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A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue contratando de forma emergencial profissionais interessados em participar do chamamento público para atuação imediata de médicos por Pessoa Jurídica (PJ) em Salvador.

Os profissionais das áreas de clínica médica, pediatria e ginecologia serão contratados em regime de 20 horas (o novo servidor pode optar por manter dois vínculos completando 40 horas) na rede de atenção básica do município. A remuneração pode chegar a R$ 15 mil.

A medida é mais uma estratégia deflagrada pela gestão para garantir a rápida recomposição do quadro de servidores nos postos de saúde de Salvador. “Ginecologia e pediatria são duas especialidades que estamos encontrando um pouco mais de dificuldade de contratação para manter o processo de expansão da oferta dos serviços assistenciais na atenção básica da capital. Nesse sentido, estamos empenhando esforços para o credenciamento desses profissionais para oportunizar a habilitação de um quantitativo maior de médicos através do chamamento e dar uma resposta rápida à população”, declarou o titular da SMS, Leo Prates.

Os interessados podem ter acesso ao edital com todas as informações no site http://www.saude.salvador.ba.gov.br/category/chamamentos-publicos/.

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De março a setembro deste ano, a Unidade de Acolhimento Institucional de Permanência Breve, localizada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), realizou um total de 25 acolhimentos de crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos com suspeitas do novo coronavírus. Até o momento, apenas dois casos deram positivo. 

Administrado pela Fundação Cidade-Mãe (FCM), em parceria com Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), o serviço foi inaugurado especificamente durante a pandemia da Covid-19. O objetivo é de acolher, por até 14 dias, crianças e adolescentes com toda a estrutura necessária, incluindo alimentação, higiene pessoal e teste de detecção da doença. 

Se o teste der negativo e, dentro dos 14 dias, o acolhido não apresentasse nenhum sintoma, ele é encaminhado à outra Unidade de Acolhimento definida pela Central de Regulação de Vagas. No caso do teste positivo, o acolhido permanece na Unidade de Permanência Breve, tendo atendimento de técnicos da saúde, dentro da própria instituição, seguindo todos os protocolos definidos pela autoridades sanitárias. 

A presidente da Fundação Cidade Mãe (FCM), Gabriela Macêdo, destaca que o equipamento é importante para acolher a população carente, principalmente as crianças e adolescentes, e evitar novas transmissões. “Por exemplo, se uma dessas crianças estivesse com a Covid-19, não realizasse o teste, fosse para um abrigo e retornasse para sua família, imagine quantas outras pessoas poderiam ser infectadas. Aqui temos todo o cuidado em acolher, principalmente em cumprir a quarentena dos 14 dias, mesmo nos casos negativos. Isso foi crucial para diminuirmos a chance de novos infectados”, explica.

 

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O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) julgou improcedente a ação de investigação judicial movida em 2018 pela coligação do então candidato à reeleição e atual governador Rui Costa que acusava, além da chapa liderada pelo partido Democratas, a Prefeitura de fazer propaganda irregular usando as obras do BRT. A decisão foi tomada por unanimidade.

No caso do município, a ação foi movida contra o prefeito ACM Neto e os secretários municipais Fábio Mota (Mobilidade) Pacheco Maia (Comunicação) e Almir Melo (na época à frente da pasta da Infraestrutura). A decisão do relator do caso, desembargador Roberto Frank, apoiada pelos demais membros do colegiado, levou em conta o parecer do Ministério Público Eleitoral, que considerou o conjunto de provas “extremamente falho e inconclusivo, incapaz de comprovar a pratica das irregularidades”, bem como os argumentos da defesa do prefeito, a cargo da Procuradoria Geral do Município (PGM).

"Não ficou demonstrado nenhum favorecimento dos atos da gestão na campanha eleitoral, não se configurando, assim, a prática de abuso de poder politico”, complementou o desembargador. Na ocasião do julgamento, o procurador regional eleitoral, Cláudio Gusmão, já havia ressaltado a fragilidade da acusação, considerando-a mera suposição sem provas. Ele pontuou, na época, que é preciso evitar lides temerárias que somente “assoberbam o tribunal”.

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A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) já disponibiliza à população o Sistema On-line para abertura de processos de defesa, recursos e apresentação de condutor infrator. Com a inovação, não será mais preciso o cidadão ir até a sede da autarquia. Para isso, basta fazer um cadastro no site da Transalvador. 

O serviço foi disponibilizado de forma on-line com o objetivo de dar maior comodidade a quem precisar entrar com processos de defesa ou recurso na autarquia, além de ser uma iniciativa fundamental em termos de pandemia. Com o sistema, toda a documentação poderá ser enviada por meio do site. O atendimento presencial para este serviço continuará funcionando normalmente. 

De acordo com o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Müller, essa é mais uma etapa da modernização dos serviços oferecidos pelo órgão de trânsito. “Agora, os principais serviços oferecidos pela autarquia podem ser feitos on-line, sem a necessidade de deslocamento, trazendo mais comodidade ao cidadão. Com isso, queremos adequar a autarquia às novas demandas sociais, principalmente as que surgiram com a pandemia”, afirma. 

Procedimento – Para realizar o cadastramento inicial, o cidadão deve clicar no ícone “Multas” e seguir para “Serviços Online”. É preciso usar o CPF, CNPJ ou passaporte (em caso de estrangeiro) do proprietário do automóvel. Em seguida, preencher o formulário com dados como endereço, e-mail e enviar uma fotografia do condutor segurando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

No caso de veículos que estiverem em nome de pessoas jurídicas, essa foto é dispensável. O mesmo cadastro poderá ser utilizado sempre que o condutor ou empresa precisar dar entrada em algum dos procedimentos na Transalvador.  

Depois de finalizar essa etapa, o motorista terá acesso às notificações que estão em aberto em seu nome. Ele deve clicar na multa que deseja abrir o processo e seguir os procedimentos específicos. Cada tipo de processo requer dados e documentações específicos. Para saber quais, o cidadão deve clicar no ícone “Mais Informações”, que aparece na tela. 

O cadastro deve ser feito com os dados do proprietário do automóvel ao qual a notificação está associada. Em relação à apresentação de condutor infrator, além do cadastro do dono do veículo, o motorista infrator também deve ter realizado um cadastro para receber um aviso sobre a transferência das penalidades. 

O cadastro do veículo estando no nome de uma pessoa jurídica pode ser feito indicando um sócio/proprietário ou um procurador como representante legal da empresa. O procurador deve representar o sócio/proprietário ou a empresa (neste caso representando todos os sócios/proprietários). 

Atendimento presencial – Mesmo com o procedimento podendo ser feito on-line, os atendimentos continuam podendo ser realizados presencialmente na Transalvador. Para isso, o cidadão deve fazer agendamento prévio pelo site do órgão ao clicar no ícone “Agendamento de Serviços”. A medida visa ordenar o fluxo de atendimentos ao cidadão e evitar aglomerações nas dependências da autarquia de trânsito. 

Os atendimentos presenciais com prévio agendamento serão exclusivamente para apresentação de condutor, conversão para advertência, defesa, recurso Jari, recurso Cetran, ressarcimento, requerimentos diversos, prescrição e cópia de auto de infração. 

Avanço – Nos quase últimos oito anos, a Transalvador vem investindo em ferramentas tecnológicas para permitir mais agilidade e comodidade aos cidadãos. Implantado em 2014, o Sistema On-line de Registro de Acidentes de Trânsito, por exemplo, possibilitou que os motoristas fizessem a comunicação de acidentes sem vítimas de maneira virtual, ou seja, sem necessitar a presença de um agente de trânsito para registrar as informações. Somente de janeiro a agosto deste ano, a plataforma efetuou 17.813 registros de acidentes sem vítimas. No ano passado, foram 54,7 mil ocorrências computadas. 

O Sistema On-line de Registro de Acidentes de Trânsito pode ser facilmente acessado através do site da Transalvador, na guia de serviços do portal. O cidadão precisa apenas preencher o formulário com as informações corretamente a qualquer hora do dia. Outro benefício do registro através do sistema é que ele permite que o condutor dinamize seu contato com a seguradora do veículo. 

Após o cidadão gerar o registro no site, ele recebe o comprovante por e-mail e já pode acionar a empresa. Como o preenchimento do formulário é feito pelo usuário, é preciso que o mesmo esteja atento para que todos os dados informados sejam verdadeiros. 

Quem prestar informações falsas pode ser enquadrado no Artigo 340 do Código Penal, cujo texto afirma que é crime “provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado.” A penalidade, neste caso, pode ser de multa ou detenção de um a seis meses. 

Termos corretos – Ao efetuar o cadastro no sistema o condutor precisa informar os termos corretos sobre o tipo do acidente. A colisão, segundo é orientado no Sistema On-line de Registro de Acidentes de Trânsito, é quando o os dois veículos que bateram estavam em movimento no exato momento do acidente. Já o choque ocorre quando um dos veículos envolvidos na batida estava parado. 

Outro termo usado é a queda, que designa quando o condutor ou passageiro se desequilibra e literalmente cai de uma motocicleta ou veículo de duas rodas. A precipitação se configura quando o veículo cai ou despenca de certa altitude, como por exemplo, de um barranco. Os documentos necessários para efetuar o registro são identidade, CPF, comprovante de residência, carteira de habilitação e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) do veículo.

 

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A partir deste sábado (10) até o Dia de Nossa Senhora Aparecida, na segunda-feira (12), a Guarda Civil Municipal (GCM) intensificará a fiscalização nas praias de Salvador, que não poderão ser utilizadas em função do decreto da Prefeitura que estabelece limitações ao uso da faixa de areia em finais de semana e feriados, no intuito de evitar aglomerações e contágio pelo coronavírus.

A operação, chamada "Devagar, Devagarinho", contará com efetivo de cerca de 160 profissionais, entre agentes da GCM, fiscais da Secretaria de Ordem Pública (Semop), Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), além de policiais militares.

As equipes de fiscalização estarão nos mais 60km de litoral soteropolitano, fazendo um trabalho para conscientizar a população sobre impossibilidade do uso das praias. Para as ações, a Guarda terá o suporte de 24 viaturas, motocicletas, quadriciclos e um drone.

“Os guadas irão orientar todos os cidadãos que descumprirem o decreto, informando de que não é permitido realizar nenhum tipo de atividade na faixa de areia e nem banho de mar nesses dias de feriadão prolongado. Nosso apelo é para que toda a população colabore com as medidas e protocolos sanitários, que visam preservar vidas e combater a proliferação da Covid-19 ”, destaca o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima.  

Funcionamento – Soteropolitanos e turistas que quiserem curtir o calorão que tem feito na capital baiana após o feriado de Nossa Senhora Aparecida devem ficar atentos a algumas praias que seguirão fechadas.

A praia de Piatã continuará interditada, com cercas e arame liso, pelo menos até a terça (13) – prazo que pode ser prorrogado. A medida foi tomada pela Prefeitura depois de o local registrar episódios de aglomeração nos últimos finais de semana, mesmo com a proibição do uso.  

As praias do Buracão e Paciência, no Rio Vermelho, bem como a do Porto da Barra, seguem sem permissão de acesso mesmo nos dias úteis e ainda sem previsão de reabertura.

Já as praias de São Tomé de Paripe, Tubarão, Amaralina, Ribeira e Itapuã continuam podendo receber banhistas de terça a sexta (isso porque elas costumam ser muito procuradas às segundas) e a utilização das demais que não estão interditadas está autorizada de segunda a sexta, em horários livres e com exceção sempre de feriados.

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Com a chegada do Dia das Crianças, comemorado na próxima segunda-feira (12), é necessário ter atenção no momento de escolher os brinquedos. Quem quiser presentear deve levar em conta não só o desejo da criança, como também os cuidados na hora da compra, para não comprometer a saúde dos pequenos. É o que explica o pediatra Victor Lima, médico do Centro de Saúde Mário Andrea, gerido pela Prefeitura. O especialista orienta os pais que, antes de presentear as crianças, levem em consideração diversos fatores, como os componentes do material, tamanho, certificação e faixa etária dos brinquedos, para que não ocorram acidentes domésticos.  

A recomendação na hora da compra é não escolher brinquedos pequenos, que contenham partes destacáveis que possam ser colocadas na boca, por motivo de oferecer riscos à saúde. Outro fator que deve ser observado pelos pais são os materiais utilizados na fabricação dos brinquedos ,que devem ser resistentes, não tóxicos e não inflamáveis, além de observar o número de peças e regras de montagem. Os objetos com pontas ou bordas afiadas, pistolas com projéteis, dardos e flechas devem ser evitados, pois podem causar ferimentos de gravidade variável nas crianças. Brinquedos com correntes, tiras e cordas com mais de 15 cm também devem ser evitados pelo risco de estrangulamento.  

Em casa, os materiais e componentes pequenos devem ser testados para checar se oferecem riscos de engasgo e sufocação,para crianças menores de três anos. As crianças de até cinco anos não devem receber brinquedos com partes em vidro. Os brinquedos elétricos (ligados em tomadas, com elementos de aquecimento, pilhas e baterias) não são aconselhados para menores de oito anos, pelo risco de causar queimaduras e os elementos corrosivos, que podem causar danos ao tubo digestivo se ingeridos ou sufocação, quando aspirados.  

Quem optar por presentear bicicletas, patins, patinetes e skates deve se atentar as regras de segurança e não se esquecer de comprar os equipamentos de proteção, como capacetes, joelheiras, cotoveleiras, luvas e buzinas. De acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria, as instruções a respeito do uso dos brinquedos devem ser claras, objetivas e com ilustrações. Os produtos importados devem trazer as mesmas informações exigidas para os nacionais, em Língua Portuguesa, assim como o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), órgão de certificação e dados da empresa.  

A presença do selo do Inmetro nos produtos significa que ele passou por testes de segurança e qualidade. “Sabemos da importância dos brinquedos no desenvolvimento das crianças em questões como habilidade, interatividade e cognição, além do aspecto lúdico. Mas, mesmo estando atentos a todos estes cuidados citados, é imprescindível que a supervisão das crianças seja realizada sempre por um adulto, durante o uso dos brinquedos, evitando idas indesejáveis a emergência para realização de procedimentos invasivos, além do risco de morte que os acidentes podem provocar. A minha mensagem é que todos brinquem com segurança e tenham um feliz dia”, afirma o pediatra.

 

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Neste feriado prolongado em celebração a Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), padroeira do Brasil, a Prefeitura manterá o funcionamento dos principais serviços prestados aos cidadãos. Dessa forma, soteropolitanos e visitantes podem aproveitar o período com segurança e tranquilidade, sem esquecer os cuidados sanitários devido à pandemia da Covid-19. 

Como previsto nos decretos de reabertura, o acesso a todas as praias e parques da cidade está proibido nos finais de semana e feriados. Os locais serão fiscalizados pela Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio da Secretaria de Ordem Pública (Semop) e da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) nas praias. As repartições públicas, incluindo as Prefeituras-Bairro, também funcionam até esta sexta-feira (9), retomando as atividades na terça-feira (13). 

Saúde – Durante o feriadão, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estarão disponíveis para os atendimentos em urgência e emergência. Em casos de sintomas de coronavirus, o ideal é se dirigir para as UPAs com gripários: Barris, Pau Miúdo, Pirajá/Santo Inácio, Paripe, Valéria e Ilha de Bom Jesus dos Passos. Já as unidades básicas de saúde permanecem abertas até esta sexta-feira (9), retomando as atividades na terça-feira (13). 

Manutenção – De acordo com a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), os serviços de desobstrução de canais e caixas de passagem, drenagem e podas de árvores seguem o cronograma normal de atividades da pasta neste período. As equipes responsáveis pela manutenção de praças e passarelas também vão realizar atividades de vistoria e reparos nos espaços públicos. As intervenções ligadas à Operação Tapa-Buracos também continuam como previsto. 

Fiscalização – A Semop vai atuar com fiscais de combate à poluição sonora de plantão no atendimento de denúncias recebidas pelo Fala Salvador (156). A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) vai manter as fiscalizações de cumprimento dos protocolos pelos estabelecimentos, a exemplo de bares e restaurantes. 

Trânsito e mobilidade – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) estará atuante nas principais vias da cidade, como a Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), Avenida Engenheiro Oscar Pontes (região do terminal de ferry boat) e entorno da Rodoviária. O Núcleo de Operações Assistidas (NOA) também estará monitorando as principais vias da cidade. 

A Operação Lei Seca também será realizada durante todo o feriado para coibir o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores. Denúncias de irregularidades no trânsito poderão ser feitas através do número 156, o Fala Salvador, ou também pelo aplicativo NOA Cidadão. 

Defesa Civil – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) mantém plantão 24 horas para atender possíveis ocorrências. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, dentre outros incidentes possíveis, a população deve entrar em contato, de forma gratuita, pelo telefone 199. 

Prevenção – A GCM vai trabalhar de forma rotineira em ações de prevenção à violência e em apoio a outros órgãos municipais. Algumas das atividades previstas para o período são o suporte nas ações da Semop e atividades de rotina e patrulhamento preventivo em diversos pontos da cidade, incluindo fiscalização das praias que estarão fechadas. 

Mercados municipais – Os mercados municipais vão seguir os horários definidos pelos decretos de reabertura. O Nacs de Itapuã vai funcionar sábado, das 7h às 15h, e no domingo e feriado, das 7h às 12h. Já o Nacs de Periperi estará aberto sábado, das 7h às 17h; e domingo e feriado, das 7h às 12h. 

O Mercado Jardim Cruzeiro funciona no sábado, das 7h às 17h; e no domingo e feriado, das 7h às 12h. O Mercado Popular de Águas de Meninos recebe clientes no sábado, das 6h às 14h; e no domingo e feriado, das 6h às 12h. Recém-reaberto, o requalificado Mercado de Cajazeiras funciona até sábado, das 10h às 16h, e só reabre na terça-feira (13). 

Os boxes do Mercado Dois de Julho estarão abertos no sábado, das 7h às 19h; e no domingo e feriado, das 7h às 14h. Já no Mercado Modelo, o equipamento vai funcionar durante todo o feriado, das 10h às 16h.

 

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A partir deste sábado (10), os motoristas que transitarem pela Avenida ACM deverão ficar atentos a novas mudanças viárias em função do avanço das obras do BRT na região. Será feito o bloqueio do tráfego no elevado em frente ao Cidadela, nas imediações da Rua da Polêmica e próximo ao Hospital Teresa de Lisieux. Desta forma, os veículos que seguem sentido Lucaia deverão acessar a via marginal através de uma entrada provisória que será aberta nas imediações da Polêmica. A alteração ocorrerá até o dia 18. 

Nesse mesmo período, o retorno localizado em frente ao Lar Shopping será interditado. Por conta disso, os condutores com destino ao Shopping da Bahia terão como opção retornar no Parque da Cidade ou no Mercado do Rio Vermelho. 

Também entre os dias 10 e 18 de outubro, o trecho da Av. ACM entre a Faculdade Universo e o Lar Shopping será interditado. Portanto, os veículos oriundos do Lucaia ou que saem do Itaigara deverão obrigatoriamente subir o elevado, e, mais à frente, optar por acessar a Avenida Paulo VI ou seguir em direção à Av. Tancredo Neves ou Paralela.   

A partir do dia 19, os condutores que trafegam por este trecho deverão optar por dois caminhos. Aqueles que tiverem como destino as Av. Tancredo Neves ou Paralela deverão subir pelo elevado. Já quem quiser chegar à Av. Paulo VI (Hiperposto) ou Shopping da Bahia deverá utilizar a via marginal que passa em frente ao Hospital Teresa de Lisieux. Por conta do fluxo, o estacionamento Zona Azul que funciona no local será temporariamente desativado. 

Já entre os dias 10 a 24 de outubro, será feito serviço de terraplanagem na pista principal nas imediações do Hospital Teresa de Lisieux. Neste período, os veículos com destino à Av. Tancredo Neves farão um leve desvio na pista principal, subindo o elevado mais à frente. Já quem tiver como destino a via marginal do Hiperposto deverá acessar a pista marginal do Teresa de Lisieux. 

Agentes de trânsito e transportes estarão na via de maneira intermitente para orientar condutores, pedestres e passageiros. Uma sinalização especial está sendo instalada com o objetivo de orientar a população a seguir o caminho adequado. 

Mudanças já iniciadas – Desde a quarta (7), o tráfego de veículos e o transporte na Avenida ACM passaram por mudanças para a realização de obras de drenagem, pavimentação e urbanismo. 

O trecho da via principal da Av. ACM em frente ao Shopping da Bahia foi bloqueado. Com isso, condutores que estão na marginal da via com destino à Av. Tancredo Neves devem manter-se na marginal em frente ao centro de compras, retornando à pista principal no acesso após o Centro Empresarial Iguatemi. A previsão é que esta intervenção seja concluída até o dia 31 de outubro. 

Já os pontos de ônibus localizados em frente ao Shopping da Bahia, sentido Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), foram recuados, de forma provisória, cerca de 300 metros para frente da academia Selfit, na região da ACM. Outra opção para o passageiro é utilizar a parada de ônibus em frente ao Centro Empresarial Iguatemi. 

Os passageiros que utilizam as linhas que vêm da Estação do Detran sentido Paralela e hoje fazem retorno em frente ao Cepred embarcar e desembarcar no ponto provisório na Praça Nilton Rique. Já o ponto de ônibus do Hospital Teresa de Lisieux foi realocado para a via marginal em frente ao hospital. 

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O Dia das Crianças, comemorado na próxima segunda-feira (12), vai ser atípico este ano por conta da pandemia do novo coronavírus. Alguns espaços públicos que costumavam atrair muita gente na data – que coincide com o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida - ficarão fechados, a exemplo de parques públicos e praias, conforme os protocolos sanitários. Mas, para quem pretende não passar o dia em branco, será possível sair de casa para ir às compras e curtir com a garotada sem deixar de lado os cuidados com a saúde.  

“Os estabelecimentos que abrirem deverão receber uma grande demanda de público. Por isso, nossa preocupação é que sejam respeitadas as normativas de proteção à vida, definidas para evitar a contaminação da Covid-19. O feriado vai permitir a diversão de muitas famílias, mas é importante a colaboração de todos para que isso ocorra com prudência”, pondera o coordenador de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Everaldo Freitas. A Sedur disponibilizará 10 equipes, totalizando 40 agentes, para fiscalizar os protocolos de funcionamento do comércio até a data.   

Os shoppings centers da cidade estão entre as opções de lazer. Seguindo os protocolos sanitários, esses estabelecimentos funcionarão das 11h às 21h, inclusive no feriado, obedecendo à capacidade máxima de uma pessoa a cada nove metros quadrados em áreas comuns e de uma a cada cinco metros quadrados de área em cada loja.   

Nesses locais, a população deve ficar atenta na hora de comprar brinquedos e presentes infantis, observando limites de distanciamento nas áreas de circulação, inclusive nas escadas rolantes. Como os centros de compras devem disponibilizar dispensers de álcool em gel em pontos de fácil acesso, a recomendação é higienizar as mãos sempre que possível, na chegada e na saída.   

Se a pretensão é recorrer a grandes lojas de rua (que possuem acima de 200 metros quadrados de área) para ir atrás da lembrancinha para o filho, sobrinho ou enteado, o horário de funcionamento é um pouco mais cedo - esses espaços abrem às 10h e fecham às 20h. Além disso, a capacidade máxima de ocupação nessas lojas é de uma pessoa a cada nove metros quadrados de área total.   

Sem promoções - “Vale lembrar que nenhum estabelecimento comercial, seja shopping ou comércio local de rua, pode realizar eventos promocionais presenciais que gerem aglomeração. Por isso, é importante que as pessoas também fiscalizem as atividades e exijam dos proprietários o cumprimento dos protocolos de segurança, caso haja qualquer irregularidade. Denúncias também podem ser registradas pelo Disque Coronavírus 160”, acrescenta coordenador de Fiscalização.   

Restaurantes - Os restaurantes também poderão fazer parte do itinerário de quem deseja levar a criançada para almoçar ou jantar na próxima segunda-feira (12). Os estabelecimentos do setor funcionarão das 12h até meia-noite.   

“Os clientes devem observar se as mesas estarão sendo higienizadas após a saída de outro consumidor, bem como o afastamento entre as mesas, que deve ser de no mínimo 2m. Nesses locais, o uso de máscaras é obrigatório, exceto durante as refeições”, orienta Everaldo. 

Balanço - Desde o início da retomada das atividades econômicas em Salvador, do dia 24 de julho, até a quarta (07), a Sedur fez 38.624 vistorias. Nesse período foram efetuadas 275 interdições e sete cassações de alvará a estabelecimentos que descumpriram os protocolos sanitários de enfrentamento ao coronavírus. 

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