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A capital baiana dá mais um importante passo na campanha global pela sustentabilidade, através de ações de resiliência e da emissão zero de carbono. Nesta quinta-feira (2), o prefeito Bruno Reis recebeu a visita do embaixador do Reino Unido, Peter Wilson, referência mundial no tema Sustentabilidade e que está pela primeira vez na capital baiana. Além disso, foram apresentados os dois ônibus elétricos que estarão em fase de testes neste mês de setembro em Salvador. As ações foram realizadas em cerimônia simbólica na estação do BRT, em frente ao Hiper, na Avenida ACM.

Além do embaixador, estiveram presentes a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; representantes da Rede C40, do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e da BYD, empresa fornecedora de veículos elétricos; além dos secretários das pastas de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Edna França, e de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller. 

O objetivo da visita é explorar oportunidades de parceria da gestão municipal com o governo britânico, em prol de um intercâmbio de boas práticas e projetos mútuos nas áreas de assistência social, sustentabilidade, mobilidade, desenvolvimento econômico, educação e tecnologia. Na oportunidade, o embaixador divulgou a campanha Race to Zero (Corrida para o Zero), da qual Salvador já faz parte, e a Race to Resilience (Corrida para a Resiliência), cuja adesão da capital foi efetivada pelo prefeito Bruno Reis.

O prefeito destacou que não há como pensar em uma cidade moderna, eficiente e com melhor qualidade de vida se não colocar o tema sustentabilidade como prioridade. Sendo assim, salientou, Salvador está aberta a parcerias com demais instituições, a exemplo da Fundação Rockfeller, e ainda solicitou ao embaixador que possa ajudar a capital baiana na intermediação de iniciativas, a exemplo da adoção de ônibus elétricos.

“É um orgulho para Salvador assinar mais um termo de compromisso, o Race to Resilience, dentro da ação de preservação do meio ambiente, da sustentabilidade, da resiliência. Inclusive, com o Plano de Resiliência da cidade, a intenção é chegar a 2049 atingindo a emissão zero de carbono e cumprindo as metas que estão estabelecidas no Acordo de Paris. Podem ter certeza de que as medidas de gestão e de conscientização da população, vamos cumprir esse compromisso”, declarou Bruno Reis.

O embaixador do Reino Unido considerou que hoje é um dia muito importante, não só porque Salvador tem vontade de desenvolver uma maneira mais verde, mas também tem planos concretos para realizar esses objetivos. Ele avaliou que a cidade é um exemplo para outros locais na América Latina de como fazer uma economia mais verde.

“Vejo uma energia em Salvador de fazer as coisas de maneira nova, criativa e que vai ajudar o povo a atingir os objetivos neste século XXI. Para os investidores, ver uma cidade que enfrentam os riscos e têm metas para evitar problemas mais graves com o meio ambiente é uma grande oportunidade para eles estabelecerem parcerias mais concretas e fortes pelo futuro. É uma honra estar aqui e ver coisas concretas que estão sendo feitas na cidade”, declarou Peter Wilson.

Para a titular da Secis, nunca se precisou tanto dar atenção máxima ao que está acontecendo com o planeta em relação às mudanças climáticas. “Cada dia que passa é um dia a menos para mitigarmos os efeitos dos gases de efeito estufa na Terra e adaptarmos Salvador a essa realidade. O Município tem buscado se manter conectado com as ações e campanhas ao redor do mundo que se unem nesse sentido, e procurado se instrumentalizar para alcançar suas metas até 2049”, considerou Edna França.  

Zero Carbono – Salvador está entre as cidades comprometidas em reduzir as emissões de gases de efeito estufa de modo a limitar o aquecimento global à meta ambiciosa estabelecida no Acordo de Paris, de 1.5°C, em 2015. Para isso, a capital baiana elaborou o seu Plano de Ação Climática e se comprometeu em zerar as emissões na cidade até 2049.

Ações como essa colocam Salvador como referência global nesse campo, com projetos, programas e ações voltadas para diminuição das emissões dos gases de efeito estufa, como mobilidades mais limpas e sustentáveis, geração de energias renováveis e gestão sustentável de resíduos sólidos.

Com esse foco, Salvador se juntou às campanhas globais Race to Zero, coordenadas pelas Nações Unidas, e agora à Race to Resilience. Os principais objetivos são criar mudanças transformadoras que tornem a cidade resiliente e adaptada aos impactos das mudanças climáticas.

As duas campanhas reúnem lideranças e apoio de empresas, cidades, regiões, investidores para uma recuperação saudável, resiliente e zero de carbono que evite ameaças futuras, crie empregos decentes e desbloqueie um crescimento inclusivo e sustentável. O objetivo é impulsionar mudanças para descarbonizar a economia antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas –  COP26, que ocorrerá em Glasgow, na Escócia, em novembro, quando governos nacionais devem anunciar metas ainda mais ambiciosas para cumprir o Acordo de Paris.

“Com o Plano de Ação Climática e a adesão a estas duas campanhas, Salvador deixa claro seu compromisso tanto local como global em encontrar soluções para a crise climática, que já é uma realidade, como vimos no último relatório do IPCC. A C40 seguirá apoiando a prefeitura na implementação de ações climáticas como a transição para um sistema de transporte limpo, aumento da geração de energia renovável e ampliação de áreas verdes tornando Salvador mais sustentável, limpa e inclusiva", ressalta Ilan Cuperstein, diretor Regional para a América Latina da Rede C40.

Para Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul, este movimento se torna ainda mais importante neste momento, no qual recebemos o relatório do IPCC alertando sobre a gravidade da crise climática. “A adesão a movimentos globais, como as campanhas Race to Zero e Race to Resilience, colocam Salvador e as ações que estão sendo apresentadas em direção a um futuro que dialoga diretamente com os esforços de todo o mundo para zerar as emissões líquidas de carbono. Este é o caminho para construirmos juntos um futuro que seja mais sustentável e economicamente mais justo.”

Ônibus elétrico – Durante o evento, também foram apresentados dois ônibus elétricos que, durante o mês de setembro, farão testes operando em linhas da cidade para verificar a viabilidade e desempenho dos veículos. A Prefeitura tem empregado esforços no sentido de viabilizar modelos deste tipo para a operação do BRT, como uma solução para diminuir as emissões de gases poluentes, uma vez que o setor de transporte é responsável por 65% de todas as emissões em Salvador.

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Mais de 570 estudantes da Bahia e de Sergipe participaram, nesta quarta-feira (1º), do “Diálogos de Educação para o Trânsito – Aprendizes em Perspectivas”, evento virtual promovido pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Também hoje, outra palestra sobre segurança viária realizada pela autarquia municipal envolveu cerca de 50 motoristas da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

Os encontros marcam o início das ações que vão repercutir na Semana Nacional do Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro e contará com uma programação especial. “As ações, que serão divulgadas em breve, envolvem iniciativas das áreas de Educação para o Trânsito, engenharia de tráfego, cursos, palestras, campanhas de conscientização e eventos em algumas regiões de Salvador. Este ano, a Semana vai focar na importância de se manter a responsabilidade no trânsito como fator de prevenção e acidente”, ressaltou o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

As condutas responsáveis no trânsito foram alguns dos principais assuntos debatidos com estudantes no encontro virtual realizado nesta quarta. Os estagiários e aprendizes de 14 a 24 anos puderam assistir, gratuitamente, palestras com representantes da Transalvador, da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e dos departamentos Nacional e Estadual de Trânsito (Denatran e Detran). Na oportunidade, eles puderam fazer perguntas e entender a importância do convívio harmônico nas vias.

O respeito às regras foi uma das formas citadas por Rita Cunha, coordenadora de Ações para o Trânsito do Denatran, que possibilita a prevenção de acidentes. “As leis são reguladoras do comportamento humano. São usadas para que as pessoas possam se conscientizar e conviver harmonicamente. A gente tem de pensar o trânsito como um convívio social, movimento contínuo de cooperação e respeito”, explicou Rita.

Todos os aprendizes que assistiram às palestras foram indicados pelo CIEE. “Consideramos de extrema importância iniciativas como esta direcionadas a esses jovens aprendizes, que estão no mundo do trabalho. Eles são pedestres, andam do transporte público, e esses momentos de levar informações são cruciais para prevenção sinistros e proteção. Devemos sempre utilizar o conhecimento a favor da vida”, afirmou o assistente social de CIEE/BA-SE, Nailton Santos.

Direção defensiva – Motoristas da Prefeitura também foram aprendizes, nesta quarta, de uma outra atividade promovida pela Transalvador. Os condutores que atuam na Sempre puderam participar de um curso de direção defensiva, realizado pela Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut). A iniciativa tem como objetivo levar aos motoristas o conhecimento sobre o veículo que eles trabalham no dia a dia, visando conscientizar sobre condutas responsáveis e, consequentemente, prevenção de acidentes.

Motorista há seis anos na administração municipal, o colaborador Mário Henrique Borges avaliou a palestra como um diferencial para desenvolver a sua função em Salvador. “Trouxe coisas que mesmo nós, condutores [profissionais] no dia a dia, não sabíamos. Então a palestra foi importante para desenvolvermos novas habilidades e ter ciência de como conduzir”, declarou o motorista da Sempre.

“Esses eventos visam provocar reflexões acerca da convivência no trânsito. Abrimos o mês da mobilidade promovendo cidadania ativa”, pontuou a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos.

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Como forma de garantir melhor mobilidade e segurança aos motoristas que transitam pela cidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Manutenção (Seman), realiza diariamente um importante serviço corretivo de recuperação pontual de ruas e avenidas, através da Operação Tapa Buracos. Nesta quarta-feira (1º), a ação contemplou 15 vias, dentre elas o trecho da Rótula do Abacaxi (sentido Heitor Dias), Rua Professor Plínio Garcez de Sena (Mussurunga), Rua Heitor Dias (Cidade Nova), Rua Raimundo Magaedi (Costa Azul) e Estrada das Barreiras.

É natural que pavimentações asfálticas sofram ocasionalmente com desgastes. Isso ocorre por diversos motivos que vão desde fenômenos climáticos até pelo próprio volume diário de automóveis em circulação. Desse modo, a Operação Tapa-Buraco é executada com a finalidade de reparar os danos e impactos causados ao asfalto, melhorando a qualidade das pistas.

A iniciativa consiste basicamente na retirada da capa asfáltica na área danificada, seguida pela colocação de óleo betuminoso para imprimação e aplicação de nova camada. O processo é finalizado com a compactação, através de uma máquina que prensa o asfalto no chão, e o trecho já é liberado em seguida para o trânsito de veículos.

Geralmente, o tipo asfalto utilizado é o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que apresenta maior durabilidade nos serviços de manutenção, embora o seu uso seja limitado por não poder ser aplicado em solo molhado.

Quando surge demandas emergenciais em dias chuvosos, no entanto, as equipes da Seman fazem uso de asfalto frio que, embora tenha boa aderência mesmo sob essa condição climática, possui custo mais elevado, além de menor resistência. De acordo com a Seman, as localidades que recebem asfalto frio entram na programação para receber, posteriormente, o CBUQ, dando resolução definitiva ao reparo.

“Esse é um trabalho que se torna mais efetivo em períodos de sol. Quando estamos sob fortes chuvas, há extrema dificuldade em realizar a operação”, explica o titular da pasta, Luciano Sandes.

Demanda – No primeiro semestre deste ano, mais de 16 mil toneladas de massa asfáltica foram aplicadas pela Seman em aproximadamente 1,9 mil ruas de Salvador. “Para execução do trabalho, utilizamos como referência as delimitações das Prefeituras-Bairro. Entre os meses de janeiro e fevereiro, por exemplo, a região da unidade administrativa Liberdade/São Caetano foi a que mais precisou das ações. Entre março e abril, a maior demanda ocorreu em Itapuã”, pontuou Sandes.

“Maio registrou maior demanda na região de Liberdade/São Caetano, junto com Barra/Pituba. No mês de julho registramos um problema sério, em virtude das chuvas, que castigaram a cidade por 25 dos 31 dias do mês”, acrescentou o secretário.

Programação – As intervenções seguem programação diurna, noturna e aos finais de semana. As equipes do órgão percorrem toda a cidade, identificando os locais mais críticos para fazer os reparos nas vias. Mas a população também pode solicitar o serviço.

São disponibilizados pela Prefeitura canais próprios para atendimento com direcionamento correto para os diversos tipos de demandas e abertura de protocolos, que possuem prazo para efetivação com acompanhamento de status. As demandas podem ser efetuadas pelo sistema Fala Salvador, através do número 156, além do site e aplicativo da plataforma, e de forma presencial nas Prefeituras-Bairro.

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Nesta quarta-feira (1°), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou uma operação de combate à poluição visual nos bairros de Itapuã e São Cristóvão. As equipes de fiscalização removeram 61 peças publicitárias que estavam sendo exibidas sem autorização do órgão e instaladas em área pública.

Em Itapuã foram realizadas 25 apreensões e outras 36 ocorreram no bairro de São Cristóvão. Entre as peças estavam banners, cavaletes, placas e faixas. “Estamos realizando um pente fino na cidade para garantir que não haja poluição visual e, consequentemente, estejamos em ambientes mais limpos e organizados. É papel da Sedur garantir o ordenamento da cidade e fazer valer a legislação”, explica o coordenador de fiscalização da pasta, Everaldo Freitas.

O decreto de publicidade nº 30.095/2018 prevê que a colocação de qualquer anúncio ou engenho publicitário, ainda que localizado em áreas de domínio privado, fica sujeito à liberação pela Prefeitura através do alvará de autorização. Os interessados em licenciar as peças podem fazer a solicitação pelo site www.sedur.ba.gov.br .

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A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) tem avançado a passos largos na adequação do Sistema Integrado de Gestão Fiscal de Salvador (Sigef SSA) às normas federais, para dar maior transparência à gestão municipal. O modelo usado na capital baiana já atente a 94 dos 102 procedimentos orientados pelo Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), que é nacional.

O Sigef SSA é um software utilizado por todos os órgãos e entidades municipais, inclusive pelo Poder Legislativo, no qual são lançados processos de planejamento, execução e controle orçamentário, financeiro e contábil. As exigências do Siafic, que estão sendo implementadas em Salvador, têm como base o decreto federal nº 10.540/2020. Usada desde 2015, a ferramenta ajuda o município a aperfeiçoar os instrumentos de transparência e segurança das informações.

Com o sistema de planejamento, Salvador ampliou a possibilidade de controle e acompanhamento financeiro, bem como a qualidade das prestações de contas e a disponibilização de informações para os órgãos de controle interno e externo. Até 2023, a ferramenta deverá concluir todas as adequações.

Os processos que estão em fase de implementação são contábeis, procedimentos de transparência da informação e tecnologia. Após a adequação, estes recursos vão contribuir para ganhos na interatividade e usabilidade do sistema.

O software possui integração com outros sistemas municipais, a exemplo do Portal da Transparência, do Sistema Tributário Municipal e o sistema de emissões de notas fiscais pelo contribuinte. Essa integração torna o fluxo de informações automatizado, on-line e mais dinâmico, facilitando a comunicação e o atendimento aos diversos requisitos dos procedimentos de transparência.

Âmbito nacional – O Siafic é um software que deve ser utilizado pelos órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com base de dados compartilhada e integrada aos sistemas estruturantes como gestão de pessoas, patrimônio e controle.

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Fruto de parceria entre a Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Inovação e Tecnologia (Semit), e o Senai Cimatec, a chamada Cidade Zero Carbono será lançada às 19h30 desta quarta-feira (1º), no canal do Senai Cimatec no YouTube, no endereço https://www.youtube.com/watch?v=4eiEk3MERHg. A iniciativa visa alavancar projetos de startups, por meio de apoio do poder público e entidades privadas, com o objetivo de solucionar problemas destes entes, além de ajudar criar condições para zerar as emissões de carbono da capital baiana até 2049, conforme meta estabelecida no projeto, que também visa estimular o empreendedorismo e a inovação na cidade.

Participam do evento de lançamento a secretária da Secis, Edna França, o diretor de inovação da Semit, Luiz Henrique Gaban, o gerente de inovação e empreendedorismo do Senai Cimatec, Vilson Alves, e o gerente executivo de inovação e tecnologia do Senai Cimatec, Flavio Marinho.

“A chamada nasce de uma parceria que já vem dando certo há muito tempo entre Prefeitura e o Senai Cimatec na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para a nossa cidade. Temos uma missão para cumprir até 2049, e precisamos criar condições para que empreendedores com boas ideias sejam parte desse esforço que poder público e iniciativa privada estão fazendo para alcançarmos nosso objetivo”, informa Edna França.

Cronograma – A partir do lançamento, as ações seguem um cronograma que envolve inscrições, seleção e execução dos processos. A fase de inscrições ocorre entre os dias 2 de setembro e 15 de outubro de 2021, somente por meio do site https://materiais.senaicimatec.com.br/zerocarbono. A escolha das parcerias acontece com as indústrias demandantes indicando desafios para que as startups ofereçam soluções relacionadas à temática de redução da emissão de carbono. As interações serão acompanhadas pelo Senai Cimatec, que irá auxiliar as startups e indústrias a encontrarem as melhores conexões entre si.

Posteriormente à seleção, ocorrerão rodadas de conexão com o objetivo principal de serem apresentadas as ideias das startups/empresas ofertantes. O próximo passo envolve nova seleção de projetos mais alinhados com os critérios da chamada, para o desenvolvimento de Provas de Conceito (PoCs), que antecede o aporte financeiro e econômico não reembolsável para realização da Prova de Conceito, com duração de até seis meses.

O programa tem o objetivo de sanar desafios das indústrias a partir de soluções inovadoras apresentadas por startups, garantindo a manutenção da inovação, de setores produtivos, promovendo a economia de baixa emissão de carbono até conseguir a sua neutralidade.

“Com essa temática, os desafios podem vir, por exemplo, do setor de energia estacionária, transportes, resíduos, etc. Como incentivo, há previsão de aporte financeiro de até R$200 mil por projeto, sendo R$25 mil do Senai Nacional, destinado aos serviços das startups. Já o Senai/Cimatec, investe R$75 mil, para despesas na execução, provas, testes, e a própria operação do desafio. Já a Prefeitura investe R$50 mil para que o empreendedor se mantenha durante os seis meses do processo, para que os agentes possam se dedicar exclusivamente ao desafio”, destaca o diretor de Inovação da Semit, Luis Henrique Gaban.

"A chamada é uma grande oportunidade para startups e empresas industriais estabelecerem conexões e alavancar recursos em prol de um tema de grande importância, utilizando o suporte tecnológico do Cimatec e a parceria com atores relevantes, como a Prefeitura de Salvador e a Connected Places Catapult, um parceiro internacional de referência", avalia o gerente executivo do Senai Cimatec, Flávio Marinho.

Perfil – Podem se inscrever no processo empresas industriais de médio e grande porte, regularizadas e com CNPJ ativo, que possuam Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) primário industrial ou sejam contribuintes do Sesi e/ou Senai; startups com CNPJ ativo de até dez anos de existência, cujo faturamento anual seja inferior a R$ 16 milhões e que possuam CNPJ; e instituições parceiras com objetivo de contribuir com a realização das provas de conceito, por meio de contrapartida econômica ou financeira, mas não atendam aos requisitos para figurar como Indústria Demandante.

Não haverá restrições às startups quanto ao número de submissões de projetos inscritos, mas apenas um será executado ao fim do processo. Informações adicionais podem ser conferidas no edital, acessando o seguinte endereço: materiais.senaicimatec.com.br/zerocarbono.

 

 

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Um dos mais conhecidos pontos de concentração de trabalhadores do comércio informal de Salvador, a Rótula da Feirinha, no bairro de Cajazeiras X, está de cara nova após passar por obras de infraestrutura. Nesta quarta-feira (1º), o prefeito Bruno Reis, ao lado da secretária de Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet, inaugurou no local uma estrutura confortável, composta por cobertura isotérmica, pavimentação e 128 barracas padronizadas.

A iniciativa atende a uma antiga demanda dos ambulantes – a maioria deles atua há anos na região vendendo produtos de hortifrúti -, valorizando ainda mais o segmento que é responsável por um expressivo volume de geração de ocupação e renda na capital. As melhorias também proporcionaram mais ordenamento ao entorno, trazendo impactos significativos para a mobilidade de veículos e pedestres.

O prefeito destacou a relação de parceria e confiança entre a Prefeitura, ambulantes, camelôs e feirantes nos últimos anos. "Sabemos a importância de vocês para a economia local: 53% dos trabalhadores da cidade estão no comércio informal. São milhares de pais e mães que, através do trabalho nas ruas, garantem o sustento para suas famílias".

Foram citados ainda diversos investimentos municipais empregados para o ordenamento do setor nos últimos anos. Além da recuperação e construção de mercados municipais, estruturas cobertas e camelódromos foram implantados recentemente em diversos cantos da cidade, como Castelo Branco, Cosme de Farias, Liberdade, avenidas Sete de Setembro e Joana Angélica (ambas no Centro), Calçada, Coutos e Comércio.

“Nunca antes na história da cidade o ambulante e feirante foram tratados com tanta dignidade quanto em nossa gestão. Viabilizamos parceria de crédito com Banco do Nordeste, qualificamos esses trabalhadores, e agora mesmo estamos com o programa Sou Salvador. Fizemos barracas padronizadas e vamos disponibilizar uniforme e crachás com QR Code”, assegurou Bruno Reis.

Estrutura – Com área de 385 m², a nova Rótula da Feirinha de Cajazeiras X tem cobertura isotérmica, solução bastante eficiente para minimizar o forte calor soteropolitano em dias de sol, além de proteger vendedores e clientes em períodos de chuva. O espaço também possui pavimentação em pedra e sistema de drenagem para vazão de águas pluviais. Há bancos para descanso, papeleiras espalhadas e de fácil acesso para depósito de resíduos.

Estão instaladas 128 barracas de metalon galvanizado, madeirite naval e cobertura com lona. Do total de barracas, 102 foram destinadas para permissionários que vendem frutas e hortaliças, e as demais para comerciantes de roupas e confecções. O investimento total da obra foi de R$417 mil.

Jânio Crispiniano de Freitas, 58 anos, é ambulante na rótula há seis anos e celebrou a requalificação do espaço. “Aqui era uma bagunça, não havia nenhum tipo de ordenamento. Só em estar aqui dentro é uma garantia de que poderemos trabalhar mais tranquilos, pois temos permissão junto à Semop para atuar, de forma mais adequada para receber a população.”

Com um ambiente mais limpo e organizado, disse ele, a expectativa é atrair mais a clientela. “Até o trânsito do entorno vai melhorar porque muitas barracas que invadiam a pista foram colocadas para este espaço. Vai ser outro padrão de vida”, acredita.

Vendedora de roupas, Laís de Alencar, 30 anos, contou que poderá comercializar seus produtos com mais segurança e conforto após repaginação da Rótula da Feirinha. “Todo o espaço está mais organizado e isso chama mais atenção das pessoas que passam por aqui. Fora que nossa mercadoria está mais protegida”, completou.

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A Secretaria Municipal da Educação (Smed) iniciou esta semana a terceira etapa de distribuição do kit de alimentação complementar escolar para os alunos matriculados na Rede Municipal de ensino na modalidade híbrida/semipresencial. O cronograma começa com as unidades de ensino das Gerências Regionais de Educação (GRE) Centro, Subúrbio II e Liberdade, que estão recebendo os kits desde a segunda-feira (30) até esta sexta (3).

Na segunda semana, de 8 a 10 de setembro, serão contemplados os alunos matriculados nas GREs Pirajá, São Caetano, Orla e Cajazeiras. De 13 a 17 de setembro, as GREs atendidas serão Itapuã, Subúrbio e Cabula. E de 20 a 24 será a vez das crianças do Projeto Pé na Escola e Conveniadas. Cerca de 170 mil alunos devem ser beneficiados, entre eles 150 mil da rede municipal e aproximadamente 20 mil do Projeto Pé na Escola.

Para a gerente regional de educação de Cajazeiras, Adenildes Teles, a entrega dos kits possibilita que seja cumprida a tabela nutricional tão necessária para os estudantes. “A alimentação escolar tem um compromisso nutricional, e nesse período de pandemia em que o atendimento às escolas está ocorrendo de forma adensada, ou seja, um grupo vem dois dias, outro vem três dias, e na semana seguinte faz a permuta, acaba criando lacunas nutricionais para essas crianças. O kit vem, justamente, para complementar essa alimentação que sem a entrega estaria fragmentada”, opina.

Recebimento – As unidades de ensino organizam a logística de distribuição a partir da chegada dos alimentos. Nesse caso, é importante que os responsáveis pelos alunos compareçam à escola somente quando for confirmada a data e o horário das entregas.

Mais informações sobre o recebimento podem ser obtidas por telefone junto às unidades de ensino. É possível conferir o telefone de contato com as escolas no site da Smed, no endereço http://educacao.salvador.ba.gov.br/ , clicando na aba “Rede de Ensino” e, em seguida, em “Escola”.

De março de 2020 até maio deste ano, a Prefeitura já distribuiu dois milhões de cestas básicas, que somam mais de 29 mil toneladas de alimentos. Devido ao retorno das aulas nas escolas municipais, houve uma adequação nos alimentos, que continuam sendo entregues, mas com mudanças na composição. De junho até agosto, já foram entregues cerca de 362 mil kits de alimentação complementar.

A primeira etapa de entrega dos kits teve início no dia 17 de junho e a segunda, no dia 26 de julho. A finalidade da distribuição é garantir a alimentação escolar dos alunos matriculados neste período de aulas na modalidade híbrida/semipresencial. Ou seja, nos dias de aula presencial, os estudantes recebem a merenda na escola e, nos dias de aula remota, a alimentação escolar é garantida pelo kit.

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Iniciada em 20 de agosto, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal já imunizou mais de 50 mil cães e gatos, em Salvador. A estratégia acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, em 98 postos de saúde espalhados pela cidade.

Além disso, agentes de combate às endemias percorrem as ruas de diversas localidades do município, com a aplicação da vacina em pontos volantes. Ainda como parte da estratégia, pontos fixos itinerantes são instalados em bairros estratégicos da cidade.

A capital baiana adotou, pelo segundo ano consecutivo, o sistema de drive-thru para imunização dos animais. O sistema onde os pets são imunizados, sem descer dos veículos, funciona sempre aos sábados e domingos, das 8 às 16 horas, na UNIFTC, na Paralela.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), cerca de 180 mil animais devem ser imunizados durante a campanha. “Estamos convocando a população a levar os animais de estimação até os pontos de vacinação, para garantir a proteção dos bichos. A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade”, alertou a diretora de Vigilância à Saúde, Andréa Salvador.

Para evitar a disseminação da Covid-19, o uso da máscara pelos tutores, nos pontos de imunização, será obrigatório. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

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