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Após sucesso ao criar o primeiro absorvente biodegradável do Brasil, a Ecociclo, empresa formada por mulheres empenhadas no empreendedorismo sustentável, vai criar um marketplace para o público feminino das periferias de Salvador, que vendem produtos sustentáveis. Em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), o projeto vai oferecer, gratuitamente, todo o suporte necessário para empreender. 

As inscrições estão abertas até a próxima quarta-feira (17) e podem ser realizadas online, por meio do formulário http://bit.ly/formecociclo . A divulgação do resultado será feita via e-mail para todas as participantes do processo, e o treinamento da plataforma vai ocorrer nos dias 24 e 25 de fevereiro. 

As atividades incluem mentorias, Business Intelligence, treinamento de marketing e vendas. Já a plataforma Marketplace EcoCiclo será um canal para transações comerciais de vendas e vai dar acesso aos dados necessários para que as vendedoras impulsionem seus negócios. 

A titular da Secis, Edna França, destaca a importância do apoio a iniciativas que envolvam tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo feminino, além de auxiliar na retomada econômica da capital baiana. “É gratificante apoiar iniciativas como esta, principalmente porque percebemos o crescimento das mulheres no mercado. Esse apoio vai fortalecer e expandir a presença feminina nesse campo de desenvolvimento econômico, ainda mais nesse momento pandêmico e difícil para todos”, pontua.

 

 

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A Ouvidoria Geral de Salvador vai reforçar o atendimento à população, neste fim de semana, para atender eventuais denúncias de aglomeração e de poluição sonora neste período em que aconteceria o Carnaval na capital baiana, suspenso devido à pandemia de Covid-19. Esta semana, o órgão tomou conhecimento de algumas festas que estavam programadas para ocorrer em alguns bairros da cidade, a exemplo de Cajazeiras e Paripe. As informações foram encaminhadas para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para que possa intensificar a fiscalização nesses locais. 

Os cidadãos possuem três formas de fazer a denúncia. Além dos telefones 160 (Disque Coronavírus) e 156 (Fala Salvador), também pode registrar a informação, pedido ou denúncia no site,pelo aplicativo Fala Salvador ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. O atendimento por telefone funciona durante 24h, todos os dias da semana.   

Apenas esse ano, 5.798 casos , ou seja, 36% do total de registros da Ouvidoria, foram referentes à aglomeração e poluição sonora. Os bairros que concentraram o maior número de demandas do tipo nesse período foram Cajazeiras, Itapuã, Pernambués, Paripe, Liberdade, Fazenda Grande do Retiro, São Marcos, Boca do Rio, Uruguai e Plataforma. 

As denúncias referentes à Covid-19 feitas pelo disque coronavírus 160 e Fala Salvador 156 são registradas imediatamente no sistema da Sedur, que direciona equipes para a fiscalização nos locais informados. No ano passado, a Ouvidoria-geral do Município recebeu uma média de 255 denúncias de aglomeração e de poluição sonora por dia. Este ano, a média está em torno de 150 ligações por dia. 

Demandas gerais – Em 2020, o Fala Salvador 156 registrou 887.004 informações, pedidos e denúncias diversas relacionadas à marcação de consultas e exames, fiscalização da poluição sonora, atualização do cartão do SUS, iluminação pública, programa Salvador por Todos, dispensação de medicamentos, vistoria da Defesa Civil de Salvador, informações sobre o Cadastro Único, sobre o funcionamento dos órgãos públicos e pesquisa de emprego, entre outros. 

O ouvidor-geral do Município, Jean Sacramento, destacou que um dos principais papéis do órgão nesse período de pandemia tem sido o da informação.  “Nós não vacinamos as pessoas, mas prestamos informação sobre quem pode se vacinar no momento e os locais onde a vacina está disponível. Não realizamos o teste, mas informamos os locais onde está sendo feito. Então, a Ouvidoria é a ponte entre os cidadãos e os órgãos da Prefeitura, para que as demandas sejam atendidas.”

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Embora Salvador ainda não esteja no período mais chuvoso – historicamente ocorre a partir de março até junho -, a cidade segue se preparando com ações preventivas e de redução de desastres. A Prefeitura entregou, nesta sexta-feira (12), a primeira geomanta de 2021, em Matatu de Brotas, em cerimônia simbólica com as presenças do prefeito Bruno Reis; da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; e do diretor geral da Defesa Civil (Salvador), Sosthenes Macêdo. 

Formada por um composto de PVC e geotêxtil com cobertura de argamassa jateada, a nova geomanta possui 190,60 m² e vai beneficiar 20 famílias que vivem na área, considerada de alto risco, trazendo mais tranquilidade. Isso porque a tecnologia é capaz de impermeabilizar o talude evitando erosões superficiais, absorção de águas da chuva e possível risco de deslizamento do terreno.  O investimento foi de R$26,3 mil. 

“Essa tecnologia implantada em Salvador nos permitiu proteger 204 áreas desde 2016 até agora. É uma solução que garante mais segurança aos moradores e que se somam a outras 100 contenções de encostas definitivas que fizemos na cidade. Embora a capital baiana não esteja imune a problemas, ela está muito mais preparada”, afirmou Bruno Reis. 

O prefeito acrescentou que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município possui 1.040 áreas de risco, e que 46% da população vive próximo a encostas. “Salvador tem uma topografia irregular, marcada por vales, declives, por regiões montanhosas. Muitas pessoas, por falta de alternativa, constroem casa na encosta. Por isso, a Prefeitura vem realizando intervenções como essas aplicações de geomantas para salvar vidas”. 

Ainda na ocasião, o chefe do Executivo municipal entregou duas escadarias drenantes no próprio Vale do Matatu. Antes degradadas, as estruturas estão completamente adequadas para a locomoção dos moradores. 

Transformação – A dona de casa Maria de Lourdes Santana, 58 anos, comemorou a entrega das obras. Ela, que vive no bairro há 43 anos, contou que a encosta da 3ª Travessa Alto dos Coqueiros era motivo de preocupação. “Havia, sim, o medo da terra deslizar e causar o desmoronamento das casas de cima, além de atingir as que ficam em baixo. Já vi pessoas usarem balde para retirar do caminho parte do barro que cedia”, descreveu. 

Técnica – De acordo com o diretor geral da Codesal, Salvador possui 130 mil m² de área protegida apenas com o uso da geomanta nos últimos cinco anos, o que totaliza investimento de R$19,4 milhões. Ele explicou que essas soluções são mais práticas e menos custosas em comparação às contenções de encostas tradicionais. 

“As geomantas são extremamente seguras e sempre passam manutenção cotidiana. Vale reforçar, no entanto, que nem toda a situação comporta essa técnica. Para isso temos uma equipe com engenheiros que fazem a análise e apontam a possibilidade da instalação ou não da tecnologia”, detalhou. A região do Miolo da cidade, revelou, é a que mais demanda pela aplicação de geomanta. 

O gestor disse, ainda, que a Prefeitura realiza plantação de grama como outra solução para conter escorregamento de terra de taludes, desde haja condições como drenagem adequada. 

 

 

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Com o fim da operação dos trens no Subúrbio de Salvador, a Secretaria de Mobilidade (Semob) montou uma operação assistida para atender a nova demanda de passageiros que devem passar a utilizar o transporte público através dos ônibus na região. A operação terá início na segunda-feira (15), mesmo dia em que os trens deixarão de circular.

Os agentes de trânsito e transporte estarão na região para observar a demanda de passageiros e realizar os ajustes necessários de forma imediata. Veículos da frota reguladora ficarão em pontos estratégicos, reforçando o atendimento quando necessário, principalmente nos horários de pico. 

Serão oito veículos das 5h30 às 9h, dos quais quatro ficarão em frente ao centro de abastecimento de Paripe e quatro no Largo do Luso. No pico da tarde, das 16h às 19h, oito veículos da frota reguladora ficarão à disposição no Terminal da França.

“Além do reforço da frota reguladora, neste primeiro momento não foi necessária a criação de nenhuma nova linha. A região do Subúrbio já possui diversas linhas que atendem os mais variados destinos da cidade” afirmou o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller. 

Ao todo, 31 linhas de ônibus convencional fazem a operação no Subúrbio, além de cinco linhas do Sistema Complementar (Stec). Durante a operação, 394 veículos estarão alocados na região da Avenida Suburbana e Estrada do Derba. 

A operação foi dividida dando atenção especial ao ponto final das linhas, sendo elas Comércio, Largo do Tanque, Estação Pirajá, Largo dos Mares e Baixa do Fiscal. “Nós daremos uma atenção especial à região nestes primeiros dias, avaliando a demanda de passageiros e fazendo os ajustes que se mostrarem necessários, para que a população tenha à disposição um sistema de transporte adequado”, completou o secretário.

Integração – Os passageiros que utilizarem os ônibus poderão agora contar com a integração, opção não que não era contemplada pela operação de trens. A integração poderá ser feita entre ônibus convencionais, Stec ou mesmo com o metrô, pagando apenas uma passagem pelo período de 2h, utilizando o Salvador Card. Após a conclusão das obras do VLT, a integração também irá contemplar o novo modal.

Para garantir que aqueles passageiros que ainda não possuem o cartão possam adquiri-lo, equipes do Salvador Card estarão com promotores de vendas no ponto de ônibus do Centro de Abastecimento de Paripe, na Estação do Trem de Periperi e no Largo do Luso entregando o Bilhete Avulso, que pode ser utilizado por qualquer pessoa sem a necessidade de uma identificação. A entrega será gratuita apenas para o cartão, que custa normalmente R$5. Já as passagens devem ser adquiridas pelo usuário. 

Tarifa Social – Apesar do esforço da prefeitura para atender a nova demanda de passageiros, não será possível a aplicação de tarifa social para aqueles que utilizavam os trens, que possuem uma tarifa muito abaixo do praticado pelos demais modais de transporte da cidade. Atualmente a tarifa de ônibus custa R$4,20, valor superior aos R$0,50 praticados pelos trens.

“Infelizmente a prefeitura não tem como arcar com uma tarifa social neste momento, visto que não há subsídio para as empresas de transporte de Salvador, que já estão passando por um momento difícil em decorrência da baixa demanda de passageiros por conta da pandemia, inclusive com uma das concessionárias sob intervenção”, pontuou o secretário Muller.

 

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Salvador passará a contar com mais 20 novos leitos de UTI para tratamento de pacientes com a Covid-19, sendo dez instaladas nesta sexta-feira (12) e outras dez disponibilizadas até segunda-feira (15). As novas vagas foram contratualizadas pela Prefeitura junto ao Hospital Santa Clara, no Itaigara, e ampliam a rede de saúde no enfrentamento à doença. Com isso, fica restabelecido o mesmo número de unidades disponíveis que havia na cidade no auge da primeira onda da pandemia, em 2020.  

Com o acréscimo, a capital baiana terá à disposição 216 vagas de terapia intensiva e 249 de enfermaria apenas sob a gestão municipal. O Santa Clara totaliza 80 leitos instalados, enquanto que o Hospital Santa Izabel, em Nazaré, 28. As demais vagas estão divididas em outros sete hospitais contratualizados para atender à população.  

Há o Martagão Gesteira, que atende apenas à pediatria (30 leitos); Prohope, em Cajazeiras VIII (10 leitos); e Memorial Itaigara, no Caminho das Árvores (47 leitos). A lista também engloba o Hospital Municipal de Salvador, em Boca da Mata, que tem disponível 54 leitos; o Medtower, na Federação (60 leitos); o Hospital Evangélico, em Brotas (15 leitos); e o Hospital Sagrada Família (141 leitos).  

Os esforços para a reabertura de leitos se somam a outras medidas realizadas pela Prefeitura para conter o avanço do novo coronavírus em Salvador. Em quase um ano de crise sanitária, as ações de combate à proliferação da doença e de proteção à vida têm se mostrado acertadas, já que a cidade não passou por situação de colapso no sistema público de saúde.  

 

 

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Os monumentos presentes em diversos pontos da capital baiana ajudam a contar não apenas a história de personalidades e momentos célebres, mas são também referenciais da nossa cultura, a exemplo do Carnaval de Salvador. No entanto, com a folia cancelada devido à pandemia de Covid-19, as peças e locais ajudam a relembrar o reinado de Momo.

O busto conjunto de Dodô e Osmar, localizado na Praça Castro Alves, é um destes elementos. Feito em bronze e com 2,5 metros de altura, o monumento foi inaugurado em fevereiro de 1998. A obra, que retrata os inventores da guitarra baiana abraçados, é de autoria do escultor Herbert Viana de Magalhães. Na base da peça, o monumento ainda faz referência à Fobica, um veículo Ford Bigode 29 adaptado com alto-falantes que foi o primeiro trio elétrico que se tem registro, em 1950. 

Liberdade – Localizado no Largo do Curuzu, na Liberdade, o busto de Apolônio Souza de Jesus Filho, o Popó, é outro elemento que nos remete à nossa cultura e ao legado deixado pelo primeiro presidente do bloco afro Ilê Aiyê, cuja sede – a Senzala do Barro Preto – está localizada próxima à obra. Instalado pela Prefeitura em novembro de 2020, a peça foi confeccionada em fibra de vidro, possui 1,7 metro de altura e tem autoria da artista plástica e professora Márcia Magno. 

Popó idealizou movimentos de dança e música afro-brasileira em diversas periferias da cidade, a exemplo dos bairros de Santa Mônica, Fazenda Grande e São Caetano. A homenagem, através do busto, foi uma solicitação da comunidade do Curuzu à Prefeitura. Na base, possui uma placa descritiva que sintetiza a importância de Popó para a cultura soteropolitana. 

Camaleão – A euforia dos foliões também pode surgir ao se aproximar do monumento da pata do Camaleão, que homenageia o bloco homônimo que coleciona mais de 40 carnavais na sua trajetória. A peça artística está situada na Praça Camaleão, inaugurada pela Prefeitura em 2019, na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina. A via é um dos principais acessos ao Circuito Dodô (Barra/Ondina).

Referências geográficas – Além das peças artísticas ligadas especificamente às personalidades e elementos do Carnaval de Salvador, há outros monumentos que se tornaram referência geográfica da folia soteropolitana. Nas últimas três décadas, o Farol da Barra tem se tornado um dos mais emblemáticos pontos da história da festa na capital baiana. 

Elemento que compõe o cenário de uma das praias consideradas mais bonitas do país, ele é sempre apreciado pelos foliões no início do trajeto atrás dos trios elétricos no Circuito Dodô (Barra/Ondina). Com nome oficial de Farol de Santo Antônio, é administrado pela Marinha do Brasil e está situado na primeira fortificação do país, que também leva o nome do santo e abriga o Museu Náutico da Bahia. Neste período de pandemia, o funcionamento do museu é de terça a domingo, das 10h às 18h, com ingressos a R$15 e R$7,50 (meia) para visitantes, e R$5 para moradores de Salvador.

Outro que também é referência no Circuito Dodô é o Morro do Cristo, conhecido assim por abrigar o Monumento ao Cristo Nosso Senhor, tombado em março de 2017 por meio da Lei de Preservação ao Patrimônio Cultural do Município (Lei 8.550/2014) e que foi requalificado pela Prefeitura. O local fica no trecho de transição entre os bairros da Barra e Ondina.

Quem também traz boas lembranças aos foliões, principalmente para aqueles que preferem o Circuito Osmar (Centro), é o Relógio de São Pedro. Presente desde 1916 na Praça Barão do Rio Branco, na Avenida Sete de Setembro, é um marco na história da festa, servindo de referência para as pessoas se encontrarem para curtir a passagem dos blocos ou após se perderem durante a folia. Utilizando fundição e pedra lavrada, o relógio foi feito por Henri Le Paute e a base pelo arquiteto Pasquale de Chirico. 

Mas, talvez, o mais conhecido desses locais tem como elemento o Monumento a Castro Alves, situado na praça homônima que foi palco do famoso encontro de trios elétricos entre as décadas de 1970 e 1990. Inclusive, nomes como os cantores Caetano Veloso e Morais Moreira (1947-2020) eternizaram o clima de folia no local em canções como “Um Frevo Novo” e “Chão da Praça”.

A estátua faz referência ao poeta baiano, um dos principais nomes do Romantismo brasileiro, e foi entregue em 6 de julho de 1823, dois anos após a morte de Castro Alves. Já a praça foi recentemente revitalizada pela Prefeitura e deverá ganhar um anfiteatro em homenagem a Moraes Moreira, fruto da descoberta de parte das ruínas do Teatro São João durante as obras de requalificação do local.

 

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Sempre que sai aos finais de semana, o estudante de jornalismo Vinicius Santos, 22, não dispensa o copo de cerveja. Habilitado há pouco mais de quatro anos, o jovem, que nunca foi multado, tem a prática de deixar o carro em casa para evitar dirigir alcoolizado. “Eu sempre opto por pedir um carro por aplicativo, ou opto por uma carona com quem não ingeriu álcool, tudo isso para proteger a mim, e ao outro”, pontuou.

Assim como Vinicius, esta deveria ser a prática dos quase 400 condutores autuados entre janeiro e a primeira semana de fevereiro, por dispositivos previstos na Lei Seca, segundo dados da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Somente neste mês de fevereiro, os agentes de trânsito abordaram 682 condutores nas blitze da Lei Seca em diversas vias da cidade. Desse total, 105 foram autuados, 82 carteiras de habilitação (CNHs) foram recolhidas e 39 veículos foram retidos.

O superintendente da Transalvador, Marcus Vinicius Passos, destaca a importância da fiscalização para conscientização dos motoristas. Ele ainda reforça o apelo para aqueles que tentam alertar os motoristas sobre as abordagens pelas redes sociais.

“A intenção das blitze é deixar o trânsito mais seguro tanto para o condutor, quanto para os pedestres. Para que esse trabalho faça sentido, é preciso que a população contribua com nosso trabalho, evitando dirigir após beber e fugir das abordagens. Isso, inclusive, é um desserviço para a sociedade, pois pode prejudicar o cidadão e até mesmo a um familiar que, porventura, venha a ser vítima de um acidente de trânsito”, alertou.

As abordagens ocorrem diariamente, sempre em regiões alternadas, para impedir que as pessoas gravem os locais. Em todas as blitze, a Transalvador conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).

Protocolos especiais – Desde o ano passado, foi adotado um protocolo de segurança para evitar possíveis contaminações e garantir a saúde do cidadão e dos servidores. Todos os agentes foram orientados a reforçar ainda mais a higienização dos equipamentos usados a cada teste realizado e evitar aglomerações nas abordagens.

Quem passar pelas blitze terá a temperatura aferida. Só passará pelo etilômetro o condutor que estiver com a temperatura abaixo de 37,8°C. Após isso, o motorista deverá sair do veículo e fazer o teste no local especificado pelo agente. O bocal usado no equipamento será aberto na presença do cidadão e descartado após o teste.

Os mesmos cuidados serão adotados pelos profissionais da Transalvador que participam das abordagens. Eles deverão usar máscaras, luvas, óculos ou protetor facial. Álcool em gel será disponibilizado para cada equipe.

Penalidades – Conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa aplicada em quem for autuado pela Lei Seca é uma das mais caras: R$ 2.934,70, e é considerada gravíssima. Além disso, dirigir embriagado também gera suspensão da carteira de habilitação por 12 meses.

Quando o condutor é flagrado dirigindo sob efeito de bebida alcoólica mais de uma vez, dentro do período de um ano, tem a carteira cassada e recebe uma nova multa gravíssima, com o valor dobrado, chegando a quase R$6 mil.

 

 

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O prefeito Bruno Reis foi convidado, nesta quinta-feira (11), para integrar a chapa da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) como vice-presidente de PPPs (Parcerias Público-Privadas) e Concessões. O convite foi feito pelo presidente da entidade, Jonas Donizette, durante rodada de diálogos para construção da 79ª Reunião Geral da FNP. O encontro ocorreu em formato virtual.

Na ocasião, o presidente da FNP afirmou que a escolha de Bruno Reis para esta diretoria foi fruto das ações realizadas pela Prefeitura nesta área, em Salvador, nos últimos anos. A eleição e posse da nova diretoria acontecerá no dia 15 de abril, durante a Reunião Geral.

Também estiveram presentes no encontro virtual hoje os prefeitos de Curitiba (PR), Rafael Greca, e de São Luís (MA), Eduardo Praide. O prefeito Bruno Reis estava acompanhado da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e da secretária municipal da Fazenda (Sefaz), Giovanna Victer.

Instituição - Fundada em 1989, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, englobando assim todas as capitais, 61% da população e 74% do PIB do país.

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Nesse período em que aconteceria o Carnaval, suspenso através de determinação conjunta da Prefeitura de Salvador e Governo do Estado devido à pandemia de Covid-19, os órgãos municipais vão intensificar a fiscalização dos protocolos sanitários na cidade a partir desta sexta (12) até a próxima terça-feira (16). As ações serão realizadas com especial atenção nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Centro) e Batatinha (Pelourinho), além de bairros com tradição da folia, no intuito de evitar aglomerações e, assim, a transmissão do novo coronavírus. 

Nesta sexta e sábado (13), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) vão atuar com viaturas no Circuito Dodô, das 17h às 22h, com paradas em pontos estratégicos entre o Porto da Barra e o Morro do Cristo. A ação visa monitorar qualquer situação que envolva aglomerações, a exemplo de manifestações culturais, além de denúncias de poluição sonora e comércio de ambulantes.

De domingo (14) a terça-feira (16), a mesma ação será realizada no Circuito Osmar, com rondas desde o Campo Grande até as ruas Chile e Carlos Gomes. No Circuito Batatinha, no Pelourinho, agentes do Grupo de Apoio ao Turista (GAT) ficarão em observação e farão rondas pontuais, caso percebam qualquer manifestação cultural ou aglomeração.

Estabelecimentos e comércio informal – Já as secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Ordem Pública (Semop) deverão ampliar o efetivo para fiscalizar, nesses dias em que aconteceria a folia de Momo, o cumprimento das normas determinadas pelos decretos municipais de combate à Covid-19 e proteção à vida. Além dos itens exigidos pelos protocolos sanitários, as equipes da Sedur vão verificar o horário de funcionamento dos estabelecimentos, permitido das 11h até meia-noite e, também, se o local possui alvará de utilização sonora, caso haja som ao vivo. A Semop vai evitar que exista o comércio irregular nas ruas, evitando aglomeração de pessoas. 

A Operação Força-Tarefa, que acontece aos finais de semana envolvendo a Sedur, Semop, GCM e Polícia Militar, vai prosseguir com a fiscalização do cumprimento dos decretos em vigor, de forma a inibir a propagação do novo coronavírus na cidade. 

Itapuã e Rio Vermelho – A fiscalização será intensificada ainda nos bairros de Itapuã e Rio Vermelho, que estão sob as normas estabelecidas no decreto n° 33.456/2021. A legislação determina que bares e restaurantes estão autorizados a funcionar às sextas, sábados e domingos no horário previsto no protocolo do segmento. Está proibida a comercialização e consumo de bebidas em espaços públicos, às sextas, sábados e domingos, das 17h às 7h do dia seguinte. 

Além disso, restaurantes e bares estão proibidos de comercializar e entregar alimentos e bebidas para pessoas que estejam em pé, tanto nas áreas internas, quanto externas. Há, ainda, obrigatoriedade da delimitação, com barreiras físicas, das áreas externas dos restaurantes e bares.

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