Geral

0
0
0
s2sdefault

A capital baiana tem intensificado os esforços para se tornar uma cidade inteligente e uma das principais ações neste sentido é a telegestão da iluminação pública. Através de um sistema de interface simples, o controle da iluminação por meio de dispositivos como tablets e smartphones já é uma realidade em Salvador. Com isso, além de rapidez no atendimento das demandas, a tecnologia também permite economia aos cofres do Município.

Os profissionais da Diretoria de Iluminação e Serviços Públicos (Dsip), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), responsáveis pelo parque luminoso da cidade, fazem o monitoramento em tempo real, permitindo, por exemplo, efetuar análises precisas e dinâmicas, para encontrar equipamentos que apresentaram defeitos, aumentar ou reduzir a potência das luminárias acesas, entre outras ações.

Através da telegestão, é possível controlar 1.046 luminárias conectadas ao sistema. As vias públicas onde a tecnologia já foi implantada são as avenidas Mãe Stella de Oxóssi, Luís Eduardo Magalhães e Otávio Mangabeira (do Quartel de Amaralina até as baianas), entorno da Igreja do Bonfim e Túnel Américo Simas.  

Para o gerente de projetos da Dsip, Igor Moreira, os benefícios são múltiplos. Fazer as análises no celular reduz, por exemplo, o tempo de atuação das equipes de manutenção. Em vez de ir a campo para identificar o problema, os profissionais conseguem fazer a análise no ambiente interno, com auxílio da telegestão. Assim, ao chegar no local, para executar o serviço, as equipes vão diretamente ao item que precisa de substituição ou reparo. 

“Estamos avançando e com o sistema implantado, além da redução de gastos para os cofres públicos, temos uma melhor eficiência da iluminação na via”, reforçou.

Economia – Moreira explicou que, através da telegestão, é possível criar perfis específicos para cada via e dimerizar, ou seja, alterar a potência da luminária, levando a uma maior redução do consumo de energia, sem prejuízos para a visibilidade do cidadão. Os perfis são criados considerando a incidência do sol, de acordo com as estações do ano e a ocupação da via, por veículos e pessoas. 

Por exemplo, no verão, quando o pôr do sol ocorre mais tarde, as luminárias também são ligadas mais tarde. Além de gerar uma redução no consumo, essa ação também impacta na durabilidade dos equipamentos usados. 

“Todo esse conjunto de retornos é bem interessante para a cidade. A iluminação não está ligada à segurança pública, mas acaba ajudando. Onde está melhor iluminado as pessoas se sentem mais seguras”, completou o gerente da Dsip.

Nas avenidas Luís Eduardo e Mãe Stella, por exemplo, a dimerização gera em torno de 25% de redução no consumo de energia, além da economia que já é gerada pelos equipamentos em LED. Essa redução permite que outros avanços sejam implantados, a exemplo da modernização da iluminação da cidade, de forma a qualificar ainda mais o serviço ofertado ao cidadão.

A expectativa da Dsip é que todas as vias caracterizadas como corredores de luz, que são locais de grande movimentação, e postes de fiação exclusiva com fiação subterrânea, possam ter, futuramente, a telegestão. Há estudos em andamento para diversas avenidas como a Ogunjá e Anita Garibaldi, mas ainda será definida qual a próxima via onde o sistema será implantado. 

Cidade inteligente – Estas luminárias inteligentes e monitoradas de modo remoto permitem que outros sistemas sejam conectados a elas. Algumas das possibilidades que podem ser exploradas, futuramente, através desses dispositivos, são o monitoramento do nível de CO2 no ambiente e o índice pluviométrico. Estes recursos vão permitir que a administração municipal obtenha informações precisas de pontos específicos, para tomar decisões mais assertivas no gerenciamento da cidade.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O clima junino chegou à Escola Nova do Bairro da Paz e está encantando a toda a comunidade escolar. Com uma decoração feita em mosaico, as paredes do refeitório da unidade ganharam cores vibrantes e elementos da festa, que é uma das principais celebrações no Nordeste. E o melhor: a intervenção artística foi desenvolvida coletivamente pelos 360 alunos das turmas de 3º, 4º e 5º anos.

O professor e artista plástico responsável pela atividade, Alessandro Moreira, destacou que foram quatro semanas de trabalho coletivo e o processo criativo trouxe outros resultados positivos para os alunos. “Quando se fala em arte, pensa-se muito que será produzida para transformar os alunos em artistas, mas não é só isso. As habilidades que eles desenvolveram a nível de percepção, coordenação, composição e uma série de coisas que estavam dentro da proposta, eu consegui perceber que elas foram alcançadas por eles a partir do trabalho”, detalhou.

Para a construção da intervenção artística, os estudantes usaram papel metro e de presente, além de cola. Mas engana-se quem pensa que o trabalho foi simples. Os alunos estudaram sobre diversos assuntos relacionados a cores, seus tons e complementos para criar elementos que ficassem esteticamente harmônicos.

Plástica sonora – A atividade teve início com a apresentação de elementos do São João aos estudantes, que aprenderam sobre comidas típicas, importância da festa para a região, vestuário e decoração. As equipes também trabalharam com plástica sonora, onde confeccionaram chocalhos.  Acompanhados pelo professor, com atabaque e a zabumba, estudaram sobre baião, xote, xaxado e produziram diversos sons. Uma das músicas usadas nesse processo, para entrar no sentimento da festa, foi a clássica “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga.

Até chegar ao mosaico que está exposto na unidade, ainda tiveram as etapas de tempestade de ideias e produção. Na conclusão do trabalho ainda houve um encontro para discutir como foi colaborar no projeto e analisar os aprendizados adquiridos ao longo do último mês. 

Aprovação – Solange França de Jesus dos Santos, 11 anos, afirmou ter ficado orgulhosa com o resultado do mosaico. “Ficou muito bonito. Foi divertido participar e me sinto feliz com esse trabalho. São João é uma das festas que eu mais gosto porque eu viajo para o eu interior, que eu gosto muito, que é Santo Amaro. Eu amo comer milho e ficar brincando na rua”, contou.  

Isabela Silva Carvalho, 11 anos, também é fã do São João e contou que elaborar o mosaico trouxe ensinamentos valiosos. “Achei bem criativo e legal fazer esse mosaico. A gente trabalhou em dupla e foi bom porque a gente compartilhou os momentos legais e também brincamos muito. Aprendi com essa atividade que sempre precisamos trabalhar em harmonia com o próximo”, finalizou.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A elaboração de projetos sociais e combate à pobreza motivará ações de cooperação entre Salvador e Portugal. A medida foi iniciada neste sábado (11), durante visita da comitiva portuguesa à capital baiana.

O encontro ocorreu no Palácio Thomé de Souza, no Centro, com as presenças da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos; da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva; do embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos; e do cônsul-geral de Portugal na Bahia, Jorge Fonsêca. A ação fez parte da celebração pelo Dia de Portugal (10 de junho).

No encontro, foram propostas iniciativas de aproximação a partir das temáticas comuns, com ênfase na área social e cooperação internacional. Sob a liderança da ministra da Presidência, Portugal lançou a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030, um instrumento que visa concretizar uma abordagem multidimensional e transversal de articulação das políticas públicas tendo em vista a erradicação da pobreza.

Neste contexto, a vice-prefeita de Salvador falou sobre as iniciativas da área social desde 2013 e foi convidada a participar da agenda oficial nas cidades de Matosinhos e Lisboa, para construir conjuntamente projetos voltados para a área. "Brasil e Portugal são países-irmãos e será uma honra para nós de Salvador, que avançamos tanto nas políticas sociais nos últimos anos, poder dividir as nossas experiências e trabalhar conjuntamente com os portugueses para avançarmos juntos”, declarou Ana Paula Matos.

Após conhecer a lógica administrativa do Escritório de Governança Social e, também, a atuação do Escritório de Cooperação Internacional, a ministra da Presidência parabenizou pela iniciativa e destacou a importância da participação soteropolitana na construção de mais políticas públicas.

"Nós também percebemos a necessidade de integrar verdadeiramente todas as áreas para realizar os trabalhos pelo social. Sem essa estratégia conjunta, não conseguiríamos combater as origens da pobreza. Com esta pandemia e com o aumento do desemprego, os indicadores sociais pioraram em todo o mundo. Por isso, é tão necessário esse trabalho em conjunto e tenho a certeza que colheremos bons frutos através dessa parceria com Salvador”, afirmou Mariana Vieira da Silva.

Redução da pobreza – A estratégia portuguesa apresentada na reunião tem entre os objetivos a redução da taxa de pobreza para 10% da população, o que significa retirar 660 mil pessoas dessa situação até 2030. A meta do governo português é de reduzir para metade a pobreza das crianças, o que significará retirar 170 mil crianças desta condição durante o mesmo período de tempo. Foram definidos seis eixos prioritários de intervenção, em estreita articulação com o Pilar Europeu dos Direitos Sociais e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Também estiveram no encontro o chefe de Gabinete da Prefeitura, Francisco Elde, as assessoras do Escritório de Cooperação Internacional, Luara Dantas e Cíntia Martins, além da embaixatriz Maria Cristina Ramos e Miguel Cabrita, chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Proteção Civil de Portugal.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) promoveu, nesta sexta-feira (10), uma edição especial da Feira de Serviços, Arte e Educação, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), localizado em Valéria. Durante toda a manhã, foram oferecidos atividades e serviços voltados para a família, em parceria com outras secretarias da administração municipal.

Os cidadãos contaram com atendimento do Cadastro Único, programa Primeiro Passo, Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), serviços do Simm, Plan Internacional, orientação jurídica, Cras Itinerante, orientação do programa Família Acolhedora e Conselho Tutelar, Alerta Salvador sobre a violência contra a mulher, combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil e atendimento da Defensoria Pública.

A dona de casa Zenilda Lima, 73 anos, foi procurar o serviço CadÚnico. Ela conta que se sentiu segura em procurar o serviço no Ceu, pois estava tudo organizado. “Me senti segura, tive o serviço aqui no bairro e vim, está tudo bem servido e ainda resolvi meu problema. Estou adorando”.

A autônoma Elisângela Santos, 33 anos, considerou o evento uma facilidade. “Achei ótimo, para quem mora perto principalmente, porque não precisa pegar ônibus, não tem transtorno. Vim atualizar meu cadastro do Bolsa Família e achei tudo muito bem arrumado”.

Abuso infantil – A coordenadora de Políticas para a Infância e Adolescência da SPMJ, Dinsjani Pereira, afirmou que a iniciativa dá ênfase ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, levando o conhecimento sobre o assunto para as comunid A Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) promoveu, nesta sexta-feira (10), uma edição especial da Feira de Serviços, Arte e Educação, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), localizado em Valéria. Durante toda a manhã, foram oferecidos atividades e serviços voltados para a família, em parceria com outras secretarias da administração municipal.

“Trouxemos um leque de grandes serviços como forma de abraçar a causa, que é uma temática que será desenvolvida ao longo de todo o ano. Uma das comunidades escolhidas, por conta dos indicadores, foi Valéria. Realizamos um estudo, compreendendo que era um local com violações contra a mulher e contra jovens”, explicou.

A subsecretária de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Tainá Barros, lembrou que são necessárias políticas públicas e atuação do poder público, para inibir a violência e aproximar a população. “Muitas vezes os cidadãos se inserem no contexto de violência por conta da ausência de uma gestão mais próxima da comunidade. Aqui no CEU de Valéria, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos (FGM), são desenvolvidas atividades culturais, já que esta é uma das formas de reter o jovem e adolescente, para que sigam caminhos mais felizes”.

De acordo com o coordenador do CEU de Valéria, Délio Lima, o trabalho executado no espaço é de formiguinha. “No cenário em que vivemos, de violência, esse trabalho de redução de danos é fator de prevenção”, avaliou.

 

 

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Em mais uma ação alusiva à Semana do Meio Ambiente na capital baiana, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), realiza esta semana a entrega dos 100 kits para cultivo de hortaliças, em domicílio, aos contemplados com o Projeto Horta em Casa.

Até esta sexta-feira (10), os servidores da pasta vão de casa em casa (10), das 8h às 17h, para entregar os kits nas mãos dos contemplados. A ação visa estimular o cultivo da alimentação saudável sem precisar sair de casa.

A gestora da Secis, Marcelle Moraes, afirma que dialoga com diversos setores para angariar apoio e ampliar a iniciativa. “Pretendemos ainda neste ano entregar centenas de outros kits e ampliar este projeto, que com certeza é de grande importância para que os soteropolitanos tenham acesso a uma alimentação cada vez mais saudável e sustentável”, justifica.

O kit contém uma jardineira retangular plástica de 45 cm; quatro mudas de hortaliças, que variam entre alecrim, alho-poró, cebolinha, coentro, manjericão e salsa; oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; 0,5 m² de manta de bidim; uma pá de plástico pequena; um borrifador pequeno; e um pacote de sementes. Além do material para plantio, os selecionados recebem treinamento para aprender técnicas básicas de como implantar e cultivar uma horta em casa.

Em mais uma ação alusiva à Semana do Meio Ambiente na capital baiana, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), realiza esta semana a entrega dos 100 kits para cultivo de hortaliças, em domicílio, aos contemplados com o Projeto Horta em Casa.

Até esta sexta-feira (10), os servidores da pasta vão de casa em casa (10), das 8h às 17h, para entregar os kits nas mãos dos contemplados. A ação visa estimular o cultivo da alimentação saudável sem precisar sair de casa.

A gestora da Secis, Marcelle Moraes, afirma que dialoga com diversos setores para angariar apoio e ampliar a iniciativa. “Pretendemos ainda neste ano entregar centenas de outros kits e ampliar este projeto, que com certeza é de grande importância para que os soteropolitanos tenham acesso a uma alimentação cada vez mais saudável e sustentável”, justifica.

O kit contém uma jardineira retangular plástica de 45 cm; quatro mudas de hortaliças, que variam entre alecrim, alho-poró, cebolinha, coentro, manjericão e salsa; oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; 0,5 m² de manta de bidim; uma pá de plástico pequena; um borrifador pequeno; e um pacote de sementes. Além do material para plantio, os selecionados recebem treinamento para aprender técnicas básicas de como implantar e cultivar uma horta em casa.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Os soteropolitanos que desejam ter acesso a serviços públicos municipais de orientação, formalização, qualificação, regularização e de apoio ao empreendedorismo passam a contar com uma nova estrutura de atendimento para essas demandas. Nesta sexta-feira (10), o prefeito Bruno Reis, ao lado da titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, inaugurou o SAC do Empreendedor.

Situado no primeiro andar do Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, o local foi criado para estimular e fortalecer o ambiente de negócios na capital baiana. No local, serão oferecidas soluções práticas, mentoria, capacitações e uma diversidade de serviços com integração de órgãos como as secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Ordem Pública (Semop) e Fazenda (Sefaz).

O prefeito Bruno Reis ressaltou que o equipamento ajudará a combater a desigualdade social na capital baiana. "Gerar emprego e renda é o maior entrave para nosso desenvolvimento, dentre tantos desafios enormes a superar. Vamos ajudar as pessoas a potencializar seus negócios e garantir a sobrevida destes empreendimentos", declarou.

Estrutura – Fruto do programa Empreenda Salvador, o SAC do Empreendedor é gerido pela Semdec e substitui o Centro do Empreendedor Municipal (CEM), que funcionava no bairro do Comércio. A nova estrutura tem recepção, sala multiuso, sala de reunião, coordenação, sala de atendimento com 12 estações de trabalho, almoxarifado e copa.

No local ainda haverá um ponto de atendimento do CredSalvador, que é o programa de microcrédito da Prefeitura. Até o momento, já foram liberados mais de R$8 milhões em créditos, contemplando mais de 3 mil pequenos negócios da cidade.

Mila Paes explicou que o novo equipamento é uma iniciativa que faz parte do pacote de ações municipais com foco na retomada econômica da cidade. “Este SAC vem atender às demandas deste empreendedor, desde o atendimento de apoio ao negócio, em termos de regularização e serviços municipais, como também apoio contábil, jurídico e programas de formação, capacitação, palestras, sendo um epicentro de ações de apoio”, declarou a titular da Semdec.

O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e possui capacidade de atendimento de 150 pessoas diariamente, mediante agendamento pelo site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br/common/index.php  .

O SAC do Empreendedor contará com a parceria do Sebrae-BA para realização de cursos de capacitação e orientação. “Este é um modelo local, mas que serve de exemplo para o Brasil de como a gestão do desenvolvimento de pequenas e microempresas pode e deve ser aprimorada, algo que é também o foco do Sebrae", disse o superintendente da entidade, Jorge Khoury.

Lista de serviços – O novo serviço disponibilizará uma gama de serviços para a população, entre os quais estão: formalização do empreendedor, alteração ou baixa do CNPJ, impressão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) vencido ou segunda via, opção de débito automático, restituição e emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), orientação, regularização, declaração e parcelamento.

O espaço também atenderá solicitações relacionadas ao Termo de Viabilidade de Localização (TVL), emissão de Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e licenciamento para ambulantes.

A empreendedora Jucilene Santos, de 53 anos, oferta serviços de higienização de estofados há mais de dez anos e já utilizava os serviços do antigo CEM. "Vejo essa estrutura como uma forma de ampliar o atendimento, com melhor localização e atendimento, gerido por pessoas preparadas e atenciosas, que nos oferece o feedback das solicitações, buscando informações de nossos êxitos e auxiliando com as dúvidas que vão surgindo no decorrer do percurso", avaliou.

Na área tributária, o local fará atualização de endereço de correspondência de imóvel (IPTU), emissões de certidão negativa de débitos mobiliários (TFF/ISS), certidão positiva de débitos mobiliários (TFF/ISS), de dados cadastrais de imóveis, consultas ao Cadin, a débitos imobiliários e mobiliários (TFF/ISS), desbloqueio de Senha Web, emissões de segunda via de impostos como IPTU, TFF, ISS, emissões de alvarás de funcionamento de empresas, entre outras demandas.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Faça chuva ou faça sol, a Praia de Boa Viagem, localizada na Cidade Baixa, em Salvador, receberá uma grande ação de limpeza do projeto Ambientaliza Salvador, neste sábado (11), das 8h às 12h. O “Praia Massa é Praia Limpa”, realizado pela Prefeitura, tem o objetivo de combater resíduos sólidos, incluindo os detritos marinhos, e incentivar a população para a consciência sobre a preservação de ambientes marinhos.

Além disso, as praias de Boa Viagem, Stella Maris e Itapuã ganharão três pontos de coleta de resíduos, chamados de “Papa Plástico”. As ações fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente na capital baiana.

Por meio do “Praia Massa é Praia Limpa”, um grupo de voluntários realizarão a limpeza da faixa de areia e da área submersa da praia da Boa Viagem, incluindo pesquisas de campo com banhistas para entender a percepção deles sobre em relação ao cuidado e preservação das praias e oceanos. Ao final, será produzido um relatório completo das atividades realizadas, através de parceria com a Legião da Boa Vontade (LBV).

“Essas iniciativas visam contribuir para que os soteropolitanos despertem para a urgência de preservação dos oceanos e das vidas marítimas. Temos o propósito de dar continuidade durante o ano e estamos buscando apoio para que se tornem ações constantes em nossa cidade, que é reconhecida por suas praias incomparáveis”, considera a gestora da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Moraes. 

Objetivos da ONU – Comprometido principalmente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 – Vida na água, da Organização das Nações Unidas (ONU), a primeira edição do “Praia Massa é Praia Limpa” foi realizada em 2021 nas praias do Parque Marinho da Barra, Porto da Barra e Praia do Farol. Na ocasião, o evento contou com 172 participantes, dentre estudantes, professores, comerciantes, empresários e entusiastas do assunto, e foram coletados 320kg de resíduos.

Papa Plástico - O Papa Plástico, sustentado pelo Planejamento Estratégico da Prefeitura Municipal de Salvador e pelo Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, propõe criar pontos de coleta de resíduos com formato alusivo a um peixe, em praias da cidade, visando promover a consciência ambiental marinha na população. Com isso, pretende sensibilizar a sociedade para a importância do descarte correto de resíduos e como eles podem afetar e prejudicar, não somente o sistema ambiental, mas também o sistema econômico, turístico e produtivo, tornando, dessa forma, as praias mais limpas, sustentáveis e atrativas.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Com o objetivo compreender o cenário e as necessidades da comunidade, a Prefeitura de Salvador e o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promoveram, nesta semana, a primeira escuta social no bairro de Valéria. Órgãos municipais intersetoriais convocaram representantes de diversos segmentos da localidade, para debater práticas e políticas de combate à violência, trabalho infantil e abuso sexual, no sentido de diminuir o índice de violação de direitos de crianças e adolescentes.

Após a palestra inicial, os participantes foram divididos em subgrupos, mediado por um agente provocador de discussões. Os pontos norteados nos diálogos serão compilados e, após avaliação interna, a comunidade receberá um retorno sobre as propostas apresentadas.

A iniciativa visa a construção do plano de ação do Projeto Salvador – Agenda Cidade Unicef, cujo memorando de entendimento será assinado entre a Prefeitura e o fundo. "Será criado um plano de ação, priorizando as atividades nesse território, ouvindo e compreendendo a realidade das pessoas envolvidas. Entendendo o que as crianças e adolescentes precisam, será possível estabelecer metas e ações a serem implementadas, para diminuir o índice de violência”, afirmou a coordenadora do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância da Prefeitura de Salvador, Simone Café.

Motivação – Um estudo realizado pela Unicef, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), identificou que os bairros com maiores índices de violações de direito de crianças e adolescentes em Salvador são Valéria e São Caetano.

A coordenadora de Políticas para a Infância e Adolescência do órgão, Dinsjani Pereira, afirmou que a escuta no bairro visa compreender a melhor forma de fazer intervenções, no sentido de diminuir índices agravantes “O objetivo é criar uma parceria e ouvir as ideias sobre o que precisa ser melhorado para infância e adolescência, na comunidade”, explicou.

A representante da Unicef, Helena Oliveira, ressaltou que o propósito é fazer um enfrentamento integrado em conjunto com diversos setores da gestão municipal, para combater o trabalho infantil, abuso sexual e sobretudo, os homicídios.

"O desafio é pensar estratégias de enfrentamento às violências de uma maneira integrada. A escolha de Valéria não foi por acaso, seus indicadores de violência são extremamente elevados e chamam atenção para a vulnerabilidade das crianças do território. A ideia é criar uma rede de proteção comunitária para o enfrentamento às violências."

Representando o Conselho Comunitário do bairro de Valéria, Jaciara Santos afirmou que essa é uma iniciativa necessária para o enfrentamento ao crescente índice de violência no bairro. "O momento é muito difícil, com muitos jovens na comunidade precisando de assistência e projetos que fomentem o resgate da vida dessas pessoas”, defendeu.

Além de moradores do bairro, participaram da atividade representantes do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault
Afroempreendedores soteropolitanos de diversos segmentos estão tendo a oportunidade de expor seus produtos e serviços para potenciais investidores de diversos países através da Rodada de Negócios Internacional do AfroBiz Salvador, promovido pela Prefeitura. O evento teve início nesta quinta-feira (9), no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, e segue até amanhã (10).

Na abertura do evento estiveram presentes a vice-prefeita, Ana Paula Matos, a titular da Secretaria de Reparação (Semur), Ivete Sacramento, e o subsecretário de Cultura e Turismo (Secult), Érico Mendonça, além de afroempreendedores, cidadãos e representantes de organizações como a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

Na ocasião, a vice-prefeita destacou que os afroempreendedores estão fazendo história na Bahia e que haverão outras rodas de negócio como esta para valorizar e enaltecer o trabalho dos profissionais que movem a economia da capital. "Espero que esse ponto de partida nos possibilite reconhecer o talento e o valor das pessoas pretas e capazes da nossa cidade. Se percebermos a nossa história, Salvador tem um histórico de reparação a fazer que passa por políticas básicas como educação, saúde, assistência, combate ao feminicídio e ao racismo mas, também, pela autonomia e protagonismo. Isso se faz com capacitação, empoderamento e monetização", reforçou.

Também houve uma palestra com o especialista em estratégia comercial internacional, Maurício Manfré. A Rodada de Negócios é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) através do Prodetur Salvador.

Ivete Sacramento ressaltou que a imagem turística de Salvador é negra, mas o retorno financeiro não chegava à comunidade que produz essa visão turística. Por isso, a capital projetou o plano de empreendedorismo afro para que os meios produtivos fossem capacitados e articulados para serem reconhecidos e valorizados.

“Este é um momento do ápice do encontro da comunidade negra que faz acontecer a cultura, arte e turismo na cidade e que era excluída do processo produtivo desse turismo. A imagem de Salvador e os produtos que a cidade oferece no turismo são produtos originados da comunidade, cultura, trabalho braçal e intelectual da comunidade negra", destacou.

Programação – A programação inclui a Feira AfroBiz Salvador, com exposição de produtos e serviços dos afroempreendedores. Ao todo 100 empreendedores negros foram selecionados através do cadastro feito no site AfroBiz Salvador para apresentar e negociar seus produtos ou serviços diretamente com empresas e investidores internacionais.

A afroempreendedora Alcione Almeida Bittencourt, que atua junto com familiares na venda de peças de vestuário étnicos, parabenizou a iniciativa da Prefeitura na promoção do conhecimento e da oportunidade de negociar seus produtos para o mundo. "Achei muito importante este evento porque está divulgando as marcas dos empreendedores e é uma experiência que dá protagonismo às mulheres negras, além do conhecimento para que possamos avançar cada vez mais. Precisamos ser reconhecidas e reconhecidos", afirmou.

Além de serviços de guia de turismo, quem comparecer na feira para apreciar o trabalho dos empreendedores poderá comprar itens como roupas e acessórios de moda étnica, produtos de saboaria natural como shampoo e condicionador para cabelos crespos e cacheados, e produtos para cuidados com a pele negra, entre outros.

Funcionamento – Nesta sexta-feira (10) o evento ocorre das 14h às 20h, com entrada gratuita. Além de visitar a feira, soteropolitanos e turistas poderão participar ainda da roda de conversa com os estilistas Gefferson Vila Nova e Silla Maria Filgueira. Haverá ainda música e entretenimento variado.

 
 
0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...