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O projeto do BRT está avançando na capital baiana e vai permitir que a população obtenha ganhos significativos em mobilidade. A partir desta terça-feira (14) a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), dará início a uma nova fase de testes, em linhas em que o trajeto se assemelha com o percurso que será realizado na operação do sistema.

Serão usados dois ônibus, sendo que cada um deles vai rodar em uma linha por semana. Os testes serão iniciados nas linhas 0805 – Lapa x Pituba e a 1347 – Estação Pirajá x Pituba, a partir das 5h.

Os ônibus elétricos, veículos escolhidos para os testes, são uma solução para reduzir a emissões de gases poluentes na cidade, melhorando a qualidade de vida de quem faz uso do transporte público. De acordo com dados da Semob, o setor de transporte é responsável por 65% de todas as emissões de gases poluentes no meio ambiente, em Salvador.

De acordo com a BYD, empresa especializada em energia limpa, cada ônibus elétrico, rodando em média 6 mil km por mês, deixa de emitir 125 toneladas de gás carbono (CO2) por ano, o que corresponde ao plantio de 897 árvores no período.

Para o titular da Semob, Fabrizzio Muller, o modal trará para Salvador um impacto positivo, em diversos aspectos que perpassam pela mobilidade. “O BRT é uma das maiores obras de mobilidade já realizadas em Salvador. Sem dúvidas, trará inúmeros benefícios para a região, uma das mais movimentadas da cidade, desafogando o trânsito de uma área que tem problemas históricos de circulação e reduzindo o tempo de deslocamento dos usuários do transporte", afirmou.

Além do impacto no trânsito, ele afirmou que o BRT trará benefícios diretos para os usuários. "Com a capacidade de transportar um maior número de passageiros, de forma mais rápida através de uma via expressa, será um modal de qualidade, eficiente e seguro. Trazer para a cidade soluções de mobilidade, que facilitem o deslocamento e ofereçam muito mais conforto para a população, é o nosso principal objetivo”, reforçou o gestor.

Projeto – As obras do BRT foram divididas em três etapas. O trecho 1, que vai desde as imediações do Shopping da Bahia até a ladeira da Cruz da Redenção, já foi concluído e entregue em dezembro do ano anterior. O trecho 2, que funcionará entre a Cidade Jardim e a Estação da Lapa, deverá ter as obras iniciadas em breve. Já o terceiro e último trecho, atualmente em obras, vai desde o Parque da Cidade até o Posto Namorados, no Itaigara.

A expectativa da Prefeitura é que o trecho entre o Shopping da Bahia e o Posto Namorados comece a operar no primeiro trimestre de 2022. Todo o percurso do BRT terá aproximadamente 11 km. A previsão é que as obras do trecho 3 sejam concluídas até o final deste ano. Já a expectativa para a conclusão de todo o projeto do BRT, até a Lapa, é que seja finalizado em dezembro de 2022.

 

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Os postos de atendimento da Secretaria da Fazenda de Salvador (Sefaz) passaram a funcionar em novos horários, nas unidades do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da capital baiana. A partir de agora, os postos dos shoppings Barra e Bela Vista funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Nas unidades do Comércio, Cajazeiras e Pituaçu, o funcionamento acontece também de segunda a sexta, das 7h às 16h. Já no SAC Periperi, o atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta. Antes de se dirigir a um dos postos do serviço, o contribuinte deve realizar o agendamento prévio por meio do SAC Digital.

Além do SAC, o cidadão também pode buscar atendimento na sede da Sefaz, na Rua das Vassouras, nº 1, Centro. Em virtude da pandemia do coronavírus, o horário de funcionamento do local foi alterado e funciona de segunda a sexta, de 9h às 16h.

O contribuinte ainda tem a opção de ir a um dos postos das Prefeituras-Bairro, que funcionam também de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os atendimentos acontecem nas unidades Barra/Pituba, Cabula, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã, Liberdade/São Caetano, Pau da Lima, Subúrbio e Valéria. Antes de se dirigir aos postos, o cidadão deve realizar o agendamento através do site www.horamarcada.salvador.ba.gov.br .

Todos os atendimentos continuam respeitando as medidas de segurança contra a Covid-19. É necessário que o cidadão esteja usando máscara, para ter acesso às dependências. Também é aferida a temperatura, nos acessos a esses espaços, e o distanciamento entre os contribuintes e servidores é obrigatório. O cidadão deve evitar levar acompanhantes, exceto nos casos de idosos, deficientes e/ou pessoas com dificuldade de locomoção.

 

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No primeiro dia de aplicação das provas do Programa Salvador Avalia (Prosa), o clima foi de tranquilidade nas unidades escolares da rede municipal. Na manhã desta segunda-feira (13), os alunos chegaram cedo e logo se acomodaram nas salas de aula, para fazer as avaliações de língua portuguesa e matemática.

Devido aos protocolos de segurança sanitária, as turmas foram divididas em pequenos grupos. Foram três horas para responder às questões, incluindo o intervalo para o lanche.

A Escola Municipal Hildete Lomanto, no bairro do Garcia (GRE Centro), reservou dez salas para a acomodação das turmas. Cerca de 50 alunos fizeram as avaliações no local, durante a manhã.

Todo o conteúdo foi trabalhado nas aulas da TV e atividades escritas, segundo a vice-gestora Litza Cerino Pereira Machado. “A partir do resultado da prova é que saberemos como foi o aprendizado dos nossos alunos e como eles absorveram os conteúdos, durante o ensino remoto”, explicou.

Na Escola Municipal Doutor Fernando Montanha Pondé, no Rio Vermelho (GRE Centro), a adesão foi considerada positiva pela gestora Maria Aparecida Menezes. “Tivemos uma presença significativa, graças ao trabalho de divulgação feito pela coordenação da escola”, comemorou.

Dos 22 candidatos do 1º ano, 19 fizeram a prova na unidade, durante a manhã. “Dividimos os alunos em três grupos. A avaliação será finalizada sexta-feira (17), com as turmas do 5º ano”, explicou a gestora.

Tranquilo mesmo estava o estudante do 1º ano, Natan Adones Souza da Silva, de sete anos. Ele disse que se dedicou bastante aos estudos. “Usei apenas 5% do meu cérebro para realizar a prova de português, acredito que a de matemática também não tenha problemas”, contou o garoto, arrancando risos da professora Jucilene Fadigas, responsável por aplicar o exame.

Nesta segunda-feira, as provas foram voltadas para matriculados no 1º e 9º anos. Na terça (14), será a vez dos alunos dos 2º e 8º anos. No dia 15, quarta-feira, estudantes do 3º e 7º anos farão a prova e, na quinta-feira (16), as turmas de 4º e 6º anos. Encerrando a semana, os alunos do 5º ano farão a prova na sexta-feira (17).

Diagnóstico – Criado em 2013, o Programa Salvador Avalia (Prosa) tem os objetivos de aferir o desempenho dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, realizar um diagnóstico do aprendizado e colher subsídios para o aprimoramento do processo de ensino. As provas são direcionadas aos estudantes do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano.

 

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Mais ações de fiscalização do cumprimento dos protocolos de segurança e prevenção à vida foram realizadas, no último fim de semana, pela força-tarefa formada pelas secretarias municipais de Urbanismo (Sedur) e Ordem Pública (Semop), Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar. As ações tiveram como foco estabelecimentos comerciais e ambulantes, assim como o combate à poluição sonora.

De 10 a 12 de setembro (sexta-feira a domingo), foram feitas 1.565 vistorias, em 62 localidades da capital baiana. Neste período, foram emitidas 16 notificações por descumprimento das medidas sanitárias, seis interdições de estabelecimentos, sendo cinco bares (Brotas, Campinas de Brotas e Imbuí), além da paralisação de um evento desportivo (Ondina). Foram dispersadas ainda aglomerações nos bairros de Mata Escura, Nova Brasília, Alto do Coqueirinho, Nova Brasília de Itapuã,Lapinha, Massaranduba e Paripe.                                                                                                                    

Na sexta-feira (10), em operação de fiscalização realizada na Feira de São Joaquim, Semop e Transalvador atuaram no ordenamento dos ambulantes que trabalham no entorno da feira. A ação contribuiu para a organização do comércio e ajudou a liberar o fluxo de veículos nos estacionamentos, permitindo a parada dos ônibus nos pontos  e facilitando o trânsito na região.

Entre os dias 9 de julho e 12 de setembro, foram realizadas 37 mil vistorias, emitidas 546 notificações, realizadas 79 interdições e dispersadas 75 aglomerações. Do início da pandemia, quando a primeira operação da força-tarefa saiu às ruas, no dia 18 de março de 2020, até agora, 539 mil vistorias foram feitas, com 9,2 mil interdições executadas, 99 cassações de alvarás, e 1.178 aglomerações dispersadas, num total de 550 mil ações de fiscalização.

Feira do Rolo – Já no domingo (12), em ação integrada realizada na chamada Feira do Rolo, na Baixa do Fiscal e ruas transversais, 44 agentes da Semop e da Guarda Municipal, atuando com 12 veículos, coibiram o comércio de rua irregular. Foram realizadas apreensões de bens e equipamentos, sem a devida licença para instalação no logradouro público, e feita a dispersão do público presente no local.

Durante a ação foram apreendidos sete sacos contendo produtos diversos, entre eles uma balança, um ventilador, uma gaiola danificada, um alto-falante, um pneu danificado e uma gaiola com um pássaro silvestre, encaminhada à Guarda Civil.     

Operação Silere – Buscando manter a ordem pública, por meio da dispersão de aglomerações e redução de emissões sonoras, a Operação Silere, formada por integrantes da Sedur, Transalvador, PM e Polícia Civil, atenderam a 768 denúncias no fim de semana. A ação resultou na presença em 125 localidades, onde 347 vistorias foram realizadas.

Foram apreendidos, durante as incursões, 34 equipamentos de som, nos bairros do Alto do Coqueirinho, Vila Ruy Barbosa, Mata Escura, Nova Brasília de Itapuã, Liberdade, Nova Brasília, Cajazeiras, Bonfim, Caminho de Areia, Brotas e Stella Maris. No ranking dos bairros com maior número de denúncias, neste fim de semana, constam Barra, São Marcos, Itapuã e Nazaré.

 

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A Prefeitura, através da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), inaugurou, na manhã desta segunda-feira (13), mais uma horta comunitária, com hortaliças e árvores frutíferas, na Casa de Apoio e Assistência aos Portadores do Vírus HIV (Caasah), no bairro Monte Serrat.

Hortaliças como cebolinha, coentro, tomate, alface, alho-poró, além de mudas de árvores frutíferas, como pitangueira e amoreira, se juntaram ao abacateiro e à goiabeira existentes no local. “Identificamos a necessidade da horta, não só para organizar o ambiente, mas principalmente para dar atividades aos pacientes assistidos pela casa”, declarou a vice-prefeita Ana Paula Matos, que, em visita próxima ao espaço, sugeriu a implantação.

Segundo a secretária da Secis, Edna França, a iniciativa permite a formação de espaços de convivência, o incentivo à alimentação saudável, a educação ambiental e a ocupação terapêutica. “Trouxemos essa oportunidade para que as pessoas acolhidas aqui possam ter uma ocupação extra, de convivência com a natureza, podendo cuidar e colher a própria alimentação,” ressaltou.

A presidente da Caasah, Celeste Cardoso, lembrou que o plantio que vai além da questão alimentar. “A inclusão da horta é positiva para nós e, principalmente, para os pacientes. É um ganho terapêutico para que eles não fiquem ociosos. Será também um grande benefício para a instituição, na redução de gastos, principalmente neste período de pandemia, quando a situação está extremamente difícil para as casas de apoio”, avaliou.

Além da horta comunitária inaugurada na Caasah, outros espaços foram beneficiados, como a Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, no bairro do Comércio, na última sexta-feira (10), e a Comunidade Guerreira Zeferina, em Praia Grande, no sábado (11).

Desde a implantação do programa, em 2017, foram implantadas 62 hortas, divididas entre plantios de hortaliças, pomares e folhas sagradas. Do total, 47 hortas são comunitárias, quatro de folhas sagradas, dez escolares, além de um pomar.

Instituição – A Caasah é uma organização da sociedade civil, que abriga 32 adultos com o vírus HIV/Aids e 20 crianças, em situação de vulnerabilidade social. A organização também presta apoio nutricional, por meio da distribuição de cestas básicas, a 160 pacientes externos. Informações sobre como ajudar a instituição podem ser obtidas pelo telefone (71) 2103-0150.

A Caasah dá suporte aos adultos, que recebem os cuidados necessários para recuperação e são encaminhados para atendimento médico, psicológico, assistencial, fisioterapia, fortalecimento espiritual e nutricional. A Casa também atende pessoas vindas do interior para realizar tratamento, ou fazer exames nos hospitais credenciados para HIV/Aids, na capital.

 

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No último final de semana (11 e 12), a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) registrou 40 ocorrências em Salvador. Do total, 28 resgates foram feitos nas praias e 12 crianças perdidas foram devolvidas aos seus familiares. Os locais com maior incidência de casos foram Piatã, Itapuã e Stella Maris.

Para evitar os afogamentos e salvaguardar vidas, a Salvamar manteve um efetivo de 28 postos fixos e quatro postos volantes entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga, além de equipe náutica para atuação em eventos e suporte aos salva-vidas nas praias. No domingo, as praias contaram com 29 pontos fixos mais quatro volantes.

Este mês, 134 ocorrências foram registradas pelo órgão e cinco óbitos. O dia com maior número foi o feriado da Independência do Brasil (7 de Setembro), quando houve 74 resgates e 28 crianças perdidas. Esse número de crianças perdidas foi registrado apenas em Piatã, ocorrência comum no local, por se tratar de uma área ampla e com muita gente. Desde janeiro deste ano, a Salvamar já registrou 528 ocorrências, entre as quais 238 foram registradas após a reabertura das praias, em maio.

Orientação — A chefe do setor de Busca e Salvamento (Sesal) da Salvamar, Fabiana Moura, alerta aos banhistas para que tenham cuidado, pois apesar do aumento da temperatura, o mar ainda está agitado. "A orientação que nós passamos sempre é que tenha cuidado no banho, procure o salva-vidas para obter informações sobre o melhor lugar para entrar no mar, sobre a existência de correntes e valas e, claro, observe as bandeiras de sinalização", afirma.

 

 

 

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A pesquisa-base para o desenvolvimento do censo das baianas de acarajé, mingau, receptivo e similares em Salvador já ouviu uma média de 60% do total previsto para a conclusão do levantamento. A ação em campo teve início no último dia 2 e reúne 22 pesquisadores atuando nos bairros e na orla.

O censo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur). O prazo para a conclusão é de até 45 dias e, a partir de então, todas as baianas serão treinadas e receberão kits padronizados para a melhoria da venda dos acarajés.

A pesquisa tem o objetivo de identificar e mapear as baianas de Salvador e das ilhas, valorizando essas profissionais cujo ofício é reconhecido como patrimônio imaterial do Brasil desde 2005. Também estão sendo levantadas as dificuldades e necessidades das baianas a fim de melhorar os pontos de venda nas ruas, garantindo mais ganhos financeiros e contribuindo para a melhoria do turismo na capital.

São aplicados questionários para um público estimado de mil baianas, com georreferenciamento e gravação dos áudios das entrevistas, com perguntas sobre cor, gênero, raça, renda, situação familiar, tabuleiro, vestimentas e ambiente de trabalho, entre outras.

Treinamento — Segundo a coordenadora geral de pesquisa, Raquel Campos, as baianas têm sido muito receptivas e a Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos e Similares da Bahia (Abam) tem ajudado bastante com o repasse de informações e indicações.

“Tem sido muito gratificante para nós fazermos o censo das baianas de acarajé, que é esse patrimônio imaterial da Bahia e do país inteiro, conhecido internacionalmente. As baianas têm um papel muito importante nas famílias e na sociedade e vêm dessa história, desse início das mulheres que vão sendo alforriadas e passam a sustentar as famílias. Então, estamos muito contentes e a receptividade delas tem sido maravilhosa”, conta Raquel Campos.

Para a presidente da Abam, Rita Santos, o censo representa a concretização de um desejo antigo. “Desde 2006 eu luto pela atualização desse censo. É uma pesquisa importante para sabermos de fato quantas baianas existem na cidade. Quando eu vou a Brasília para reivindicar as políticas públicas, eu cito Salvador como parâmetro e eu preciso dessa informação para as reivindicações. Essa contagem e posterior licenciamento vão facilitar, inclusive, o cadastramento das baianas para recebimento de benefícios”, afirma.

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Tomates, coentros, cebolinhas, couves, repolhos e hortelãs, além de um pomar com pitanga, amora, carambola e jenipapo. Essa é a horta comunitária na Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, no bairro do Comércio, entregue nesta sexta-feira (10) pela Prefeitura, através da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis). A vice-prefeita Ana Paula Matos esteve presente na ação, que contou com o apoio da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). Este é o 60° espaço dedicado à plantação de legumes e verduras implantado em Salvador.

Com o objetivo de fortalecer a alimentação das famílias da região do Pilar, a nova horta foi um pedido da comunidade. “Com certeza, nós vamos tomar conta. Vamos produzir e chamar as pessoas para trabalhar juntos. As hortaliças serão destinadas para o consumo dos moradores da região, mas também vão ser comercializadas, para fortalecer a renda dessas pessoas”, afirmou o padre Renato Minho.

O projeto Hortas e Pomares Urbanos, da Secis, existe desde 2016. Para a titular da pasta, Edna França, o projeto é uma necessidade da população. “Em função da pandemia, estamos retornando gradativamente com o Horta Urbana. Este mês teremos mais duas hortas instaladas em comunidades na cidade, como na Guerreira Zeferina. Sabemos que esses espaços, além de proporcionar o cultivo de hortaliças, também se tornam lugares terapêuticos, proporcionando um alento, um conforto para muita gente nesses tempos difíceis”, frisou.

Programação – A Secis pretende entregar outras duas hortas comunitárias nos próximos dias. Neste sábado (11), o espaço beneficiado será a Comunidade Guerreira Zeferina, um programa habitacional para famílias de baixa renda, no bairro de Periperi. Já na segunda-feira (13), o projeto vai atender a Casa de Apoio e Assistência aos Portadores do Vírus HIV (Caasah), em Monte Serrat.

 

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A partir deste sábado (11), o Terminal do Retiro passará a ser base operacional de três novas linhas. A 0314 – Fazenda Grande do Retiro/Santa Mônica x Pituba passará a ser identificada como 2006 – Metrô Retiro/Santa Mônica x Pituba; já a 0320 – Terminal Acesso Norte x Bom Juá passará para 2008 – Metrô Retiro / Bom Juá x Fiori; por fim, a 1369 – Estação Pirajá x Joanes/Lobato passará a se chamar 2007 – Metrô Retiro x Joanes/Lobato. A mudança tem como objetivo melhorar o atendimento para os usuários, uma vez que o local permite uma melhor integração com o metrô.

O itinerário das linhas também sofrerá mudanças. A linha 2006 deixará de atender a Rua Mello Moraes Filho e seguirá direto pelo Retiro pela Avenida San Martin, entrando na Santa Mônica. A 2007 deixará de entrar na ligação Lobato – Brasilgás e passará a atender a Avenida San Martin. Já a linha 2008, que passava pela Avenida Barros Reis, irá retornar nas imediações de uma concessionária e seguirá para o Terminal do Retiro. Os agentes de trânsito e transporte estarão pela região para orientar os usuários sobre as mudanças.

Outras mudanças – A partir deste sábado também haverá alteração na operação de linhas que atendem o Terminal Acesso Norte. As linhas 0525 – Terminal Acesso Norte x Matatu e 0526 – Alto do Cruzeiro x Aquidabã serão substituídas pela linha 1157-01 – Terminal Acesso Norte x Matatu/Alto do Cruzeiro, que passará a ser operada pela empresa OTTrans. A nova linha dará atendimento à estação de metrô de Brotas e ao Terminal Acesso Norte, além de ampliar o atendimento à comunidade de Cosme de Farias.

O itinerário será, sentido bairro, Terminal Acesso Norte, Extra Rótula, Rua Lívia Giffone, Rua Edson Saldanha, Vale do Matatu, E. Edson Saldanha, Avenida Bonocô, Rua Rodolfo Pimentel, Rua Frederico Costa, Rua das Pitangueiras, Rua Cosme de Farias, Rua Araçatuba e Alto do Cruzeiro de Brotas.

Já no retorno para o Terminal, a linha passará pela Rua Cosme de Farias, Rua das Pitangueiras, Largo dos Paranhos, Rua Barros Falcão, Rua Rio Amazonas, Rua Armando Tavares, Rua Doutor Genézio Salles, Rua Raul Leite, Rua Luís Anselmo, Rua Hélio de Oliveira e Rua Luiz Negreiro.

Outra mudança prevista para este sábado é na linha 1070 – Estação Mussurunga x Piatã/Bairro da Paz, que passará a ter seu atendimento realizado pela empresa Plataforma. Já no domingo, a linha 1638 – Fazenda Coutos x Ribeira, que estava suspensa em razão da pandemia, voltará a operar normalmente.

 

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