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Neste feriado prolongado de Independência do Brasil (7 de setembro), o expediente nas repartições municipais estará suspenso na segunda-feira (6), retomando o funcionamento normal na quarta-feira (8). No entanto, a Prefeitura mantém em funcionamento os serviços essenciais em Salvador, garantindo a fiscalização do cumprimento dos protocolos de enfrentamento à Covid-19, o patrulhamento preventivo e o atendimento nas áreas da saúde, limpeza urbana, transporte público, salvamento aquático e Defesa Civil.

Confira na íntegra o funcionamento e as operações dos órgãos municipais:

Transalvador – Agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuarão normalmente nas ruas, atentos para agir, imediatamente, em casos de obstruções e outras intercorrências no trânsito.

Equipes da autarquia estarão monitorando os locais de grande movimentação de entrada e saída da cidade, como a Rodoviária, o Ferry Boat, a Feira de São Joaquim e a Avenida Luís Viana (Paralela).

O Núcleo de Operação Assistida (NOA) também estará monitorando o tráfego 24 horas, durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze de Lei Seca também serão realizadas normalmente durante o período.

Os setores de defesa de notificações e protocolo não funcionarão na segunda (6) e terça-feira (7). As notificações com previsão de vencimento nesses dias serão prorrogadas para o próximo dia útil, ou seja, para a quarta-feira (8).

Caso o cidadão queira fazer abertura dos serviços de defesa, apresentação de condutor, ou recurso à Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari), nos dias em que o expediente presencial estiver suspenso, poderá fazer os procedimentos on-line.

O setor de liberação de veículos apreendidos funcionará normalmente na segunda-feira (6). No feriado, todo o atendimento presencial, na sede e pátios do órgão de trânsito, estará suspenso.

O cidadão pode entrar em contato com a autarquia pelo Fala Salvador, número 156, ou pelo aplicativo NOA Cidadão.

Promoção Social – Apenas os restaurantes irão funcionar na segunda-feira (6). Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) voltam a funcionar na quarta-feira (8).

Educação – As aulas na rede municipal de ensino ocorrem até hoje (3) e retornam na quarta-feira (8).

Feiras e mercados municipais – Manterão os estabelecimentos abertos todos os dias, das 6h às 14h, exceto no feriado.

Prefeituras-bairro – As prefeituras-bairro estarão fechadas, na segunda (6) e terça-feira (7). O atendimento será retomado às 8h de quarta-feira (8).

Codesal – Como serviço essencial, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona ininterruptamente, em regime de plantão por 24 horas. No feriado de 7 de setembro, equipes estarão de prontidão para atender às solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.

Sedur – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) irá intensificar a fiscalização nas ruas de Salvador, com o objetivo de verificar o cumprimento dos protocolos de funcionamento dos estabelecimentos comerciais. O órgão também realiza operações de combate à poluição sonora e de publicidade irregular. As denúncias devem ser feitas através do Fala Salvador 156.

Guarda Municipal – Os guardas municipais farão ações rotineiras de patrulhamento preventivo, fiscalização dos equipamentos públicos, apoio diário à Transalvador, nas blitze da Lei Seca, e apoio à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), na operação para coibir a Feira do Rolo, no domingo. Além disso, durante o final de semana e o feriado, 50 agentes atuarão em especial na região da Barra, inclusive em ações com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Sedur e Polícia Militar (PM-BA), para evitar aglomerações no local.

Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) vai funcionar com 32 postos armados, do Jardim de Alah a Ipitanga, mais quatro postos volantes e a equipe náutica.

Limpurb – Os serviços de limpeza e coleta promovidos através da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) prosseguem normalmente na cidade nesse período.

Transporte público – Na segunda-feira (6), não haverá mudanças na operação de ônibus, nos horários de pico da manhã e da tarde. À noite, também está mantido o atendimento das linhas de atendimento aos shoppings. Já no feriado de terça-feira (7), a frota estará reduzida durante todo o dia.

Saúde – As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), gripários e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionarão durante 24 horas. As Unidades Básicas de Saúde retomam o atendimento a partir das 8h da próxima quarta-feira (8).

 

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Mais uma vez os avanços no trânsito da capital baiana são destaque internacional. Salvador foi citada em uma matéria publicada no site da organização não governamental Global Designing Cities Initiative, mostrando as mudanças promovidas no trânsito da cidade neste ano. A publicação pode ser acessada no endereço https://globaldesigningcities.org/2021/08/26/brazil-speed-reduction/.

O bairro do Bonfim e a sua famosa igreja são o cenário desta publicação internacional, desta vez não apenas pelas suas qualidades turísticas. O texto mostra como a área de Zona 30 do local conseguiu proporcionar mais segurança e qualidade de vida aos moradores, turistas e transeuntes, em apenas três meses de implantação.

A ação, que aumentou o espaço destinado aos pedestres e reduziu a velocidade na via para 30km/h, foi inaugurada em maio deste ano pela Prefeitura de Salvador, através da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), durante a campanha do Maio Amarelo.

Segundo pesquisa citada na matéria, feita pela Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária, 86% dos entrevistados concordaram que o desenho do tráfego no bairro deveria priorizar os pedestres, já que apenas 41% consideravam as condições de travessia seguras. A pesquisa ainda mostrou que as mudanças no Bonfim – que teve também novas sinalizações verticais e horizontais implantadas – ocasionaram uma redução de 77% no excesso de velocidade dos veículos que trafegam por ali.

“Nos últimos anos, Salvador tem investido em ações para tornar o trânsito mais seguro e democrático. Isso mostra que a cidade está no caminho certo e se destaca ao implantar projetos e conceitos, como o Zona 30 e a readequação de velocidade das vias. Continuaremos com ações que visam resguardar vidas no trânsito e promover mais qualidade de vida”, defendeu o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

Uma das medidas que a cidade pretende continuar adotando, para promover um trânsito mais humano e respeitoso, é o Zona 30, conceito internacional de engenharia de tráfego, que visa reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. Até o fim de 2021, a Prefeitura de Salvador, através da Transalvador, vai implementar novas áreas de Zona 30.

Metas com a ONU – Em maio deste ano, a capital já havia se destacado como uma das cidades do mundo que superaram a meta da Organização das Nações Unidades (ONU), para redução de 50% de mortes no trânsito, na década 2011/2020. Salvador também se tornou a primeira cidade do Brasil a assinar uma carta de compromisso com a ONU, com o objetivo de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito, até 2030.

Cidades como Nova Iorque, Bogotá, Londres, Paris e São Paulo estão readequando as velocidades das vias, entendendo que essa é uma das formas mais efetivas de se evitar mortes no trânsito. A velocidade inadequada, ou seja, demasiadamente alta para a via, ou excessiva, acima do limite permitido, são algumas das principais causas de acidentes com gravidade no mundo. Só no primeiro semestre de 2021, mais de 50 pessoas perderam a vida no trânsito da capital baiana.

Internacional – A Global Designing Cities Initiative é uma organização não governamental sediada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, que reúne arquitetos, designers e urbanistas, para ajudar cidades em todo o mundo a pensar em inovações na mobilidade urbana.

A Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária trabalha com as principais organizações mundiais de segurança no trânsito, para implementar atividades de segurança e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. Desde 2020, a entidade apoia a Prefeitura de Salvador.

 



 

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Quem utiliza o Plano Inclinado Liberdade deve ficar atento. Neste sábado (4), o equipamento estará fechado para o público em razão de uma manutenção de rotina.

Será realizada capinagem do local e manutenção das peças do equipamento, com o objetivo de garantir a segurança dos usuários que utilizam o local. O plano voltará a funcionar normalmente na segunda-feira (6), das 6h às 18h.

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Áreas mais bonitas e com atrativos para passeios, brincadeiras, exercícios ou mesmo um contato rápido com o vizinho, seguindo todos os cuidados no enfrentamento à Covid-19. Agora, os moradores do Stiep e adjacências já podem aproveitar duas novas praças construídas pela Prefeitura: a Imperial, situada na Rua Leopoldo Miguez, e a Jair Leite, localizada na Travessa Parnamirim.

Os espaços de convivência e lazer foram entregues à população na noite da quinta-feira (2), pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita, Ana Paula Matos; do titular da Secretaria de Manutenção (Seman), Luciano Sandes; e do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Virgílio Daltro.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal destacou que a Prefeitura tem oferecido aos cidadãos equipamentos com a máxima qualidade. "Independente do bairro, seja de classe média ou mais carente, sempre fazemos esse trabalho com muita dedicação. Usamos os mesmos materiais e equipamentos em todas as áreas da cidade", destacou.

O prefeito reforçou que os equipamentos de lazer têm contribuído na promoção da qualidade de vida da população por meio do lazer e esporte. "Fico muito feliz por estarmos construindo uma cidade cada vez melhor. Tenho orgulho de dizer que, ao longo dos últimos nove anos, Salvador já reconstruiu ou reformou mais de 500 praças em toda a cidade”.

Estruturas – A Praça Imperial recebeu um investimento de pouco mais de R$176 mil. O espaço possui área total de 800m², sendo 300m² compostos de área verde, e agora oferece aos moradores uma infraestrutura completa com academias de saúde e ginástica, mesas de jogos, bancos modulares, parque infantil, casa de Tarzan, gangorra, balanço e cavalinho. Há ainda grama natural e sintética, um cercado em eucalipto e paisagismo.

Para que os moradores e visitantes possam usufruir do equipamento à noite com maior segurança, foram instalados 25 pontos de iluminação em LED e oito postes foram implantados no local.

Moradora da comunidade há 11 anos e comerciante local, Jocélia Queirino comemorou a entrega da praça. "É um prazer para a gente ter essa praça tão bonita aqui. Nesse ano difícil que tivemos com a pandemia, essa praça vai trazer movimento para nossos comércios. Fiquei feliz também porque meu filho vai ter um espaço para aproveitar, encontrar os amigos. Enfim chegou a vez deste espaço ser bem aproveitado", contou entusiasmada.

Jair Leite – Assim como a Praça Imperial, a Jair Leite, localizada na travessa Parnamirim, agora surpreende com uma estrutura capaz de agradar a todas as idades. O equipamento de lazer possui 270 m² e teve investimento municipal de pouco mais de R$167 mil.

A praça agora também dispõe de academias de saúde e ginástica, mesas de jogos, bancos modulares, parque infantil, casa de Tarzan, gangorra, balanço, cavalinho e cercado em eucalipto. Há ainda componentes como grama natural e sintética e paisagismo. O projeto luminoso do local incluiu ainda a implantação de dez pontos em LED e outros seis postes. Diversos equipamentos instalados em ambas as praças foram produzidos na fábrica da Desal.

 

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O Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Brotas está mais amplo, moderno e acessível para atender as famílias em situação de vulnerabilidade, após requalificação promovida pela Prefeitura. A nova estrutura foi entregue nesta sexta-feira (3) pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado do secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Kiki Bispo, e demais gestores municipais.

Situado na Rua Barros Falcão, 128, Matatu de Brotas, a requalificação do Cras Brotas recebeu investimento de quase R$460 mil e englobou serviços como reforma dos sistemas elétrico e hidráulico, colocação de divisórias, mobiliário e equipamentos, além de acessibilidade. A estrutura ganhou sala multiuso, três salas de atendimento assistencial, uma de coordenação, almoxarifado, depósito, copa, banheiros e recepção

“Com isso, este Cras passa a atender melhor até 5 mil famílias referenciadas e realizar o acompanhamento de 1 mil famílias por ano, residentes em bairros da região. Tenho certeza que será um ponto importante para dar suporte a esses cidadãos, principalmente neste período de pandemia”, declarou Bruno Reis.

O prefeito lembrou a realidade dos Cras antes de 2013, que sofriam com as condições precárias de serviço. Nos últimos anos, a Prefeitura então passou a promover a reestruturação destes centros, através do Salvador Social, com ampliação das equipes e serviços, além da padronização das ações. Ele ainda ressaltou que aguarda a liberação, pelo Ministério da Economia, dos recursos do Salvador Social 2, através de empréstimo de mais de 125 milhões de dólares, para avançar ainda mais nesse processo.

O titular da Sempre ressaltou todo o esforço que a administração municipal vem realizando para avançar cada vez mais na área de assistência aos cidadãos. “Salvador tem se tornado referência para o país na área social, pois possui programas e projetos que tem conseguido ajudar a reduzir as desigualdades sociais”, declarou Kiki Bispo.

Funcionamento – Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o Cras é uma unidade pública de atendimento gratuito à população em situação de vulnerabilidade social onde são oferecidos os serviços de assistência social. O objetivo é promover a proteção social básica, desenvolver ações com famílias e indivíduos e fortalecer vínculos familiares e comunitários, evitando que as famílias tenham seus direitos violados e possibilitando a superação de condições de vulnerabilidade.

No local, os cidadãos podem ter acesso a atendimentos individuais e coletivos, visitas domiciliares e institucionais, encaminhamentos à rede socioassistencial, reuniões, ações comunitárias e campanhas socioeducativas e oficinas de convivência e de trabalho socioeducativo. Além disso, são promovidos o incentivo à geração de trabalho e renda, através de capacitação e intermediação de mão de obra; articulação e fortalecimento de grupos sociais locais; e orientações e encaminhamentos para benefícios sociais, como o Bolsa Família e a Carteira do Idoso.

O público-alvo é formado por famílias beneficiárias do Bolsa Família; que estejam em situação de extrema pobreza e pobreza; que sofram privação (ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos); ou estejam em situação de fragilização de vínculos afetivos (discriminação etária, étnicas, de gênero ou por deficiência).

 

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Com o intuito de compreender as demandas e poder elaborar estratégias mais assertivas para alavancar o setor de startups na capital, o prefeito Bruno Reis se reuniu, na tarde desta quinta-feira (2), com representantes da ZigPay. O encontro ocorreu no Palácio Thomé de Souza e contou com a presença da titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes.

Na ocasião, o prefeito conheceu o modelo de negócio da startup, para verificar de que maneira a Prefeitura pode apoiar ainda mais este segmento, além da oferta de incentivo fiscal por meio da Lei Municipal de Inovação. A intenção é fazer com que Salvador esteja cada vez mais conectada ao ambiente digital, tornando-se mais um vetor de geração de emprego e renda na cidade.

A fintech, especializada em gestão de consumo de casas noturnas, bares, restaurantes e eventos, foi contemplada com um aporte de R$40 milhões oriundos da iniciativa privada para o desenvolvimento de suas operações em Salvador. “É fundamental a cidade desenvolver modelos de negócios e de impacto como a ZigPay. Faz-se necessário multiplicar iniciativas e exemplos como esses”, declarou Mila Paes.

Criada por empreendedores de Salvador, a ZigPay atua desde 2017 desenvolvendo soluções para o mercado do entretenimento. A fintech contabiliza mais de 100 mil usuários em seu aplicativo e processa mais de R$40 milhões mensais por meio do recurso digital. A expectativa da ZigPay é que com a retomada econômica da capital, que vem ocorrendo de forma gradual aliada à segurança sanitária necessária, a empresa potencialize suas atividades na capital baiana.

Lei de Inovação – Para que empresas de base tecnológica e startups sejam atraídas para manter ou expandir suas operações em Salvador, contribuindo com a economia local, a cidade possui como instrumento a Lei Municipal de Inovação (9.534/2020). Por meio deste recurso são ofertados incentivos fiscais e outros benefícios. Entre eles, está a redução do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) de 5% para 2% para os participantes de Salvador e o abatimento de 50% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do imóvel das empresas que se instalarem no Comércio.

Para receber o incentivo, dentre outros requisitos, é necessário que as empresas e startups tenham modelo de negócio inovador que indique potencial de escala reconhecido pelo Conselho Municipal de Inovação; serem recomendadas formalmente por uma incubadora ou aceleradora, programa de fomento a startups ou entidades que estejam credenciadas no Sistema Municipal de Inovação ou aprovada pelo Conselho Municipal de Inovação (CMI).

As empresas e startups interessadas devem enviar o pedido à Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit). Mais informações estão disponíveis no site www.leideinovacao.semit.salvador.ba.gov.br.

 

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Boteco da Pimenta. Com esse tema, nesta quinta-feira (2), 17 mulheres em situação de vulnerabilidade receberam seus diplomas de Qualificação Profissional de Auxiliar de Cozinha, através de uma parceria da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), cujas aulas ocorriam no Complexo Social Pau da Lima. Com os certificados em mãos, era unanimidade a gratidão, aliada ao sonho de novos empregos e de empreender daqui para frente.

Para a coordenadora de Educação do Senac Bahia, Lorena Bispo, formar a primeira turma de Qualificação Profissional de Auxiliar de Cozinha é mais do que satisfatório, uma vez que a missão do Senac é formar para o trabalho. “E, com toda certeza, nos sentimos muito gratos pela parceria. Ao longo dessa carga horária de 360h, os alunos desenvolveram habilidades e competências que os tornaram aptos para ingressar no mercado de trabalho formal em cozinha de pequeno a grande porte ou empreender na área da gastronomia”, pontuou.

Jaqueline Rosa, por exemplo, comunga dessa tese. “Estou muito feliz que estou concluindo hoje o curso, que me beneficiará muito porque eu gosto muito de cozinhar, além de estar trazendo uma oportunidade para que eu trabalhe com o que eu gosto. Não tenho outra definição: estou muito grata por ter feito esse curso. Grata ao professor, grata a todos que estão aqui, que apoiaram e estão à frente dessa iniciativa. Estou muito feliz também que vou receber o meu diploma”, resumiu a alegria.

Qualidade – Laila Brenda já pensa em voar mais alto. “Eu estou muito feliz por hoje estar conseguindo esse certificado, em especial nesse período de pandemia. É gratificante para mim poder ter feito esse curso aqui juntamente com meus colegas e também com meu professor Reinaldo Mariano. Eu quero empreender, quero me especializar na área, fazer uma faculdade e também conseguir um emprego para manter todo o meu sonho. Quero também agradecer muito à Sempre e o Senac, que me deram a oportunidade, e também ao Restaurante Popular Pau da Lima. Tomara que muitas outras pessoas tenham a oportunidade que eu tive para ampliar meu currículo”, descreveu.

Para o secretário da Sempre, Kiki Bispo, que teve o prazer de degustar o cardápio especial com bolinhos de diversos sabores, brigadeiros com café e suco de hortelã, todos com toques apimentados, percebe-se pela qualidade no preparo que as aulas valeram muito a pena. “Tudo feito com muita dedicação e técnica, o que nos orgulha muito e nos traz muita alegria”, pontuou.

O gestor ainda acrescentou que novas modalidades de cursos devem ser oferecidos pela pasta. “Implantaremos outras modalidades, como informática, manicure e pedicure, cabelereiro assistente, empreendendo um pequeno negócio, entre outros, em nossos novos espaços que já estão prontos”, confidenciou.

Aulas de preparo de bolos e tortas, básico de corte e costura, preparação de acarajé e abará, cuidador de idosos, entre outros, já são ministrados no complexo. Ao todo são mais de 20 capacitações.

Para o instrutor do Senac Comércio, Reinaldo Mariano, conduzir essa turma foi um aprendizado bastante importante. “Tanto para mim quanto para as alunas. Uma experiência única e sei que muitas sairão daqui transformadas e com mudanças na vida pessoal e profissional”, concluiu.

 

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Em todo este mês de setembro, o Elevador Lacerda vai estampar a cor amarela para lembrar e conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e prevenção ao suicídio. Promovida por meio da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a ação integra a campanha Setembro Amarelo.

Para garantir apoio e atendimento à população, a Prefeitura conta com 18 unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e três Centros de Saúde Mental, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além disso, há a emergência psiquiátrica do município, que funciona 24 horas no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, na Avenida Centenário.

Outra alternativa é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza ações de apoio emocional e prevenção do suicídio, além de atender de forma gratuita e voluntária todas as pessoas que precisam conversar. O atendimento é feito pelo telefone 188, sob sigilo.

 

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A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), convocou 20 candidatos aprovados no último concurso da Guarda Civil Municipal (GCM), realizado em 2019. Os novos convocados devem comparecer à Semge, na Rua Horácio César, 64, Dois de Julho, no prazo de 30 dias corridos, contados a partir desta quinta-feira (2), para levar a documentação exigida. A lista foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) da quarta-feira (1º).

Quem não comparecer no local e no prazo estabelecido será considerado desistente, implicando na própria desclassificação e convocação do candidato seguinte na classificação. Com convocação inicial de 100 aprovados para o cargo, atualmente 77 estão em estágio probatório, após passarem pelo período de formação.

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