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Após seis meses de atividades suspensas, os cinemas de Salvador se preparam para reabrir ao público, mediante o cumprimento dos protocolos de segurança para coibir a disseminação do coronavírus. A partir desta quinta-feira (17), voltarão a funcionar os complexos UCI Orient dos shoppings da Bahia, Barra e Paralela, além do Cine Imperial no Shopping Center Lapa. Outras empresas do setor seguem se adequando às determinações para retornar com as operações.

Na UCI Orient, os complexos cinematográficos estão prontos para receber os clientes da forma mais segura possível. A higienização foi intensificada no foyer e áreas comuns às salas de exibição, bem como nos assentos, principalmente em superfícies de contato. Além disso, dispensers de álcool em gel ficarão espalhados nos ambientes dos cinemas. Já as bilheterias e bombonieres estarão equipadas com escudos de acrílico de proteção.

Os funcionários usarão protetor facial durante o expediente. Na bomboniere, na bilheteria, nos terminais de autoatendimento e no acesso às salas marcadores de piso indicarão as posições ideais de cada cliente para o distanciamento. Na entrada das salas, os clientes passarão por tapetes higienizadores.

Seguindo os novos protocolos, com o intuito de evitar aglomerações e para que a limpeza das salas seja realizada no tempo adequado, haverá limitação da capacidade de público para 50% ou até 100 pessoas em cada sala, aumento do intervalo entre os filmes e distanciamento entre as poltronas.

As vendas serão controladas por um sistema que bloqueia automaticamente os assentos próximos aos já ocupados. Além disso, as poltronas que não puderem ser utilizadas também estarão sinalizadas e fisicamente isoladas. Haverá terminais de autoatendimento disponíveis nos complexos para compra de ingressos e itens da bomboniere. No caso de pagamentos presenciais no balcão, a UCI Orient indica o uso de cartões pelo método de aproximação.

Center Lapa – A reabertura das salas do Cine Imperial, no Center Lapa, nesta quinta (17), também envolve uma série de preparativos. “Estamos trabalhando administrativamente desde a sexta (11) para implantar as novas medidas, que envolvem isolamento de poltronas e abertura de venda online, o que ano era prática nossa antes da pandemia. Reforçamos a comunicação visual para alertar a todos os cidadãos sobre os protocolos de saúde, adquirimos tapetes sanitizantes e estamos colocando marcação de distanciamento no chão”, ressalta a proprietária do Cine Imperial, Gabriela Palma.

A empresária explica que os kits de alimentos comprados no espaço serão entregues lacrados. Os funcionários irão informar os clientes sobre o consumo dos lanches, que só poderá ocorrer dentro das salas. “Estamos preparando um treinamento bem grande para que os colaboradores estejam aptos para orientar à população nessa nova abordagem”, acrescenta.

Na primeira semana de funcionamento, as salas do Cine Imperial exibirão grandes sucessos da telona como parte do "Festival de Volta Para o Cinema", iniciativa do movimento #JuntosPeloCinema, que reúne mais de 200 profissionais de diferentes empresas, entre estúdios, distribuidores, exibidores e fornecedores do segmento, com intuito de estimular o retorno dos amantes à sétima arte.

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A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) iniciou parceria com a Prefeitura para o desenvolvimento de um projeto de cidades inteligentes na capital baiana. A prioridade será a adoção de tecnologias para mobilidade, como o controle de tráfego, a partir do uso de inteligência artificial na gestão dos semáforos e também a instalação de câmeras especiais para reconhecimento de placas dos veículos.

Por meio de um memorando de entendimentos assinado pelo prefeito ACM Neto e pelo presidente da ABDI, Igor Calvet, a agência trabalhará em cooperação com o município para detalhar prazos e locais de implantação do projeto. Estão previstos investimentos de R$5 milhões da ABDI em tecnologia a ser instalada ainda esse ano.

“Cidades inteligentes é um movimento que ocorre de norte a sul do país. Quando decidimos alocar recursos em Salvador, vimos um trabalho já em andamento. Com esse projetos, queremos que o município seja um local de demonstração para o Brasil e outras prefeituras. Salvador já tem naturalmente a sua projeção, e essa iniciativa, além do aparato tecnológico na área de mobilidade, será um motor de atração de investimentos muito grande. Queremos, no fim, o benefício para o cidadão”, explica Igor Calvet.

Sistema - O sistema de monitoramento e controle de tráfego inclui câmeras especiais e um software que aponta as ocorrências usando inteligência artificial. A proposta é que a tecnologia ajude a dar mais fluidez e segurança ao trânsito, ao fornecer dados precisos e em tempo real à central de controle operacional, que funcionará junto ao Núcleo de Operações Assistidas (NOA). A previsão é que equipamentos sejam inicialmente instalados nos semáforos que ficam na região do Largo do Tanque e da Av. General San Martin.

“Na nossa visão de futuro,de médio e longo prazo, existem dois pilares fundamentais de impulsionamento econômico para a cidade e um deles é exatamente o setor tecnológico. A Prefeitura tem que estar preparada e trabalhamos com planejamento. Já fizemos várias intervenções na região da San Martin. Mas, em função do volume enorme de veículos que passam por lá, está será uma solução extremamente adequada”, avalia ACM Neto.

 

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Programa Salvador por Todos também irá beneficiar pessoas em situação de rua que recebiam refeições do município

 

A Prefeitura vai propor à Câmara de Vereadores uma nova prorrogação do auxílio de R$270 (programa Salvador por Todos) pago à população mais atingida pelos efeitos econômicos da crise sanitária. Dessa vez, o benefício, que se encerraria em setembro, poderá, caso o projeto seja aprovado, ser pago nos meses de outubro, novembro e dezembro, num investimento de R$5 milhões mensais por parte do Executivo municipal em prol dos mais carentes. 

 

O anúncio da medida foi feito hoje (15) pelo prefeito ACM Neto, em coletiva virtual na qual o gestor fez uma prestação de contas das ações adotadas nos últimos 180 dias para impedir a proliferação do novo coronavírus. "Ainda temos milhares de pessoas que não conseguiram retomar suas atividades, recompor sua renda, bem como desempregados sem perspectiva de futuro. Por isso, achamos ser necessário prorrogar o auxílio, que poderá ser pago até dezembro, a depender de nossa avaliação em cada mês, bem como outras ações sociais", disse ACM Neto. 

 

O prefeito anunciou ainda que pessoas em situação de rua que recebiam refeições em locais espalhados pela cidade também terão direito ao auxílio mensal de R$270. "Será uma transição. A Prefeitura desativa as bases de distribuição de refeições que montamos para ajudar quem mais precisa durante a pandemia e essas pessoas passam a receber os R$270", explicou. 

 

Essas bases de doação de refeições foram instaladas pela Prefeitura na Barroquinha, em Itapuã, no Estacionamento São Raimundo, em Pau da Lima e em São Tomé de Paripe. Dessa forma, as pessoas em situação de rua cadastradas e que recebiam essas refeições se juntam, após aprovação do projeto, a outras categorias que já recebem os R$270, que são baianas de acarajé, ambulantes, feirantes, camelôs, barraqueiros, baleiros, guardadores de carro, recicladores, taxistas, motoristas de aplicativos e mototaxistas – no caso dos três últimos, com idade superior a 60 anos.

 

Criado em março, o Salvador por Todos já beneficiou mais de 37 mil trabalhadores informais ou individuais cadastrados na Prefeitura até o dia 20 deste mesmo mês. O auxílio surgiu antes mesmo daquele criado pelo governo federal para ajudar os mais pobres durante a pandemia. A Prefeitura já investiu R$31 milhões na iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). 

 

Cestas básicas - Durante a coletiva de hoje, o prefeito anunciou também a prorrogação, até dezembro, da distribuição de cestas básicas para mototaxistas com idade entre 18 e 60 anos cadastrados até 7 de abril junto à Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e para pessoas com vulnerabilidade, residentes em áreas de risco. O investimento nessa ação será de R$2,4 milhões até dezembro. No total, a Prefeitura já doou, desde o início da pandemia, um milhão de cestas básicas.

 

 

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Com oito eventos agendados até dezembro, o Centro de Convenções de Salvador (CCS), situado na orla da Boca do Rio, retoma as atividades com base nos protocolos de segurança estabelecidos pela Prefeitura. O cronograma inclui eventos sociais, congressos e palestras previstas para acontecer a partir deste mês. O programação do CCS foi interrompida pouco tempo após a inauguração do equipamento, que aconteceu em janeiro de 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, que teve início em março na capital baiana.

No dia 27 de setembro, está programada para acontecer no CCS o evento Abav Collabe. Em outubro, no dia 15, acontece a entrega do prêmio Top of Mind. A programação segue com mais seis eventos nos meses de novembro e dezembro.

Até esta nova etapa da fase três da retomada das atividades na cidade, apenas o drive-in do CCS operava com a exibição de filmes e realização de shows, também seguindo protocolo próprio definido pelo município e fiscalizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). Além disso, o equipamento, administrado pela GL Events, ajudou a Prefeitura em ações importantes, a exemplo da campanha de vacinação contra a gripe e como base para doação de alimentos e distribuição de cestas básicas.

Regras - Vale lembrar que o protocolo setorial para centros de convenções e eventos não permite a realização de shows e feiras, por exemplo, pois geram aglomerações. Congressos, seminários, palestras e conferências estão liberados. Além disso, esses espaços devem respeitar e garantir o uso obrigatório de máscaras para todos, além das medidas de higiene, a exemplo da disponibilização de álcool em gel a 70%.

A capacidade de ocupação é de uma pessoa a cada seis metros quadrados, com limite de 100 pessoas por salão, sempre respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os cidadãos. A medição de temperatura deve ocorrer na entrada.

O credenciamento de expositores, palestrantes e todos os demais participantes das convenções e eventos deve se dar de forma prévia e virtual. Para a segurança dos empregados, durante a montagem e desmontagem das estruturas dos eventos devem ser garantidos o afastamento mínimo e o uso de máscaras e EPIs.

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Com o objetivo de ajudar a estimular o turismo na capital baiana com a retomada da normalidade, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), ofertará o programa Capacita Salvador, que beneficiará 7.700 trabalhadores, sendo 2.200 informais e 5.500 vinculados às empresas dos segmentos de meios de hospedagem, agências de viagens, bares e restaurantes e meios de transporte. As inscrições deverão ser abertas ainda em setembro.

O programa vai oferecer um conjunto de cartilhas, manuais e vídeos, cujo conteúdo estará alinhado com as normas brasileiras (NBR) e se utilizará de linguagem adequada à realidade sócio educacional dos profissionais do setor, contendo também exemplos do dia-a-dia do trabalho.

Inicialmente, pelo menos 120 empresas estarão envolvidas diretamente com o programa. Os processos de formação abrangem um grupo de habilidades e conhecimentos transversais a todas as ocupações do setor de turismo, a exemplo das camareiras, mensageiros, recepcionistas, garçons, agente de viagem, entre outros.

Além disso, as competências “Hospitalidade”, que abordam o tema “receber bem e servir com excelência”, e “Segurança de Alimentos”, que qualificará os profissionais a manipular alimentos de forma segura, evitando assim contaminações, também serão oferecidas aos participantes.

Haverá um conselho gestor composto por algumas entidades do Conselho Municipal de Turismo e todos os materiais e cursos estarão disponíveis de forma gratuita aos empreendimentos e pessoas participantes.

Modelos - A capacitação será dividida em dois modelos: para aqueles que ainda não estão no mercado de trabalho e os que já estão na ativa. No primeiro caso, serão realizadas 110 turmas nos diversos bairros de Salvador, com a previsão de 2.200 participantes. Essas turmas serão realizadas em locais a serem definidos de acordo com as inscrições.

Para os que estão inseridos no mercado, a capacitação ocorrerá no próprio local de trabalho. Para isso, profissionais indicados pelos empreendimentos participantes do programa serão capacitados como Instrutores no Local de Trabalho (ILT) e ficarão responsáveis por conduzir o processo de capacitação, valendo-se do material didático desenvolvido, de manuais orientativos e de assessoria técnica oferecida pelo programa.

Está prevista a formação de 150 ILTs, que, por sua vez serão responsáveis pela capacitação de 5.500 profissionais. Desta forma, a capacitação feita de forma customizada, otimizando o tempo e a disponibilidade dos profissionais e conferindo um processo de educação continuada em cada empreendimento.

 

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Esta segunda-feira (14) foi de reabertura e adaptação para os permissionários e funcionários do Mercado Municipal do Bonfim e o das Flores, esse último situado no Dois de Julho. Ambos retomaram o funcionamento com base no decreto de número 32.815/20, que fixou o protocolo para evitar a disseminação da Covid-19.

“O Mercado do Bonfim está de portas abertas para o público. Na sexta-feira, realizamos, junto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a testagem dos permissionários e todos os testes tiveram resultado negativo. O Mercado do Bonfim, também conhecido como dos Arcos, está situado na Colina Sagrada, um dos principais pontos turísticos de Salvador. Nesse momento de pandemia, o equipamento segue todos os protocolos de saúde, com orientação para comerciantes e visitantes”, conta Marcus Passos, titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

O horário de funcionamento desses dois mercados municipais é de segunda-feira a sábado, das 10h às 16h, exceto para bares e restaurantes, que seguem o protocolo desse segmento. O Mercado das Flores é famoso por comercializar arranjos de diversos tipos. Já o do Bonfim tem como principais produtos as roupas, objetos artesanais e demais lembranças da Bahia para os turistas que visitam a Colina Sagrada e o Caminho da Fé.

Regras - Antes da abertura dos mercados, todos os permissionários e funcionários foram submetidos a testes para a detecção da Covid-19. O protocolo setorial desses dois estabelecimentos determina que todos os funcionários e permissionários devem utilizar máscara e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados. A temperatura dos permissionários, trabalhadores e clientes deve ser medida e aqueles que tiverem resultado igual ou superior a 37,5º precisam ser encaminhado para acompanhamento de saúde adequado.

Cada permissionário também deve disponibilizar álcool a 70% para uso dos funcionários e clientes. As filas precisam ser ordenadas, respeitando o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas e o uso de máscara pelos clientes. Fica proibido o uso de bebedouros nesses locais e os banheiros devem dispor de pias com água, sabão, papel-toalha, lixeira com tampa e acionamento por pedal.

Também é obrigatório afixar os protocolos geral e setorial em local visível. Pessoas que fazem parte do grupo de risco devem ter atendimento prioritário para reduzir o tempo de permanência nesses estabelecimentos. Fica proibido experimentar ou testar os produtos dos mercados, devendo os provadores permanecer fechados. Além disso, cada boxe terá acesso de um cliente por vez e fica proibida a realização de eventos ou promoções que possam gerar aglomerações.

Confira o horário de funcionamento de outros mercados municipais:

* Mercado Popular: funcionamento de terça a sábado, das 6h às 14h; domingos e feriados, das 6h às 12h.

* NACS de Itapuã: de terça a sábado, das 7h às 15h; domingos e feriados, das 7h às 12h. 

* Mercado Dois de Julho: de segunda a sábado, das 7h às 19h; domingos e feriados, das 7h às 14h.

* NACS de Periperi: de terça a sábado, das 7h às 17h; das 7h às 12h.

* Mercado de Cajazeiras: segunda a sábado, das 10h às 16h; fecha aos domingos.

* Mercado Modelo: segunda a sábado, das 10h às 16h; fecha aos domingos.

* Mercado Jardim Cruzeiro: terça e quarta, das 7h às 15h; de quinta a sábado, das 7h às 17h; segundas, domingos e feriados, das 7h às 12h.

* Os mercados de Itapuã e da Liberdade permanecem fechados.

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O atendimento presencial no Escritório Social do Novo Mané Dendê foi retomado nesta segunda-feira (14), em cumprimento ao Decreto nº 32.610, de 23 de julho de 2020. O atendimento aos moradores da poligonal, de forma presencial, estava suspenso por conta da pandemia do coronavírus. Durante a suspensão, todo o suporte às famílias estava acontecendo de forma virtual.

O atendimento no Escritório Social, localizado na Av. Carioca, 22 - Itacaranha, é realizado com hora marcada. O agendamento deve ser feito por telefone: (71) 4042-3007 ou (71) 9 9122-2763. O horário é das 9h às 12h e das 13h às 16h e cumpre todo o protocolo de segurança sanitária definido.

Além do Escritório Social, a equipe do Escritório Móvel também retoma os atendimentos de forma itinerante para facilitar o acesso aos serviços. Ao longo da semana, a van ficará localizada em alguns pontos da poligonal.

Investimentos - Desenvolvido pela Prefeitura, o Novo Mané Dendê prevê investimento da ordem de R$ 500 milhões em uma das áreas mais pobres de Salvador. Cinco bairros são beneficiados com o projeto: Itacaranha, Alto da Terezinha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela.

A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida da população que mora nas imediações da Bacia do Rio Mané Dendê, no Subúrbio, beneficiando diretamente 10 mil pessoas, além de outras 35 mil de forma indireta, com reflexos nas áreas econômica, social e de saúde, por meio de ações socioambientais e de urbanização.

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Os oito vencedores do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro – Ano III, promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), terão suas obras distribuídas em janeiro de 2021. As produções ganharão o mundo, sendo encaminhadas a 300 bibliotecas das escolas municipais, de toda à Bahia e de outros estados brasileiros. As obras também vão compor o acervo da Academia de Letras da Bahia, do Gabinete Português de Leitura e estarão nas embaixadas dos países lusófonos. 

Para os ganhadores, a premiação fortalece a produção cultural literária na cidade e abre espaço para novos autores. Ao todo, foram 112 obras enviadas e analisadas durante o processo seletivo. No rol das oito obras selecionadas estão sete gêneros: conto, crônica, dramaturgia, literatura infantil, poesia, romance e categoria livre. 

De acordo com o escritor Paulo Atto, vencedor na categoria dramaturgia com a publicação “A Travessia do Grão Profundo”, o selo tem visibilidade internacional e, no seu caso, representa o reconhecimento de um trabalho de 36 anos. “A repercussão do prêmio foi imediata no exterior. Recebi muitas mensagens de vários artistas de teatro de muitos países, como Alemanha, Portugal, Espanha, Colômbia, Estados Unidos, México, Argentina e aqui do Brasil também”, diz. 

Autor de outras duas publicações, os livros “Até Delirar” (1984) e “Desmontando Shakespeare” (2012), ele afirma que a publicação vencedora do selo tem um valor especial. “Venci com a minha obra de dramaturgia mais autobiográfica e pessoal. Nela estão as minhas memórias e vivências sobre o interior da Bahia e, especificamente, do sertão baiano, seu imaginário, a gente sertaneja e a sua cultura”, explica. 

O artista revela ainda uma questão afetiva com o selo que traz em seu título uma homenagem a João Ubaldo Ribeiro. O escritor conta que, no final dos anos 1980, adaptou o romance de João Ubaldo "Viva o Povo Brasileiro" para o teatro. “Foi a primeira montagem teatral de um romance de João. Ficamos em contato por algum tempo. Ele havia liberado os direitos do livro para o palco. Então, há uma questão muito emotiva de receber este prêmio e vir todas estas memórias e da gentileza e generosidade de João naquele momento com um jovem autor a quem ele confiou transpor seu romance para os palcos”, afirma, emocionado. 

Dramaturgia - A escritora Aícha Marques, formada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em interpretação teatral, também foi uma das ganhadoras do prêmio com a peça teatral de 34 páginas “Alimentando as Feras”, na categoria dramaturgia. A peça se passa no setting psicanalítico. O psicanalista Carlos, por uma razão que saberemos no final, não comparece à sessão de terapia em grupo, que ele desenvolve com as pacientes Fátima, Helô e Celice. Porém, as três, quando se dão conta que Carlos não compareceu, resolvem fazer a sessão sem ele. No início, tudo parece bem. Mas, com o passar do tempo, elas perdem o controle. A falta de tato e de conhecimento sobre a psicologia as levam a uma profunda explosão de sentimentos e emoções. Na opinião da autora, o Selo João Ubaldo Ribeiro é um dos mais importantes do cenário cultural baiano. 

“Extremamente necessário e fundamental para o desenvolvimento da escrita na Bahia. Penso que esse prêmio consagra minha trajetória na literatura teatral”, considera a artista, que há 30 anos faz teatro profissional. “Há 20 anos escrevo peças teatrais para projetos encomendados. Uso a dramaturgia ao longo desses 20 anos para desenvolver teatro em empresas e escolas, associando à educação”, explica. 

Fortalecendo a cultura local - A conclusão de todo o processo, com impressão e início da distribuição com uma tiragem de dois mil livros para cada gênero está prevista para janeiro de 2021. De acordo com o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, Salvador tem grandes nomes nas artes da escrita e o Selo João Ubaldo foi criado para fazer essa conexão entre esses dois polos complementares: autores e leitores. 

“Esse encontro abre novas possibilidades e divulga novos talentos. Escrever é um ato sagrado. Um bom conto, um instigante romance, uma deliciosa peça teatral, uma emocionante poesia nos transportam a universos ricos e inusitados, nos conectando com nosso eu mais profundo”, assinala. 

 

A gerente de Biblioteca e Promoção à Leitura da FGM, Jane Palma, explica que o selo integra o programa de política de incentivo à leitura desenvolvido pela Prefeitura. “É voltado para o fomento à produção literária local. Por essa razão, um dos pré-requisitos para as pessoas participarem do edital é morar em Salvador”, acrescenta. Nas duas edições anteriores, a FGM disponibilizou no mercado 24 mil livros dos 16 autores vencedores. E, nesta edição, a previsão é de distribuir mais oito mil livros.

 

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Para conscientizar os jovens neste mês de prevenção ao suicídio, a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) promove o projeto “Protagoniza Jovem no Setembro Amarelo”, que visa criar um espaço de bate-papo, onde este público terá a oportunidade de expor suas idéias, objetivos de vida e perspectivas pós-pandemia, além de falar sobre suas dores e angústias. 

Durante todo o mês de setembro, serão realizadas ações em instituições para discutir o combate e a prevenção ao suicídio, levando ao conhecimento dos jovens o Estatuto da Juventude. A ação conta com a parceria de profissionais de psicologia e órgãos que trabalham diretamente com a temática. 

Nos encontros serão abordados assuntos sobre o tema do Setembro Amarelo, políticas públicas voltadas para a juventude e o combate e prevenção do suicídio. Além disso, haverá distribuição de exemplares do Estatuto da Juventude e kits, composto por máscara, sabonete, repelente e álcool em gel. 

A equipe responsável pela realização das ações é composta por psicólogos, representantes da diretoria e coordenação da Juventude da SPMJ. Os encontros acontecem de acordo com o espaço e estrutura de cada local. Na entrada dos locais, as equipes orientam sobre o uso fundamental de máscaras, realiza medição de temperatura e disponibiliza álcool em gel para os jovens. A primeira ação do projeto aconteceu na última quarta (9), na Associação Emília Machado, em Marechal Rondon, e contou com a participação de aproximadamente 27 jovens. 

A secretária da SPMJ, Rogéria Santos, destaca a importância do espaço de diálogo. “Apesar de o assunto ser delicado, é importante conversamos sobre o suicídio e maneiras de preveni-lo, principalmente entre a juventude, não apenas neste mês de setembro, mas durante todo o ano. Atitudes simples como demonstrar apoio e ser um bom ouvinte podem salvar vidas. E é isso que estamos fazendo através do Protagoniza Jovem no Setembro Amarelo”. 

Cronograma – Ontem (13), o bate-papo aconteceu na instituição Força Jovem Universitários (FJUni), localizada na Igreja Universal, na Av. Antônio Carlos Magalhães, no bairro da Pituba. Hoje (15), será realizada às 14h, no Lar Fabiano de Cristo, localizado na Av. Afrânio Peixoto, em Coutos. No dia 19 de setembro, a iniciativa acontece às 9h, na Organização Anjo Amigo, localizada no Colégio Estadual Rubén Dario, na Avenida San Martins. 

Já no dia 24, a atividade acontece no Espaço Cidadania CIEE, às 15h, através de transmissão pela plataforma virtual Google Meet. No dia 25, às 17h, a SPMJ realizará a ação na Associação Nintai de Karatê, localizada na Rua Nestor Duarte, no São Caetano. E, por fim, para finalizar a programação do Protagoniza Jovem no Setembro Amarelo, o Mercado Modelo deve receber uma ação de conscientização e prevenção ao suicídio no dia 30 de setembro, às 15h.

 

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