O Auxílio Viagem, oferecido pela Prefeitura através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), teve um crescimento de 64,5% no número de concessões, se comparado ao mesmo período de 2020. O benefício visa garantir o retorno da população em situação de rua à cidade de origem,
“Esta ação ajuda a transformar a vida de pessoas em vulnerabilidade social, em especial nesse período da pandemia. Um momento no qual os cidadãos estão mais suscetíveis não apenas no sentido financeiro, mas também emocional. E estar perto dos seus é sempre um alento”, afirma o secretário da Sempre, Kiki Bispo.
Apenas este ano de 2021, foi investido um montante de R$11,5 milhões na concessão do Auxílio Viagem. Para receber o benefício é preciso apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, carteira de trabalho, cartão do SUS, carteira de reservista e título de eleitor.
Quem não tiver o documento, pode fazer a retirada, de forma gratuita, através dos SACs, Ministério Público, Defensoria Pública do Estado da Bahia, postos de saúde, Receita Federal e Tribunal Regional Eleitoral. O processo é orientado por técnicos de referência da Sempre.
Esperança – Na maioria dos casos, antes desse retorno às cidades de origem, as pessoas são abrigadas em Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs). “E quando isso ocorre é mais fácil o regresso, já que, após os assistidos obterem os documentos, existe uma avaliação e inicia-se os trâmites”, completa Bispo.
Esse foi o caso de Luciano Galdino, 43 anos. Ele recentemente deixou a UAI – Aspec Pituaçu, vinculada à Sempre, com o sentimento de esperança em recomeçar a vida. Além de todo acolhimento, Galdino teve o Auxílio Viagem, que permitiu a realização do sonho de retornar para São Paulo, cidade onde sempre viveu e que tinha à espera não apenas os amigos, mas também um emprego numa fábrica de reciclagem.
“Sou natural da Paraíba e resolvi ver minha família. Mas, ao retornar para São Paulo, no meio do percurso faltou dinheiro e parei aqui em Salvador, esperando uma providência divina para conseguir completar minha viagem. Ao conversar com alguns moradores de rua soube que existia um programa de assistência social e fui buscar essa alternativa. Conversei com duas assistentes sociais que, de imediato, me deram abrigo e me trouxeram para cá (Unidade de Acolhimento)”, contou, antes de deixar Salvador.
Segundo Galdino, na UAI ele foi tratado como “gente”. “Me deram oportunidade de falar, de expor os meus motivos de estar nas ruas. Portanto, posso assegurar que é um lugar que não apenas abre espaço para que as pessoas tenham um teto e comida, mas que consigam se reerguer na sociedade, uma verdadeira porta aberta. Aqui me senti acolhido, o que me fez esquecer muito mais rápido a situação de rua que vim”, agradeceu, enfatizando que todo apoio recebido ficará em sua memória.
O psicólogo da UAI – Aspec Pituaçu, Everton Nunes de Almeida, lembra que o local ainda oferece curso de Educação Financeira. “A intenção é de que eles possam se adequar ao atual cenário e utilizar os benefícios que recebem corretamente, até que surja o emprego formal. E também incentivamos a serem empreendedores”, conclui.
Durante a pandemia de Covid-19, é comum a necessidade de cancelamento e remarcação de pacotes turísticos. Mas, o que fazer quando a agência de turismo ou companhia aérea se nega a realizar o serviço? Essas e outras dúvidas serão esclarecidas nesta quinta-feira (8), às 19h, pelo projeto Live do Consumidor, promovido pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon).
A live terá duração de 30 minutos, com possibilidade de interação dos consumidores. O encontro, que vai ser transmitido na página da Codecon no Instagram (@codecon_salvador), será mediado por Souza e terá como convidada a advogada especialista em Direito do Consumidor e Processo Cível, Mailane Araújo.
“Nessa época de pandemia estamos vivenciando a necessidade de muitos cancelamentos de viagens, por isso, o encontro tem como objetivo esclarecer os direitos dos consumidores. Vamos falar sobre os impedimentos, possibilidade de remarcação e apresentar os casos cabíveis de ressarcimento, assim como os prazos. Além de dar dicas, iremos percorrer diversas situações, esclarecendo as dúvidas das pessoas que estarão nos assistindo”, afirmou o chefe do setor de educação e divulgação da Codecon, Antônio Carlos de Souza.
Quase dois meses após a inauguração do equipamento requalificado pela Prefeitura, o novo Terminal da Barroquinha, além de facilitar a vida do cidadão que tem a necessidade de se locomover por meio do transporte coletivo, também trouxe mais conforto e opções de lazer para moradores, comerciantes e frequentadores do local. Uma das novidades é a comunicação visual, que torna ainda mais simples para o usuário se localizar na estação, bem como reconhecer os serviços oferecidos, entradas, saídas e linhas que circulam diariamente por ali.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), a iniciativa tem por objetivo agilizar a vida de soteropolitanos e turistas, além de ser a primeira estação a receber esse tipo de sinalização. No local foram instalados novos adesivos que foram colados em vidros, portas e placas, trazendo informações sobre as linhas que passam no terminal e o itinerário de cada uma delas.
"Esse novo conceito de sinalização busca facilitar o acesso ao transporte por ônibus aos usuários, sejam eles de Salvador ou mesmo turistas em nossa cidade, com informações sobre as linhas que passam naquele ponto e todo o itinerário percorrido, desde a saída até o ponto final. O Terminal da Barroquinha foi o primeiro local a receber esse tipo de iniciativa, mas nosso objetivo é levar, em breve, esse conceito a outros pontos da cidade”, destaca o titular da Semob, Fabrizzio Muller.
Aprovação – Além das melhorias significativas na mobilidade de pedestres e ônibus que circulam diariamente na região, o novo Terminal da Barroquinha também possibilita maior interação da população com o espaço público. De acordo com quem frequenta o terminal, o clima na região foi renovado após a requalificação. “Ficou bonito, agradou todo mundo, vejo muita gente falando bem também”, diz o ambulante Edilson Silva, que trabalha no local há dez anos.
A catadora Célia Maria Sousa, de 68 anos, mora na localidade desde que nasceu. Ela conta que o terminal estava precisando de uma requalificação, pois estava em situação de abandono. “Está uma coisa linda, nota dez. Aquela antiga Barroquinha era daquele jeito desde que eu era menina. Tá ótimo agora e tem até quadra para os meninos se divertirem”.
A área ganhou uma praça de lazer e esportes com quadra poliesportiva e área multiuso pavimentada com demarcação de roda de capoeira, academia de ginástica, equipamentos lúdicos para crianças e paraciclo descoberto. Foram implantados, ainda, um terraço sobre contenção existente, com acesso por escadarias ou pelas arquibancadas, e um espaço de quiosque para duas baianas.
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, a Superintendência de Obras Públicas (Sucop) promove a Iª Exposição de Personalidades Negras Brasileiras, cujo tema é "História de Mulheres que Inspiram". A ação é realizada pelo comitê interno do órgão que integra o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI).
A mostra interna prossegue até o dia 31 de agosto, de forma alternada, nas duas unidades da Sucop – Aquidabã e Morro dos Macacos. O objetivo é incentivar o reconhecimento social sobre o protagonismo de pessoas negras na história, nas mais diversas áreas.
Nesta primeira edição, a mostra traz nomes históricos e contemporâneos como Carolina Maria de Jesus, Maria Firmino dos Reis, Mãe Menininha do Gantois, Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Suely Carneiro, Tia Ciata, Tereza de Benguela, Ruth de Souza e Antonieta de Barros.
O superintendente da Sucop, Orlando Castro, reafirma o compromisso do órgão em destacar a importância dessas mulheres e celebrar suas contribuições para a sociedade. “Todas as ações que visem combater o racismo têm apoio irrestrito. Pessoalmente, tenho um grande exemplo de inspiração: minha vó Estelita Fernandes Castro, mulher negra que viveu por 110 anos e contribuiu de forma inestimável para meu caráter”, explica.
Além da visitação, será sorteado um exemplar do livro "Pequeno Manual Antirracista", de Djamila Ribeiro. Na obra, a filósofa defende que o racismo é um desafio para toda a sociedade brasileira devido ao passado escravocrata que o país possui.
PCRI – Desenvolvido sob a coordenação da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) o Programa de Combate ao Racismo Institucional foi implementado pela Prefeitura para o combate ao racismo institucional e a promoção da igualdade racial em todos os órgãos e entidades da administração pública municipal. Através da iniciativa, são desenvolvidas atividades de natureza continuada com o objetivo de minimizar ações discriminatórias dentro do ambiente público, através de oficinas, palestras e seminários a fim de ampliar as discussões e reflexões sobre o racismo no seu ambiente interno.
O Curso de Formação Básica em Libras, promovido pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), através da Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (UPCD), ultrapassou a marca de 1 mil inscritos. Desse total, 567 foram confirmados e 265 já participam das aulas, realizadas de forma virtual. A atividade é voltada tanto para servidores municipais, quanto para o público em geral.
Para a coordenadora de Gestão de Projetos da UPCD, Luana Rodrigues, o número de candidatos demonstra a importância e necessidade da ação. “O impacto é positivo, pois entendemos que as pessoas estão abertas a aprenderem a Libras com intuito de se comunicarem melhor com as pessoas que usam esta linguagem. Nosso objetivo é formar profissionais bilíngues e que estes venham fazer a diferença no atendimento ao público”, apontou.
A atividade, iniciada na última segunda-feira (5), é toda na modalidade de Educação à Distância (EAD), com aulas gravadas, sala virtual e um grupo exclusivo para interações no Telegram. Além disso, serão realizados encontros semanais ao vivo pelo Google Meet, com objetivo de possibilitar que os participantes tenham vivência e prática com a língua. As aulas terão a presença do instrutor surdo Divanildo Pereira, que trabalha na Central de Libras da Prefeitura.
Para servidores municipais (efetivos, comissionados, terceirizados e estagiários), as aulas são ministradas duas vezes por semana, com carga horária de 100 horas e término em 30 de novembro. Já para mães, pais, familiares de pessoas surdas e demais interessados, as aulas acontecem até dia 29 de outubro, ministradas uma vez por semana, com carga horária de 80 horas.
A Prefeitura, sob a coordenação da Diretoria de Bem-Estar e Proteção Animal (Dipa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está promovendo um cadastro de pessoas interessadas em adotar os animais presentes na área conhecida como colônia de gatos, em Piatã. Além disso, no local, os técnicos verificam periodicamente se os bichanos precisam de algum atendimento específico, após o incêndio ocorrido no último domingo (5).
De acordo com a assessora técnica da Dipa, Natália Melo, a ação de adoção responsável serve também para conscientizar os cidadãos no sentido de evitar que abandonem os animais. A estimativa é de que vivam na colônia cerca de 200 gatos. “A solução é ter consciência que você tem um bichinho que precisa de amor e carinho, não é um brinquedo”, destaca. Os interessados podem entrar em contato com a Dipa através do Instagram (@diretoriaanimalsalvador).
Natália complementa que alguns gatos foram levados para passar por avaliação médica e já foram castrados, adotados e estão sendo entregues nos lares. “Sempre mobilizamos para que as pessoas adotem. Já temos gatos castrados na colônia, até porque tivemos Castramóvel em Piatã que fez este serviço, e tivemos a procura de pessoas que estão se mobilizando para adoção daqueles que vivem no local”, disse Natália.
A lavadeira Maria José da Silva esteve em Piatã na segunda-feira (6), onde adotou uma gatinha, a quem deu o nome de Luna Vitória, “por ser uma vitoriosa”. Moradora de São Cristóvão, ela afirmou que, se fosse possível, levava todos para casa.
“Há tempos que quero adotar um gatinho, aí disseram pra vir aqui que eu ia conseguir. Quando vi a reportagem daqui da colônia me interessei mais ainda, me arrumei e vim. A história de Luna é longa, e achei isso que fizeram com os animais uma tremenda malvadeza e um grande crime. Se fizeram isso com os animais, imagine com seres humanos”, diz Maria José.
Castração – O projeto de castração municipal atende a cães e gatos a partir dos seis meses até os cinco anos. Para realizar o procedimento, é necessário que o animal esteja com a vacina antirrábica em dia e encaminhar o CPF, comprovante de residência e telefone de contato do proprietário ou responsável para agendamento através do e-mail dipa @gmail. com.
É necessário também enviar as informações do animal, como data de nascimento, pelagem e quilo. A partir daí, já entra na lista de espera para a castração gratuita, que é feita no Castramóvel e em clínicas parceiras.
Ações anteriores – Nos últimos meses, a Dipa tem intensificado o trabalho de combate ao abandono de animais na colônia de gatos em Piatã com a realização de ações educativas, mutirão de castração para evitar o aumento da população de bichos em situação de rua e campanhas de adoção responsável. A Prefeitura continua a acompanhar a situação no local, no sentido de garantir a saúde e bem-estar dos animais e dos cidadãos.
A Campanha Contra a Pobreza Menstrual, através do Drive Thru Solidário, inicia a entrega de kits de higiene íntima na sexta-feira (9), às 11h, no Lar Pérolas de Cristo, em Paripe. Além desta instituição, também serão beneficiadas as mulheres atendidas no Movimento População de Rua, Instituto Renascer Mulher e Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (Gapa).
A ação, realizada por alunos da Universidade Salvador (Unifacs) com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e Empresa Salvador Turismo (Saltur), foi realizada no último dia 19. Na ocasião, foram arrecadados cerca de 3,4 mil itens.
“A pobreza menstrual é um problema complexo e multidimensional, caracterizado principalmente por questões financeiro-orçamentárias, falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual e questões educacionais sobre a saúde da mulher. Foi muito gratificante o resultado desse primeiro Drive Thru. A secretaria está atenta para desenvolver ações de promoção para qualidade de vida das mulheres da nossa cidade”, afirmou a secretária da SPMJ, Fernanda Lordelo.
À frente do projeto, a estudante de enfermagem Mariana Del Rio, 19 anos, descreve que o apoio dado pela Prefeitura dá voz ao projeto. “Por se tratar de um tema que ainda é tabu, se não tivermos apoio, ninguém nos escuta. Então, ter essas parcerias é de extrema importância para nós, alunos. Nesse momento, vemos que é um assunto de grande relevância para expandir esse conhecimento e mostrar uma realidade que poucas pessoas param para analisar”, frisou.
Números – A falta de acesso aos produtos de higiene durante o período menstrual reflete na vida de uma a cada quatro adolescentes brasileiras, é o que aponta a Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, cerca de 20% das adolescentes não possuem acesso à água em casa, e mais de 200 mil estudam em escolas com banheiros sem condições de uso. Em consequência disso, estima-se que uma em cada dez meninas se ausentam da unidade escolar durante o período menstrual.
Uma semana após o lançamento, o programa Ouvindo Nosso Bairro (ONB), promovido pela Prefeitura, já possui quase 5 mil pessoas cadastradas e registrou mais de 9 mil sugestões de intervenções em diversos bairros da cidade. As propostas podem ser enviadas até o próximo dia 12, através do site ouvindonossobairro.salvador.ba.gov.br .
Além disso, com intuito de auxiliar a iniciativa, dois colaboradores também estão presentes em cada Prefeitura-Bairro, presencialmente, com tablets em mãos para ajudar a população a fazer o cadastro. Todas as sugestões recebidas neste primeiro momento vão passar por análise de viabilidade técnica e a lista com as aprovadas começa a ser elaborada para posterior votação no próprio site do programa. A votação está prevista para acontecer entre os dias 27 de julho e 11 de agosto.
De acordo com o titular da Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras–Bairro, Kaio Moraes, a participação popular é o grande diferencial do programa. “Estamos buscando saber quais as demandas de cada comunidade. Muitas vezes o cidadão circula pela cidade e percebe a necessidade de intervenções. Essa é a oportunidade para direcionar essas demandas para a gestão. Tivemos até aqui um número expressivo de participações e queremos aumentar a contagem nessa reta final dessa primeira etapa”, destaca.
Experiência – Jorgenilson Santos, de 47 anos, fez a sugestão de melhorias presencialmente e contou que a iniciativa é muito boa para beneficiar a população mais carentes dos bairros de Salvador. “Com essa ação, creio que vai ajudar muita gente e fazer com que essas obras alcancem os lugares que mais precisam”, aponta.
Já o servidor público Salmo Souza, 31 anos, utilizou o site para fazer a sua contribuição. “Desde que o programa foi criado já beneficiou muitas pessoas, e acredito que agora não será diferente. A iniciativa é muito bacana para unir os interesses públicos e o da população, para que, assim, possamos trabalhar unidos na melhoria da nossa cidade”, diz.
Programa – Coordenado pela Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras–Bairro, o Ouvindo Nosso Bairro (ONB) foi criado em 2015 e se tornou o maior processo de consulta pública no Brasil. O objetivo é discutir e avaliar a realidade de cada local, a partir da experiência do cidadão no próprio dia a dia e do conhecimento dos problemas cotidianos.
A Guarda Civil Municipal (GCM) vai celebrar, no próximo domingo (11), 13 anos do decreto de criação da autarquia com uma ação especial: a doação de alimentos. A expectativa, segundo o inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva, é chegar à meia tonelada de itens não perecíveis até a sexta-feira (9), quando a campanha será finalizada. O montante será encaminhado para a Instituição de Caridade Nossa Senhora Aparecida, que atende idosos nos Barris.
Os interessados em fazer doações podem se dirigir à base da GCM localizada na Avenida San Martin ou na sede do Grupo de Apoio ao Turista (GAT), no Pelourinho. Quem preferir, pode entrar em contato através do número de WhatsApp disponibilizado pelo órgão, no número (71) 99984-2710.
As doações começaram na segunda edição da Live de São João, promovida pela Guarda em 19 de junho, com o intuito de animar o público e arrecadar alimentos para instituições sociais de Salvador. No ano passado, uma ação semelhante arrecadou quatro toneladas de alimentos, produtos de limpeza e higiene, que foram encaminhadas para a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que fez a distribuição para as instituições sociais parceiras da Prefeitura.
“É sempre importante cultivar e estimular esse lado humano de pensar no outro, desenvolvendo cada vez mais a empatia e ajudando pessoas que estão mais necessitadas, mais fragilizadas. É fundamental manter esse pensamento solidário e ajudar os outros, especialmente neste momento de pandemia”, ressalta o inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva.
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