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Os idosos do Abrigo D. Pedro II, na Cidade Baixa, participaram de um almoço especial nesta quarta-feira (28) de Semana Santa. Em clima de confraternização, cerca de 50 pessoas entre acolhidos, familiares e funcionários da instituição estiveram reunidos para um banquete recheado de iguarias típicas da culinária baiana: caruru, vatapá, moqueca de peixe, arroz e xinxim de frango.

O relógio marcava meio-dia quando a dona Lúcia Peçanha, 73 anos, aguardava com ansiedade o momento da refeição. “Vou comer tudo o que tiver e ainda vou repetir”, anunciou aos risos. Ela mora no abrigo há quatro anos e elogia a atenção que recebe dos técnicos e cuidadores no dia a dia.

Formada em Educação Artística e Geométrica, Eloísa da Silva Portella, 84 anos, também moradora do abrigo, chegou até a ajudar na decoração do evento ao fazer um desenho de Cristo. A bela imagem virou quadro e foi pendurada na parede do espaço onde foi realizado o almoço. “Nem sabia que iam expor meu desenho”, contou feliz. “Eles têm muito cuidado conosco. Participamos de atividades durante toda a semana e ocasiões festivas como essas nunca passam em branco”, acrescentou.

O almoço de Páscoa já é tradição no D. Pedro II. A ideia dessas celebrações é promover o convívio familiar e comunitário dos idosos, conta a gerente da unidade de acolhimento, Valéria Brito. “Muitos aqui não têm família e encontram carinho com a equipe técnica do abrigo. Também é um momento para refletir essa data tão importante no calendário”, disse.

Funcionamento – Inaugurado em 1887 com a denominação de Asilo de Mendicidade Santa Isabel, uma homenagem à família da Princesa Isabel, o Abrigo D. Pedro II é administrado pela Prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). Para atender adequadamente os 60 idosos acolhidos atualmente, a instituição mantém uma equipe multidisciplinar de profissionais que, além de acompanhamento médico, oferece atividades sociais e de lazer.

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Três atividades especiais encerraram, nesta quarta-feira (28), a programação especial pelo Mês da Mulher, promovida pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). As ações - Oficina de Ovos de Páscoa, Oficina “Mulher Empreendedora – Vitórias a Conquistar” e sessão de cinema – foram realizadas no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Loreta Valadares (CRAMLV), situado nos Barris.

O objetivo das atividades é incentivar às mulheres, que vivem em situação de vulnerabilidade social, a prática do empreendedorismo. As oficinas foram oferecidas em parceria com o Senac e o Sebrae e têm como intuito servir de ferramenta às beneficiadas para obter capacitação, desenvolvimento e independência financeira, gerando uma perspectiva de vida melhor às alunas.

“Muitas dessas mulheres ainda mantinham um vínculo muito próximo com a violência, às vezes, por dependência financeira dos seus cônjuges. Essa programação tem a proposta de instrumentalizá-las, fazer com que elas se sintam empoderadas. Existe, no processo, todo um trabalho para a construção da autoestima delas”, explicou a diretora de Políticas para Mulheres da SPMJ, Cristina Argiles.

Mês da Mulher – O Mês da Mulher contou com uma série de ações e serviços de atenção, orientação, educação e formação do bem-estar. A programação teve como objetivo discutir a violência de gênero e oferecer novas perspectivas de futuro ao público feminino na capital baiana.

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Para garantir mais segurança a quem trafega a pé ou de carro pela região da BR-324, a Prefeitura tem instalado novos pontos de iluminação em sete localidades através da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (DSIP), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Uma delas é a região da Ladeira do Cabula e início da Avenida Luís Eduardo Magalhães, que ganhou 21 novos pontos de luz em um investimento de, aproximadamente, R$30 mil, e em frente à sede da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

A ação engloba também as vias marginais de Porto Seco Pirajá até a entrada de Águas Claras; Cajazeiras XI até a entrada de Valéria; e saída de Valéria até a entrada de Palestina. Está inclusa, ainda, a melhoria da iluminação nas passarelas da Palestina e Brasilgás e do entorno da passarela da Jaqueira do Carneiro, na BR-324.

A iluminação implantada utiliza o que há de mais moderno e com tecnologia avançada existente hoje no setor, a exemplo de luminárias em LED mais potentes e eficientes, com o objetivo de dar mais segurança ao cidadão. “Essas medidas vão melhorar as condições e dar mais segurança para todos que trafegam pela BR-324”, destaca o diretor de Iluminação Pública, Júnior Magalhães.

Trecho até Simões Filho – Na BR 324, no trecho entre Salvador e Simões Filho, quem trafega à noite segue encontrando dificuldades para circular na estrada, por conta do problema de iluminação que vem prejudicando a visibilidade dos motoristas. O trecho da BR 324 é administrado pela concessionária Via Bahia, responsável pelas obras de melhoria naquela região, incluindo a iluminação e assistência ao usuário.

São 535 pontos apagados nesse trajeto, que vai do Acesso Norte (na altura do Shopping Bela Vista) até a divisa com o município da Região Metropolitana. “Esperamos que a Via Bahia e a ANTT tomem providências o mais rápido possível com relação à iluminação da rodovia, que é obrigação das instituições”, explica Magalhães.

A DSIP enviou representação ao Ministério Público Federal (MPF), desde o início do ano passado, acionando a concessionária. A denúncia se desdobrou na realização de uma audiência pública no mês passado, na sede do MPF na Bahia, localizada na Avenida Paralela, com intuito de discutir a resolução do problema de iluminação na rodovia.

 

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Para minimizar os efeitos provocados pelo período chuvoso em Salvador, principalmente nas áreas de risco, a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) tem realizado ações preventivas de limpeza em encostas da cidade. Dentre as localidades beneficiadas recentemente pela iniciativa estão o Parque São Bartolomeu (Pirajá) e na BR-324, nas imediações do bairro de São Gonçalo, que recebeu limpeza, e a Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô), na região da Baixa do Tubo, que recebeu lonamento.

“Durante todo o ano, realizamos um trabalho para minimizar os danos no período de chuva e, agora, intensificamos algumas ações de forma preventiva. No entanto, é importante que a população também abrace essa causa e evite o descarte de resíduos de forma irregular. O lixo jogado na rua pode entupir bueiros e provocar alagamentos. Todos nós precisamos nos comprometer em cuidar da nossa cidade”, afirma o presidente da Limpurb, Kaio Moraes.

Durante a Operação Chuva, a Limpurb disponibiliza equipes e maquinários, a exemplo de caçambas e escavadeiras, que ficam de prontidão para o atendimento de qualquer emergência. Os profissionais são responsáveis, em alguns casos, por abrir caminho para que os órgãos competentes possam atuar em situações como desabamento, além de limpar e organizar o local após todos os serviços finalizados.

Ações preventivas de capinação, limpeza e colocação de lona em encostas são realizadas de acordo com as solicitações da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Além disso, são feitas limpeza e retirada de terra e lixo de canaletas e roçagem em canais, além da intensificação da varrição em áreas com grande concentração de árvores e na orla que, por conta dos ventos, acumula uma maior quantidade de areia na calçada.

Além de limpeza de encostas, a Limpurb tem promovido a limpeza de canaletas na Avenida ACM e de canal no Retiro. O órgão realizou ainda recolocação de lona que foi danificada em encosta no Garcia e colocação de lona nas ruas Calabetão (São Gonçalo do Retiro), B (Bela Vista do Lobato), Ezequiel (Pernambués), do Tererê (Engenho Velho da Federação), Doutor Othon Rhem (Matatu de Brotas), Rua Paraguai (Santa Mônica) e Caminho 8 (Castelo Branco).

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Nesta quinta-feira (29), os órgãos públicos municipais estarão em ponto facultativo, mas a população de Salvador contará com serviços essenciais, como saúde e segurança, bem como as ações emergenciais e de prevenção vinculadas à Operação Chuva 2018, sem interrupções durante o feriado de Semana Santa.

As repartições voltam a funcionar na segunda-feira (02), com a jornada acrescida de uma hora, por efeito da compensação do ponto facultativo. O horário dos órgãos e entidades da administração serão definidos pelos seus gestores, desde que respeitando o intervalo de uma hora para a refeição.

Biometria – O recadastramento biométrico que é realizado nas quatro Prefeituras-Bairro (Pau da Lima, Barra/Pituba, Subúrbio/Ilhas e Cajazeiras), disponibilizadas para a ação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), será suspenso a partir desta quinta (29). Todas as dez unidades das Prefeituras-Bairro terão expediente suspenso no período.

Codesal – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) permanecerá de plantão durante 24 horas através da central 199. O órgão também vai manter engenheiros para atender qualquer demanda durante o período de Páscoa. No domingo (1°), a Codesal inicia a etapa de alerta da Operação Chuva, quando as equipes de todo o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) reforçarão o atendimento aos possíveis eventos naturais provocados pelas chuvas.

Saúde – Todas as 14 unidades de pronto atendimento, a Unidade de Atendimento Odontológico (UAO), do Dique do Tororó, o SAMU 192 e o Pronto Atendimento Psiquiátrico de Salvador, que fica anexo ao 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, na Avenida Centenário, irão operar ininterruptamente durante o feriado.

Segurança – A Guarda Civil Municipal prestará apoio às ações dos órgãos municipais, na proteção dos agentes e do patrimônio público, além de realizar atividades de rotina e patrulhamento preventivo em diversos pontos da cidade.

Trânsito – Até quinta-feira (29), a Transalvador intensificará a fiscalização de ordenamento e controle de tráfego em estabelecimentos comerciais de grande circulação de pessoas, como no Mercado Popular de Água de Meninos (Mercado do Peixe), Feira de São Joaquim, Feira das Sete Portas, além dos locais de chegada e saída da cidade com grande fluxo de passageiros, como Ferry-Boat, Rodoviária e Aeroporto.

A partir de sexta-feira (30), os agentes farão rondas por toda a cidade, a fim de coibir irregularidades nas vias. O acompanhamento do trânsito será feito em tempo real pelo Núcleo de Operação Assistida através das câmeras de monitoramento, e a Operação Lei Seca continuará sendo feita diariamente.

Ordenamento – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuará com 100 agentes de fiscalização na Operação Semana Santa, até sábado (31). A atividade tem a finalidade de ordenar o espaço público e resguardar o direito de ir e vir da população nas áreas do Mercado Popular de Água de Meninos e da Feira de São Joaquim. Os agentes ainda trabalharão durante as comemorações do Festival da Cidade, no Campo Grande, no domingo (1º).

Poluição Sonora – Durante todo o feriado, agentes de combate à poluição sonora estarão de plantão nos três turnos, manhã, tarde e noite, no pronto atendimento do Fala Salvador 156, fiscalizando veículos que estiverem sendo usados para altas emissões sonoras, fora dos níveis e horários permitidos pela Lei Municipal 5.354/98.

Salvamar – Os serviços da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) serão intensificados neste período. Serão 72 agentes distribuídos em 32 postos fixos e quatro postos volantes, das 8h às 18h, entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga, na divisa com Lauro de Freitas.

Neste início de outono, a Salvamar alerta os banhistas que tenham atenção na escolha das praias para o lazer durante o feriado, devido às correntes marítimas que ficam mais fortes no período. Em caso de dúvida, vale pedir dicas de segurança ao salva-vidas de plantão.

 

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Com ações voltadas ao período da Semana Santa, agentes da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) realizaram, na manhã desta terça-feira (27), uma inspeção em bares e restaurantes localizados na região do Imbuí. A ação teve o objetivo de fiscalizar estabelecimentos comerciais que ofertam comidas típicas da época que levam, por exemplo, itens como peixe e camarão.

Dezesseis estabelecimentos receberam os fiscais do órgão e 13 deles apresentaram alguma irregularidade. Como saldo da operação, foram emitidas 25 notificações, sendo sete por ausência de informação de validade afixada nos alimentos, outras sete pelo estabelecimento apresentar produtos com a validade vencida e mais seis notificações em função dos espaços utilizarem modelo de lixeira inadequado.

Foram lavrados dois autos de infração, sendo um deles por validade vencida e outro por ausência de informação de validade. "Essa vistoria evita transtornos e constrangimentos para a população", explica o diretor da Codecon, Alexandre Lopes. Os estabelecimentos possuem o prazo de 10 dias para apresentação de defesa. Desta forma, será aberto processo administrativo com possibilidade de multa, que pode variar de R$600 a R$6 milhões, a depender do tipo de infração ou reincidência.

A Operação Gourmet teve como base a Lei Federal 8.078/90, que regulamenta o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Foram vistoriados quesitos como a validade e o acondicionamento dos produtos armazenados, higiene dos ambientes, tipos de lixeiras utilizadas, entre outros itens. Além disso, os agentes verificaram a existência do exemplar do CDC, que, por lei, deve está localizado ao alcance dos clientes.

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Intermediar mão de obra e facilitar a recolocação dos cidadãos no mercado de trabalho. Tudo isso, gratuitamente. Essa é a missão que há 13 anos norteia o funcionamento do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), que é um dos principais aliados para quem busca um novo horizonte em Salvador. O serviço, que existe desde 28 de março de 2005, é gerenciado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel).

No primeiro trimestre de 2018, aproximadamente 7,8 mil pessoas foram encaminhadas para processos seletivos de vagas de emprego. Entre as áreas com maior demanda estão as de padaria e confeitaria, hotelaria e call center. Este último foi o que mais recrutou para primeiro emprego, pois, ao contrário da maioria dos empregadores, não exige experiência comprovada. O perfil mais solicitado para os candidatos é de jovens entre de 25 a 45 anos, com predominância feminina.

Para o titular da Semtel, Geraldo Júnior, a qualificação e atualização contribuem para a melhora da carreira das pessoas que procuram o serviço. “Temos a satisfação de ver que podemos mudar vidas, que oferecemos meios para que essas pessoas transformem o rumo profissional ou até mudem de área. É importante que o cidadão se qualifique, busque se atualizar, agregar conhecimento ou conhecer novas áreas, e o SIMM oferece isso", ressalta Geraldo Júnior.

Os interessados em uma vaga de emprego devem ir a um dos postos do SIMM, levando originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS. No SIMM, o trabalhador conta com uma equipe capacitada para atendê-lo. Ao chegar, recebe uma senha, distribuída com horário específico para cada posto de atendimento - que pode ser na sede ou em uma das Prefeituras-Bairro.

No primeiro atendimento, o trabalhador tem o currículo elaborado ou incrementado e é orientado a acompanhar periodicamente, pela mídia e redes sociais, as vagas disponibilizadas, retornando quando seu perfil profissional atender aos requisitos da vaga. Existindo vaga, o trabalhador é encaminhado para participar de processos seletivos nas empresas, diretamente pelo Setor de Atendimento ou após avaliação do Serviço de Psicologia.

Além de intermediação de mão de obra, o SIMM, em parceria com Ministério do Trabalho e Emprego, realiza o encaminhamento da habilitação para recebimento do Seguro-Desemprego. Entre os outros serviços oferecidos estão a emissão de carta de emprego, formalização e declaração anual do Simples Nacional do Micro Empreendedor Individual (MEI), Baixa do CNPJ, Emissão do DAS e Carteira de trabalho. Cursos, oficinas e palestras de qualificação são realizados periodicamente em parceria com instituições que atuam na área de qualificação profissional.

As empresas interessadas em disponibilizar vagas através do SIMM devem entrar em contato com a Unidade Central, que fica no Comércio, para formalizar a parceria. Através de formulário específico, pode disponibilizar as vagas a serem preenchidas, descrevendo todo o perfil desejado. Serviços de recrutamento, seleção e orientação são disponibilizados aos empresários que oferecem as vagas. Uma equipe de psicólogos especializados realiza uma pré-seleção de acordo com os pré-requisitos fornecidos pela empresa.


Postos de atendimento do SIMM

SIMM
Rua Miguel Calmon, nº 506, Edifício Ouro Preto, Comércio
Ponto de referência: ao lado da praça da Mãozinha.
Telefone: 3202-2016
Distribuição de senhas: 6h30
Início atendimento: 7h

Prefeituras-Bairro
Distribuição de senhas: 7h30
Início atendimento: 8h
Barra/Pituba
Cabula/Tancredo Neves
Cajazeiras
Centro/Brotas
Cidade Baixa/Lobato
Itapuã/Ipitanga
Liberdade/São Caetano
Pau da Lima
Subúrbio
Valéria

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A Semana Santa se aproxima e tanto clientes como revendedores de pescado apressam o passo. Os primeiros a fim de garantir o item principal da ceia, enquanto os comerciantes tentam manter a fidelização dos fregueses, seja oferecendo comodidades, como os alimentos já tratados, ou por meio daquele desconto especial. Os estoques também estão sendo reforçados por conta da demanda. Mas, atenção! É preciso paciência e argumentos na hora de negociar para obter as vantagens.

Atuando no comércio de frutos do mar desde a adolescência, Antônio Conceição Silva mantém, há mais de uma década, um ponto certo no Mercado Municipal de Água de Meninos, na Cidade Baixa. Para ele, vale mais a fidelização dos clientes com preços atrativos que endurecer na hora da negociação. "Sempre tem um chorinho. Os preços, na verdade, estão bem convidativos, muito abaixo do que é praticado nas grandes redes de supermercados, por exemplo. Mas sempre é possível uma negociação vantajosa para todos", garante.

A tática tem funcionado, segundo o comerciante. "Meus clientes são fiéis e as vendas estão superando as expectativas. Tanto que vou precisar repor o estoque até o final da semana", diz Antônio Conceição.

Destaques - Para garantir maior comodidade para a população, bem como atender ao grande fluxo de pessoas durante a Semana Santa, os mercados municipais de Água de Meninos, mais conhecido como Mercado do Peixe, na Ladeira da Água Brusca; do Mercado de Itapuã, na Rua Genebaldo Figueiredo; e do Mercado da Liberdade, localizado na Rua Gonçalo Coelho, atuarão em esquema especial de horários.

O Mercado de Água de Meninos, cuja estimativa de venda para o período é de aproximadamente 10 toneladas, vai funcionar de segunda a quinta-feira, das 5h às 19h, e na sexta-feira até às 13h. O mercado de Itapuã vai abrir às 6h e fechar às 17h, de segunda a quinta. Na sexta-feira, ficará aberto até 13h. Já o Mercado da Liberdade vai funcionar na sexta-feira, das 6h às 17h30, e no sábado, das 6h às 19h.

Dentre os itens mais procurados para a ceia da Paixão de Cristo estão vermelho (R$ 27), corvina (R$ 15), badejo (R$ 30) e os dois tipos mais populares de pescada: branca e amarela, por volta das R$ 30. No campo dos mariscos e demais integrantes da ceia, vale destacar o camarão (R$ 30); o siri catado (R$ 35); o chumbinho (R$ 15) e o sururu (R$ 15).

Nutrição - Além de itens indispensáveis à tradição da Semana Santa na Bahia, os frutos do mar compreendem ainda uma importante e rica fonte de nutrição para o corpo humano. De acordo com a nutricionista Ana Kelly Amaral, o consumo de peixes é benéfico à saúde for serem alimentos com fonte de proteínas e minerais como zinco, que tem efeito antioxidante no organismo, e ácidos graxos ômega 3, que têm ação anti-inflamatória conferindo proteção cardiovascular, redução dos níveis de LDL colesterol, chamado colesterol ruim, e aumento dos níveis de HDL colesterol, o colesterol bom, melhorando a memória, por exemplo. Já os mariscos e moluscos, como camarão, caranguejos, lula, polvo, também são ricos em proteínas, cálcio, zinco e ômega 3.

"Os peixes com maior concentração de ômega 3 são os peixes de água fria, como salmão, atum, sardinha e arenque. Outro benefício em relação ao consumo de peixes é que eles são fontes de vitamina D, principalmente os peixes com maior teor de gordura, local onde essa vitamina fica armazenada. A vitamina D é fundamental para a saúde óssea, pois aumenta a absorção de cálcio no intestino, ajudando na prevenção da osteoporose", destaca a nutricionista.

A especialista lembra ainda que o consumo de sardinha, atum e outros enlatados não são maléficos à saúde. "Ao consumir peixes enlatados, escolha sempre os conservados em óleo. Na hora de consumir, o óleo deve ser totalmente descartado. A forma de preparo dos peixes e mariscos também é muito importante, o ideal é prepará-los ao forno, ou fazer preparações grelhadas ou cozidas, juntamente com verduras e legumes para aumentar o valor nutricional da refeição. O cuidado na compra e armazenamento é muito importante, para que não ocorram intoxicações alimentares", explica.

Na hora de comprar os alimentos, a nutricionista pede muita atenção em relação à qualidade do peixe e mariscos. "Não deve haver água dentro da embalagem, nem sinal de recongelamento, a consistência deve ser firme, não amolecida, nem pegajosa, com odor característico. A cor característica dos filés de peixe, geralmente, é branca ou ligeiramente rósea", destaca.

Segundo Ana Kelly Amaral, o armazenamento pode ser realizado sob congelamento, onde os alimentos são armazenados à temperatura de, no mínimo, 0 ºC e sob refrigeração, à temperatura de 0 ºC a 10 ºC.

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O acesso à previsão de chuvas intensas, assim como os possíveis eventos naturais decorrentes delas, é realidade na capital baiana através do serviço de alertas via SMS – a ferramenta é disponibilizada gratuitamente pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) a lideranças comunitárias e voluntários capacitados para atuar em áreas de risco. Desde 2016, quando o sistema foi implantado na cidade, o órgão municipal contabiliza 1,2 mil cadastrados para receber as mensagens.

Através dos torpedos enviados aos celulares, a Codesal informa a estimativa de chuva para as próximas horas (tempo que varia conforme a duração período), além de aviso de risco para alagamentos e deslizamentos. Essa comunicação preventiva facilita a atuação dos colaboradores nas comunidades, com a realização de atividades de informação, instrução e mobilização da população em casos de riscos de desastres.

As mensagens também costumam ser enviadas quando ocorrem simulados de evacuação. O acompanhamento das condições do tempo e clima acontece no Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), cuja instalação possui equipamentos de ponta de análise climatológica, para produção de informações diárias sobre temperatura, clima e índice pluviométrico de Salvador.

O Cemadec detecta espécies de aglomerados de nuvens de chuva que se aproximam, bem como o potencial de precipitação. É a partir da análise desses fenômenos que a unidade emite alertas de situações que possam oferecer riscos à população. “Temos como objetivo atuar preventivamente e, para isso, usamos toda a tecnologia necessária em prol da segurança do soteropolitano”, explica o diretor-geral da Codesal, Sósthenes Macedo.

Âmbito nacional - Como reforço à ação da Codesal, a Defesa Civil Nacional também passou a oferecer o serviço de SMS gratuito de alertas climatológicos. As informações são geradas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Qualquer cidadão pode se cadastrar no serviço enviando SMS, com informação do CEP, para o número 40199.

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