A capital baiana está entre as dez cidades mais inteligentes do país, de acordo com o ranking do Connected Smart Cities. A classificação foi anunciada em evento realizado nesta terça e quarta-feira (4 e 5), em São Paulo, e contou com representantes das secretarias municipais de Inovação e Tecnologia (Semit) e de Mobilidade (Semob), além de técnicos e especialistas da área de mobilidade urbana do país e do mundo.
Salvador ficou em 9º lugar na classificação geral, subindo uma colocação no ranking em relação a 2021, e em 1º lugar na região Nordeste do país. A capital também foi destaque no eixo Urbanismo, onde ficou em 7º lugar, e no eixo Tecnologia e Inovação, alcançando o 8º lugar.
“Este é um evento que coloca Salvador em destaque no cenário nacional como uma cidade que pensa a mobilidade urbana de forma inteligente, buscando soluções e inovações, dividindo experiência com outras cidades que também se destacam, para trazer para nossa cidade, uma experiência cada vez melhor para a população”, destacou Muller.
Além de Salvador, também foram destaque Curitiba (PR), que ficou em 1º lugar; Florianópolis (SC), na 2ª colocação, e São Paulo (SP) na 3ª posição. Em seguida vieram São Caetano do Sul (SP), Campinas (SP), Brasília (DF), Vitória (ES), Niterói (RJ) e Rio de Janeiro (RJ), entre o 4º e 10º lugar, respectivamente.
Palestras – O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, foi convidado para apresentar duas palestras no evento. A primeira, realizada na manhã da quarta-feira (5), foi sobre Análise de Dados, e abordou a integração para otimização do transporte público. Na ocasião, o gestor fez um breve resumo sobre os avanços da cidade na área de mobilidade e de transporte, desde 2014, com a licitação para a concessão do transporte coletivo, até 2022, com o início da operação assistida do BRT.
“A Prefeitura tem trabalhado intensamente para melhorar a mobilidade na cidade, desenvolvendo diversas ações ao longo dos últimos anos. Este reconhecimento que a cidade recebe hoje é reflexo de muito trabalho e muita dedicação em busca de oferecer uma melhor qualidade de vida à população”, disse o gestor.
A discussão contou ainda com a participação de Luís Otávio Rocha Castilho, diretor de Transportes da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem – TransCon, Wilson Kobayashi, arquiteto de Soluções Sênior para Transporte e Mobilidade da SAS Institute, Daniel Takahori, diretor de Marketing da Autopass, e Bruno Maximino, especialista de Transportes da Scipopulis.
A segunda palestra com participação do secretário foi sobre a agenda estratégica de Parcerias Público – Privadas (PPP) em mobilidade urbana, que teve também a participação de Isadora Cohen, secretária executiva de Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo; Marcio Hannas, presidente da Divisão de Mobilidade da CCR; Sergio Avelleda, sócio-fundador da Urucuia: Inteligência em Mobilidade Urbana; e Paulo Eustáquio Torres de Carvalho Júnior, diretor de Consultoria da empresa Systra. A moderação ficou a cargo de Guilherme Peixoto, superintendente de Licitações da B3.
O prefeito Bruno Reis, ao lado de uma comitiva de gestores municipais, vistoriou nesta quinta-feira (6) a construção da Casa da Mulher Brasileira, em instalação na Avenida Tancredo Neves, ao lado do Hospital Sarah. O equipamento está com mais de 20% de obras concluídas e abrigará uma ampla estrutura para ações de combate à violência contra o público feminino na cidade.
Serviços de terraplanagem, instalações de estruturas metálicas, alvenaria e fundação estão com etapas avançadas. O prefeito afirmou que a estimativa é que a Casa da Mulher Brasileira seja entregue em maio de 2023. Ele também reforçou o quanto o equipamento será importante para fortalecer as políticas de proteção às mulheres na capital baiana.
“Nesse local teremos espaços para o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Delegacia de Proteção à Mulher, além de espaços para atendimentos psicossociais. Portanto, essa Casa vai dar apoio e amparo a todas as mulheres soteropolitanas”, lembrou o chefe do Executivo municipal.
Com investimento de R$14 milhões, entre obras e equipamentos, a Casa da Mulher Brasileira funcionará em uma estrutura com 3,5 mil m² de área construída, e será gerenciada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). O edifício reunirá diversos serviços integrados à rede de proteção e atendimento humanizado, com atendimentos 24 horas durante todos os dias da semana.
A construção se juntará a três outros equipamentos municipais em funcionamento em Salvador, que dão apoio à mulher em situação de violência. São eles o Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRLV), nos Barris; o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), em Fazenda Grande II; e o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), na Ribeira.
O Parque Social realiza, nesta sexta-feira (7), o evento Primavera Reciclável, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem e de homenagear a primavera. A programação gratuita ocorrerá a partir das 9h no auditório da instituição, no Parque da Cidade, no Itaigara.
Na ocasião, serão apresentados os resultados da Campanha Economize, que vem sendo desenvolvida pelo Parque Social desde 2019. Faz parte da campanha a adoção de atitudes simples, mas que têm feito a diferença para a instituição e para a natureza, a exemplo da redução do consumo de copos descartáveis e de papéis.
“A finalidade desta campanha é trabalhar a economia e a sustentabilidade, despertando a mudança de comportamento a partir da divulgação de informações e estimulando o consumo consciente. Ou seja, evitamos o desperdício utilizando menos recursos. Os colaboradores aderiram à campanha, que também já foi adotada pelos participantes dos nossos projetos”, explica a diretora-geral da instituição, Sandra Paranhos.
A gestora lembra que a primavera também será tema do encontro. “Por meio de uma apresentação lúdica, iremos saudar a estação que traz alegria e beleza com a chegada das flores. Inclusive, o balé será apresentado por uma aluna da turma de 2018 do projeto Comunidade Acontece, desenvolvido pelo Parque Social. Hoje ela conta com uma escolinha e nove crianças matriculadas”.
Exposição – No local, haverá ainda a exposição de materiais reciclados produzidos por idosas participantes do Projeto Convivendo & Aprendendo. Farão parte da exposição materiais como jarros de garrafa PET, jarros de garrafa de vidro, flores, balões, suportes de canetas e desenhos com guache, entre outros. Ao final, cada participante receberá uma lembrança relacionada ao tema do evento para que o momento fique registrado na memória.
Programação:
9h – 10h: Exposição com materiais reciclados – Projeto Convivendo & Aprendendo
10h – 10h30: Apresentação - Campanha Economize e seus impactos
10h30 – 11h: Apresentação SO+MA
11h – 11h30: Case de sucesso – ex-integrante do Projeto Comunidade Acontece e bailarina
11h30 – 12h: Apresentação de ballet homenageando a primavera (bailarinas do complexo Nordeste de Amaralina)
Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17:30h. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.
Auxiliar Técnico de Manutenção de Redes de Água e Esgoto
Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível CNH B
Salário R$1.212,00 + benefícios
1 Vaga
Encarregado de Obras (vaga temporária de 120 dias)
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requistos imprescindíveis: experiência com elétrica, hidráulica e obras em geral, ter disponibilidade para viajar
Salário R$3.238,9 + benefícios
2 Vagas
Eletricista (vaga temporária de 120 dias)
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: ter disponibilidade para viajar, ter curso de NR 10 E N 35 será um diferencial
Salário R$2.104,77 + benefícios
2 Vagas
Encanador ou Bombeiro Hidráulica (vaga temporária de 120 dias)
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: ter disponibilidade para viajar
Salário R$2.104,77 + benefícios
2 Vagas
Vendedor de consórcio
Ensino médio completo, sem experiência.
Comissão + benefícios
5 Vagas
Operador de telemarketing especializado (VAGA EXCLUSIVA DO PROGRAMA 1º EMPREGO)
Ensino médio completo,sem experiência, requisitos imprescindíveis: boa dição, ter disponibilidade total de horário e conhecimento de informática
Salário a combinar + benefícios
30 Vagas
Operador de Telemarketing ativo e receptivo
Ensino médio completo,sem experiência, requisitos imprescindíveis: boa dição, ter disponibilidade total de horário e conhecimento de informática
Salário a combinar + benefícios
30 Vagas
Assistente Administrativo e Financeiro II
Ensino superior completo em Administração ou Ciências Contábeis, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência em ambas as áreas, domínio do Windows, Excel, Word, Outlook, Power Point e Internet, boa dicção e escrita, ter disponibilidade de horário
Salário R$2.408,65 + benefícios
1 Vaga
Auxiliar administrativo
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: curso de informática e vivência em logística
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga
Encanador
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: CNH B, possuir carro, desejável ser morador de Pirajá e região
Salário R$2.104,77 + benefícios
5 Vagas
Agente Vendas
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH A, possuir moto, vivência com vendas, desejável ser morador de Pirajá e região
Salário R$1.446,44 + benefícios
5 Vagas
Ajudante Prático de Obra
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: ser morador de Pirajá e região
Salário R$1.310, 22 + benefícios
5 Vagas
Encarregado de Pintura Industrial
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência na área industral, será um diferencial curso na área
Salário R$3.459,27 + benefícios
5 Vagas
Pintor industrial
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência na área industral, será um diferencial curso na área
Salário R$1.993,58 + benefícios
3 Vagas
Ajudante de Produção ou Pitura ou Caldeiraria
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência na área industral, será um diferencial curso na área
Salário R$1.498,50 + benefícios
6 Vagas
Caldeireiro
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência na área industral, será um diferencial curso na área
Salário R$2.187,75 + benefícios
6 Vagas
Encarregado de Caldeiraria
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência na área industral, será um diferencial curso na área
Salário R$1.993,58 + benefícios
5 Vagas
Auxiliar de cozinha
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga
Auxiliar de limpeza
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário R$1.401,00 + benefícios
1 Vaga
Açougueiro
Ensino médio completo, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
3 Vagas
Operador de telemarketing (estágio)
Ensino superior em curso, sem experiência, curso de informática
Salário R$800,00 + benefícios
5 Vagas
Garçom
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga
Assistente de Qualidade
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível conhecimento de informática e requisitos desejáveis: curso técnico em gestão de qualidade e experiência no setor fotovoltaico
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga
Lavador de roupa em máquinas industriais
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência com máquinas industrial a
Salário a combinar + benefícios
4 Vagas
Calandrista
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência com calandra
Salário a combinar + benefícios
3 Vagas
Repositor de Hortifrut
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade de horário e ter fácil acesso para os bairros Ondina e Itapuã
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga
Técnico de Campo no Setor Fotovoltaico
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH B, Curso Técnico Eletrotécnico, NR 10 e NR 35
Salário R$1.212,00 + benefícios
1 Vaga
Garçom
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: disponibilidade para trabalhar noite e morar em bairros próximo ao Rio Vermelho
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga
Barman
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: disponibilidade para trabalhar noite e morar em bairros próximo ao Rio Vermelho
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga
Pintor de veículos
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga
Vendedor de veículos
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível boa dicção, conhecimento em Informática e ter trabalhado com vendas de veículos presencial / internet.
Salário a combinar + benefícios
2 Vagas
Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino fundamental completo, 3 meses de experiência.
Salário R$1.212,00 + benefícios
10 Vagas
Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, 3 meses de experiência.
Salário R$1.212,00 + benefícios
4 Vagas
Recepcionista de Hospital (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, 3 meses de experiência, imprescindível ter boa dicção e conhecimento em informática.
Salário R$1.449,86 + benefícios
1 Vaga
Técnico em Enfermagem (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, 3 meses de experiência, imprescindível Coren atualizado.
Salário R$1.494,00 + benefícios
1 Vaga
Salvador sedia a 1ª edição do Meetup de Impacto, que vai discutir o tema “Inovação, Empreendedorismo e os Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)''. O evento acontece nesta quinta-feira (6), às 18h30, no Centro Municipal de Inovação de Impacto (Colabore), situado no Parque da Cidade, no bairro do Itaigara.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link https://bit.ly/meetupcolabore até esta quarta-feira (5) ou atingir o número limitado de inscritos. A capacidade do auditório é de 50 pessoas.
Estão confirmados como palestrantes do evento a secretária municipal da Reparação (Semur), Ivete Sacramento; a líder de comunicação no Impacto Hub Brasil, Camila Oliveira; o engenheiro ambiental, vereador e ex-secretário de Cidade Sustentável (Secis); André Fraga, e o CEO da Impact Hub Manaus, Marcus Bessa.
“Nosso foco é reunir lideranças que colaborem para a construção de uma agenda de inovação e sustentabilidade. Esperamos um público de empreendedores, potenciais empresários e pessoas que de alguma forma se inserem no ecossistema da inovação, seja através da pesquisa ou também da gestão pública”, informou Taíse Santos, gestora da Incubadora de Negócios Sociais (In Pacto) da Prefeitura, que é responsável pela realização do evento, em parceria com a SebraeLab e a Impact Hub Brasil.
Com a proximidade da alta estação, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) tem reforçado as ações para contribuir com o ambiente limpo e preservado nas praias da cidade, com o objetivo de conscientizar os cidadãos para o descarte consciente de lixos e resíduos nesses locais. Até o momento, o órgão já instalou 403 novas papeleiras e 23 kits praia, compostos por lixeiras.
O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, ressalta a importância da instalação dos equipamentos nos locais, bastante frequentados por moradores e visitantes. “Estamos sempre identificando novos locais para realizar a reposição ou instalação das papeleiras e kits praia na cidade. Esses equipamentos garantem o acondicionamento adequado dos resíduos, evitando a ocorrência de alagamentos e impactos ambientais”.
Ele ainda pede o apoio da população no descarte consciente do lixo e dos resíduos. “As pessoas também podem colaborar, levando uma sacolinha para o lixo quando for à praia e fazendo o descarte no local correto”.
Na Ribeira, um dos locais onde foram instalados os novos equipamentos, o morador Hildomar Gomes, de 48 anos, afirma que as pessoas precisam ajudar a manter o ambiente limpo. “Isso contribui ainda mais com a preservação do meio ambiente e a limpeza de nossas praias”, declara.
A vendedora ambulante Rose Pita, de 50 anos, lembra que a ação contribui para manter as praias mais limpas e, também, para a presença de mais visitantes na orla do bairro. “É uma ação positiva. Agora, precisamos reforçar também que essa iniciativa da Prefeitura precisa do apoio de moradores e outros comerciantes do local. Não adianta ter equipamentos, se a população não tiver consciência do descarte correto”, alerta.
Dono de uma barraca na praia da Boa Viagem, Luciano Santana, de 40 anos, parabeniza a instalação dos kits. “O verão está se aproximando e, com isso, as praias estão ficando cada vez mais cheias. Como barraqueiro desde os 19 anos, tenho feito minha contribuição também com a limpeza das praias e na orientação das pessoas”, destaca.
Pouco mais de 200 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Bom Juá receberam, nesta quarta-feira (5), a primeira de duas etapas de apresentações do projeto nacional BuZum!, que tem por objetivo levar cultura, arte e conscientização a instituições escolares de todo o país. O projeto levou à instituição de ensino os espetáculos “Perigo Invisível” e “O Grande Perigo", que serão exibidos até a quinta-feira (6), num total de sete apresentações nos turnos matutino e vespertino.
Exceção entre os colegas, o pequeno Railton Sacramento, de 10 anos, já assistiu a alguns espetáculos, mas afirma que ter apresentações na unidade escolar que frequenta tem um diferencial. "Estou ansioso, pois essa peça fala do cuidado com o meio ambiente, da coleta de lixo dos mares e de todo o planeta", diz.
A coordenadora pedagógica Edileusa Souza explica que a ideia de levar o espetáculo aos alunos surgiu da necessidade de encontrar parcerias para ações que possam ser compartilhadas na unidade escolar. "A proposta casou com nossa concepção de ações para o meio ambiente na escola. Então conseguimos essa parceria com a BuZum e, agora, temos a oportunidade de trazer o teatro para dentro da instituição, inserida na pauta de cuidados com o meio ambiente, provocando os alunos para participar de atividades como esta".
Para a gestora, a oportunidade é uma chance de a turma conhecer um pouco mais sobre espetáculos artísticos, que não teriam acesso de outra forma. "Eles criam grandes expectativas, e a escola responde valorizando esse desejo e agregando cultura e arte no currículo escolar. Dessa forma, eles passam a explorar outros conhecimentos".
Conscientização – Fernando Negah, produtor da Companhia BuZum", explica que "O Grande Perigo", espetáculo apresentado neste primeiro dia na escola, tem por objetivo conscientizar sobre a necessidade de não jogar lixo nos mares. "Contamos a história de uma pequena tartaruga que se perde da mãe e passa por diversas aventuras até reencontrá-la em meio ao entulho. Neste meio tempo ela se depara com muitos desafios relacionados ao lixo jogado no mar, até encontrar a mãe. Plantamos a ideia da conscientização para que as crianças possam difundir essas informações em casa, com os amigos, enfim, formando uma grande rede através dos pequenos", reforça.
Para o diretor da Bom Juá, Herson Conceição, o projeto traz uma oportunidade de manter uma relação entre os 203 alunos com o meio ambiente. "A peça em si foca na sensação de pertencimento com a comunidade, fala de coleta e separação do lixo, da necessidade de se preservar a vida marinha em relação ao lixo jogado na areia ou no mar. A ideia é fazer com que o aluno faça essa ligação da peça com a sua realidade, com o seu dia a dia em comunidade, com impacto direto no dia a dia das crianças. O próximo passo será acrescentar este projeto também no contraturno das aulas, como reforço e atividades lúdicas, que possam suprir as necessidades destes alunos no campo cultural", completa.
Na última sexta-feira (29), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) entregou um novo fardamento para os 50 sepultadores dos cemitérios municipais de Salvador. A iniciativa partiu de um convênio com a empresa Bahia Serviços, com o objetivo de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais.
O fardamento é composto por camisas com proteção UV, luvas, botas, equipamentos de proteção individual de segurança, além de protetor solar. “Os profissionais vão ter melhores condições de trabalho, uma vez que estão recebendo um kit com fardamentos e EPIs novos. Isso vai garantir mais segurança e conforto para eles”, destaca a subsecretária da Semop, Kelly Moraes.
Para Carlos Araújo, que trabalha no cemitério municipal de Periperi há cinco anos, aprovou a iniciativa. “É bom perceber a preocupação que a gestão tem com os funcionários. Esse kit vai ajudar na nossa proteção, principalmente durante o ato do sepultamento, quando estamos mais expostos”, explicou.
Estrutura – Ao todo, a capital baiana conta com dez cemitérios, dos quais quatro estão distribuídos nas ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Ilha dos Frades. No plano de ampliação das estruturas, a Prefeitura construiu, no ano passado, 1.405 novas gavetas para ampliar a oferta de vagas.
Neste ano de 2022 estão em construção no cemitério de Plataforma 945 novos espaços. Há, ainda, um projeto para instalação de outras 1.120 gavetas, desta vez na estrutura em Paripe.
Além disso, neste mês de outubro, será realizada uma operação especial para o dia de Finados, celebrado em 2 de novembro. A iniciativa vai promover a reparação dos espaços através de pequenas reformas nas estruturas físicas e pintura dos cemitérios públicos soteropolitanos.
Em menos de um ano, o programa CredSalvador já concedeu mais de R$16 milhões em microcrédito para pequenos e microempreendedores da capital baiana, em um total de 5.841 contratos assinados. Desse total de empréstimos, 89,41% das pessoas não teriam acesso a linhas de crédito com os valores e facilidades oferecidos pelo CredSalvador.
O diretor de Desenvolvimento Econômico da Semdec, Franklin Gomes Filho, explica que o CredSalvador oferece um processo totalmente digitalizado e rápido, sem exigência de garantias, oferta de bens ou fiadores para assegurar o acesso imediato ao crédito. O gestor atribui essa facilidade à vontade da gestão municipal em assistir aos pequenos empreendedores da capital baiana.
"Como a Prefeitura não dispõe de um banco para acesso a crédito, foi necessária a contratação de uma fintech - empresa de tecnologia direcionada ao setor financeiro -, que pudesse fazer uma gestão inteligente deste crédito", afirma Gomes Filho. A operacionalização, então, fica a cargo da Nexoos – empresa vencedora da licitação municipal.
Como funciona – O CredSalvador atua da seguinte forma: o município empresta o dinheiro para as pessoas, oferecendo uma taxa de juros mais barata, buscando fomentar o crescimento, manutenção e expansão de pequenos negócios. Conforme levantamento da Semdec, atualmente Salvador possui mais de 255 mil MEIs (microempreendedores individuais), mais de 675 mil MEs (microempreendedores) e mais de 400 mil informais, o que supera 700 mil pequenos negócios aptos a serem fomentados.
"Basta circular pelos bairros de Salvador para ver que há pequenos negócios de todos os tipos, fortalecendo o comércio local. Vendedores de picolé, cerveja, água de coco, bala, churrasco, mercados, dentre outros. São pessoas cujos negócios são considerados pequenos por serem muitas vezes ambulantes e que trabalham sozinhos. Mas são funções de grandes potencialidades de crescimento. Então, além de oferecer o crédito, a Prefeitura se preocupa também com a captação empreendedora destes comerciantes", explica o diretor da Semdec.
Capacitação – Como forma de fomentar o aprendizado, elucidar questões financeiras e trabalhar temas como gestão e a boa aplicação de recursos, a Semdec oferece instruções em vídeo, antes do recebimento do crédito, seguido de recomendações para a legalização do negócio junto aos órgãos competentes.
A partir do momento em que se torna MEI, o empreendedor passa a ter acesso a uma camada especial de proteção do estado, bem como aumenta seu poder de compra como pessoa jurídica. Assim as pessoas conseguem enxergar novos caminhos para seus negócios.
"O programa tem se mostrado um sucesso, principalmente por atingir bairros periféricos de Salvador. As mulheres recebem um valor 10% superior, pois sabemos da importância do fomento ao empreendedorismo feminino. Além disso, 87,52% dos negócios são liderados por negros; 52,4% dos valores aprovados foram destinados às mulheres, mostrando que o programa está atingindo quem, de fato, deveria atingir", explica Franklin Gomes.
Acesso – O CredSalvador foi criado como estratégia emergencial para enfrentamento dos impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19. Pelo Fundo de Crédito Emergencial de Salvador, são liberados valores entre R$500 a R$15 mil, com carência de três a seis meses e parcelamento em até 24 meses, praticados com taxa de juros de 0,5% a.m. Para ter acesso à linha de crédito, o empreendedor deve acessar o site www.credsalvador.nexoos.com.br .
Para quem tem dificuldade em acessar a plataforma, a Semdec disponibilizou uma equipe de suporte no SAC do Empreendedor, seja presencialmente, no Mercado de São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, ou por telefone (71) 3202-2002. O atendimento também é feito nas Prefeituras-Bairro, mediante agendamento prévio pelo www.horamarcada.salvador.ba.gov.br , além do atendimento da operadora do sistema, pelo WhatsApp (11) 4949-5929 e e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
O pretendente deve cumprir com um dos seguintes pré-requisitos: ser microempresário individual (MEI) ou possuir microempresa (ME), integrar cooperativas ou associações de pequenos empreendedores, bem como profissionais autônomos e liberais, com registro, permissão e licença ou alvará de funcionamento em Salvador. Para acessar o crédito, o empreendedor terá de participar dos cursos de capacitação e empreendedorismo e gestão financeira, para melhor aplicação dos seus negócios.
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