba. gov. br, informando o CPF ou Número de Identificação Social (NIS).

Veja calendário de pagamento:

* Trabalhadores com nomes iniciados com a letra A: pagamento a partir de quarta-feira (02/09);

* Trabalhadores com iniciais B, C ou D: saque a partir de quinta-feira (03/09);

* Trabalhadores com iniciais E: retirada na sexta-feira (04/09);

* Trabalhadores com iniciais F, G, H ou I: saque a partir de terça-feira (08/09);

* Trabalhadores com iniciais J: pagamento a partir de quarta-feira (09/09);

* Trabalhadores com iniciais K e L: retirada a partir de quinta-feira (10/09);

* Trabalhadores com iniciais M: saque na sexta-feira (11/09);

* Trabalhadores com iniciais N, O, P e Q: pagamento a partir de segunda-feira (14/09);

* Trabalhadores com iniciais R: pagamento a partir de terça-feira (15/09);

* Trabalhadores com iniciais S, T e U, V, Y, X, Z, K, W: pagamento a partir de quarta-feira (16/09).

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