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Um dos mais conhecidos pontos de concentração de trabalhadores do comércio informal de Salvador, a Rótula da Feirinha, no bairro de Cajazeiras X, está de cara nova após passar por obras de infraestrutura. Nesta quarta-feira (1º), o prefeito Bruno Reis, ao lado da secretária de Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet, inaugurou no local uma estrutura confortável, composta por cobertura isotérmica, pavimentação e 128 barracas padronizadas.

A iniciativa atende a uma antiga demanda dos ambulantes – a maioria deles atua há anos na região vendendo produtos de hortifrúti -, valorizando ainda mais o segmento que é responsável por um expressivo volume de geração de ocupação e renda na capital. As melhorias também proporcionaram mais ordenamento ao entorno, trazendo impactos significativos para a mobilidade de veículos e pedestres.

O prefeito destacou a relação de parceria e confiança entre a Prefeitura, ambulantes, camelôs e feirantes nos últimos anos. "Sabemos a importância de vocês para a economia local: 53% dos trabalhadores da cidade estão no comércio informal. São milhares de pais e mães que, através do trabalho nas ruas, garantem o sustento para suas famílias".

Foram citados ainda diversos investimentos municipais empregados para o ordenamento do setor nos últimos anos. Além da recuperação e construção de mercados municipais, estruturas cobertas e camelódromos foram implantados recentemente em diversos cantos da cidade, como Castelo Branco, Cosme de Farias, Liberdade, avenidas Sete de Setembro e Joana Angélica (ambas no Centro), Calçada, Coutos e Comércio.

“Nunca antes na história da cidade o ambulante e feirante foram tratados com tanta dignidade quanto em nossa gestão. Viabilizamos parceria de crédito com Banco do Nordeste, qualificamos esses trabalhadores, e agora mesmo estamos com o programa Sou Salvador. Fizemos barracas padronizadas e vamos disponibilizar uniforme e crachás com QR Code”, assegurou Bruno Reis.

Estrutura – Com área de 385 m², a nova Rótula da Feirinha de Cajazeiras X tem cobertura isotérmica, solução bastante eficiente para minimizar o forte calor soteropolitano em dias de sol, além de proteger vendedores e clientes em períodos de chuva. O espaço também possui pavimentação em pedra e sistema de drenagem para vazão de águas pluviais. Há bancos para descanso, papeleiras espalhadas e de fácil acesso para depósito de resíduos.

Estão instaladas 128 barracas de metalon galvanizado, madeirite naval e cobertura com lona. Do total de barracas, 102 foram destinadas para permissionários que vendem frutas e hortaliças, e as demais para comerciantes de roupas e confecções. O investimento total da obra foi de R$417 mil.

Jânio Crispiniano de Freitas, 58 anos, é ambulante na rótula há seis anos e celebrou a requalificação do espaço. “Aqui era uma bagunça, não havia nenhum tipo de ordenamento. Só em estar aqui dentro é uma garantia de que poderemos trabalhar mais tranquilos, pois temos permissão junto à Semop para atuar, de forma mais adequada para receber a população.”

Com um ambiente mais limpo e organizado, disse ele, a expectativa é atrair mais a clientela. “Até o trânsito do entorno vai melhorar porque muitas barracas que invadiam a pista foram colocadas para este espaço. Vai ser outro padrão de vida”, acredita.

Vendedora de roupas, Laís de Alencar, 30 anos, contou que poderá comercializar seus produtos com mais segurança e conforto após repaginação da Rótula da Feirinha. “Todo o espaço está mais organizado e isso chama mais atenção das pessoas que passam por aqui. Fora que nossa mercadoria está mais protegida”, completou.

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A Secretaria Municipal da Educação (Smed) iniciou esta semana a terceira etapa de distribuição do kit de alimentação complementar escolar para os alunos matriculados na Rede Municipal de ensino na modalidade híbrida/semipresencial. O cronograma começa com as unidades de ensino das Gerências Regionais de Educação (GRE) Centro, Subúrbio II e Liberdade, que estão recebendo os kits desde a segunda-feira (30) até esta sexta (3).

Na segunda semana, de 8 a 10 de setembro, serão contemplados os alunos matriculados nas GREs Pirajá, São Caetano, Orla e Cajazeiras. De 13 a 17 de setembro, as GREs atendidas serão Itapuã, Subúrbio e Cabula. E de 20 a 24 será a vez das crianças do Projeto Pé na Escola e Conveniadas. Cerca de 170 mil alunos devem ser beneficiados, entre eles 150 mil da rede municipal e aproximadamente 20 mil do Projeto Pé na Escola.

Para a gerente regional de educação de Cajazeiras, Adenildes Teles, a entrega dos kits possibilita que seja cumprida a tabela nutricional tão necessária para os estudantes. “A alimentação escolar tem um compromisso nutricional, e nesse período de pandemia em que o atendimento às escolas está ocorrendo de forma adensada, ou seja, um grupo vem dois dias, outro vem três dias, e na semana seguinte faz a permuta, acaba criando lacunas nutricionais para essas crianças. O kit vem, justamente, para complementar essa alimentação que sem a entrega estaria fragmentada”, opina.

Recebimento – As unidades de ensino organizam a logística de distribuição a partir da chegada dos alimentos. Nesse caso, é importante que os responsáveis pelos alunos compareçam à escola somente quando for confirmada a data e o horário das entregas.

Mais informações sobre o recebimento podem ser obtidas por telefone junto às unidades de ensino. É possível conferir o telefone de contato com as escolas no site da Smed, no endereço http://educacao.salvador.ba.gov.br/ , clicando na aba “Rede de Ensino” e, em seguida, em “Escola”.

De março de 2020 até maio deste ano, a Prefeitura já distribuiu dois milhões de cestas básicas, que somam mais de 29 mil toneladas de alimentos. Devido ao retorno das aulas nas escolas municipais, houve uma adequação nos alimentos, que continuam sendo entregues, mas com mudanças na composição. De junho até agosto, já foram entregues cerca de 362 mil kits de alimentação complementar.

A primeira etapa de entrega dos kits teve início no dia 17 de junho e a segunda, no dia 26 de julho. A finalidade da distribuição é garantir a alimentação escolar dos alunos matriculados neste período de aulas na modalidade híbrida/semipresencial. Ou seja, nos dias de aula presencial, os estudantes recebem a merenda na escola e, nos dias de aula remota, a alimentação escolar é garantida pelo kit.

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Iniciada em 20 de agosto, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal já imunizou mais de 50 mil cães e gatos, em Salvador. A estratégia acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, em 98 postos de saúde espalhados pela cidade.

Além disso, agentes de combate às endemias percorrem as ruas de diversas localidades do município, com a aplicação da vacina em pontos volantes. Ainda como parte da estratégia, pontos fixos itinerantes são instalados em bairros estratégicos da cidade.

A capital baiana adotou, pelo segundo ano consecutivo, o sistema de drive-thru para imunização dos animais. O sistema onde os pets são imunizados, sem descer dos veículos, funciona sempre aos sábados e domingos, das 8 às 16 horas, na UNIFTC, na Paralela.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), cerca de 180 mil animais devem ser imunizados durante a campanha. “Estamos convocando a população a levar os animais de estimação até os pontos de vacinação, para garantir a proteção dos bichos. A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade”, alertou a diretora de Vigilância à Saúde, Andréa Salvador.

Para evitar a disseminação da Covid-19, o uso da máscara pelos tutores, nos pontos de imunização, será obrigatório. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

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A Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), em parceria com a startup de impacto socioambiental So+ma, inaugurou, nesta terça-feira (31), o décimo contêiner para recebimento de resíduos recicláveis em Salvador. A unidade foi instalada na região do Pilar, com objetivo de atender a população portuária que mora no bairro.

A Casa So+ma visa estimular a prática da reciclagem, permitindo que a população reverta materiais recicláveis em pontos, por meio do programa So+ma Vantagens. Aderindo ao programa, os pontos acumulados são trocados por benefícios, como cursos profissionalizantes, mantimentos e itens de higiene, além de possibilitar a transferência de doações para Ongs locais. A vice-prefeita Ana Paula Matos, presente à inauguração, conceituou o projeto como uma política em prol do desenvolvimento econômico, social e sustentável de uma cidade.

“Entendemos que o caminho para ser uma cidade mais feliz passa por ações como essa, que mostra a força da comunidade. Espero que seja uma oportunidade para toda população. O projeto traz legitimidade e autoridade moral de quem tem senso de pertencimento”, disse Ana Paula.

O padre da Igreja do Santíssimo Sacramento Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, Renato Minho, ressaltou os benefícios da implantação da Casa So+ma para comunidade do Pilar.  “A igreja tem frequentadores de todos os bairros e todos estão envolvidos com o programa”, afirmou, destacando a ação solidária, diante da necessidade dos moradores locais.

“É um programa de incentivo à reciclagem, que não só auxilia na preservação da natureza, mas ajuda a comunidade a ter uma renda. Protege o ecossistema e também garante o sustento de pessoas que precisam”, defendeu.

Coleta seletiva - O objetivo é chegar à marca de 12 unidades da casa, até o final do ano. A estimativa é arrecadar uma média de 20 toneladas de resíduos por mês. A titular da Secis, Edna França, destacou que a política de coleta seletiva é necessária para preservação do meio ambiente.  “É mais uma ação significativa, para redução do consumo de água, energia e emissão de gases do efeito estufa no meio ambiente, tornando a cidade mais limpa, proporcionando um ar de qualidade para as pessoas”.

Desde a abertura da primeira Casa So+ma, em 11 de junho, já foram recebidos mais de 96 mil quilos de materiais recicláveis, que auxiliam na renda de cooperativas da cidade. Quase cinco mil participantes se cadastraram no programa.

A coordenadora das casas, Nélia Callal, avaliou os resultados de forma positiva. “Todas as unidades têm adesão significativa da população, nossas metas de arrecadação de material têm sido cumpridas. Salvador está aderindo o projeto, dando mais importância à questão da sustentabilidade. Esse material, que muitas vezes era descartado, agora é aproveitado".

Pontuação – Todas as unidades da Casa So+ma contam com um atendente, que auxilia na pesagem dos resíduos e na computação dos pontos. A coordenadora das unidades, Nélia Calhau, explicou como é feita a soma de pontos das pessoas cadastradas. "Cada material equivale a uma pontuação diferente. Um quilo de vidro, por exemplo, vale 10 pontos, já o de papelão soma 99 e o pet, 88. Os eletromecânicos são contabilizados por unidade. Um ventilador vale 15 pontos, enquanto um computador vale 50".

Cada unidade destina os materiais recebidos para uma cooperativa da região. Para se cadastrar no Programa So+ma Vantagens, em Salvador, ou saber mais sobre o projeto, os interessados devem acessar o site www.somavantagens.com.br . As casas funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30 e aos sábados, das 9h às 12h.

Além da nova unidade do Pilar, a população de Salvador encontra Casa So+ma no canteiro central do Imbuí; na Prefeitura-Bairro Subúrbio e Ilhas, em Paripe; na Praça da Revolução, em Periperi; no Largo do Papagaio, na Ribeira; na Praça de Stella Maris, situada na Alameda Praia de Guaratuba; no supermercado Assaí, de Mussurunga; no BIG Bompreço Iguatemi, no Campo da Pronaica, em Cajazeiras, e Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba.

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Lançando mão de uma estratégia que trouxe de volta os olhos dos turistas de todo o planeta para a capital baiana, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Bahia (Abih-BA), segue com a programação do Road Show Salvador 2021. Depois de visitar as cidades de Aracaju (SE) e Porto Alegre (RS), a comitiva soteropolitana desembarca em Belo Horizonte, nesta terça-feira (31), para apresentar o melhor da cidade para agentes e operadores do turismo.

A meta do Road Show ao visitar os principais mercados emissores de turistas para a capital baiana e contactar seus agentes e operadores é, de forma prática e direta, promover capacitações, rodadas de negócios e demais estratégias para apresentar e divulgar o destino Salvador em outros pólos turísticos. As próximas edições ocorrem em São Paulo e Campinas, de 14 a 17 de setembro; e Brasília e Goiânia, entre os dias 27 de setembro a 1º de outubro.

Para o titular da Secult, Fábio Mota, essa é uma ação que reforça as iniciativas promovidas pela Prefeitura para promoção da cidade, a exemplo do Live Tour Salvador, ocorrido nos meses de junho e julho. O formato inédito de transmissão de roteiro turístico ao vivo, através das redes sociais, já registra um milhão de visualizações do conteúdo, disponibilizado nas páginas do Visit Salvador da Bahia.

“Também tem toda a estratégia que fizemos junto às empresas Gol e Itapemirim, de modo a promover a cidade com novos voos para Salvador. Com isso, saltou de 14 para 40 o número de voos da Gol, assim como houve aumento dos voos da Itapemirim para a capital baiana”, complementa o gestor.

A estratégia para atrair ainda mais turistas para a cidade envolve ainda a promoção de Fam Shows e Hospitality Experience. O primeiro envolve as chamadas viagens de familiarização, quando são convidados para a cidade agentes de vendas e profissionais que influenciam a decisão de viagens do chamado público final, bem como clientes corporativos para viverem as experiências proporcionadas pela cidade. Já a segunda opção diz respeito à apresentação de novas tendências de mercado, capacitação, network e palestras temáticas para debater os rumos do setor.

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A Prefeitura selou, nesta terça-feira (31), uma parceria com o Fundo Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para qualificar o atendimento à primeira infância nas áreas da saúde e educação em Salvador. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica foi realizada pela vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, no Le Cirque, situado na Avenida Paralela. Na ocasião, estiveram presentes a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo; a presidente da Fundação Cidade Mãe (FCM), Isabela Argolo; a diretora de Proteção Social Especial da Sempre, Kelly Morais; e a representante do Unicef, Helena Oliveira.

A iniciativa denominada Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi) é uma estratégia de assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação de Unidades de Atenção Primária à Saúde e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). A intenção é garantir a melhoria da oferta de serviços e do diálogo entre profissionais e famílias, visando garantir o pleno desenvolvimento das crianças de até seis anos.

A vice-prefeita de Salvador pontuou que é essencial investir na formação das crianças nessa etapa inicial da vida. “O investimento na primeira infância é fundamental para a formação da criança, proporcionar melhor qualidade de vida, e, no futuro, melhores condições e oportunidades profissionais. Por isso, essa parceria com o Unicef é importante para fortalecer as estratégias efetivas de combate à desigualdade, oferecendo as nossas crianças ambiente saudável, seguro e feliz”, afirmou Ana Paula.

Representando o Unicef nos estados da Bahia, Sergipe e Minas Gerais, Helena Oliveira destacou que Salvador reconhece a importância de priorizar a primeira infância. “É fundamental essa parceria com os poderes públicos, pois consideramos que investir na infância agrega valores positivos em longo prazo, com mais qualidade de vida. A partir desse convênio vamos acompanhar e dar todo suporte técnico oferecendo capacitação para os técnicos municipais da saúde, educação e assistência social, para aprimorar as políticas voltadas à primeira infância”, pontuou Helena Oliveira.

Dinâmica – Conforme o termo de cooperação, serão consideradas Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi) as instituições de Educação Infantil e as Unidades de Saúde que apresentem os melhores resultados na avaliação de indicadores previamente selecionados, e cujas ações para melhorar esses indicadores sejam implementadas por um determinado período.

O Unicef oferecerá capacitação e assistência técnica na parte de monitoramento e avaliação, e um comitê científico em cada capital ficará responsável pela certificação. A iniciativa foi testada inicialmente em Fortaleza (CE) e, a partir de setembro, começa em mais quatro capitais, além de Salvador: Recife (PE), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA).

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Inovação e Tecnologia (Semit), participa do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility 2021. Na oportunidade, serão apresentados os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2021 – o estudo indica que a capital baiana figura entre as dez cidades mais inteligentes do Brasil.

O evento acontece de quarta a sexta-feira (1º a 3) em formatos digital e presencial a partir do Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O encontro, que reúne especialistas, entidades, empresas e governos com práticas para o desenvolvimento das cidades e da mobilidade urbana, terá a participação do secretário Samuel Araújo.

O titular da Semit vai ministrar palestra, no formato on-line, na quarta-feira, às 14h, sobre o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI). De acordo com Samuel Araújo, o documento, que está em fase de elaboração, permitirá que Salvador tenha uma nova estrutura de conectividade, e assim poder ampliar e facilitar ainda mais o acesso do cidadão aos serviços públicos.

Plano – O PDTCI definirá as linhas da política pública de tecnologia para a capital baiana pelos próximos 30 anos. Entre as linhas de ação destaca-se a implantação da infovia municipal, que estabelecerá a rede de conectividade da cidade com a Prefeitura, através de sensores inteligentes de trânsito, iluminação e saneamento. Ainda estão previstos o armazenamento em nuvem dos dados produzidos pelos sistemas municipais, assim como o observatório da cidadania, que vai intensificar a participação dos soteropolitanos na fiscalização dos serviços e na tomada de decisões junto com o poder público da cidade.

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Com prioridade para investimentos nas áreas sociais e a criação de programas que lançam as bases para uma transformação da matriz econômica de Salvador, o Projeto de Lei que institui o Plano Plurianual (PPA) do quadriênio 2022-2025 foi entregue pessoalmente pelo prefeito Bruno Reis à Câmara de Vereadores, na manhã desta terça-feira, na casa legislativa. Estiveram presentes na ocasião o presidente da Câmara, Geraldo Júnior; o secretário da Casa Civil municipal, Luiz Carreira; e demais vereadores. O documento agora será analisado para posterior votação pelo Legislativo.

Elaborado a cada quatro anos, sempre no primeiro ano da gestão, o PPA estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública Municipal, conforme determinam a Lei Orgânica do Município e a Constituição Federal. O objetivo é viabilizar a implementação e a gestão de políticas públicas para os quatro próximos anos e também nortear as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e as Leis Orçamentárias Anuais (LOA), elaboradas anualmente.

O prefeito destacou que fez questão de ir pessoalmente entregar o PPA na Câmara de Vereadores, em respeito ao trabalho realizado pelo Legislativo em defesa dos interesses da cidade, completando com a importância do PPA como um dos instrumentos fundamentais do planejamento municipal. “O documento elenca programas, projetos e ações para 2022 a 2025 que atendem às necessidades mais prementes da população, com o objetivo de tornar Salvador mais igual e cada vez melhor”, declarou Bruno Reis.

“Vamos construir um modelo de PPA 2022-2025 com as contribuições desta casa e que servirá de modelo para outras capitais”, afirmou o presidente da Câmara, Geraldo Júnior.

Investimentos – O PPA 2022-2025 envolve recursos da ordem de R$40,5 bilhões, dos quais R$34,5 bilhões são orçamentários e R$6 bilhões extraorçamentários, que são os recursos oriundos da iniciativa privada ou de outras esferas de governo. Na mensagem, o prefeito reafirma o compromisso de manter as conquistas das últimas gestões, com equilíbrio nas contas públicas, otimização dos gastos, oferta com qualidade de serviços públicos, apesar dos últimos anos de baixo crescimento econômico nacional e a emergência da pandemia da Covid-19.

“Chegamos à conclusão da definição dos eixos de intervenção e das ações a serem realizadas, articuladas com o que a Prefeitura já dispõe hoje, como os planos de Desenvolvimento Urbano (PDDU), Mobilidade, Resiliência, o Salvador 500 e o Planejamento Estratégico, que é, na prática, a definição de prazos, marcos e entregas para os próximos anos, dentro dos compromissos de governo que assumimos no ano passado”, explicou Bruno Reis.  

O Plano Plurianual traz oito eixos estratégicos, que sinalizam as macrosdiretrizes da administração, em 15 programas de governo e 356 ações destinadas a responder às demandas da sociedade, intervir em problemas que se apresentam nas diversas dimensões das funções de governo, dentre elas, nas áreas social, econômica, ambiental, tecnológica e administrativas. A escuta à população para a elaboração das ações, tomou como base o programa Ouvindo Nosso Bairro, de consulta popular pela internet, com votação para o estabelecimento de prioridades.

Segundo o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira, o PPA dialoga de forma integrada com os demais instrumentos de Planejamento da prefeitura de médio e longo prazos, como o Plano Estratégico, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PPDU) e o Plano Salvador 500, com horizonte de planejamento até 2049, quando a capital baiana completa cinco séculos de fundação. “O planejamento integrado já se consolidou como um dos pilares fundamentais da gestão da nossa cidade, como impulsionador do desenvolvimento econômico e social”, afirma.

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O Multicentro Carlos Gomes está arrecadando potes e frascos de vidro para o armazenamento do leite materno. Os materiais serão doados para o Banco de Leite Humano da Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, que durante a pandemia da Covid-19 vem enfrentando dificuldade de manter o estoque.

A campanha faz parte das celebrações do Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno. As doações dos frascos podem ser feitas até o dia 10 de setembro, de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 8h às 17h, na sede da unidade, na Rua Carlos Gomes, 270, Dois de Julho.

“Os potes de vidro são fundamentais para que os bancos de leite possam armazenar adequadamente o leite materno. Durante a pandemia, houve uma queda significativa das doações de frascos. Essa campanha é uma forma de ajudarmos a manter o estoque normal nessas unidades”, explicou a coordenadora assistencial do Multicentro Carlos Gomes, Paula Souza.

Tipo adequado – Somente os frascos de vidro com a tampa plástica podem ser utilizados para o armazenamento do leite materno. Isso porque, antes de ser utilizado, o leite passa por um processo de pasteurização, em que é aquecido a 62,5º C por 30 minutos. Os recipientes de café solúvel ou potes no mesmo modelo são os mais indicados porque dão melhor condição de coleta e armazenamento do leite, devido à boca mais larga.

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