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A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) está fazendo o recadastramento das barracas de chapa já licenciadas pelo município. As orientações para o recadastramento foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM), na última segunda-feira (13). A proposta é melhorar a adequação dos equipamentos às normas regulamentares vigentes, além de fazer o reordenamento e remanejamento nos casos necessários.

Os permissionários deverão efetuar o procedimento via internet, por meio do endereço eletrônico www.barracadechapa.salvador.ba.gov.br . Deverão ser transmitidas à Prefeitura informações como atividade exercida, dimensões da barraca, localização e imagens do equipamento. O prazo final para efetuar o cadastramento é de 15 dias.

Devem realizar o recadastramento todas as bancas de chapa situadas na capital baiana, que possuem alvará de funcionamento, identificando se o equipamento está sendo ocupado pelo titular da autorização de exploração, por herdeiro deste, legalmente habilitado, ou por terceiros. No último levantamento realizado pela Semop, haviam sido expedidos 3.498 alvarás de funcionamento para o setor.

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O sonho da casa própria se tornou realidade para 250 beneficiários do programa federal Casa Verde e Amarela, selecionados pela Prefeitura para a assinatura do contrato e entrega das chaves dos imóveis, situados no Residencial Vivendas do Mar, em São Tomé de Paripe.

O prefeito Bruno Reis assinou o contrato de 20 pessoas e entregou as respectivas chaves dos empreendimentos, em ato simbólico, na tarde desta quinta-feira (16), no próprio residencial. Participaram da entrega o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza.

O empreendimento conta com 500 casas sobrepostas, cada uma com 47 m² de área útil. A Prefeitura foi responsável por selecionar 250, entre os 500 contemplados, e fez também a inscrição dos dossiês e envio para a Caixa Econômica Federal, instituição responsável pela análise, aprovação e entrega das residências.

As outras 250 pessoas contempladas com a moradia foram selecionadas pelo Governo do Estado. O investimento do Governo Federal para a construção do empreendimento foi de R$32,1 milhões.

O prefeito Bruno Reis ressaltou a alegria em poder entregar as chaves de moradias, cujas obras ficaram paralisadas por oito anos. “Hoje nós estamos realizando o sonho de uma vida de milhares de famílias, que agora poderão ter a casa própria, morar com dignidade, poder cuidar dos seus filhos e poder descansar, para no dia seguinte retornar para as suas atividades. Aqui em Salvador, quando uma obra começa, há dia e hora para acabar, e essa parceria com o Governo Federal tem viabilizado a entrega dessas moradias para as pessoas que mais necessitam”, assinalou.

Entre os selecionados, há pessoas indicadas, que já estavam aguardando desde 2013 e outras, que foram indicadas pela internet em 2019 e 2020. Além dos 20 contratos assinados hoje, os demais contemplados irão à agência da Caixa Econômica Federal do Comércio, de maneira escalonada, a partir da próxima segunda-feira (20), para concretizar o recebimento da moradia.  A lista com os nomes dos contemplados, que irão assinar o contrato, está disponível no site da Seinfra, no endereço seinfra.salvador.ba.gov.br.

Transformação – Uma das contempladas, Luciane dos Santos, de 51 anos, quase nem acreditou que o dia tão esperado por ela havia chegado. “Eu morava de aluguel aqui no Subúrbio, mas hoje posso dizer que tenho a minha própria casa. Aqui é um sonho meu e agora vou poder dormir tranquila, em paz, e ter a cabeça erguida. Nesta casa eu vou morar com meu esposo, a minha filha e uma neta com necessidades especiais”, contou ela, que também trabalhou na limpeza do empreendimento antes da entrega.

Cleonice Pereira, de 40 anos, estava morando em casa de terceiros, com a filha Maria Eduarda, de 8 anos, quando recebeu a notícia da assinatura. “É uma sensação maravilhosa, de gratidão, pois foi muito tempo almejando e agora estou muito feliz. No lugar onde eu vivo hoje com a minha filha não há área de lazer. Saber que vamos viver em um local como esse, que vai nos proporcionar momentos felizes, é bom demais”, festejou.

Outras entregas – Desde 2013, a Prefeitura, por meio do antigo programa Minha Casa, Minha Vida, entregou 12.339 unidades habitacionais em 24 empreendimentos, em Fazenda Grande, Ceasa, Pirajá, Coutos, Jardim das Margaridas e Boca da Mata, entre outros bairros.

Além disso, foram entregues pelo Município, com urbanização integrada, 257 unidades habitacionais na Comunidade Guerreira Zeferina, 358 unidades em Baixa Fria e mais 120 unidades na Vila Barro Branco, esta última destinada às vítimas de chuva.

Outras 1.376 moradias estão previstas para serem entregues ainda este ano, juntamente com a Caixa Econômica Federal, nos residenciais Sol Nascente I, II e III (Comunidade Barro Branco, no Alto do Peru), Mar Azul (Plataforma) e Mané Dendê (Ilha Amarela).

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Com o avanço da vacina, a retomada do turismo na capital baiana e pensando na segurança dos visitantes, a Catedral Basílica de Salvador, igrejas da Ordem Terceira de São Domingos Gusmão e São Pedro dos Clérigos, além do Largo do Terreiro de Jesus, no Centro Histórico, passarão por desinfecção nesta sexta-feira (17), às 7 horas.

A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Comando Conjunto Bahia, formado pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira. O objetivo é reduzir o risco de contaminação pelo coronavírus entre os frequentadores, principalmente com a flexibilização das atividades na capital baiana.

A ação será executada por um efetivo de militares do Grupo de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), utilizando o quaternário de amônia, uma substância de alta eficiência desinfetante, que não prejudica a saúde humana e preserva as superfícies onde é aplicada. O procedimento garante uma proteção de até 60 dias contra o coronavírus e outros agentes contaminantes.

Desde o início da pandemia, a parceria já possibilitou a desinfecção de outros pontos turísticos da capital baiana. Já foram beneficiados o Caminho da Fé, Elevador Lacerda e praças Thomé de Souza, Cruz Caída, da Sé e Cairu, além do Plano Inclinado Gonçalves, que liga o Centro Histórico ao bairro do Comércio. A ação também alcançou equipamentos como a Casa do Carnaval, Casa do Rio Vermelho e fortes São Diogo e Santa Maria, além da Vila Caramuru, no Rio Vermelho.

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A Prefeitura publicou, no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (16), o aviso de licitação para contratação de empresa que vai construir o primeiro Hospital Veterinário Municipal de Salvador. Os interessados devem apresentar a proposta de preços no próximo dia 22, às 10h, na sede na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), localizada na Rua da Grécia, 3, Edifício Caramuru, 2° andar, no Comércio.

O edital e anexos podem ser obtidos na Sala da Comissão Permanente Mista de Licitação CPML, das 8h às 12h, e das 13h às 16h. O edital e demais informações sobre a licitação estão disponíveis no Portal de Compras Salvador, no site www.compras.salvador.ba.gov.br

O novo equipamento ficará situado na Avenida Artêmio Castro Valente, 388/346, Canabrava, no Distrito Sanitário de Pau da Lima. A construção custará em torno de R$6 milhões e será erguido em terreno pertencente ao município.

A estrutura deverá possuir ambulatório, internamento, salas de raio-x, vacinação, centro cirúrgico e todo aparato necessário para garantir a segurança e integridade destes animais. O efetivo funcional e demais atribuições serão definidas e anunciadas em editais posteriores.

 

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A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) está com um serviço de atendimento aos consumidores da capital baiana, em uma ação itinerante no primeiro piso do Shopping Center Lapa, no centro de Salvador. A iniciativa vai até esta sexta-feira (17), das 9h às 17h, e faz parte da Semana Codecon, que oferece serviços diversos do órgão à população, a exemplo de informações sobre débito junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Serasa).

Para o chefe do setor de Educação e Divulgação da Codecon, Antônio Carlos Lima, estar mais presente na vida da população é de suma importância para o órgão. “Esse espaço nos possibilita estar junto do consumidor. É onde ele vem, tira dúvidas e resolve as demandas. Assim, a gente tem um contato mais próximo tanto com o cidadão que está passeando no shopping, como quem trabalha”.

A auxiliar de saúde bucal Rosa Lopes procurou o serviço hoje, após problemas com uma empresa de telefonia. “Um colega soube que eu estava com essa situação para resolver e me falou que a Codecon estava com este serviço no shopping. Foi bom, porque há tempos queria dar queixa e não estava conseguindo, então tive essa oportunidade”.

O atendimento itinerante ocorre em parceria com o Shopping Center Lapa e a CDL Salvador, instituição que tem prestado serviços como informações sobre débito junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Serasa), para que o consumidor saiba quanto e o período dos débitos, além da melhor forma de negociar a dívida.

Outras ações – Uma medida importante da Codecon será a atualização do Código de Defesa do Consumidor Digital, que passa a ter perfil interativo, contendo o texto integral e ganha destaque para as principais dúvidas relacionadas ao consumo. O cidadão agora tem acesso aos artigos do CDC através de tópicos com palavras-chave, como ausência de preço, higiene e limite de cartão de crédito, entre outros. A intenção é aumentar e facilitar o uso desta ferramenta pelo cidadão.

O material está sendo disponibilizado pela Codecon em forma de adesivo com QR Code para os lojistas, durante ações educativas. No entanto, a iniciativa não substitui a versão física, obrigatória conforme prevê a legislação.

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Em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza (World Clean Up Day), celebrado no próximo sábado (18), Salvador terá uma programação especial com diversas ações, realizadas ou apoiadas pela Prefeitura. A partir desta quinta-feira (16), a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e o Parque Social, realiza uma exposição para os alunos da Escola Municipal Alfredo Amorim, localizada no Largo do Papagaio.

Uma onda confeccionada com garrafas pet e um peixe coletor são apenas alguns dos equipamentos que ficarão disponíveis na unidade de ensino. “Temos a consciência de que se adotarmos um conjunto de práticas que protejam a natureza, conseguiremos evitar danos ao meio ambiente, como a poluição, a degradação das florestas, a extinção de animais e o aquecimento global”, destacou a diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos.

Nesta sexta-feira (17), às 14h, agentes de educação do Parque Social, juntamente com a equipe de engenheiros ambientais e sanitaristas da Limpurb, vão realizar um bate-papo com os alunos do sexto ano do ensino fundamental, da Escola Alfredo Amorim, sobre os impactos do descarte irregular de resíduos para a cidade e para o meio ambiente.

Sábado – No sábado (18), a partir das 9h, na praia de Boa Viagem, a Limpurb, juntamente com os projetos Ocean Care BR, Green Ideas e o Instituto Limpa Brasil, integra a Parada Sustentável. A ação vai arrecadar garrafas pet e orientar os visitantes sobre os danos que o descarte de plásticos causa nos oceanos. Além da Boa Viagem, a praia de Jardim de Alah e Praia Grande, em Ilha de Maré, também serão contempladas com mutirões de limpeza. Ainda no sábado, será iniciado o processo de renovação e instalação de novas papeleiras em toda a orla de Salvador.

“Estamos realizando intervenções em toda a cidade em alusão ao Clean Up Day, para que as pessoas se conscientizem sobre a importância da manutenção da limpeza em todos os âmbitos.  Mudanças de atitude simples como descartar os resíduos corretamente, evitar desperdícios e reaproveitar sempre que possível, podem fazer a diferença não só na nossa cidade, mas no mundo”, pontua o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

Reciclagem – Também a partir deste sábado (18) e até o próximo dia 24, das 8h às 20h, a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e a Limpurb participam da 2° edição do “Braskem Recicla: tudo se transforma, nada se desperdiça”. Nesse período, a população poderá entregar resíduos, como embalagens plásticas, papel, papelão, óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos, metais e vidro, no sistema drive-thru, montado na Avenida Otávio Mangabeira, em frente ao Jardim dos Namorados. 

Realizado pela startup Solos, a ação, apoiada pela Prefeitura, tem como objetivo estimular a população a refletir sobre o descarte e pós-consumo. Para participar, os interessados devem separar e higienizar os materiais e entregar no drive-thru. Além disso, um sistema de coleta porta a porta com triciclo irá percorrer os estabelecimentos comerciais e residências localizados em um raio de 1km do drive-thru, coletando resíduos recicláveis. A expectativa é de que sejam recolhidas duas toneladas de materiais, gerando R$10 mil em renda para os cooperados da Cooperguary, sediada em Periperi.

Para a titular da Secis, Edna França, a iniciativa marca uma das principais ações no calendário do Dia Mundial da Limpeza e coloca Salvador como uma cidade destaque. “Sabemos que devemos cuidar do ambiente e da natureza em nossa volta todos os dias. Mas, também é muito importante termos datas ao longo do ano que tragam uma reflexão mais profunda do cuidado que devemos ter com o planeta que vivemos, na cidade em que moramos. Quando essas datas também sugerem ações coletivas, melhor ainda, porque essa reflexão acerca da sustentabilidade reverbera com mais força e tem maior alcance”, ressalta.

Na primeira edição, realizada em setembro de 2020, dentro de um drive-in, no Centro de Convenções, foram coletadas seis toneladas de resíduos, durante um mês de funcionamento, gerando R$20 mil em renda para as cooperadas. De acordo com Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, esta segunda edição do Braskem Recicla avança um pouco mais, uma vez que estará em um espaço público com maior visibilidade.

“Queremos estimular a conscientização das pessoas acerca do descarte correto no pós-consumo, contribuindo para a circularidade da economia, e ainda garantir geração de renda para a cooperativa parceira desta ação”, afirma.

 

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A Prefeitura de Salvador promove, até esta sexta-feira (17), um workshop inédito sobre meios de transporte movidos a energia elétrica. O evento, que acontece no Senai Cimatec, situado na Avenida Orlando Gomes, em Piatã, tem como um dos principais temas os desafios e oportunidades de ônibus elétricos na operação do BRT (Bus Rapid Transit) na capital baiana.

A mesa de abertura, ocorrida nesta quinta-feira (16), contou com as presenças do prefeito Bruno Reis e do titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller; do diretor de cidades da WRI Brasil, Luis Antônio Lindau; de Pablo Souza, diretor de Planejamento de Transporte da Semob; e do vice-diretor da Rede C40 na América Latina, Illan Cuperstein, que representa a Missão E-Bus da Transformative Urban Mobility Iniciative (TUMI), uma coalizão montada pela Agência de Cooperação Internacional Alemã (GIZ) para apoiar cidades na pauta da ônibus elétricos

Na ocasião, o prefeito afirmou que o evento possibilita trazer experiências e ideias para a administração municipal, principalmente em relação à implantação do BRT. Ele lembrou que o principal problema enfrentado pelos gestores das médias e grandes cidades é o transporte público, e o maior desafio é uma solução para o sistema, considerando inclusive a necessidade de preservação do meio ambiente.

“Salvador tem disposição e compromisso com outras cidades do mundo de cumprir o Acordo de Paris. Temos metas no planejamento estratégico para redução dos gases do efeito estufa e renovação da frota com ônibus elétrico. Entendemos que, para o futuro, as soluções são investir em eletromobilidade, tecnologia e inovação, com objetivo de tentar reduzir o custeio do sistema, além de buscar receitas acessórias que possam ajudar a fechar a equação do transporte público e avançar para termos subsídio do governo federal para ajudar o sistema ficar de pé. Com isso, teremos um transporte público eficiente, moderno, seguro e com energia limpa”, afirmou Bruno Reis.

O secretário Fabrizzio Muller destacou que a capital baiana tem um grande interesse em trazer o transporte público elétrico para a realidade dos soteropolitanos. “Neste primeiro momento nosso foco é o BRT, mas nada impede que futuramente possamos expandir para a operação regular. Este encontro com especialistas certamente trará grandes benefícios para a mobilidade em nossa cidade”.

O representante da Rede C40 explicou que é inédito o fato do BRT ser elétrico em Salvador, já que nenhum sistema do sistema de ônibus rápido no Brasil possui eletromobilidade. Ele destacou que o evento coloca o município numa discussão crucial sobre transporte de qualidade – uma necessidade no mundo pós-pandemia –, além da questão climática e de saúde.

“A Prefeitura mostra que está muito claro que está fazendo sua parte ao estudar a viabilidade de um transporte limpo, com zero emissão, e que também diminui a poluição da cidade, melhorando a saúde de todos os cidadãos. Além disso, esse evento também traz uma nova possibilidade de outros modelos de negócios”, declarou Cuperstein.
O vice-diretor da Rede C40 apoiou Salvador recentemente na elaboração e lançamento do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima de Salvador (PMANC), que aponta que o transporte público ainda é o maior responsável pela emissão dos gases do efeito estufa no município. Além disso, a cidade é uma das 20 no mundo que recebe apoio do programa TUMI, uma iniciativa global para avançar na pauta de ônibus elétricos no mundo.

Programação – O workshop acontece até a sexta-feira (17), das 8h30 às 17h, e reunirá ainda especialistas nacionais e internacionais, que debaterão propostas inovadoras sobre o tema. Nesta quinta-feira à tarde, o evento segue com uma conversa entre as empresas e operadores de transporte, além de representantes do Ministério Público e Procuradoria Geral do Município (PGM), onde serão tratadas questões jurídicas e modelos de negócio.

Já na sexta-feira (17), o encontro terá um foco mais específico para alinhamento estratégico da operação do BRT, onde serão discutidos metas, visão e critérios de sucesso, além de mapear e mitigar riscos do projeto, construindo uma linha do tempo elencando e as atividades previstas para a inauguração.

Os principais objetivos do encontro são conhecer a experiência de operadores com frota elétrica em operação, os modelos de negócio e mecanismos de financiamento para ônibus elétricos e viabilizar um melhor entendimento sobre o modelo. Nesta terça-feira (14), a cidade iniciou testes com ônibus elétricos, e a expectativa é que eles possam ser utilizados na operação do BRT já a partir do ano que vem.

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Uma das vias que conectam a Praça Irmã Dulce até as proximidades da Colina Sagrada, na região da Cidade Baixa, a Rua Henrique Dias passou por total requalificação promovida pela Prefeitura e agora integra o projeto de tráfego Zona 30. A obra foi inaugurada nesta quarta-feira (15) pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado do subsecretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Lázaro Jezler, e do titular da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Marcus Passos, trazendo impactos significativos para a mobilidade de motoristas e pedestres.

Entre as intervenções estruturais realizadas está a construção da rede de drenagem com 730 metros de extensão, melhorando o escoamento das águas pluviais e evitando os alagamentos. Além disso, a Seinfra, por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), implantou aproximadamente 1 km de meio-fio e 3 mil metros quadrados de passeio em concreto, facilitando o deslocamento de pedestres.

Já a via, com extensão de 750 metros, recebeu cerca de 8 mil m² de asfalto, serviço que extinguiu os buracos, a irregularidade no pavimento e trouxe fluidez ao trânsito. O investimento total foi de quase R$6 milhões.

“Está sendo realizado um grande sonho dos moradores, que era a requalificação da Henrique Dias. Agora a rua está sinalizada e conta com iluminação em LED. Essa obra, ainda, tem um valor especial, pois resolve o problema de drenagem tanto desta via como da Rua Biguá”, declarou o prefeito Bruno Reis.

Proprietária de um salão situado na Henrique Dias, Cláudia Nonato, 53 anos, disse ter ficado muito contente. “Antes, realmente a rua estava muito estragada, com muitos buracos. Além disso, o trânsito era desordenado, com acidentes devido à velocidade dos carros e ausência de sinalização, não havia segurança para pedestres nem motoristas. Eu já presenciei queda de idosos algumas vezes em frente ao salão e não havia local para estacionamento. Ontem, após a obra, eu vi as pessoas caminhando e fazendo exercícios físicos. É até melhor para o meu comércio”, contou.

Para a trabalhadora aposentada Maria de Fátima dos Santos, de 60 anos, o local onde vive há 43 anos está bonito e mais seguro agora. “A requalificação melhorou bastante. O passeio era torto, com um lado raso e outro fundo, e não havia ciclofaixa, sendo que aqui há muitos ciclistas. A praça também está ficando ótima”.

Zona 30 – Além da recuperação com obras de micro e macrodrenagem, recapeamento e construção dos passeios e meio-fio, o local agora integra o projeto Zona 30, seguindo conceito internacional de engenharia de tráfego, que readequa a velocidade de algumas vias para 30 km/h . Com isso, a via recebeu nova sinalização horizontal e vertical, faixas de pedestre, ciclofaixa, novos mobiliários, além de 30 pontos de iluminação em LED.

“Estamos trazendo o projeto agora para toda a extensão da Rua Henrique Dias, totalmente requalificada, aproveitando a presença de escolas, praças e fluxo maior de pessoas para também implantar a Zona 30. É a prefeitura trazendo a cidade para o cidadão com ruas mais confortáveis para todos que aqui convivem, justamente para que possam passar por um trânsito mais calmo e com segurança”, disse Marcus Passos.

O conceito de Trânsito Calmo vem sendo implementado na cidade desde o ano passado, contemplando vias na Pituba (40 km/h) e em alguns trechos do Rio Vermelho e da Barra (30 km/h). Este ano, foram mais dois locais são Zona 30 em Salvador: a Baixa do Bonfim e as ruas situadas no entorno do Condomínio Greenvile, em Patamares. A intenção é que sejam entregues oito regiões de Zona 30 ainda este ano.

Urbanismo – Rua paralela ao Caminho de Areia, a Henrique Dias conta com importantes pontos comerciais, residências, espaços para atividades físicas, hospital, distrito sanitário, lar de idosos e escolas. Antes das obras, o local apresentava problemas de drenagem, estrutura irregular e possuía alguns trechos em paralelepípedo. As calçadas também estavam bem danificadas, prejudicando a acessibilidade.

Demais ações – O prefeito ainda anunciou outras ações na região. Em breve, deverá ser entregue a iluminação em LED em toda a Cidade Baixa. Além disso, será feita a requalificação do trecho entre o Largo de Roma e o Cantagalo, e está em fase de conclusão o projeto de revitalização da Avenida Porto dos Mastros, na Ribeira.

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Comerciantes do ramo de hotelaria e restaurantes do Centro Histórico de Salvador foram capacitados, na manhã desta quarta-feira (15), no Casarão 17, localizado no Terreiro de Jesus, para receber o Selo de Certificação Lojista Legal da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon).

Na ocasião, a turma foi orientada pelo advogado especialista em direito do consumidor, Almir Souza, para se adequar às normas do Lojista Legal. Após a capacitação, os comerciantes têm 15 dias para realizar as alterações necessárias e, a partir do dia 30, os agentes de certificação farão uma visita para identificar se os critérios foram implementados e assim entregar o selo, que tem validade de um ano.

“Optamos por começar essa atividade aqui no Pelourinho com empresários do local. A ação é diferenciada porque possibilita que o gestor tenha uma vantagem estratégica perante o seu consumidor e ao seu concorrente, a partir do momento que eles seguem os critérios definidos para que tenham direito ao selo. Essa foi a primeira etapa e, ao longo do mês, vamos ter mais quatro turmas abrangendo outras localidades de Salvador”, pontuou o diretor da Codecon, Humberto Viana.

Há 25 anos à frente de um restaurante com referências das comidas típicas do recôncavo baiano, o empresário Adelson Souza destaca a oportunidade como uma formação a mais para tocar os serviços com qualidade. “Algumas normas já temos noção do que se trata, porém é uma formação importante para melhorar o atendimento ao cliente e saber como lidar com diversas situações”, avaliou.

Quem também recebeu o certificado nesta manhã foi a guia de turismo Creusa Carqueija, que há 15 anos hospeda em sua residência, conhecida como “A Casa de Creusa”, turistas de todos os lugares do mundo. “Aqui foram abordadas questões bastante interessantes, e acredito que deveríamos ter muito mais encontros como esse. Por exemplo, muitas dúvidas minhas, inclusive, foram muito bem esclarecidas”, frisou.

 

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