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O Restaurante Popular Cuidar de Pau da Lima recebeu, na manhã desta quarta-feira (9), a primeira edição de 2022 do projeto Amamentar Sempre, voltado para grávidas e puérperas atendidas no restaurante e pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Pau da Lima. Durante o evento, as mães participaram de uma série de atividades sobre a importância do ato de amamentar.

No encontro, os técnicos da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) responderam às principais dúvidas da população relacionadas à amamentação. Dentre elas estão a posição do bebê, ordenha manual, número diário e duração das mamadas e prejuízos associados ao uso de mamadeiras e chupetas.

Segundo a nutricionista da Cosan, Mariana Pontes, a iniciativa beneficia não só o bebê, mas também as mães. “O projeto Amamentar Sempre que veio com intuito de incentivar o aleitamento, por ser um alimento completo capaz de suprir todas as necessidades do bebê. Além disso, as mães que amamentam têm menos índices de câncer de ovário e de mama, e voltam ao peso pré-gestacional mais rápido”.

Para o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), Wilson Santana Neto, o retorno do projeto só reforça a importância de se trabalhar um assunto fundamental como o aleitamento materno. “Como vemos muitas informações falsas divulgadas, é importante que essas pessoas em vulnerabilidade social tenham acesso às orientações por meio de nutricionista especializada na área, que possa indicar como nutrir os filhos da melhor forma, promovendo assim a segurança alimentar dos bebês”.

Cuidados – A dona de casa Cristiane Silva, de 31 anos, espera o terceiro filho e ficou sabendo do curso através do Cras de Pau da Lima. “Já tenho experiência como mãe, mas tenho certeza que, com o curso, vou saber cuidar ainda melhor do meu filho. Achei muito interessante e importante”.

Aos 23 anos, Jaqueline Neri está grávida de oito meses da primeira filha, Maria Júlia. “Sou mãe de primeira viagem e não sei nada, então todas as dicas são bem-vindas neste momento. Tenho medo de pegar a criança, um ser tão frágil. Espero aprender bastante para ficar mais tranquila quando minha filha nascer”.

Importância do aleitamento – De acordo com a recomendação Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno deve ser feito de forma exclusiva, sem nenhum outro líquido associado, até os seis meses de vida. Depois deste período a introdução alimentar deve ser iniciada, mas mantendo o leite materno como única fonte láctea até pelo menos os dois anos.

Pesquisas mostram, inclusive, que crianças que tiveram a amamentação deste modo apresentam menores índices de infecções respiratórias e até mesmo de diarreia. A amamentação também gera economia familiar, já que os pais não precisam gastar com outros leites, fator positivo para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Como participar – As palestras do projeto Amamentar Sempre são voltadas para gestantes ou puérperas assistidas pelos equipamentos da Sempre. As ações são programadas de acordo com a necessidade ou demanda de cada espaço. O programa é desenvolvido desde agosto de 2019 e, antes da pandemia de Covid-19, era realizado presencialmente na sede dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da capital baiana.

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A Prefeitura de Salvador firmou, nesta quarta-feira (9), parceria com o Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) para repasse de R$2,8 milhões para projetos voltados à infância e juventude, selecionados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O termo de compromisso para a iniciativa, considerada inédita na cidade, foi assinado pelo prefeito Bruno Reis, pela presidente do CMDCA, Tatiane Paixão, e pelo procurador-chefe do MPT-BA, Luís Carlos Gomes, no Palácio Thomé de Souza, no Centro.

Os recursos são provenientes de uma Ação Civil Pública movida pelo órgão estadual a uma empresa multinacional. As entidades beneficiadas foram selecionadas após cadastro junto ao MPT-BA e inscrição em edital lançado pelo CMDCA em abril de 2021.

“Firmamos hoje essa parceria inédita com o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Estadual, com o CMDCA, que garantiu o repasse desse aporte de quase três milhões. Nós já realizamos um chamamento e firmamos convênio com 15 instituições. Cada uma delas receberá R$140 mil para desenvolver projetos com crianças e adolescentes, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e formação deste público e, especialmente, combater e erradicar o trabalho infantil”, ressaltou o prefeito.

O aporte será destinado a organizações que assistem a cerca de 1,5 mil crianças, adolescentes e jovens, oferecendo aprendizagem e qualificação em empreendedorismo, e cujas sedes funcionam no raio de abrangência de nove Prefeituras-Bairro (Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima, Centro/Brotas e Liberdade/São Caetano). Cada instituição terá direito ao valor máximo de até R$140 mil. Apenas a região administrativa de Valéria não foi contemplada até o momento, pois, de acordo com o CMDCA, não houve projetos habilitados para receber recursos da parceria.

Esforço conjunto – A intenção, segundo Tatiane Paixão, é continuar trabalhando para conseguir contemplar um número mais alto. “Foi um trabalho de muitas mãos e que nunca beneficiou tanta instituição de uma só vez. Tivemos a participação das secretarias da Educação (Smed), de Proteção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e da Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). E nesse contexto de busca por parcerias, sem dúvidas, o MPT foi o grande parceiro que sonhou junto conosco essa possibilidade inédita de destinação de recurso de ação civil pública para projetos sociais”.

O procurador-chefe do MPT-BA, Luís Carlos Gomes, agradeceu pelo esforço de todos os envolvidos, incluindo a Prefeitura, o CMDCA e procuradores que também estiveram presentes na oficialização da parceria. “Essa é uma parceria que vem junto com um gesto institucional muito forte do MPT. Temos uma bandeira já conhecida pela sociedade soteropolitana de combate ao trabalho infantil, e é justamente por meio desse gesto que buscamos oportunizar a jovens e a crianças o direito e a ressignificação de suas vidas. São janelas que se abrem hoje para que possamos, mais à frente, colher bons frutos”.

Beneficiados – As 15 entidades já selecionadas e que receberão os recursos são a Associação Ideologia Calabar, Comunidade Cidadania e Vida, Instituto Cultural Técnica da Bahia, Associação Dunamis Team, Associação Sons do Bem, Associação Irma Romana, Associação Ministério de Adoração Profética Internacional, Associação Comunitária dos Direitos de Cidadania e Proteção Humana da Bahia, Associação Mulheres Notáveis e Instituição Beneficente Conceição Macedo.

Completam a lista o Centro Comunitário João Paulo II, Centro Espírita Jorge Olímpio, Associação Lar Harmonia, Associação Cristã de Amparo Social e Associação Creche Escola MG.

Para a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, o grande ganho é justamente o atendimento a várias crianças e adolescentes na ponta. “Já estamos criando um fluxo com o MPT-BA e nós vamos acompanhar de perto a execução desse trabalho, para que o Ministério Público tenha cada vez mais confiança na nossa seriedade e que mais crianças e adolescentes de Salvador possam ser beneficiadas”.

Ela cita ainda outras ações que surgiram recentemente para somar, a exemplo do Salvador Tech, lançado hoje pela manhã. “Teremos, dentro das linhas de atenção às crianças e adolescentes, a inclusão digital, aprendizagem, acolhimento inicial a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, qualificação em empreendedorismo, atendimento a crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e atendimento psicossocial a crianças e adolescentes com deficiência”, completou a gestora.

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Auxiliar de limpeza ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência. Vaga zoneada para moradores de Pernambués e Saramandaia.

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas

Atendente Comercial

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente , requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade de horário e experiência ou como Vendedor ou como Consultor de Vendas, ter disponibilidade para trabalhar na Pituba

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Repositor de Mercearia

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade de horário e para trabalhar em Pituba e Corredor da Vitória

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas

Vendedor Interno

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com vendas de papeis gráficos, comunicação visual, rotinas administrativas e conhecimento de informática

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Professor de História (estágio)

Ensino superior cursando - História ( noite ) a partir do 4º sementre.

bolsa + benefícios

1 Vaga

Professor de Ciências (estágio)

Ensino superior cursando - Ciências Humanas ( noite ) a partir do 4º sementre.

bolsa + benefícios

1 Vaga

Professor de matemática (estágio)

Ensino superior cursando - Matemática ( noite ) a partir do 4º semestre.

bolsa + benefícios

1 Vaga

Professor de inglês (estágio)

Ensino superior cursando - Letras com Inglês ( noite ) a partir do 4º semestre.

bolsa + benefícios

1 Vaga

Professor de Educação Física (estágio)

Ensino superior cursando - Educação Física ( noite ) a partir do 4º semestre.

bolsa + benefícios

1 Vaga

Camareira

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar à noite. vaga zoneada para moradores da região da suburbana e cidade baixa.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Pedreiro

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência. vaga zoneada para moradores de Simões Filho e Suburbana.

Salário: 1.400,00 + benefícios

1 Vaga

Vendedor Interno

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, conhecimento em vendas de varejo. vaga zoneada para moradores da região do Aeroporto.

Salário: 1.246,00 + benefícios

4 Vagas

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, Ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas

Enfermeiro ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, Coren Ativo.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Vendedor porta a porta (vaga temporária)

Ensino médio completo, 3 meses de experiência

Salário: 1.212,00 + benefícios

1 Vaga

Lavador de Roupa em Escala Comercial

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, vivência com maquinas semi industral

Salário: 1. 350,00 + benefícios

1 Vaga

Operador de Telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento de informática

Salário: a combinar + benefícios

70 Vagas

Consultor comercial

Ensino superior completo em qualquer curso, 6 meses de experiência, imprescindível CNH B e possuir veículo.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

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A capital baiana passa a contar com a plataforma Salvador Tech, um portal destinado ao mercado de tecnologia na cidade, com trilhas, cursos e vagas. Promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), os detalhes da iniciativa foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis, em cerimônia de lançamento realizada nesta quarta-feira (9), no Hub Salvador, no Comércio.

Participaram ainda do evento a vice-prefeita Ana Paula Matos e a titular da Semdec, Mila Paes, e gestores de grandes empresas como IFood, Cubos Academy e Ford. Os representantes do Salvador Tech, Leandro Lima; do Fundo de Investimento Valor Capital, Carlos Costa; e da Sanar, Bira Mercês, integraram uma mesa-redonda para debater os rumos da gestão tecnológica, o futuro e a governança do ecossistema de negócios no meio digital na capital baiana.

O prefeito Bruno Reis afirmou que para construir uma cidade do futuro, é preciso começar a escrevê-la no presente. “Uma de minhas metas é inserir Salvador neste mundo digital, modernizar e dar mais eficiência às políticas públicas. Isso leva a uma Prefeitura completamente digital, que facilita a vida do cidadão e traz novos e melhores resultados, conectados ao que acontece no Brasil e no Mundo. Ainda somos uma cidade muito injusta, e só iremos mudar essa realidade quando, através de nossas ações, pudermos garantir mais oportunidades de emprego e renda. Para tanto, estamos oferecendo incentivos fiscais e oportunidades para reter aqui os novos talentos”.

Bruno Reis anunciou ainda que a Prefeitura está preparando um Plano Municipal de Tecnologia e Inovação, no sentido de estruturar o ecossistema digital da capital baiana. “A intenção é ter a tecnologia como política de estado e não de um governo”, pontuou.

Plataforma – Com a área de tecnologia como foco principal, o Salvador Tech visa informar, capacitar e conectar jovens talentos aos temas e profissões do mercado, promovendo inclusão digital e social nas carreiras que mais crescem no mundo. Uma iniciativa do planejamento estratégico da Universidade Digital e das trilhas do programa Treinar para Empregar, também da Semdec.

As informações estarão disponibilizadas de forma interativa, gratuita e acessível no portal, por meio de mais de 12 parcerias com instituições privadas do setor. Os interessados precisam apenas se cadastrar na plataforma e poderão acessar de forma gratuita os conteúdos da página.

Para o lançamento, o programa já conta com quatro trilhas de aprendizagem (conhecimentos básicos, carreiras, softskills e cursos técnicos) para mais de 80 cursos e 140 aulas completamente on-line e gratuitas. Tudo poderá ser acessado através do endereço eletrônico salvadortech.salvador.ba.gov.br.

A formação introdutória conta com uma união entre o teste de perfil profissional e os cursos de instituições atuantes do setor, com temas, desde conhecimentos básicos até softskills e de tecnologia. Deste modo, a Salvador Tech visa descobrir a vocação do candidato e encaminhá-lo para programas voltados à empregabilidade na formação tech correspondente.

Após a parte inicial do portal, as empresas parceiras, que necessitam dos profissionais da área, se associam dentro da plataforma para construir uma trilha personalizada de formação profissional. O objetivo é que a empresa funcione como uma escola para sua própria demanda. Ao longo dos próximos anos, a Prefeitura irá proporcionar mais de 5 mil oportunidades de formativos técnicos para a população de Salvador.

Além disso, outro foco do programa é fortalecer a empregabilidade junto às empresas do ecossistema em Salvador. O Salvador Tech também ofertará vagas e informará sobre novidades do mercado, tanto para estudantes como cidadãos cadastrados.

Nova economia – A secretária Mila Paes ressaltou que, com o Salvador Tech, o Município traz um novo olhar sobre a diversificação de uma matriz econômica já em atuação na cidade, com um valor e potencial turístico existentes, investindo na oferta de conhecimento para a população. A iniciativa faz parte da estratégia de desenvolvimento econômico, formação e gestão dos talentos, pilar essencial para viabilizar a transformação econômica do município.

“A Prefeitura está buscando modificar o vetor econômico da cidade para um segmento mais tecnológico e de economia criativa. Por isso, a plataforma Salvador Tech é tão importante. Por meio de parcerias entre entes públicos, privados e o terceiro setor, a política pública irá promover essa inclusão digital e social necessária para jovens e interessados integrarem esse novo ecossistema tecnológico”, afirmou Mila Paes.

Para isso, de acordo com a gestora, serão trabalhados quatro pilares do talento, dentre eles a nova economia, contendo empreendedores e em parceria com universidades e demais instituições de ensino tecnológico; a densidade e a governança desse mercado, buscando a Salvador do futuro; além do ecossistema criativo, trabalhando o diagnóstico desse potencial criativo, com a criação de fundos, prospecção nos bairros de novos talentos, auxiliando a criação de fundos e recursos para trabalhar a economia criativa de Salvador. “O objetivo final é gerar renda, empregar essas pessoas, oferecer oportunidades”, completou a titular da Semdec.

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Vendedor Interno

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com vendas de papeis gráficos, comunicação visual, rotinas administrativas e conhecimento de informática

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga 

Estoquista

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade de horário 

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas 

Pedagogo (estágio)

Ensino superior cursando - Pedagogia( noite ) a partir do 4º semestre.

bolsa + benefícios

2 Vagas

Professor de História    (estágio)

Ensino superior cursando - História ( noite ) a partir do 4º semestre.

bolsa + benefícios

1 Vaga

Professor de Ciências    (estágio)

Ensino superior cursando - Ciências Humanas ( noite ) a partir do 4º semestre.

bolsa + benefícios

1 Vaga

Professor de matemática    (estágio)

Ensino superior cursando - Matemática ( noite ) a partir do 4º semestre.

bolsa + benefícios

1 Vaga

Professor de inglês   (estágio)

Ensino superior cursando - Letras com Inglês ( noite ) a partir do 4º semestre.

bolsa + benefícios

1 Vaga

Professor de Educação Física   (estágio)

Ensino superior cursando - Educação Física ( noite ) a partir do 4º semestre.

bolsa + benefícios

1 Vaga

Camareira 

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar à noite.  vaga zoneada para moradores da região da suburbana e cidade baixa.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Pedreiro 

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência. vaga zoneada para moradores de Simões Filho e Suburbana.

Salário: 1.400,00 + benefícios

1 Vaga

Vendedor Interno

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, conhecimento em vendas de varejo. vaga zoneada para moradores da região do Aeroporto.

Salário: 1.246,00 + benefícios

4 Vagas

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, Ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas

Salgadeiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível vivência em restaurante

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Atendente de Lanchonete

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Doceira

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de higienização hospitalar ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 3 meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Enfermeiro ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, Coren Ativo.

Salário: a combinar + benefícios 

1 Vaga

Vendedor porta a porta (vaga temporária)

Ensino médio completo, 3 meses de experiência

Salário: 1.212,00 + benefícios

1 Vaga

Analista de Recursos Humanos

Ensino superior completo em Administração ou áreas afins, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Imprescindível experiência com o Totvs e o Esocial

Salário: 2.500,00 + benefícios

1 Vaga 

Bombeiro hidráulico

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, conhecimento em sistemas de bombas, Skp e hidrantes.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Lavador de Roupa em Escala Comercial

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, vivência com maquinas semi industral

Salário: 1. 350,00 + benefícios

1 Vaga 

Borracheiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter vivência em centro automotivo

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga  

Operador de Telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento de informática 

Salário: a combinar + benefícios

70 Vagas 

Consultor comercial

Ensino superior completo em qualquer curso, 6 meses de experiência, imprescindível CNH B e possuir veículo.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de limpeza ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Copeiro(vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

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A região do Aquidabã, ponto que já funcionou como terminal rodoviário na cidade e que faz ligação entre Nazaré, Sete Portas, Comércio e Barroquinha, será beneficiada com uma ampla requalificação urbana promovida pela Prefeitura. A ordem de serviço para o início das intervenções no local foi assinada pelo prefeito Bruno Reis, nesta terça-feira (8), buscando devolver à cidade mais um espaço público que estava abandonado.

O chefe do Executivo municipal ressaltou a importância da obra, dentro do esforço municipal para a revitalização do Centro Histórico da cidade. “Hoje está sendo iniciada mais uma grande obra para qualificar esta área da cidade. Aqui terá quadra esportiva, parque infantil, equipamentos de ginástica, e o mais importante: a garantia da manutenção dos quiosques para que os trabalhadores continuem garantindo sua renda. Os quiosques antigos serão melhorados e o terminal atrairá mais visitantes, como parte da estratégia de retomada econômica do município, garantindo mais emprego e renda para esta região”.

A iniciativa terá investimento de R$4 milhões, com recursos próprios da Prefeitura, e prazo de dez meses para conclusão. Com a supervisão da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), a obra abrangerá área de mais de 5 mil m² e o projeto, desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), proporcionará uma verdadeira repaginada na região, incentivando a ocupação de toda essa área que vinha sofrendo com degradação na infraestrutura e consequente falta de segurança.

Intervenções – Os serviços incluirão a retirada da cobertura existente, dando mais luminosidade ao ambiente, requalificação asfáltica das ruas do entorno, pavimentação e passeios com rampas de acessibilidade, assim como melhorias no sistema de drenagem das águas pluviais. Também será implantado um estacionamento em paralelepípedo, e novos atrativos de esporte e lazer passarão a fazer parte do cenário. Está prevista a construção de uma quadra de esportes, parque infantil e equipamentos de ginástica ao ar livre.

Responsável pelo projeto, a presidente da FMLF, Tânia Scofield destacou as melhorias que serão implementadas no novo Terminal do Aquidabã. “Este é mais um projeto inovador na região do Centro Histórico de Salvador, mais um incentivo à dinamização da região. De um grande terminal, o local virou um ponto de ônibus isolado e, em consenso com os comerciantes, decidimos manter os comércios, mas garantir opções de lazer, estacionamento, tudo que ajudasse a dinamizar as ações que são empreendidas por aqui”.

A lista de intervenções envolve, ainda, construções de quiosques para vendedores que atuam no local e de um módulo da Polícia Militar. Toda a iluminação pública será em LED, tecnologia mais econômica e eficiente. A praça terá um inédito paisagismo com plantio de gramado e árvores, bancos e pontos de ônibus com abrigos.  

Expectativa – Permissionária no local, a boleira Joelma Araújo, 39 anos, crê que os negócios irão prosperar no novo terminal. “A situação agora é precária, com mosquitos, sujeira e sem condições de trabalho, principalmente à noite, quando surge também a insegurança. Com a reforma deve melhorar para todo mundo”.

Revitalização do Centro Histórico – A urbanização da Praça do Aquidabã reforça a lista de ações promovidas pela Prefeitura para revitalização do Centro Histórico de Salvador. Dentre as iniciativas já realizadas estão a requalificação da Avenida Cônego Pereira, entregue em 2020, cujos 3km de extensão entre a Avenida Dois Leões ao Aquidabã receberam uma série de melhorias nas áreas de infraestrutura e urbanística, como substituição de pavimentação, passeios, ciclovias, micro e macrodrenagem, instalação de equipamentos urbanos, iluminação pública e paisagismo.

Outra importante intervenção foi a reconstrução do Mercado de São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, inaugurado em 1965 e que funcionava em situação precária desde 2017, após sofrer um incêndio. O projeto de reconstrução do equipamento foi concebido conservando a tradição do centro de compras e, após a inauguração, em 2020, o local com área total de 4.460 m² passou a abrigar 40 boxes para comercialização de itens diversos, 28 bancadas de hortifruti e seis restaurantes.

Além disso, a estrutura possui elementos de acessibilidade, ambiente para roda de capoeira e estacionamento com vagas para até 30 veículos. O local conta ainda com um santuário, dedicado ao culto de São Miguel Arcanjo.

Mais uma melhoria da lista é a revitalização do Camelódromo da Baixa de Sapateiros, ocorrida também em 2020, atendendo a uma solicitação dos próprios ambulantes, já que o espaço antigo se encontrava degradado. O lugar possui 890 m² e conta com 45 novas barracas, cobertura isotérmica, reestruturação do piso e construção de dois depósitos, além de melhoria da iluminação com lâmpadas em LED e instalação de lixeiras.

Já os quase 10 mil m² do Terminal da Barroquinha passaram por profundas intervenções nas áreas urbanística e de mobilidade, proporcionando melhorias significativas na mobilidade de pedestres e ônibus que circulam diariamente na região. Além disso, a área ganhou elementos paisagísticos e equipamentos de esporte e lazer, para promover maior interação da população com o espaço público. 

A iniciativa, entregue em 2021, compreendeu a redistribuição dos abrigos de ônibus, áreas abertas, segurança viária, acessibilidade universal, conforto para os usuários do sistema de transporte, mobiliário urbano, novos abrigos, lixeiras, além do ordenamento do comércio informal, dentre outros itens.

Em 2019, foi implantado ainda o Quarteirão das Artes, corredor cultural que envolveu a instalação da nova sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Espaço Boca de Brasa e Café-Teatro Nilda Spencer – ao lado do Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Gregório de Mattos (TGM) e o atual Espaço Metha Glauber Rocha – e requalificação das escadarias da Barroquinha.  A área se conecta à Praça Castro Alves, que também ganhou cara nova em 2020.

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A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) conta com uma equipe nada convencional, que atua diariamente na proteção da cidade. São os cães Diesel, Atena, Zamp e Fanny. Eles fazem parte do Grupamento de Operações com Cães (GOC), junto com a labradora Sam, já aposentada. 

Os animais das raças labrador, pastor alemão e pastor belga atuam desde 2016, dando suporte a operações junto a órgãos de segurança pública, na capital baiana. A comandante do grupamento, Carolina Santana, explicou que os cães são treinados, diariamente, tanto para atuar na detecção de entorpecentes, quanto na guarda e proteção.

“O cão é usado como ferramenta de baixa letalidade, contendo o perpetrador sem machucá-lo. Depois da mordida para imobilização, o cachorro é retirado de cena”, explicou.

Ela diz que, normalmente, só a presença do cão já faz com que o alvo pare. “Nunca precisamos usar de fato a mordida do cão de forma tão forte, como usamos no nosso treinamento”, contou.

O trabalho realizado com os cachorros é tão produtivo, que rendeu dois prêmios à equipe. Nos anos de 2019 e 2021, o GOC ganhou o Torneio de K9 das Forças de Segurança Pública, envolvendo entidades de diversas esferas. 

Vantagens – Carolina revela que o investimento em um agente canino traz diversos benefícios para a Guarda Civil Municipal. “A atuação de um cão vale no ataque, porque caso o indivíduo entre em fuga, não será necessário usar arma de fogo, nem arma de condutividade elétrica. O cão alcançará mais rápido para contê-lo”, afirmou.

Segundo ainda a comandante, “nada fica oculto ao faro do cão, por conta das células olfativas muito mais potentes que as do homem”, detalhou. 

O trabalho dos cachorros é constante. Na tarde da última segunda-feira (7), por exemplo, o grupo atuou em uma operação em conjunto com a Polícia Civil da Bahia (PC-BA), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em Itapuã.

Para estarem aptos a realizar as atividades de campo, os animais têm à disposição uma equipe dedicada de agentes, que atua como tratadores condutores e adestradores. Os cuidados com o grupo ocorrem de forma ininterrupta. Os cães ainda passam por avaliações de saúde regulares, com apoio da clínica Diagnovet, onde realizam consultas e exames. 

Retorno – Para que um cão esteja apto a atuar na detecção de entorpecentes o treinamento dura, em média, um ano. Já para atuar nas tarefas de guarda e proteção, o tempo de dedicação e treino pode chegar até dois anos. No dia a dia, as atividades propostas aos animais são sempre simulações de situações rotineiras, nas operações de segurança pública da cidade, a exemplo de busca por entorpecentes enterrados, ou escondidos em veículos.

 

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A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vai lançar, na próxima quinta-feira (10), novo chamamento público para 22 vagas destinadas a proprietários de food trucks do município. Os convocados vão compor o Food Park, na Boca do Rio, que será inaugurado em breve no espaço do antigo clube do Bahia. Cada permissionário selecionado terá até dois anos de cessão de uso, podendo este prazo ser renovado.

O edital de chamamento público será publicado no Diário Oficial do Município (DOM), e as associações do setor também foram convocadas para participar, com a divulgação entre os membros. “Os donos de food trucks esperaram muito por esse projeto, para que comecem logo a trabalhar”, disse a secretária da Semop, Marise Chastinet.

A gestora afirma que a elaboração do projeto levou em consideração áreas da cidade que poderiam comportar uma área gastronômica para que os veículos não se instalem em qualquer lugar. “Com a pandemia, aumentou o desemprego e com isso aumentou também o comércio informal. Por isso, nosso papel é bolar um projeto para acolher esses informais, então incentivamos através desta iniciativa, que é boa para a população, com visibilidade para a cidade e auxiliando famílias que precisam trabalhar”.

O presidente da Associação de Comerciantes do Imbuí e Food Trucks, Marcos do Carmo, afirma que a iniciativa da Prefeitura é fundamental para a cidade. “É importante a criação do Food Park para se ter um local que as pessoas possam frequentar, porque temos trailer em locais que não são convenientes, o que atrapalha e gera desgaste. Então ter um lugar onde eles possam trabalhar e gerar empregos é muito bom”.

Após o chamamento, os permissionários devem abrir um processo junto à Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e à Vigilância Sanitária, que fará uma avaliação do caminhão antes do início do trabalho. Após a vistoria, o processo vai para a Semop para a cessão do licenciamento.

O Food Park reunirá hamburguerias, comida oriental, comida italiana, comida mexicana, comida árabe e comida brasileira, além de pastéis, pizza, açaí/sorvete, doces e salgados, crepe e tapioca, churrasco e cachorro quente. “Diversificamos bastante para termos um grande centro gastronômico em Salvador, onde o cidadão possa chegar e comer qualquer tipo de comida que venha a desejar. A ideia também é ter um parque para crianças e área para shows estilo voz e violão”, completou Marise.

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Considerado um dos principais canais de acesso do cidadão à Prefeitura, o Fala Salvador 156 está sendo completamente reestruturado, para melhor atender às demandas da população. A ação está sendo feita de maneira gradativa e em duas fases, por meio de uma parceria entre a Ouvidoria Geral do Município (OGM) e a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit).

O serviço deixou de ser prestado por meio de call center e ganhou a estrutura de um contact center, ampliando as portas de entrada das chamadas. O sistema funciona como um portal de uso simultâneo e interligado a diferentes canais de comunicação, a exemplo do telefone, chat, WhatsApp, aplicativo Fala Salvador, totem e redes sociais. A proposta é centralizar todas as portas de entrada em um único canal.

Com a primeira fase, iniciada no dia 5 de dezembro, foram implantados os serviços ativo e receptivo, além do chat. A segunda fase está prevista para funcionar nos próximos meses e terá a ativação de voicer (conversão de texto em discurso, replicando a voz humana), e-mail, redes sociais e mensagens instantâneas.

Expansão – De 6 de dezembro passado a 27 de janeiro deste ano, período pós-reestruturação do Fala Salvador 156, já foram registradas 215.617 chamadas, entre as quais cerca de 66% (143.975) foram atendidas. Antes o percentual de chamadas atendidas era de 45%. O tempo médio de espera tem sido de cinco minutos e antes, a depender do dia da semana, poderia chegar a 30 minutos ou mais.

No período, também já foram registrados 447 atendimentos por chat, mesmo sem a divulgação do novo canal, e 47 atendimentos call back, que ocorre quando o cidadão está aguardando na fila, encerra a chamada antes de ser atendido e o atendente retorna para ele. As melhorias refletiram em uma avaliação de atendimento de 88,21%.

“É o que há de mais moderno para a comunicação. São plataformas inteligentes de relacionamento, semelhantes às de grandes organizações, a exemplo de bancos digitais e redes de móveis e eletrodomésticos, abrindo outras possibilidades de o cidadão se relacionar com a Prefeitura. Não só por telefone, mas também por outros canais de atendimento. Esse é o maior diferencial proporcionado pela reestruturação do Fala Salvador 156”, explica o titular da Semit, Samuel Araújo.

Ele ressalta como um dos benefícios das plataformas multicanais a possibilidade de o cidadão escolher a melhor forma de se comunicar. “Se ele não quiser ligar, pode conversar pelo chat, por e-mail ou por WhatsApp, por exemplo. Além disso, muitos dos questionamentos que o cidadão tem sobre o serviço são respondidos, inicialmente, de maneira automática por um sistema inteligente, sem a necessidade de ter o contato imediato com o atendente, o que garante eficiência e rapidez".

Outra vantagem, apontada por Araújo, é que a nova plataforma permite medir a qualidade do serviço. "Com certeza, a população e a Prefeitura só têm a ganhar”, diz.

Avanços – Com a implantação da primeira fase, diversos benefícios que impactam positivamente na qualidade do atendimento, já podem ser destacados. Um deles é que o contrato atual deixa de ser por número de Posições de Atendimento (PAs) e passa a ser por volumetria (movimento) de chamadas. Esse tipo de contrato fomenta a criação e inclusão de novos serviços disponibilizados, melhorando a qualidade e capacidade de atendimento.

Além disso, o atendimento passou a ser por voz e por chat 24 horas, durante os sete dias da semana, sendo realizado por uma equipe técnica qualificada. A eficiência da nova plataforma tem gerado uma redução de custos ao Município, visto que a quantidade de postos está sendo dimensionada de acordo com o número de solicitações, há um maior direcionamento das chamadas e melhoria no processo de identificação e correção de erros, nos atendimentos e registros de pedidos.

Fala Salvador – O Fala Salvador 156 foi criado em fevereiro de 2014, facilitando a comunicação entre o cidadão e a Prefeitura. As solicitações da população podem ser feitas por meio de ligações para o 156, pelo portal Fala Salvador na internet, aplicativo e atendimento presencial nas Prefeituras-bairro. As demandas registradas são encaminhadas imediatamente para os órgãos responsáveis.

O acompanhamento das demandas junto aos órgãos, da qualidade e conformidade dos registros feitos pelos atendentes, bem como a cobrança das soluções, são feitos pela OGM.

 

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