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Em mais uma viagem a Brasília para captação de recursos para o enfrentamento à pandemia do coronavírus, o prefeito Bruno Reis participou, nesta quarta-feira (4), de uma reunião na residência oficial do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O encontro também teve as presenças de deputados federais e prefeitos da Bahia, incluindo o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, gestor da cidade de Jequié.

As idas de Bruno Reis ao Distrito Federal têm sido compromisso constante da agenda do chefe do Executivo soteropolitano nesses sete meses de mandato. O objetivo é dialogar sobre pautas de interesse de Salvador no Congresso Nacional, em especial, à obtenção de investimentos para reforçar ações de combate à crise sanitária provocada pela Covid-19.

 

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Um Kit Horta completo aliado ao treinamento para cultivar hortaliças em casa. Além de alimentos mais saudáveis, esses são alguns dos benefícios para quem quiser participar do projeto Horta em Casa, que está na sua 3ª edição e abre inscrições nesta quarta-feira (4). Os interessados devem consultar o edital e preencher formulário - ambos disponíveis no site www.sustentabilidade.salvador.ba.gov.br . As inscrições se encerram na quinta-feira (5), às 23h59.

Em duas edições do Horta em Casa, mais de 4 mil pessoas se inscreveram e 200 já receberam seu kit. Nesta 3ª edição, o critério de seleção é o mesmo, sendo contemplados os 100 primeiros inscritos que estiverem com a documentação solicitada, de acordo com o edital. Vale ressaltar que as pessoas com o mesmo endereço que outras que foram contempladas nas edições anteriores não poderão aderir ao projeto – que teve início em junho e pretende beneficiar 600 pessoas até novembro.

“A cada edição desse projeto, a gente percebe como as pessoas gostam do assunto hortas e querem ter uma alimentação mais saudável. Elas querem aprender a lidar com a terra e entender todo o processo de cultivo das hortaliças e seus benefícios. Isso é muito interessante. É saudável para mente e para o corpo, e esse é o objetivo do Horta em Casa, de estimular na população hábitos de vida mais saudáveis”, frisa a titular da Secis, Edna França.

Como participar – Para se inscrever, é necessário preencher um formulário on-line com todos os dados exigidos, anexando as cópias do documento de identidade (frente e verso) e do comprovante de residência. Além disso, serão critérios de seleção residir na capital baiana e ter mais de 18 anos. A lista dos selecionados será publicada, na próxima semana, no Diário Oficial do Município (DOM) e ficará disponível no site da Secis.

A cada 100 kits entregues, os contemplados serão divididos em dois grupos. Para realizar a montagem da horta, as pessoas serão capacitadas por meio de plataforma de videoconferência. Orientações técnicas, esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de fotos ou vídeos das jardineiras montadas poderão ser feitas através de aplicativo de mensagens. Durante os treinamentos, serão abordadas as técnicas básicas de como implantar e cultivar uma horta em casa.

Material – Cada morador selecionado receberá um kit horta, que contém: jardineira retangular plástica de 45 cm; quatro mudas de hortaliças, entre alecrim, alho-poró, cebolinha, coentro, manjericão e salsa; oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; 0,5 m² de manta de bidim; uma pá de plástico pequena; um borrifador pequeno; e um pacote de sementes.

A equipe da Secis entrará em contato com cada cidadão contemplado para informar sobre dia e horário de entrega do kit e o treinamento. A divisão por Prefeituras-Bairro será adotada para facilitar a logística de distribuição dos materiais.

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O tempo instável e as chuvas devem se manter na capital baiana até o dia 12, mesmo após a partida da frente fria que chegou à cidade no último final de semana. De acordo com o informativo meteorológico da Defesa Civil de Salvador (Codesal), para os próximos dias, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com precipitações a qualquer hora do dia, devido à intensificação da convergência de umidade. 

Durante toda esta semana, a temperatura vai variar entre 20° C (mínima) e 27° C (máxima). Nesse início de agosto, a temperatura mais baixa foi 19,2° C, registrada às 7h de ontem (3), pela estação meteorológica da Base Naval de Aratu, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Mesmo acostumados com calor durante praticamente todo o ano, os soteropolitanos que curtem o "friozinho" que paira na cidade nesse inverno podem continuar deixando o capote ou o casaco preparados. O meteorologista do Centro de Monitoramento e Alerta da Codesal (Cemadec), Giuliano Carlos do Nascimento, lembra que a queda na temperatura é comum para este mês. “A temperatura cai muito devido ao fluxo dos ventos e à umidade relativa do ar. Isso faz com que tenhamos uma sensação térmica melhor, com temperaturas mais agradáveis”.

Outra característica de agosto são os ventos fortes. A tendência, segundo Nascimento, é que, após a próxima terça (10), haja uma intensidade dos ventos provocada pela proximidade do sistema de alta pressão posicionado no Atlântico.

Ocorrências – A Codesal segue trabalhando durante 24h para atender às demandas provocadas pelas chuvas. Em caso de emergência, a população pode buscar a ajuda imediata do órgão pelo telefone 199. 

Até o final da manhã desta quarta (4) foram registradas 22 solicitações. Do total, cinco são ameaças de desabamento, quatro ameaças de deslizamento, duas ameaças de queda de árvores, um desabamento de muro e dez orientações técnicas feitas pelas equipes da Codesal aos cidadãos.

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A Prefeitura de Salvador publicou, na edição desta terça-feira (3) do Diário Oficial do Município (DOM), a nomeação de 114 professores aprovados no concurso público referente ao Edital 2/2019. São profissionais que atuarão nas unidades escolares da rede pública municipal de ensino, que atende os segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais), assim como a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Estão sendo nomeados pedagogos e educadores licenciados em Português, História, Matemática, Geografia, Educação Artística (Artes Plásticas, Música, Dança e Teatro), Língua Estrangeira (Inglês) e Ciências Físicas e Biologia.

“É mais um avanço da Educação de Salvador, que já conta com um quadro muito qualificado de profissionais. A nossa capital tem mostrado um trabalho de excelência na área, tanto na parte estrutural das unidades de ensino, quanto na parte pedagógica. O resultado dessas ações, que mostram que a Educação é prioridade no município, são os avanços conquistados, desde a elevação do Ideb até a universalização da pré-escola”, diz o secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira.

Posse – Os candidatos deverão comparecer à Secretaria Municipal de Gestão (Semge), situada na Rua Horácio César, 64, bairro Dois de Julho, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, para a posse. O prazo é de 30 dias, contados a partir da publicação da nomeação. Os 114 professores devem se apresentar munidos da mesma documentação original entregue no ato da convocação, porém, os documentos que possuem validade deverão ser entregues originais e cópias atualizadas.

O candidato que já for ocupante de cargo público, caso de acumulação legal de cargos, deverá trazer uma declaração original expedida pelos Recursos Humanos/Departamento de Pessoal do órgão/entidade informando o candidato para que se possa atestar a compatibilidade de horários. A relação dos professores nomeados pode ser acessada no site educacao.salvador.ba.gov.br.

 

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A Guarda Civil Municipal (GCM) comemorou, na manhã desta terça-feira (3), o Dia do Capoeirista, que é celebrado nesta data. Na ocasião, a Coordenadoria de Prevenção à Violência (Cprev) do órgão promoveu uma roda de capoeira com a presença de jovens que participam de um projeto social na sede, localizada na Avenida San Martin.

“O Dia da Capoeira é muito importante e na Guarda, especialmente, ela entra como uma atividade de inclusão social com as comunidades próximas à base. A gente tem um projeto que recebe as crianças, dá aulas e acolhimento. Isso porque temos, no viés da GCM, a aproximação com a população. Aqui a gente ensina a lutar, tocar o pandeiro e o berimbau, fazendo uma atividade física que é benéfica, uma coisa lúdica”, reforçou o diretor-geral de Segurança e Prevenção à Violência (Susprev), Maurício Lima.

Para o coordenador do Cprev, James Azevedo, trazer a comunidade para dentro da base faz com que eles conheçam o trabalho além das ruas. “A gente trabalha com essa inclusão trazendo os meninos que frequentam a Escola Municipal 15 de Outubro, para que tenham um olhar diferente e possam interagir socialmente fora do ambiente da criminalidade. Nós também passamos aos jovens noções de cidadania, racismo, LGBTfobia, violência contra a mulher, proteção do idoso e como crescer socialmente, para que eles entendam também o papel deles como cidadãos.

O professor Thales Cardoso faz parte do projeto há cinco anos, mas tem a capoeira na sua vida desde 1994, quando iniciou no esporte aos 13 anos. Conhecido como o contramestre Thales Touro, ele acredita que a capoeira tem na vida das crianças a mesma importância que tem na dele. “Eu vim de um projeto social e hoje a minha formação profissional, acadêmica, eu devo tudo ao mestre que me ensinou capoeira e hoje reproduzo esse trabalho, acreditando neles”.

O jovem Erick Santana frequenta as aulas na base da GCM desde 2019, quando tinha 15 anos. Prestes a completar 17, ele corrobora a opinião do professor, e diz que a capoeira é fundamental na vida dele. “Eu conheci o projeto através de um amigo que hoje não está mais entre nós, e continuei porque sei que é o que ele queria. Então, dei preferência à capoeira, porque também tira os jovens das ruas. Não me vejo fora daqui”.

Aos 13 anos, Ayana Bacelar também é moradora da comunidade e considera a capoeira parte dela. Ela participa há três anos das aulas e considera que a capoeira traz alegria e paz para o dia a dia. “Se eu estiver em casa triste, eu venho para a capoeira, o professor treina a gente, ensina a cultura da capoeira, já faz parte da minha vida. Tenho orgulho do nosso professor e de estar aqui aprendendo outra cultura”.

As aulas acontecem três vezes na semana, às segundas, quartas e sextas-feiras. Para participar, é preciso ser aluno da Escola Municipal 15 de Outubro ou morador das comunidades adjacentes, a exemplo do Calafate.

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Nesta quarta-feira (4), às 9h, a Prefeitura, em parceria com a startup de impacto socioambiental So+ma, abrirá mais uma unidade para recebimento de resíduos recicláveis em Salvador, dessa vez na região da Pituba, na Praça Ana Lúcia Magalhães. Essa será a nona Casa So+ma em funcionamento na cidade. O objetivo é chegar à marca de 12 unidades ainda neste semestre.

“Cada Casa So+ma aberta na cidade é mais uma possibilidade de avançarmos na direção certa de Salvador se tornar uma cidade cada vez mais sustentável. São condições que estamos dando para que o cidadão exerça a sua cidadania no sentido ambiental e social. Cada unidade dessa é a esperança de renda para famílias de catadores e contribui para menos resíduos recicláveis nas ruas, nas praias, no aterro, o que ajuda ao enfrentamento também das mudanças climáticas que estamos vivendo”, reforça a titular da Secis, Edna França.

O novo espaço, que atenderá cerca de 65 mil pessoas que moram no local, permite que a população reverta seus materiais recicláveis em pontos por meio do programa So+ma Vantagens e os troque por benefícios como cursos profissionalizantes, produtos básicos como mantimentos e itens de higiene ou, ainda, possa transferir doações para ONGs locais.

Desde a abertura das casas em 11 de junho, já houve mais de 3 mil novos participantes que se cadastraram no So+ma Vantagens para levar seus materiais, acumular pontos e trocar por benefícios. Além disso, já foram recebidos mais de 57 mil quilos de materiais recicláveis que ajudaram na renda de cooperativas da cidade e foram enviadas para a reciclagem.

Funcionamento – Cada Casa So+ma que recebe os materiais recicláveis da população conta com um atendente que auxilia na pesagem dos resíduos e na computação dos pontos. A unidade destina os materiais recebidos para uma cooperativa da região. Para se cadastrar no programa So+ma Vantagens em Salvador ou saber mais sobre o projeto, acesse o site www.somavantagens.com.br .

Onde encontrar:

- Assaí Mussurunga: Rua Professor Plínio Garcez de Sena, 1240.

- BIG Bompreço Iguatemi: Avenida Antônio Carlos Magalhães, 3650.

- Cajazeiras: Campo da Pronaica.

- Imbuí: Praça do Imbuí, Avenida Jorge Amado.

Paripe: Prefeitura Bairro Subúrbio e Ilhas, Rua Pará, 15.

Periperi: Praça da Revolução, s/n.

Pituba: Praça Ana Lúcia Magalhães.

Ribeira: Largo do Papagaio.

Stella Maris: Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n.

  

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A probabilidade da Ouvidoria da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) receber, no primeiro semestre, uma denúncia relacionada a serviços da autarquia foi de uma a cada cerca de 920 demandas. O esforço em aprimorar os procedimentos refletiu na redução de 72% na quantidade de denúncias feitas pelos cidadãos ao setor, se comparados os seis primeiros meses deste ano com 2020. Houve também uma diminuição de 19% em relação às reclamações.

Responsável por atender e orientar a população sobre os serviços da superintendência de trânsito, a Ouvidoria chegou a registrar no primeiro semestre uma média de 50 demandas por dia, totalizando 9.248 solicitações. Desse total, apenas dez foram denúncias (contra 36 em 2020) e 188 reclamações (diante de 223 em 2020). Já os elogios aumentaram de cinco, nos seis meses iniciais do ano passado, para 11 este ano.

“Com a pandemia, adaptamos diversos serviços, implantamos o agendamento prévio, a possibilidade de realização da defesa e recursos on-line, por exemplo, para que o cidadão não ficasse sem seu direito a um atendimento de qualidade garantido. Os agentes estão tendo um papel importante no processo de vacinação. Esses números são consequências de um esforço iniciado nos últimos anos. Estamos sempre readequando nossos procedimentos para melhor atender à população, e esses números mostram que estamos no caminho certo”, explica o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

Contato – Os cidadãos podem contar com a Ouvidoria da Transalvador para fazer alguma reclamação, sugestão, elogios, denúncias ou solicitações de serviços como reforço de pintura e estacionamentos irregulares. As solicitações podem ser feitas ao setor por meio do Fala Salvador, no número 156. Há ainda a opção de entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.ou pelo portal do Fala Salvador, no endereço www.falasalvador.ba.gov.br.

As demandas recebidas pela Ouvidoria são encaminhadas às unidades diretamente envolvidas, para conhecimento e eventuais providências. Após isso, técnicos da Ouvidoria enviam a resposta ao cidadão. Para as solicitações de serviços da Transalvador, como, por exemplo, conserto de semáforos, pinturas de faixas de pedestres e modificação no trânsito, é preciso que o cidadão já tenha um protocolo de solicitação feito no setor de Protocolo da autarquia.

Cabe destacar que não é função da Ouvidoria receber defesas de notificações de trânsito, como explica a ouvidora da Transalvador, Itanara Serapião.“Nesses casos, nós orientamos que o cidadão o faça diretamente no nosso Setor de Atendimento ao Público, seja por agendamento prévio ou virtualmente. Em relação à implantação de uma nova sinalização ou colocação de redutores de velocidade, o cidadão deve fazer a solicitação pelo nosso Setor de Protocolos”.

Serviços emergenciais - Das mais de 9,2 mil demandas do primeiro semestre, a maioria foi de solicitação de serviços emergenciais, como informar estacionamentos irregulares, congestionamentos, semáforos danificados ou algum obstáculo na via. No entanto, para esse tipo de atendimento, a Transalvador conta com dois canais diretos: o Fala Salvador, número 156, ou o aplicativo NOA Cidadão. Por esses meios, o cidadão pode solicitar serviços que necessitam de uma ação imediata.

 

 

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Anualmente, milhares de moças e rapazes precisam realizar o alistamento militar obrigatório ao completar 18 anos. Hoje, um dos aliados para realização do processo é a Prefeitura-Bairro que, com dez unidades espalhadas pela capital baiana, oferece a possibilidade de inscrição nas Forças Armadas de forma rápida e segura.

Somente na primeira metade deste ano de 2021, as Prefeituras-Bairro atenderam mais de 10 mil solicitações de serviços de alistamento militar. Considerado um dos serviços mais procurados nas unidades, a Junta Militar, além do alistamento, também promove emissão da segunda via do certificado de alistamento militar, atestado de desobrigação de serviço militar e segunda via de incorporação do serviço militar (esse somente na Prefeitura-Bairro Centro).

Aos 22 anos, o estudante Victor Hugo dos Santos Lago, que já havia deixado escapar o prazo para alistamento, teve esse problema estendido no último ano, devido à pandemia de Covid-19. Com o arrefecimento da crise sanitária e o avanço da vacinação, o jovem pretende sanar o problema o quanto antes – se possível, ainda ingressar nas Forças Armadas e dar prosseguimento aos seus sonhos.

“Sou esportista, pratico futebol e vôlei. Sei do apoio que as Forças Armadas dão a diversas modalidades e espero, com o tempo, seguir praticando meus esportes e servindo ao país”, disse, animado.

Para o titular da Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Kaio Moraes, o serviço demonstra a importância da estrutura descentralizada da administração municipal como porta de entrada para os soteropolitanos. “Esse serviço descentraliza a gestão pública e facilita a vida do cidadão. O número de atendimentos, mesmo em um período delicado como o da pandemia, demonstra a busca da população pelo serviço facilitado através das Prefeituras-Bairro”, afirma Moraes.

Como agendar – Para ter acesso ao serviço é necessário realizar agendamento através dos canais de comunicação das Prefeituras-Bairro. Eles são o site horamarcada.salvador.ba.gov.br; o aplicativo Fala Salvador Cidadão, disponível nos sistemas iOS (iPhone) e Android; ou a assistente virtual Jana, no número de WhatsApp (71) 98392-3927. No ato do atendimento é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento e uma foto 3x4.

Números – Somente em 2021, as Prefeituras-Bairro realizaram 7.089 atendimentos para alistamento militar; 3.324 emissões de 2ª Via de Certificado de Alistamento Militar; 2.177 emissões de 1ª Via do Certificado de Dispensa/Incorporação do Serviço Militar; 42 emissões de 1ª Via do Certificado de Dispensa de Serviço Alternativo Serviço Militar; 12 emissões de 1ª Via do Certificado de Isenção do Serviço Militar; duas Declarações Provisória da Situação Militar; duas emissões de 2ª Via de Certificado de Isenção do Serviço Militar; e quatro Atestados de Desobrigação do Serviço Militar. O serviço de autoatendimento foi utilizado por 1.358 pessoas.

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As principais proposições do Plano de Bairros de Itapagipe foram discutidas e validadas em reunião realizada pela Prefeitura, através da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), na segunda-feira (2). Ocorrido de modo virtual, o encontro teve mais de 100 participantes, dentre representantes da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), moradores, associações de bairros, pesquisadores, empresários, comerciantes, organizações e instituições parceiras que atuam no território.

O plano reúne 243 propostas para a região, que foram sistematizadas em seis grandes temas: Projetos Estruturantes, Cultura, Habitação, Meio Ambiente, Saneamento, e Mobilidade e Acessibilidade. “De forma extremamente participativa e bastante plural construímos um plano de ação. Saímos de um modelo teórico para ações objetivas, diretas e concretas, o que é bom tanto para subsidiar o Município a elaborar políticas públicas, quanto para a sociedade cobrar do poder público a implantação dessas ações”, observou a presidente da FMLF, Tânia Scofield.

Resultado de um processo de construção, que se desenvolve há pouco mais de um ano, de forma participava, o Plano de Bairros de Itapagipe tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável da localidade, alinhado ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador (PDDU - Lei 9.069/2016). O documento se ancora na premissa da melhoria na qualidade de vida das pessoas e comunidades, na conservação do ambiental, na elevação dos padrões do ambiente construído e na apropriação das oportunidades econômicas e culturais pelos moradores, trabalhadores e visitantes.

“Desde fevereiro de 2020 começamos a produzir o diagnóstico com as primeiras reuniões virtuais, envolvendo diferentes setores da sociedade. A partir de uma escuta atenciosa, somada a visitas técnicas e uma consulta pública, conseguimos consolidar e validar o Plano de Itapagipe”, completou a titular da FMLF.

Poligonal – Perfazendo uma área de 7,2 mil quilômetros quadrados, o Plano de Bairros de Itapagipe agrega 14 bairros: Santa Luzia, Calçada, Mares, Uruguai, Massaranduba, Jardim Cruzeiro/Vila Ruy Barbosa, Caminho de Areia, Roma, Boa Viagem, Monte Serrat, Bonfim, Mangueira, Ribeira e parte de Lobato. É uma poligonal que representa cerca de 2,60% do território continental de Salvador, onde vivem aproximadamente 164.264 habitantes, o que representa algo em torno de 5,68 % da população da cidade.

Entre os objetivos do Plano está a melhoria das condições do habitat nas Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) e o atendimento à demanda de déficit por novas moradias. No segmento cultural, por exemplo, o Plano prevê a proteção dos sítios e monumentos de importância cultural e paisagística, tendo como metas a regulamentação das Áreas de Proteção Cultural e Paisagística (APCP), implantação de novos equipamentos de referência cultural, recuperação do patrimônio histórico construído e conservação das referências do patrimônio fabril.

Para a área ambiental, a proposta é a implantação de áreas de conservação e proteção ambiental com as implantações do Parque Marinho da Cidade Baixa, do Horto Municipal de Salvador, a APRN da Ilha dos Ratos e a melhoria da balneabilidade da Enseada dos Tainheiros.

"Conseguimos traduzir as demandas da sociedade para Itapagipe porque houve, de fato, participação de diversos atores sociais. A construção coletiva é que nos possibilita dialogar com a cidade. O Plano de Bairros da localidade é um marco e poderá ser replicado como modelo de construção coletiva", avalia a diretora de Planejamento da FMLF, Beatriz Cerqueira Lima.

Projeto de cidade - A presidente da FMLF reforça a participação da sociedade na elaboração dos Planos de Bairros. “A cidade precisa entender essa ação como um instrumento dinâmico, orientador e integrador em relação ao PDDU e à Lei de Uso e Ocupação do Solo (Louos – Lei 9.148/2016). Conceitualmente, os Planos de Bairros são elementos com potencial para deflagrar um desenvolvimento integrado socioespacial, que extravasa limites territoriais e se vincula a um projeto de cidade”, observa Tânia Scofield.

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