A Prefeitura de Salvador tem trabalhado diariamente para garantir a regularidade do asfalto nas diversas vias da cidade, evitando acidentes e viabilizando a fluidez do trânsito. No primeiro semestre deste ano, a Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman) aplicou 16.673 toneladas de massa asfáltica, em aproximadamente 1,9 mil vias de Salvador. O total equivale à quantidade total de ações realizadas pela Operação Tapa-Buraco no período.
Nesta quinta-feira (21), equipes da Seman estiveram no bairro do Calabar e nas avenidas Centenário, Reitor Miguel Calmon e Anita Garibaldi, realizando a operação. Na Avenida Reitor Miguel Calmon, de acesso aos bairros do Garcia, Federação, Canela, Barra e região da Garibaldi, o morador Claudionor Oliveira, de 53 anos, aprovou a iniciativa. “É um serviço que traz importante benefício para o povo e evita acidentes. Aqui a gente via que os carros desviavam dos buracos e com isso o risco de acidente era grande. Agora está bem melhor”.
Para a auxiliar administrativa Carla Chagas, de 52 anos, a recomposição do asfalto traz outro benefício: “Esse serviço evita o acúmulo de lama. Esse era um problema recorrente, porque os carros passavam com pressa e davam um banho de água suja em quem estava nas proximidades, principalmente no ponto de ônibus”, explica a pedestre, que trabalha na região.
“A Operação Tapa-Buraco é realizada com tempo bom. Por isso, temos uma redução das atividades nos meses mais chuvosos. Mas vamos retomar a recuperação da malha asfáltica da cidade, inclusive nos fins de semana e feriados,” anunciou o titular da Seman, Luciano Sandes.
Exemplo disso é que março passado se destacou como o mês em que foi aplicada a maior quantidade de massa asfáltica, um total de 3.144 toneladas. Em junho seguinte, no curso da Operação Chuva, foram aplicadas 2.277 toneladas do material.
O desgaste ocorre de forma intensiva, principalmente em vias de grande fluxo com tráfego permanente de veículos pesados. No período de chuva, a produção de asfalto é interrompida, devido a não aplicabilidade do produto em solo molhado. As situações emergenciais são executadas com asfalto frio (com menor durabilidade), para posterior substituição pelo regular.
Durabilidade – O serviço de tapa-buraco consiste basicamente na retirada da capa asfáltica danificada, permitindo a colocação de uma nova camada. Para garantir a durabilidade do asfalto, mais densidade e resistência, o buraco passa primeiro por um processo de corte, depois recebe uma pintura de ligação, aplicação do asfalto novo e serviço de compactação.
Com o intuito de oportunizar que jornalistas expandam suas habilidades e desenvolvam novas ideias para além da cobertura habitual das ocorrências no trânsito, será realizado, nesta quinta-feira (22), a partir das 10h, o I Webinar de Jornalismo de Segurança Viária 2021 de Salvador. O evento tem como tema "A comunicação pode ajudar a salvar vidas no trânsito?".
O encontro virtual realizado pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, tem como um dos objetivos auxiliar a imprensa na elaboração de reportagens sobre segurança no trânsito. Os inscritos vão poder debater o tema com palestrantes como Victor Pavarino, assessor de Segurança Viária para a Organização Pan-americana de Saúde (Opas); e Omar Jacob, assessor técnico Regional para a América Latina da equipe de comunicação da Vital Strategies.
"Salvador tem sido destaque internacional no que diz respeito à segurança viária e em investimentos em mobilidade. Com isso, aumenta o interesse da população e da imprensa pela temática do trânsito. Com este encontro com os jornalistas, queremos instigar coberturas que tenham o propósito de promover ainda mais o trânsito seguro, compartilhando experiências de outras cidades no Brasil e no mundo”, explica o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.
Durante o evento serão explorados dados sobre segurança viária e fatores de risco, conceitos de sistemas seguros e o que dizem as mais recentes evidências em reportagens internacionais de segurança no trânsito. O webinar reúne especialistas para fortalecer a elaboração de reportagens sobre segurança viária e promover soluções e melhores práticas para a imprensa.
O coordenador da Bloomberg de Segurança Viária Global no Brasil, Dante Rosado, ressalta a importância da imprensa para alertar a população sobre a gravidade causada pelos acidentes de trânsito. “A sociedade encara o acidente como uma consequência natural do trânsito. O poder de mostrar a gravidade disso e alertar a população está nas mãos da imprensa e da abordagem feita em suas reportagens para, assim, mostrar os impactos gigantescos causados em diversas áreas, inclusive no sistema de saúde”, destaca.
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Uma das cidades mais negras do Brasil, Salvador contará com duas novas iniciativas para estimular o afroempreendedorismo junto à cadeia produtiva econômica e turística. Nesta quarta-feira (21), a Prefeitura lançou os projetos AfroBiz e AfroEstima, que integram dois dos quatro eixos do Plano para o Desenvolvimento do Turismo Étnico-Afro. Os detalhes foram divulgados pelo prefeito Bruno Reis em coletiva à imprensa no Teatro Gregório de Mattos, no Centro, ao lado dos titulares das secretarias de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota; da Reparação (Semur), Ivete Sacramento; e de representantes de entidades de matriz africana.
O AfroBiz é uma plataforma on-line e interativa para divulgação de produtos e serviços de afroempreendedores do turismo da cidade. O projeto abrange, ainda, a realização de rodadas de negócios que visam conectar todo o conteúdo cadastrado a compradores nacionais e internacionais. Com isso, a ideia é aumentar a visibilidade dos negócios do segmento afro, facilitando vínculo tanto aos consumidores quanto com possíveis fornecedores e investidores, além de dar mais oportunidades de vendas para os envolvidos. A estimativa é cadastrar pelo menos 2,5 mil atores envolvidos com o turismo étnico-afro.
Já o projeto AfroEstima é uma iniciativa educacional gratuita que será desenvolvida de forma híbrida (online e presencial), através da oferta de cursos e de mentoria, com conteúdo digital e físico, organizado por trilhas de aprendizagem – isto é, capacitações agrupadas em módulos estratégicos, de conteúdos variados e que dialogam entre si. Envolve, por exemplo, a realização de cursos de Marketing Digital, Gestão de Negócios e Liderança com foco na juventude negra, passando por módulos chamados de sociais, como "História, cultura afro-brasileira e da diáspora" e "Desenvolvimento Pessoal e Social", dentre outros.
“Salvador, além de suas belezas naturais, do seu rico patrimônio histórico, da força sincretismo religioso, da culinária e de seu povo, tem um plano para valorizar toda cultura e tradição dos nossos irmãos afrodescendentes. O objetivo é usar todo o ativo que temos para que isso seja mais um importante diferencial na atração de turistas à cidade, sendo o foco principal a geração de emprego e melhora de renda”, destacou Bruno Reis.
O chefe do Executivo municipal assegurou que a Prefeitura seguirá investindo recursos para dar apoio e conectar toda a cadeia do turismo, potencializando e qualificando a mão de obra protagonizada pela população negra. Ele acrescentou que a capital baiana tem no setor de serviços sua principal fonte de geração de emprego e renda – a atividade é responsável por 60% do PIB da cidade.
“Nossos diferenciais estão marcados nos quatro cantos da cidade. Vimos a influência afro na música, na culinária, na arte, no nosso patrimônio histórico e no nosso povo. Essa estratégia também é uma das ações da Prefeitura para retomada econômica e do tempo perdido em função da pandemia”, disse o prefeito.
Fortalecimento – De fato, o AfroBiz e o AfroEstima irão fortalecer o poder de articulação dos afroempreendedores da capital baiana, impulsionando o surgimento de novas oportunidades e negócios. Os projetos darão todo o suporte necessário a este público, elevando-os a um patamar de operação e negociação menos informal do que a maioria se encontra neste momento.
Ambas as iniciativas foram construídas para o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur), através de financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e executados pelo consórcio composto pelas empresas Getin Aceleradora, Topos Tecnologia, Instituto Iris e o Euvaldo Lodi (IEL/BA). O investimento total para a execução do Plano para o Desenvolvimento do Turismo Étnico-Afro será de R$15 milhões.
“Salvador tem 82% da população negra e é a cidade mais afro do Brasil. O turismo criativo será valorizado com essas ações. A ideia é profissionalizar e qualificar o povo afrodescendente para que a cidade entre no nicho do turismo étnico, que agora estamos abrindo para o mundo inteiro”, ressaltou o secretário Fábio Mota.
Ele anunciou que os dois restantes eixos do plano de Turismo Étnico-Afro (que envolverão ações de fortalecimento do ofício das baianas de acarajé e relações públicas e assessoria) deverão ser lançados dentro de 60 dias. “O plano foi constituído em 2019 através de discussões e neste momento estamos tirando ele do papel. Foram 658 pessoas envolvidas no processo, entre baianas, capoeiristas, músicos representantes de blocos afros e de terreiros das religiões de matriz africana”, explicou Mota.
A titular da Semur, Ivete Sacramento, convocou toda a comunidade negra e agentes de turismo e desenvolvimento cultural para se engajarem nos projetos AfroBiz e AfroEstima. “Estamos dando as ferramentas e agora precisamos que o povo e a juventude negra entendam esse esforço que fizemos em conjunto para, no futuro bem próximo, termos pessoas qualificadas, empreendendo com sustentabilidade e com condições para concorrer de igual para igual no turismo internacional. Salvador tem potencial, mas só isso não basta. É preciso que esse potencial esteja aliado a conhecimento e ação”, frisou.
Inscrições – As inscrições para quem deseja participar dos projetos podem ser feitas nos sites www.afrobizsalvador.com.br e www.afroestimasalvador.com.br, de modo gratuito. No caso do Afrobiz, os inscritos serão mapeados e cadastrados conforme segmento de atuação.
São aptos a participar afroempreendedores residentes de Salvador que trabalham como baianas, turbanteiras, trançadeiras, capoeiristas, artistas, designers e artesãos, griôs, em blocos afro e afoxés, terreiros, feirantes e ambulantes, produtores culturais, guias de turismo e em meios de hospedagem e agências, dentre todos os outros atores que fortalecem o Turismo Étnico-Afro da capital.
Já as localidades de atuação das capacitações que serão ofertadas por meio do AfroEstima contemplarão regiões do Centro Antigo, Rio Vermelho, Itapuã/Orla Norte e ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Frades.
Ordem de serviço – Durante o lançamento dos dois primeiros eixos do Plano Étnico-Afro, o prefeito Bruno Reis assinou ordem de serviço para implementação do Centro de Interpretação do Patrimônio e Complexo Casa da História de Salvador e Arquivo Público Municipal. A ação inclui elaboração da proposta conceitual, programas e projetos executivos, além de todas aquisições, instalações e acompanhamento da implantação do novo equipamento cultural, que funcionará no Comércio. O investimento é de quase R$18 milhões, frutos de financiamento do BID, através do Prodetur.
Composto por dois imóveis interligados, sendo um casarão que passa por restauração e outro prédio que está em construção, o complexo abrigará acervos históricos para difusão da memória e conhecimento da primeira capital do Brasil. “A previsão é início do ano que vem entregarmos esse equipamento, que será tão importante para fortalecer ainda mais o turismo na cidade”, afirmou Bruno Reis.
A Fundação Cidade Mãe (FCM) promove, nesta quarta-feira (21), uma sessão tira-dúvidas aberta ao público para esclarecer como funciona a modalidade de acolhimento familiar. A live será realizada às 19h, no perfil @familiaacolhedorasalvador, no Instagram. A iniciativa terá a presença da coordenadora do Serviço Família Acolhedora (SFA) de Salvador, Suzana Esteves e da psicopedagoga do Serviço, Edileide Antonino, moderadora do evento.
De acordo com Edileide, o acolhimento familiar é uma modalidade muito relevante para a criança, especialmente na primeira infância. Das mais de 30 mil crianças acolhidas em todo Brasil, apenas cerca de 5% delas estão na modalidade familiar, desfrutando de convivência em família, como é o direito preconizado em lei.
“No entanto, poucas pessoas conhecem o acolhimento familiar. Com a live, queremos divulgar o serviço, dizer como funciona e o que é necessário para se tornar Família Acolhedora, além de debater sobre os detalhes desse serviço tão relevante para a sociedade”, explica a psicopedagoga.
Importância – Atualmente, o SFA de Salvador registra quatro crianças que foram acolhidas por famílias que se cadastraram, passaram por todo um processo de capacitação e tornaram-se aptas no processo. Outras cinco famílias estão habilitadas e aguardam a chegada de uma criança para cuidar e proteger, dividir o amor e preparar essa criança para retornar à família de origem ou para uma família substituta.
“A história prévia de cada uma dessas crianças é de abandono e sofrimento, mas o amor que encontram nas Famílias Acolhedoras as ajudam a superar e se preparar para o que a vida trouxer de melhor”, pontua a psicopedagoga.
Como exemplo da importância do serviço, Edileide Antonino lembra um caso recente que tocou a todos no serviço: a de um bebê que foi abandonado próximo a um contêiner de lixo. Inicialmente, a criança foi levada para uma instituição e, só depois, foi encaminhada para o SFA. Atualmente, está acolhida com uma das famílias habilitadas.
Edileide revela ainda que, após a convivência em um lar, com cuidados individualizados, os bebês atendidos até o momento pelo serviço deram um pulo no desenvolvimento físico e motor, além do afetivo. “O contato com uma figura que desempenhe o papel materno é capaz de estruturar o bebê, organizando sua vida. Durante este período, foi necessário fazer a introdução de alimentos sólidos, ajudá-lo a se equilibrar e dar seus primeiros passos e viver a mágica de escutar suas primeiras palavras”, destaca.
Os interessados em participar do Serviço Família Acolhedora podem se cadastrar no site www.familiaacolhedora.salvador.ba.gov.br . Mais informações podem ser obtidas pelo número (71) 3202 2418.
As equipes técnicas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do Ministério da Economia, com apoio da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e do Fórum Nacional de Secretários de Fazenda e de Finanças, acordaram em construir um pacote de propostas de alternativas legislativas que deem conta do financiamento do transporte coletivo urbano. Esse foi o encaminhamento de uma reunião mobilizada pela entidade em Brasília, nesta terça-feira (20), com o ministro Paulo Guedes, na qual prefeitos defenderam um aporte de R$ 5 bilhões do governo federal para sustentar a gratuidade dos idosos. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, esteve presente na ocasião.
“Tomadas as devidas proporções, esse é o maior problema das cidades que têm um sistema de transporte instituído. Cada cidade tem sua realidade, mas efetivamente a pandemia acabou por tornar um sistema que já era deficitário numa derrocada de milhares de empresas do setor, e os municípios estão assumindo isso”, observou o chefe do Executivo soteropolitano, que é vice-presidente de PPPs e Concessões da FNP.
Bruno Reis lembrou que o sistema de transporte público afeta toda a rotina das cidades, mas que nem sempre o Poder Público enxerga dessa forma. “Precisamos agora remunerar de forma emergencial o sistema, porque esse problema afeta a vida de todo mundo. Ninguém consegue sair de casa trabalhar se o seu colaborador também não conseguir sair de casa, por exemplo. Esse problema afeta a cidade como um todo.”
A FNP tem defendido um auxílio federal emergencial para subsidiar as gratuidades asseguradas aos idosos com mais de 65 anos idade no transporte público. De acordo com o prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira, presidente da FNP, o problema com o transporte público já vem de muito antes da pandemia.
Os governantes de cidades mais populosas relatam que há um entrave histórico de financiamento do setor, que teve a situação ainda mais agravada de 2020 para cá. “O sistema está à beira de um colapso. Se continuar assim, teremos uma grave crise no ano que vem. Essa proposta seria para amenizar essa crise, buscarmos uma solução a médio e longo prazo e que possamos superar momentaneamente esse momento, de superar o colapso”, alertou Nogueira.
O ministro da Economia afirmou que vai escalar um técnico da pasta para acolher as demandas municipais e pensar junto com a FNP em um caminho para o repasse dos recursos aos municípios, o que deve ocorrer a partir de iniciativas do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O assunto, inclusive, já foi levado pela FNP a outras autoridades, entre elas o próprio ministro Rogério Marinho, no último dia 7, e ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
Em resposta à demanda apresentada, Paulo Guedes defendeu que prefeitos e prefeitas tenham mais autonomia para decidir como e onde usar a verba que recebem anualmente. “Vocês têm que nos ajudar a libertar esse dinheiro. Sempre defendi os 3D: desindexa, desobriga e desvincula. E essa é a essência da democracia”, alegou.
Uma análise feita pela FNP mostra que enquanto as cidades com até 100 mil habitantes registraram crescimento de 7,3% na receita corrente per capita durante o primeiro quadrimestre de 2021 – se comparado ao mesmo período no ano passado –, os municípios com população superior a essa faixa populacional alcançaram um incremento muito inferior: 2,5%.
Pela FNP, participaram também Felício Ramuth, prefeito de São José dos Campos (SP) e vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente; Cícero Lucena, prefeito de João Pessoa (PB) e 1º secretário nacional; Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto (SP) e vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional; Braz Júnior, secretário de finanças de São José dos Campos (SP); Jeferson Passos, secretário de finanças de Aracaju (SE) e presidente da Abrasf; Giovanna Victer, secretária da Fazenda de Salvador (BA) e presidente do Fórum de Secretários de Fazenda e de Finanças; e Gilberto Perre, secretário-executivo da FNP.
A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) recebeu, nesta terça-feira (20), a visita da coordenadora-geral de Articulação e Relações Institucionais da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Maria Cristina Rayol. Na ocasião, foi apresentada a nova estrutura do órgão municipal, além dos projetos e das demandas dos consumidores soteropolitanos.
Na oportunidade, o diretor-geral da Codecon, Humberto Viana, apresentou duas ações a serem lançadas em breve: o novo programa “Selo de Certificação Codecon: Lojista Legal” e a nova versão do programa “Codecon & Você”, ambos educativos e voltados para a promoção da harmonia entre consumidores e fornecedores. As empresas que registram um maior número de termos de reclamação e os motivos mais recorrentes das denúncias também foram pauta da reunião.
A coordenadora-geral da Senacon informou que está visitando os órgãos de defesa do consumidor do Brasil inteiro para conhecer de perto as ações e as necessidades de cada lugar. Ela também falou sobre a importância dos programas que promovem o equilíbrio na relação de consumo. “Os órgãos de defesa do consumidor não são de opressão ao fornecedor. Eles beneficiam o consumidor e o bom fornecedor, promovem a concorrência, melhoram a oferta e a competitividade”, ressaltou Maria Cristina.
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Até o dia 30 deste mês, acontece a arrecadação de agasalhos, cobertores e demais itens de proteção da Campanha do Agasalho 2021. Intitulada "O Amor Aquece”, a iniciativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Diretoria de Habitação, busca desativar as roupas e acessórios para doar a pessoas em situação de rua e instituições que atuam junto à população carente e em vulnerabilidade social na capital baiana. Até o momento, somente na sede da Seinfra, no Comércio, mais de mil peças de roupas foram doadas.
O titular da Seinfra, Luiz Carlos de Souza, afirmou que o foco são agasalhos e cobertores, mas são aceitas também outras peças de vestuário, como camisetas, calças, sapatos e chinelos em boas condições de uso. “Toda ajuda é bem-vinda. Uma dica importante é a reunião de familiares e amigos, que podem, juntos, doar de forma coletiva”, destacou.
Até o fim do mês, os donativos podem ser entregues, das 8h às 17h, também na sede da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), que funciona no mesmo prédio da Seinfra, na Rua da Bélgica, Edifício Roosevelt, no Comércio; nas sedes da Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), ambas na BR-324; e na Defesa Civil de Salvador (Codesal), na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).
Mesmo com o fim da Operação Chuva, no mês passado, a população deve manter a atenção quanto ao descarte correto de lixo na cidade. Com as chuvas, os resíduos despejados de forma irregular podem provocar obstrução das redes de drenagem, alagamentos, ou agravar a situação de instabilidade das encostas.
O engenheiro sanitarista e ambiental da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Thiago Figueiredo, alerta para dois pontos preocupantes: o descarte indevido de pneus e o acúmulo de resíduos nas encostas. “Infelizmente as pessoas ainda descartam esse tipo de material nos córregos e ruas. Esses pneus podem acumular água da chuva e, consequentemente, servir de foco para o mosquito da dengue, sem falar nos danos ambientais que ele pode provocar”, pontua Thiago.
Segundo determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os pneus são objetos que precisam de uma logística reversa, ou seja, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição ao setor empresarial. As empresas fabricantes precisam desenvolver ações que possam garantir o retorno dos pneus inservíveis para o seu reaproveitamento, ou destinação final ambientalmente adequada.
Por sua vez, o acúmulo de lixo nas encostas potencializa os riscos de deslizamento de terra, pois, entre outros aspectos, o lixo retém umidade no solo, provocando o movimento da terra e as erosões. Os deslizamentos são extremamente preocupantes, porque podem provocar a perda da moradia e até mesmo a morte de pessoas.
Danos – O engenheiro estende os cuidados também ao descarte dos resíduos domiciliares. “Precisamos ter uma atenção também sobre esse tipo de resíduo. Quando ele é descartado incorretamente, além de degradar o solo e as águas superficiais e subterrâneas, pode ser arrastado para os rios da cidade e também para as bocas de lobo e galerias de captação de águas pluviais. O entupimento das bocas de lobo e a redução da vazão dessas galerias afetam a nossa rede de drenagem e provocam os alagamentos”, ressalta.
O alagamento também causa diversos problemas para a cidade, inviabiliza o deslocamento das pessoas, ocasiona a entrada de água nos lares, danos físicos às residências e os riscos de contaminação por doenças, como a leptospirose.
O que fazer – A orientação da Limpurb é que o descarte seja feito próximo ao horário da coleta. O lixo domiciliar deve ser deixado na frente da casa, ou nas caixas estacionárias (contêineres), nos bairros que dispõem desses coletores, com antecedência de, no máximo, uma hora. É fundamental também fazer o descarte nos dias corretos, pois há locais da cidade em que a coleta é feita em dias alternados.
“Coloque o seu resíduo bem acondicionado em um saco plástico bem amarrado, para que não seja espalhado por animais. Evite descartá-lo no dia anterior, porque um cachorro de rua pode acabar rasgando o saco e espalhando os resíduos. O lixo arrastado para os córregos e rios pela chuva pode acabar indo para a praia, causando danos também à fauna e flora marinha”, lembra.
Além da coleta convencional feita por compactadores, minicompactadores e triciclos – para as ruas mais estreitas –, a Limpurb dispõe de dois Ecopontos para a coleta de materiais volumosos, a exemplo de carcaça, móveis, eletrodomésticos inservíveis e resíduos da construção civil. Um Ecoponto fica no Itaigara, na Rua Wanderley de Pinho, s/n, atrás do Hiper Posto BR. O outro fica na Rua Alto do Abaeté – Itapuã, defronte à sede do bloco afro Malê Debalê.
Drenagem – Para informar sobre bocas de lobo quebradas ou algum problema na rede de drenagem, o cidadão deve entrar em contato com o Fala Salvador, pelo telefone 156 ou site www.falasalvador.ba.gov.br . De novembro de 2020 a janeiro deste ano, a Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman) realizou 2.855 serviços de recuperação da rede de drenagem e 1.225 assentamentos de tampas e grelhas de bocas de lobo na cidade.
O bairro de Nova Brasília foi beneficiado com a entrega da requalificação da Praça Nossa Senhora do Rosário, promovida pela Prefeitura na comunidade Vila Mar. O novo espaço de convivência e lazer foi inaugurado durante ato simbólico realizado pelo prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira (19), ao lado da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, do secretário de Manutenção da Cidade (Seman), Luciano Sandes, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Virgílio Daltro.
O prefeito ressaltou a importância do espaço para o lazer e a convivência dos moradores – neste momento, a administração municipal está realizando obras em outras 44 praças na cidade – e aproveitou para fazer uma recomendação. “Ainda não estamos livres da pandemia. Temos que seguir usando máscaras, evitando aglomeração, fazendo higienização das mãos. Enfim, com toda cautela e cuidado, pode-se utilizar um equipamento como esse”, declarou Bruno Reis, ao citar também o avanço da vacinação contra a Covid-19 em Salvador.
A Praça Nossa Senhora do Rosário possui 715 m² de área e reúne parque infantil com escorregadeira, balanço, amarelinha, cavalinho, amarelinha e gangorras, bancos e poltronas antivandalismo. Além disso, possui mesas para prática de pingue-pongue, futmesa, academias de saúde ao ar livre e de ginástica, mesas de jogos, área para prática de capoeira, miniquadra para partidas de golzinho, paisagismo e rampas para acessibilidade de cadeirantes ou quem tem dificuldades de locomoção.
A área verde está garantida em 485 m² com árvores e gramado. O ambiente também está muito mais agradável com a instalação de 21 pontos de iluminação em LED. O investimento total para a intervenção foi de R$266 mil.
Transformação – A cuidadora de idosos Maria Jiçara Souza, 58 anos, fez questão de ressaltar a transformação ocorrida no local. “Antigamente essa praça era toda destruída, cheia de buracos, os bancos ameaçavam desabar quando a gente sentava. As cordas dos balanços partiam frequentemente. Ou seja, sempre havia risco de um acidente acontecer. Agora esse novo espaço está uma maravilha”, contou.
A dona de casa Cibele Martins, 41 anos, declarou que a nova praça valoriza ainda mais o bairro. “Também vai trazer mais movimento, principalmente à noite, já que aqui era mais deserto. Fora que ela vem para proporcionar mais convivência ao público de todas as idades. Os adultos podem curtir a academia de ginástica, e a criançada e os jovens, os brinquedos. A Prefeitura está de parabéns com essa intervenção”, disse.
O prefeito ainda pediu aos moradores para que ajudassem a conservar o equipamento. “Quanto menos dinheiro gastamos para manter a praça funcionando, mais recursos sobrarão para construção de outros espaços como esses”, finalizou Bruno Reis.
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