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A pesquisa realizada pela Universidade Johns Hopkins sobre o trânsito de Salvador ganha uma nova fase a partir desta terça-feira (16). Agora, é a vez de estudar o comportamento dos pedestres. Para isso, os pesquisadores estarão na Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), uma das mais movimentadas da capital baiana. O estudo não visa fiscalizar possíveis infrações ou gerar notificações.

Na oportunidade, eles vão recolher dados em seis pontos da via. A pesquisa consiste em analisar e, possivelmente, alterar o tempo dos semáforos destas localidades para entender os efeitos disso na travessia dos transeuntes. Os pesquisadores estarão devidamente identificados e, desta vez, usarão um cronômetro para contabilizar o tempo da travessia.

“Este é mais uma iniciativa com foco na melhoria da segurança dos pedestres, os mais vulneráveis nos sinistros de trânsito por não terem nenhum tipo de proteção ao receber um impacto de um veículo. E a Avenida Afrânio Peixoto, uma das vias mais longas e movimentadas de Salvador, com muitas travessias de pedestres, servirá de parâmetro de estudo para toda a cidade”, explica Fernando Pinto Coelho, coordenador da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS, sigla em inglês).

O estudo é realizado no Brasil pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e integra a BIGRS, entidade parceira da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Uma primeira fase do levantamento foi realizada no final do ano passado. Esta nova etapa deve durar até o fim deste ano.

Propósito – Além de Salvador, a pesquisa está sendo realizada em Recife (PE) e já foi concluída em Fortaleza (CE), com o objetivo de promover a segurança viária e reduzir o número de vítimas de acidentes de trânsito nestes locais. A Iniciativa Bloomberg trabalha com as principais organizações mundiais de segurança no trânsito, para implementar atividades de segurança e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. Desde 2020, a entidade apoia a Prefeitura de Salvador.

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A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) lamentou a ação de manifestantes que incendiaram um ônibus que fazia a linha 1604 - Base Naval x Lapa (via Escola de Menores), no início da tarde deste domingo (14), na Avenida Afrânio Peixoto, próxima à Rua da Glória, em Periperi. Com isso, os ônibus que atendem a região precisaram ser desviados temporariamente até que a situação fosse controlada pelo Corpo de Bombeiros. Agentes de trânsito e transporte e prepostos da Polícia Militar também estiveram no local para controlar a situação. Não houve feridos.

Após o fogo ser apagado, o veículo foi retirado do local e levado para a garagem da empresa. O trânsito na região já foi normalizado. Um outro ônibus foi disponibilizado para fazer a mesma linha.

"Os ônibus incendiados não têm nenhuma condição de voltar à operação e precisam ser retirados de forma permanente de circulação, reduzindo a oferta de veículos para os próprios usuários. É uma atitude lamentável, um ato de vandalismo que só traz prejuízos à população”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller.

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Setenta cidadãos atendidos em três Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs) da Prefeitura participaram, na sexta-feira (12), de uma feira de serviços de saúde, no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (Iceia), no Barbalho. Promovida pela Secretaria de Promoção Social, Combate a Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), a iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Barbalho, e com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).

Foram beneficiados com a ação os ingressos UAIs Adra I e II, situadas no Barbalho, e a UAI Adra III, localizada nos Barris. O público teve acesso a serviços como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, orientações de saúde bucal com a oferta de kits para higiene, teste rápido para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), auriculoterapia e corte de cabelo. A programação reuniu também palestras sobre orientação nutricional, tabagismo e cuidados com a saúde feminina e masculina, em alusão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

Ivanildo dos Santos Costa, 43 anos, está acolhido na unidade da Adra localizada no Barbalho. Ele contou que a feira de serviços possibilitou que ele resolvesse várias pendências relacionadas à saúde, e que estão sendo parte do próprio processo de transformação na sociedade. “Estou há um bom tempo sem usar entorpecentes e acredito que já me livrei disso. Aproveitei para cortar meu cabelo porque pretendo fazer entrevistas de emprego para mudar a minha vida. Além do mais, a aparência bem cuidada faz a gente se sentir muito bem”, contou.

Para a coordenadora da Adra I, Maiza Borges, a maior contribuição da feira de serviços é possibilitar um olhar diferenciado da comunidade sobre os acolhidos. “Eles são um público que é marginalizado e discriminado. Queremos integrá-los com a comunidade e a escola tem sido essa ponte. Além de tudo, este envolvimento desperta neles o sentimento de retomar os estudos e estamos alinhando para que possam, se assim desejarem, voltar a estudar”, contou.

Os presentes tiveram ainda a possibilidade de realizar atendimento psicossocial. A psicóloga Uila Sodré, do INTS, explicou que a proposta deste atendimento é que o público possa ter uma escuta qualificada e de acolhimento, além de informações sobre a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) disponível gratuitamente pelo SUS. “Aqui eles podem contar suas angústias sem julgamento de valor, sem procurar culpados nas suas histórias. Os acolhidos convivem com muitas pessoas, mas nem sempre podem desabafar”, finalizou.

Funcionamento – As Unidades de Acolhimento Institucional atendem de forma provisória pessoas em situação de rua. Por meio das estruturas, os cidadãos acolhidos recebem escuta especializada, orientação e encaminhamentos para a rede de serviços públicos, participam de atividades de convívio, ações voltadas à inserção em projetos e programas de capacitação e preparação para o trabalho, entre outras atividades. A lista de UAIs podem ser conferida no site www.sempre.salvador.ba.gov.br.

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A previsão do tempo para este sábado (13) é de céu parcialmente nublado, com chances de até 60% de chuvas fracas e isoladas, em contraste à alta temperatura da sexta-feira (12). A informação é do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

Ainda de acordo com o Cemadec, a partir de domingo, a atuação de uma frente fria em alto mar deve favorecer a ocorrência de chuvas significativas na cidade. A previsão é de céu nublado com chances de até 90% de chuvas para o domingo e o feriado da Proclamação da República, na próxima segunda-feira (15), com riscos para alagamentos e deslizamentos de terra. Ainda na segunda, as chuvas moderadas devem ser acompanhadas por rajadas de vento.

Diante da previsão de mau tempo, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) alerta para os cuidados com o banho de mar no período. A orientação para as pessoas é de que, ao chegar às praias, procurem um dos mirantes da Salvamar, pois lá poderão contar com profissionais treinados e capacitados para informar sobre o melhor local para banho, os locais mais perigosos e pontos onde há correntes de retorno (valas).

Também é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas se tiver a intenção de entrar na água, pois o álcool reduz o reflexo e passa uma falsa sensação de capacidade física favorável para nadar. “É importante lembrar-se sempre que água no umbigo é sinal de perigo. Passou disso, o cidadão já está em risco. É muito importante preservar a vida”, destaca o coordenador da Salvamar, Alysson Carvalho.

Principalmente para as regiões de mar calmo, a dica é ter cuidado com as boias, objetos flutuantes, pois eles são levados mais facilmente pela correnteza. Em locais com corrente de retorno, se o banhista já entrou na corrente, a orientação é nadar em paralelo à praia até que saia da corrente e nunca contra a correnteza para não se cansar e se afogar. Em praias sem a presença de salva-vidas, o banho de mar deve ser evitado.

Crianças – Uma das ocorrências mais frequentes é a de criança perdida na praia. Apenas no feriado da Independência do Brasil (7 de setembro), 28 crianças perdidas foram registradas na praia de Piatã, local amplo e com muita gente, o que facilita o tipo de ocorrência. Por isso, os pais e responsáveis não devem se descuidar dos pequenos, pois o mínimo de distração pode ser fatal. “É importante manter o olhar fixo nas crianças, pois além de se perderem, elas podem ir ao mar sozinho, se afogando”, pontua Carvalho.

Postos – A Salvamar atua durante o feriado prolongado com 35 postos situados entre o Jardim de Alah e a praia de Ipitanga, trecho sob a responsabilidade do órgão. Este ano, cerca de 700 ocorrências de resgate em afogamentos já foram registradas, sendo o maior número em outubro (241 ocorrências). As praias com maior concentração de casos são Jaguaribe e Piatã, principalmente, devido ao grande número de residentes de Salvador e visitantes de outras cidades do estado.

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Faltam poucos dias para o encerramento da seleção do programa de pré-incubação do Edital In Pacto. A ação é realizada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e do Parque Social. Os interessados podem realizar a inscrição até a próxima segunda-feira (15), através do site http://inscricoes. inpacto.salvador.ba.gov.br .

Podem participar do processo seletivo pessoas físicas (individual, em grupos, formal ou informal), e pessoas jurídicas (microempreendedor individual ou micro e pequena empresa). Todos devem possuir idade igual ou superior a 18 anos.

 A seleção ocorrerá para a modalidade de pré-incubação, direcionada para ideias, projetos ou negócios em fase inicial de desenvolvimento, inovadores e de impacto social positivo, formal ou informal, que abordem um dos 17 Objetivos globais de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O programa terá duração de seis meses, com 86 horas de suporte e qualificação, envolvendo palestras, consultorias, capacitações, mentorias e assessoria.

 

As propostas escolhidas receberão, de forma gratuita, suporte técnico para o desenvolvimento do projeto, além de acesso à estrutura física da In Pacto, com instalações de trabalho e espaço multiuso no Espaço Colabore, localizado no Parque da Cidade, no Itaigara.

 

Os 17 Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável da ONU são: Erradicação da pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Educação e Qualidade; Igualdade e Gênero; Água potável e saneamento; Energia acessível e limpa; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água e terrestre; Paz, justiça e Instituições eficazes e Parcerias e Meios de Comunicação.

 

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A Prefeitura de Salvador, através do o Comitê Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil (Cicomti), que engloba secretarias da gestão municipal, órgãos da sociedade civil e a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Derca), promoveu na manhã desta sexta-feira (12), uma campanha de sensibilização contra o trabalho infantil na praia de Piatã, na orla de Salvador.

Na ocasião, agentes de abordagem social da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), além de prepostos da Derca, distribuíram materiais informáticos e máscaras aos banhistas e vendedores. Os trabalhadores apoiaram a iniciativa, inclusive com relato de casos já ocorridos no local.

Segundo a técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) na Sempre, Adriana Vieira, é importante reforçar que o trabalho é indevido para crianças e adolescentes de zero a 16 anos incompletos, diante dos agravos físicos e morais e, principalmente, em relação à questão da exploração sexual, que é uma das piores formas de trabalho infantil.

“Nosso objetivo aqui é fazer com que a população tenha ciência disso e que, através do Disque 100, possa nos passar qualquer informação de violação dos direitos, lembrando que é uma denúncia anônima. É um trabalho de formiguinha, mas coeso com a rede”, declarou Adriana.

Aprovação – A vendedora Tatiane dos Santos, de 27 anos, estava acompanhada do filho de oito meses e aproveitou para relatar um caso. “Uma criança aparentando ter cinco anos estava aqui na praia vendendo paçoca, com um colega do lado vendendo salgado. Não era para estar trabalhando”, disse.

Ela considerou ainda que a abordagem ajuda a sensibilizar outras pessoas. “Criança não é para trabalhar, mas para estar na escola, no máximo ajudando dentro de casa. Quem tem que levar roupa e comida pra dentro de casa é mãe e pai”.

A vendedora ambulante Rosilene Reis, de 56 anos, também flagrou uma situação envolvendo crianças e abordou a equipe para informar a respeito. “Eu estou achando o trabalho ótimo, até porque eu tenho uma filha de 15 anos que estuda, não trabalha e me preocupo porque aqui tem um bocado de criança com cinco até 16 anos de idade trabalhando, eu acho um absurdo. Tá tudo errado, tem que orientar as pessoas”.

Comitê – O Comitê Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil (Cicomti) é presidido pela Sempre e composto pelas Secretarias de Política para as Mulheres e Juventude (SPMJ), da Saúde (SMS), Educação (Smed) e Ordem Pública (Semop), além de instituições da sociedade civil e também da Derca.

A psicóloga do Derca, Amanda Leão, lembrou que a presença da polícia é importante nessa aproximação com a sociedade civil. “Somos atores de uma rede de proteção, então se aproximar e entender as complexidades, como a gente pode estabelecer parcerias é importante para que a gente venha a mitigar e desenvolver trabalhos no sentido da proteção da criança e adolescente, que é o nosso papel”, salientou.

 

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Devido ao feriado nacional em celebração à Proclamação da República (15 de novembro), as repartições públicas municipais terão atendimento suspenso na próxima segunda-feira. Escolas municipais, unidades da Prefeitura-Bairro, Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e Centros de Referência da Assistência Social (Cras) também retomam o funcionamento na terça-feira (16). No entanto, os serviços essenciais serão mantidos, com operações especiais de fiscalização.

Para garantir o atendimento de saúde emergencial, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Samu funcionam 24h. Também estarão abertos neste feriadão (13 a 15) os Multicentros de Saúde Carlos Gomes, Vale das Pedrinhas, Liberdade e Amaralina, das 7h às 16h, para realização de exames, consultas e procedimentos médicos especializados.

Com o objetivo de verificar o cumprimento dos protocolos de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, durante o fim de semana e feriado, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) irá intensificar a fiscalização nas ruas de Salvador. O órgão também realiza operações de combate à poluição sonora, construção irregular e publicidade irregular. Para denunciar, a população deve entrar em contato com o Fala Salvador, no número 156.

Como serviço essencial da Prefeitura Municipal, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona ininterruptamente em regime de plantão 24h. No feriado de 15 de novembro, equipes estarão de prontidão para atender as solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com o órgão, de forma gratuita, pelo telefone 199.

Trânsito – No feriado da Proclamação da República, os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuarão normalmente nas ruas, atentos para agir imediatamente em casos de obstruções e outras intercorrências no trânsito.

Equipes da autarquia estarão monitorando os locais de grande movimentação de entrada e saída da cidade, como a Rodoviária, o Ferry Boat, a Feira de São Joaquim e a Avenida Luís Viana (Paralela).

O Núcleo de Operação Assistida (NOA) também estará monitorando o tráfego 24h durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze de Lei Seca também serão realizadas normalmente durante o período.

O setor de Defesa de Notificações não funcionará no dia 15 de novembro para o atendimento ao público. As notificações com previsão de vencimento nesse dia serão prorrogadas para a terça-feira (16). Caso o cidadão queira fazer abertura dos serviços de defesa, apresentação de condutor ou recurso Jari nos dias em que o expediente presencial estiver suspenso, poderá utilizar o meio on-line.

Transporte – A operação de transporte ocorrerá normalmente durante todo o final de semana. No domingo (14) e no feriado da segunda-feira (15), além da operação regular, haverá reforço de frota em toda a região da orla para a Operação Praia. Serão 16 linhas extras, além das que já operam regularmente. A frota dos amarelinhos que atendem a orla também será reforçada. Prepostos da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) estarão em pontos de grande movimentação para orientar os usuários e fazer os ajustes necessários para garantir o atendimento.

Os planos inclinados não funcionarão. Já o Elevador Lacerda funcionará das 7h às 19h. A Travessia Plataforma- Ribeira também funciona normalmente, operando em horário regular.

Segurança – A Guarda Civil Municipal (GCM) realiza ações rotineiras de patrulhamento preventivo, fiscalização dos equipamentos públicos, apoio à Transalvador diário nas blitzes da Lei Seca e apoio à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) nas operações de ordenamento do comércio informal. Além disso, 50 agentes devem atuar na região da Barra, em conjunto com outros órgãos municipais e a Polícia Militar, para evitar aglomerações no local.

Salvamar – Atuando em todo o trecho de orla entre a praia de Jardim de Alah e Ipitanga, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) manterá uma média de 70 salva-vidas por dia. Os agentes atuam prestando orientações sobre os locais adequados para banho, buscando prevenir afogamentos.

Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) manterá o cronograma normal de coleta de lixo na cidade durante o período.

 

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou uma ação com serviços de saúde e de assistência para pessoas em situação de rua. A atividade ocorreu na quinta-feira (11), no Centro de Saúde Mário Andrea, na região da Sete Portas.

A atividade foi promovida pelo grupo de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial do Distrito Sanitário de Brotas e contou com o apoio das secretarias municipais de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), além da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia.

Foram oferecidos serviços como testes rápidos, auriculoterapia, serviços odontológicos, verificação da glicemia, pressão arterial, realização de curativos, orientações sobre a Covid-19 e distribuição de máscaras e preservativos. Além disso, foram realizados também banho de alegria, oficinas lúdicas, confecção do cartão SUS e do CadÚnico, atendimento do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) e distribuição de sopão e de roupas.

“O objetivo dessa ação é trazê-los para perto, dando um suporte para eles, que possuem dificuldades em acessar os diversos serviços sociais”, disse o apoiador institucional de saúde mental do Centro de Saúde Mário Andrea, João Paulo Dória.

Capacitação – Além da população em vulnerabilidade social, moradores da região também puderam receber os serviços. Natália de Jesus, de 34 anos, agradeceu pela prestação de serviços oferecidos à comunidade. 

“É dessa forma que se faz políticas públicas, inserindo toda a sociedade. Aqui tinha pessoas que há anos não iam a um dentista, moradores de rua com a mesma roupa por meses, e hoje puderam viver um dia totalmente diferente da realidade deles. Nossa comunidade agradece”.

No início do mês de novembro foi promovida a capacitação para profissionais da unidade de saúde, com o objetivo de qualificá-los para um melhor atendimento e acolhimento às pessoas em situação de rua. Participaram da capacitação médicos, enfermeiros e assistentes sociais, dentre outros profissionais.

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O projeto de eficiência energética realizado em parceria entre a Neoenergia Coelba e a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), possibilitará uma economia de até 40% com os custos de iluminação nos órgãos da administração pública. A ação é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A iniciativa contempla a ação de troca de lâmpadas ineficientes por lâmpadas em LED , podendo ser ampliado a critério da distribuidora. Os dispositivos em LED são muito mais eficientes do que as lâmpadas comuns, porque elas produzem a mesma quantidade de lúmens – unidade de medida de fluxo luminoso – utilizando bem menos energia.

O projeto foi apresentado à Prefeitura de Salvador em 2019, antes mesmo da crise energética no país estar entre os assuntos mais comentados e, desde então, vem sendo implantado aos poucos nas unidades da administração. Até agora, já foram substituídas 8.015 lâmpadas em doze unidades, dentre elas a própria Semge e as secretarias municipais da Saúde (SMS), da Fazenda (Sefaz), e de Manutenção da Cidade (Seman), além da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e Prefeitura-Bairro de Pau da Lima. A ideia é que com o projeto sejam substituídas mais de 10 mil lâmpadas.

Todas as despesas referentes à aquisição dos equipamentos, instalação e afins são custeadas pela Neoenergia Coelba. Cada lâmpada do tipo, pelo registro de preço do município, custaria em torno de R$15.

“Com o nosso projeto de Eficientização, proporcionamos um benefício direto às instituições públicas, através da redução do consumo, e incentivamos o uso racional de energia elétrica”, avalia a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba, Ana Christina Mascarenhas.

“A parceria entre a Semge e a Coelba para implantação do projeto de eficiência energética vem proporcionando benefícios em diversos âmbitos, como a redução do consumo de energia elétrica, o que gera impactos positivos sobre o meio ambiente e a economia, bem como a melhoria na qualidade da iluminação das unidades administrativas e operacionais, propiciando, inclusive, maior conforto visual aos nossos colaboradores e à população”, diz o diretor de Logística e Patrimônio da Semge, Igor Brandão.

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