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A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) tem avançado a passos largos na adequação do Sistema Integrado de Gestão Fiscal de Salvador (Sigef SSA) às normas federais, para dar maior transparência à gestão municipal. O modelo usado na capital baiana já atente a 94 dos 102 procedimentos orientados pelo Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), que é nacional.

O Sigef SSA é um software utilizado por todos os órgãos e entidades municipais, inclusive pelo Poder Legislativo, no qual são lançados processos de planejamento, execução e controle orçamentário, financeiro e contábil. As exigências do Siafic, que estão sendo implementadas em Salvador, têm como base o decreto federal nº 10.540/2020. Usada desde 2015, a ferramenta ajuda o município a aperfeiçoar os instrumentos de transparência e segurança das informações.

Com o sistema de planejamento, Salvador ampliou a possibilidade de controle e acompanhamento financeiro, bem como a qualidade das prestações de contas e a disponibilização de informações para os órgãos de controle interno e externo. Até 2023, a ferramenta deverá concluir todas as adequações.

Os processos que estão em fase de implementação são contábeis, procedimentos de transparência da informação e tecnologia. Após a adequação, estes recursos vão contribuir para ganhos na interatividade e usabilidade do sistema.

O software possui integração com outros sistemas municipais, a exemplo do Portal da Transparência, do Sistema Tributário Municipal e o sistema de emissões de notas fiscais pelo contribuinte. Essa integração torna o fluxo de informações automatizado, on-line e mais dinâmico, facilitando a comunicação e o atendimento aos diversos requisitos dos procedimentos de transparência.

Âmbito nacional – O Siafic é um software que deve ser utilizado pelos órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com base de dados compartilhada e integrada aos sistemas estruturantes como gestão de pessoas, patrimônio e controle.

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Fruto de parceria entre a Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Inovação e Tecnologia (Semit), e o Senai Cimatec, a chamada Cidade Zero Carbono será lançada às 19h30 desta quarta-feira (1º), no canal do Senai Cimatec no YouTube, no endereço https://www.youtube.com/watch?v=4eiEk3MERHg. A iniciativa visa alavancar projetos de startups, por meio de apoio do poder público e entidades privadas, com o objetivo de solucionar problemas destes entes, além de ajudar criar condições para zerar as emissões de carbono da capital baiana até 2049, conforme meta estabelecida no projeto, que também visa estimular o empreendedorismo e a inovação na cidade.

Participam do evento de lançamento a secretária da Secis, Edna França, o diretor de inovação da Semit, Luiz Henrique Gaban, o gerente de inovação e empreendedorismo do Senai Cimatec, Vilson Alves, e o gerente executivo de inovação e tecnologia do Senai Cimatec, Flavio Marinho.

“A chamada nasce de uma parceria que já vem dando certo há muito tempo entre Prefeitura e o Senai Cimatec na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para a nossa cidade. Temos uma missão para cumprir até 2049, e precisamos criar condições para que empreendedores com boas ideias sejam parte desse esforço que poder público e iniciativa privada estão fazendo para alcançarmos nosso objetivo”, informa Edna França.

Cronograma – A partir do lançamento, as ações seguem um cronograma que envolve inscrições, seleção e execução dos processos. A fase de inscrições ocorre entre os dias 2 de setembro e 15 de outubro de 2021, somente por meio do site https://materiais.senaicimatec.com.br/zerocarbono. A escolha das parcerias acontece com as indústrias demandantes indicando desafios para que as startups ofereçam soluções relacionadas à temática de redução da emissão de carbono. As interações serão acompanhadas pelo Senai Cimatec, que irá auxiliar as startups e indústrias a encontrarem as melhores conexões entre si.

Posteriormente à seleção, ocorrerão rodadas de conexão com o objetivo principal de serem apresentadas as ideias das startups/empresas ofertantes. O próximo passo envolve nova seleção de projetos mais alinhados com os critérios da chamada, para o desenvolvimento de Provas de Conceito (PoCs), que antecede o aporte financeiro e econômico não reembolsável para realização da Prova de Conceito, com duração de até seis meses.

O programa tem o objetivo de sanar desafios das indústrias a partir de soluções inovadoras apresentadas por startups, garantindo a manutenção da inovação, de setores produtivos, promovendo a economia de baixa emissão de carbono até conseguir a sua neutralidade.

“Com essa temática, os desafios podem vir, por exemplo, do setor de energia estacionária, transportes, resíduos, etc. Como incentivo, há previsão de aporte financeiro de até R$200 mil por projeto, sendo R$25 mil do Senai Nacional, destinado aos serviços das startups. Já o Senai/Cimatec, investe R$75 mil, para despesas na execução, provas, testes, e a própria operação do desafio. Já a Prefeitura investe R$50 mil para que o empreendedor se mantenha durante os seis meses do processo, para que os agentes possam se dedicar exclusivamente ao desafio”, destaca o diretor de Inovação da Semit, Luis Henrique Gaban.

"A chamada é uma grande oportunidade para startups e empresas industriais estabelecerem conexões e alavancar recursos em prol de um tema de grande importância, utilizando o suporte tecnológico do Cimatec e a parceria com atores relevantes, como a Prefeitura de Salvador e a Connected Places Catapult, um parceiro internacional de referência", avalia o gerente executivo do Senai Cimatec, Flávio Marinho.

Perfil – Podem se inscrever no processo empresas industriais de médio e grande porte, regularizadas e com CNPJ ativo, que possuam Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) primário industrial ou sejam contribuintes do Sesi e/ou Senai; startups com CNPJ ativo de até dez anos de existência, cujo faturamento anual seja inferior a R$ 16 milhões e que possuam CNPJ; e instituições parceiras com objetivo de contribuir com a realização das provas de conceito, por meio de contrapartida econômica ou financeira, mas não atendam aos requisitos para figurar como Indústria Demandante.

Não haverá restrições às startups quanto ao número de submissões de projetos inscritos, mas apenas um será executado ao fim do processo. Informações adicionais podem ser conferidas no edital, acessando o seguinte endereço: materiais.senaicimatec.com.br/zerocarbono.

 

 

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Um dos mais conhecidos pontos de concentração de trabalhadores do comércio informal de Salvador, a Rótula da Feirinha, no bairro de Cajazeiras X, está de cara nova após passar por obras de infraestrutura. Nesta quarta-feira (1º), o prefeito Bruno Reis, ao lado da secretária de Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet, inaugurou no local uma estrutura confortável, composta por cobertura isotérmica, pavimentação e 128 barracas padronizadas.

A iniciativa atende a uma antiga demanda dos ambulantes – a maioria deles atua há anos na região vendendo produtos de hortifrúti -, valorizando ainda mais o segmento que é responsável por um expressivo volume de geração de ocupação e renda na capital. As melhorias também proporcionaram mais ordenamento ao entorno, trazendo impactos significativos para a mobilidade de veículos e pedestres.

O prefeito destacou a relação de parceria e confiança entre a Prefeitura, ambulantes, camelôs e feirantes nos últimos anos. "Sabemos a importância de vocês para a economia local: 53% dos trabalhadores da cidade estão no comércio informal. São milhares de pais e mães que, através do trabalho nas ruas, garantem o sustento para suas famílias".

Foram citados ainda diversos investimentos municipais empregados para o ordenamento do setor nos últimos anos. Além da recuperação e construção de mercados municipais, estruturas cobertas e camelódromos foram implantados recentemente em diversos cantos da cidade, como Castelo Branco, Cosme de Farias, Liberdade, avenidas Sete de Setembro e Joana Angélica (ambas no Centro), Calçada, Coutos e Comércio.

“Nunca antes na história da cidade o ambulante e feirante foram tratados com tanta dignidade quanto em nossa gestão. Viabilizamos parceria de crédito com Banco do Nordeste, qualificamos esses trabalhadores, e agora mesmo estamos com o programa Sou Salvador. Fizemos barracas padronizadas e vamos disponibilizar uniforme e crachás com QR Code”, assegurou Bruno Reis.

Estrutura – Com área de 385 m², a nova Rótula da Feirinha de Cajazeiras X tem cobertura isotérmica, solução bastante eficiente para minimizar o forte calor soteropolitano em dias de sol, além de proteger vendedores e clientes em períodos de chuva. O espaço também possui pavimentação em pedra e sistema de drenagem para vazão de águas pluviais. Há bancos para descanso, papeleiras espalhadas e de fácil acesso para depósito de resíduos.

Estão instaladas 128 barracas de metalon galvanizado, madeirite naval e cobertura com lona. Do total de barracas, 102 foram destinadas para permissionários que vendem frutas e hortaliças, e as demais para comerciantes de roupas e confecções. O investimento total da obra foi de R$417 mil.

Jânio Crispiniano de Freitas, 58 anos, é ambulante na rótula há seis anos e celebrou a requalificação do espaço. “Aqui era uma bagunça, não havia nenhum tipo de ordenamento. Só em estar aqui dentro é uma garantia de que poderemos trabalhar mais tranquilos, pois temos permissão junto à Semop para atuar, de forma mais adequada para receber a população.”

Com um ambiente mais limpo e organizado, disse ele, a expectativa é atrair mais a clientela. “Até o trânsito do entorno vai melhorar porque muitas barracas que invadiam a pista foram colocadas para este espaço. Vai ser outro padrão de vida”, acredita.

Vendedora de roupas, Laís de Alencar, 30 anos, contou que poderá comercializar seus produtos com mais segurança e conforto após repaginação da Rótula da Feirinha. “Todo o espaço está mais organizado e isso chama mais atenção das pessoas que passam por aqui. Fora que nossa mercadoria está mais protegida”, completou.

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A Secretaria Municipal da Educação (Smed) iniciou esta semana a terceira etapa de distribuição do kit de alimentação complementar escolar para os alunos matriculados na Rede Municipal de ensino na modalidade híbrida/semipresencial. O cronograma começa com as unidades de ensino das Gerências Regionais de Educação (GRE) Centro, Subúrbio II e Liberdade, que estão recebendo os kits desde a segunda-feira (30) até esta sexta (3).

Na segunda semana, de 8 a 10 de setembro, serão contemplados os alunos matriculados nas GREs Pirajá, São Caetano, Orla e Cajazeiras. De 13 a 17 de setembro, as GREs atendidas serão Itapuã, Subúrbio e Cabula. E de 20 a 24 será a vez das crianças do Projeto Pé na Escola e Conveniadas. Cerca de 170 mil alunos devem ser beneficiados, entre eles 150 mil da rede municipal e aproximadamente 20 mil do Projeto Pé na Escola.

Para a gerente regional de educação de Cajazeiras, Adenildes Teles, a entrega dos kits possibilita que seja cumprida a tabela nutricional tão necessária para os estudantes. “A alimentação escolar tem um compromisso nutricional, e nesse período de pandemia em que o atendimento às escolas está ocorrendo de forma adensada, ou seja, um grupo vem dois dias, outro vem três dias, e na semana seguinte faz a permuta, acaba criando lacunas nutricionais para essas crianças. O kit vem, justamente, para complementar essa alimentação que sem a entrega estaria fragmentada”, opina.

Recebimento – As unidades de ensino organizam a logística de distribuição a partir da chegada dos alimentos. Nesse caso, é importante que os responsáveis pelos alunos compareçam à escola somente quando for confirmada a data e o horário das entregas.

Mais informações sobre o recebimento podem ser obtidas por telefone junto às unidades de ensino. É possível conferir o telefone de contato com as escolas no site da Smed, no endereço http://educacao.salvador.ba.gov.br/ , clicando na aba “Rede de Ensino” e, em seguida, em “Escola”.

De março de 2020 até maio deste ano, a Prefeitura já distribuiu dois milhões de cestas básicas, que somam mais de 29 mil toneladas de alimentos. Devido ao retorno das aulas nas escolas municipais, houve uma adequação nos alimentos, que continuam sendo entregues, mas com mudanças na composição. De junho até agosto, já foram entregues cerca de 362 mil kits de alimentação complementar.

A primeira etapa de entrega dos kits teve início no dia 17 de junho e a segunda, no dia 26 de julho. A finalidade da distribuição é garantir a alimentação escolar dos alunos matriculados neste período de aulas na modalidade híbrida/semipresencial. Ou seja, nos dias de aula presencial, os estudantes recebem a merenda na escola e, nos dias de aula remota, a alimentação escolar é garantida pelo kit.

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Iniciada em 20 de agosto, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal já imunizou mais de 50 mil cães e gatos, em Salvador. A estratégia acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, em 98 postos de saúde espalhados pela cidade.

Além disso, agentes de combate às endemias percorrem as ruas de diversas localidades do município, com a aplicação da vacina em pontos volantes. Ainda como parte da estratégia, pontos fixos itinerantes são instalados em bairros estratégicos da cidade.

A capital baiana adotou, pelo segundo ano consecutivo, o sistema de drive-thru para imunização dos animais. O sistema onde os pets são imunizados, sem descer dos veículos, funciona sempre aos sábados e domingos, das 8 às 16 horas, na UNIFTC, na Paralela.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), cerca de 180 mil animais devem ser imunizados durante a campanha. “Estamos convocando a população a levar os animais de estimação até os pontos de vacinação, para garantir a proteção dos bichos. A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade”, alertou a diretora de Vigilância à Saúde, Andréa Salvador.

Para evitar a disseminação da Covid-19, o uso da máscara pelos tutores, nos pontos de imunização, será obrigatório. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

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A Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), em parceria com a startup de impacto socioambiental So+ma, inaugurou, nesta terça-feira (31), o décimo contêiner para recebimento de resíduos recicláveis em Salvador. A unidade foi instalada na região do Pilar, com objetivo de atender a população portuária que mora no bairro.

A Casa So+ma visa estimular a prática da reciclagem, permitindo que a população reverta materiais recicláveis em pontos, por meio do programa So+ma Vantagens. Aderindo ao programa, os pontos acumulados são trocados por benefícios, como cursos profissionalizantes, mantimentos e itens de higiene, além de possibilitar a transferência de doações para Ongs locais. A vice-prefeita Ana Paula Matos, presente à inauguração, conceituou o projeto como uma política em prol do desenvolvimento econômico, social e sustentável de uma cidade.

“Entendemos que o caminho para ser uma cidade mais feliz passa por ações como essa, que mostra a força da comunidade. Espero que seja uma oportunidade para toda população. O projeto traz legitimidade e autoridade moral de quem tem senso de pertencimento”, disse Ana Paula.

O padre da Igreja do Santíssimo Sacramento Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, Renato Minho, ressaltou os benefícios da implantação da Casa So+ma para comunidade do Pilar.  “A igreja tem frequentadores de todos os bairros e todos estão envolvidos com o programa”, afirmou, destacando a ação solidária, diante da necessidade dos moradores locais.

“É um programa de incentivo à reciclagem, que não só auxilia na preservação da natureza, mas ajuda a comunidade a ter uma renda. Protege o ecossistema e também garante o sustento de pessoas que precisam”, defendeu.

Coleta seletiva - O objetivo é chegar à marca de 12 unidades da casa, até o final do ano. A estimativa é arrecadar uma média de 20 toneladas de resíduos por mês. A titular da Secis, Edna França, destacou que a política de coleta seletiva é necessária para preservação do meio ambiente.  “É mais uma ação significativa, para redução do consumo de água, energia e emissão de gases do efeito estufa no meio ambiente, tornando a cidade mais limpa, proporcionando um ar de qualidade para as pessoas”.

Desde a abertura da primeira Casa So+ma, em 11 de junho, já foram recebidos mais de 96 mil quilos de materiais recicláveis, que auxiliam na renda de cooperativas da cidade. Quase cinco mil participantes se cadastraram no programa.

A coordenadora das casas, Nélia Callal, avaliou os resultados de forma positiva. “Todas as unidades têm adesão significativa da população, nossas metas de arrecadação de material têm sido cumpridas. Salvador está aderindo o projeto, dando mais importância à questão da sustentabilidade. Esse material, que muitas vezes era descartado, agora é aproveitado".

Pontuação – Todas as unidades da Casa So+ma contam com um atendente, que auxilia na pesagem dos resíduos e na computação dos pontos. A coordenadora das unidades, Nélia Calhau, explicou como é feita a soma de pontos das pessoas cadastradas. "Cada material equivale a uma pontuação diferente. Um quilo de vidro, por exemplo, vale 10 pontos, já o de papelão soma 99 e o pet, 88. Os eletromecânicos são contabilizados por unidade. Um ventilador vale 15 pontos, enquanto um computador vale 50".

Cada unidade destina os materiais recebidos para uma cooperativa da região. Para se cadastrar no Programa So+ma Vantagens, em Salvador, ou saber mais sobre o projeto, os interessados devem acessar o site www.somavantagens.com.br . As casas funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30 e aos sábados, das 9h às 12h.

Além da nova unidade do Pilar, a população de Salvador encontra Casa So+ma no canteiro central do Imbuí; na Prefeitura-Bairro Subúrbio e Ilhas, em Paripe; na Praça da Revolução, em Periperi; no Largo do Papagaio, na Ribeira; na Praça de Stella Maris, situada na Alameda Praia de Guaratuba; no supermercado Assaí, de Mussurunga; no BIG Bompreço Iguatemi, no Campo da Pronaica, em Cajazeiras, e Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba.

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Lançando mão de uma estratégia que trouxe de volta os olhos dos turistas de todo o planeta para a capital baiana, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Bahia (Abih-BA), segue com a programação do Road Show Salvador 2021. Depois de visitar as cidades de Aracaju (SE) e Porto Alegre (RS), a comitiva soteropolitana desembarca em Belo Horizonte, nesta terça-feira (31), para apresentar o melhor da cidade para agentes e operadores do turismo.

A meta do Road Show ao visitar os principais mercados emissores de turistas para a capital baiana e contactar seus agentes e operadores é, de forma prática e direta, promover capacitações, rodadas de negócios e demais estratégias para apresentar e divulgar o destino Salvador em outros pólos turísticos. As próximas edições ocorrem em São Paulo e Campinas, de 14 a 17 de setembro; e Brasília e Goiânia, entre os dias 27 de setembro a 1º de outubro.

Para o titular da Secult, Fábio Mota, essa é uma ação que reforça as iniciativas promovidas pela Prefeitura para promoção da cidade, a exemplo do Live Tour Salvador, ocorrido nos meses de junho e julho. O formato inédito de transmissão de roteiro turístico ao vivo, através das redes sociais, já registra um milhão de visualizações do conteúdo, disponibilizado nas páginas do Visit Salvador da Bahia.

“Também tem toda a estratégia que fizemos junto às empresas Gol e Itapemirim, de modo a promover a cidade com novos voos para Salvador. Com isso, saltou de 14 para 40 o número de voos da Gol, assim como houve aumento dos voos da Itapemirim para a capital baiana”, complementa o gestor.

A estratégia para atrair ainda mais turistas para a cidade envolve ainda a promoção de Fam Shows e Hospitality Experience. O primeiro envolve as chamadas viagens de familiarização, quando são convidados para a cidade agentes de vendas e profissionais que influenciam a decisão de viagens do chamado público final, bem como clientes corporativos para viverem as experiências proporcionadas pela cidade. Já a segunda opção diz respeito à apresentação de novas tendências de mercado, capacitação, network e palestras temáticas para debater os rumos do setor.

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A Prefeitura selou, nesta terça-feira (31), uma parceria com o Fundo Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para qualificar o atendimento à primeira infância nas áreas da saúde e educação em Salvador. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica foi realizada pela vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, no Le Cirque, situado na Avenida Paralela. Na ocasião, estiveram presentes a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo; a presidente da Fundação Cidade Mãe (FCM), Isabela Argolo; a diretora de Proteção Social Especial da Sempre, Kelly Morais; e a representante do Unicef, Helena Oliveira.

A iniciativa denominada Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi) é uma estratégia de assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação de Unidades de Atenção Primária à Saúde e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). A intenção é garantir a melhoria da oferta de serviços e do diálogo entre profissionais e famílias, visando garantir o pleno desenvolvimento das crianças de até seis anos.

A vice-prefeita de Salvador pontuou que é essencial investir na formação das crianças nessa etapa inicial da vida. “O investimento na primeira infância é fundamental para a formação da criança, proporcionar melhor qualidade de vida, e, no futuro, melhores condições e oportunidades profissionais. Por isso, essa parceria com o Unicef é importante para fortalecer as estratégias efetivas de combate à desigualdade, oferecendo as nossas crianças ambiente saudável, seguro e feliz”, afirmou Ana Paula.

Representando o Unicef nos estados da Bahia, Sergipe e Minas Gerais, Helena Oliveira destacou que Salvador reconhece a importância de priorizar a primeira infância. “É fundamental essa parceria com os poderes públicos, pois consideramos que investir na infância agrega valores positivos em longo prazo, com mais qualidade de vida. A partir desse convênio vamos acompanhar e dar todo suporte técnico oferecendo capacitação para os técnicos municipais da saúde, educação e assistência social, para aprimorar as políticas voltadas à primeira infância”, pontuou Helena Oliveira.

Dinâmica – Conforme o termo de cooperação, serão consideradas Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi) as instituições de Educação Infantil e as Unidades de Saúde que apresentem os melhores resultados na avaliação de indicadores previamente selecionados, e cujas ações para melhorar esses indicadores sejam implementadas por um determinado período.

O Unicef oferecerá capacitação e assistência técnica na parte de monitoramento e avaliação, e um comitê científico em cada capital ficará responsável pela certificação. A iniciativa foi testada inicialmente em Fortaleza (CE) e, a partir de setembro, começa em mais quatro capitais, além de Salvador: Recife (PE), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA).

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Inovação e Tecnologia (Semit), participa do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility 2021. Na oportunidade, serão apresentados os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2021 – o estudo indica que a capital baiana figura entre as dez cidades mais inteligentes do Brasil.

O evento acontece de quarta a sexta-feira (1º a 3) em formatos digital e presencial a partir do Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O encontro, que reúne especialistas, entidades, empresas e governos com práticas para o desenvolvimento das cidades e da mobilidade urbana, terá a participação do secretário Samuel Araújo.

O titular da Semit vai ministrar palestra, no formato on-line, na quarta-feira, às 14h, sobre o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI). De acordo com Samuel Araújo, o documento, que está em fase de elaboração, permitirá que Salvador tenha uma nova estrutura de conectividade, e assim poder ampliar e facilitar ainda mais o acesso do cidadão aos serviços públicos.

Plano – O PDTCI definirá as linhas da política pública de tecnologia para a capital baiana pelos próximos 30 anos. Entre as linhas de ação destaca-se a implantação da infovia municipal, que estabelecerá a rede de conectividade da cidade com a Prefeitura, através de sensores inteligentes de trânsito, iluminação e saneamento. Ainda estão previstos o armazenamento em nuvem dos dados produzidos pelos sistemas municipais, assim como o observatório da cidadania, que vai intensificar a participação dos soteropolitanos na fiscalização dos serviços e na tomada de decisões junto com o poder público da cidade.

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