As unidades administrativas da Prefeitura-Bairro, situadas nas dez regiões da capital baiana, têm ajudado os cidadãos a resolver, de forma célere, suas demandas com os órgãos municipais. Antes mesmo de fevereiro chegar ao fim, juntas as unidades já realizaram 100 mil atendimentos desde o início de janeiro.
Os espaços, que nasceram com a proposta de descentralizar os serviços públicos, são alternativa para os soteropolitanos acessarem uma gama de serviços perto de casa, em um único local. Assim, o soteropolitano economiza com deslocamentos e consegue sanar suas pendências de forma mais tranquila e fácil.
Moradora de Brotas, Erica Santos, 34 anos, contou que enxerga a Prefeitura-Bairro como um espaço de orientação constante sobre os serviços municipais. “Para mim é muito mais cômodo vir à Prefeitura-Bairro porque já consigo tirar todas as minhas dúvidas. Já peguei informações sobre alguns serviços e me inscrevi no CadÚnico por aqui. Então quando alguém próximo precisa de algo da Prefeitura, faço questão de indicar também”, contou.
A unidade que registrou o maior quantitativo de atendimentos no período foi a Prefeitura-Bairro Cajazeiras, que executou 16.987 mil atendimentos. Em segundo lugar ficou a unidade do Cabula/Tancredo Neves, com 14.210 mil atendimentos realizados. E, contabilizando o terceiro maior lote de atendimentos, ficou a unidade de Itapuã, com 11.503 mil.
O secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luciano Sandes, comemorou o feito e explicou que o número significa que as unidades têm cumprido seu papel de servir com qualidade aos soteropolitanos. "Chegamos à marca dos 100 mil atendimentos antes mesmo de completarmos o primeiro bimestre de 2024 e isso demonstra a relevância das nossas unidades. Vamos continuar trabalhando para o crescimento cada vez mais acelerado desses números, que significam mais trabalho pela população", ressaltou.
O que encontrar – Nas Prefeituras-Bairro o cidadão pode resolver diversas demandas ligadas a diversos órgãos. As unidades ainda possuem parcerias com outras esferas ofertando serviços ligados à Coelba, por exemplo. É possível solicitar alistamento militar, se inscrever e atualizar em programas sociais como Primeiro Passo, CadÚnico e Minha Casa Minha Vida, realizar cálculos da Previdência Social, agendar consultas e exames pelo SUS, solicitar serviços de reparos na iluminação pública, poda de árvores e afins.
Por meio do site https://prefeiturabairro.salvador.ba.gov.br os cidadãos conseguem consultar tudo que pode ser resolvido nas unidades e ainda, buscar por endereços e telefones das Prefeituras-Bairro.
Título de eleitor – A novidade é que quem está com pendências eleitorais também vai poder ficar apto resolvendo suas questões nas Prefeituras-Bairro. A ideia é que os cidadãos possam se regularizar até dia 8 de maio para exercer seus direitos de cidadão na eleição municipal deste ano. A prestação do serviço vai ocorrer através de uma parceria entre a Prefeitura e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
Os serviços do TRE-BA estarão disponíveis em breve, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em postos fixos nas Prefeituras-Bairro. Os trabalhadores das unidades estão passando por capacitação para dar início a este atendimento ao público.
Reportagem: Joice Pinho/Secom PMS
A Secretaria de Mobilidade (Semob) prossegue com a operação especial de combate ao transporte escolar clandestino em Salvador. A campanha, com o tema “Não Embarque Seu Filho Nesta Viagem”, tem como objetivo orientar os pais sobre a importância de contratar um serviço regulamentado e os riscos de entregar as crianças para um transportador clandestino ou não credenciado pela Prefeitura. Somente no mês de janeiro, o órgão contabilizou 395 abordagens e 59 remoções de veículos.
O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, conta que o combate ao clandestino visa a segurança das pessoas transportadas acima de tudo. “Há várias modalidades de transporte clandestino, e o escolar é apenas um deles. Essa operação nas escolas tem como objetivo coibir o irregular no escolar, que é regulamentado, fiscalizado e vistoriado pelo município. Os condutores são certificados, eles necessitam de cursos específicos para dar segurança à criança que é transportada. E quando não temos essa regulação, colocamos a vida em risco”.
O gestor lembra que a fiscalização ocorre no horário de entrada e saída das escolas, onde é possível flagrar veículos fazendo esse serviço, e a partir daí toda a ação das equipes de fiscalização. “Ainda hoje, tem quem ofereça o serviço irregular, sem garantias e por isso intensificamos a fiscalização e abordamos os veículos caso haja suspeição de que o veículo é um transporte irregular. Já flagramos motoristas sem CNH, veículos em má conservação, e isso nos preocupa”, contou Muller.
O comerciário Bruno Oliva, de 45 anos, mora no Cabula e diariamente leva o filho Arthur, de 5 anos, ao Salesiano, em Nazaré. Para ele, a segurança do filho vem em primeiro lugar, por isso ele faz questão de levar o garoto para a aula. “Como ele é muito novo ainda, prefiro trazer pessoalmente. No entanto, essa ação é muito boa para deixar os pais mais tranquilos”, avaliou.
Punição – Quando o transporte irregular é identificado, o veículo é autuado e removido para o pátio. O motorista é autuado e, para este tipo de infração, há um agravamento em cinco vezes o valor da gravíssima (R$ 293,47), chegando ao valor de R$ 1,4 mil e o veículo é retido para posterior regularização.
Podem ser autuados e removidos ao pátio da Transalvador, tanto os clandestinos (não cadastrados) como os cadastrados que não foram aprovados na vistoria. O cidadão que perceber alguma infração pode fazer a denúncia através do Fala Salvador 156, informando a localidade e características do veículo e do condutor.
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS
Quase 6 mil projetores de LED ganharão novo destino depois de serem utilizados nos circuitos e vias de entorno do Carnaval deste ano. Os equipamentos serão reutilizados em campos e quadras da capital baiana, possibilitando uma série de ganhos para as comunidades. Além dos cidadãos realizarem suas práticas esportivas e de lazer usufruindo da tecnologia mais moderna e mais eficiente do parque luminoso de Salvador, os equipamentos vão gerar economia de energia para a cidade.
Ao todo serão reaproveitados 5.850 mil projetores em LED contemplando 140 campos e quadras que ainda não receberam a nova iluminação em Salvador. Existem atualmente 580 equipamentos esportivos, dentre eles campos e quadras. A meta da Prefeitura é que 100% dos espaços sejam iluminados em LED até o fim de 2024.
A instalação destes equipamentos nos espaços esportivos será executada pela Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através do ‘Clareou, é Gol’. O programa surgiu em 2019 com o propósito de modernizar todo o mobiliário esportivo da capital baiana com equipamentos em LED – refletores, lâmpadas e luminárias –, oferecendo melhor qualidade de iluminação, aliada ao menor consumo. Atualmente a capital baiana tem 440 espaços para a prática de esportes que já foram contemplados pelo programa.
Para o diretor de Iluminação de Salvador, Ângelo Magalhães, um dos maiores benefícios do reaproveitamento dos equipamentos, além da sustentabilidade, é a possibilidade de dar celeridade na modernização da iluminação dos espaços esportivos.
“O Clareou, é Gol faz a felicidade da galera do baba, pois proporciona ao cidadão o direito de se exercitar e usufruir os equipamentos esportivos durante a noite. A reutilização dos projetores vai fazer com que a gente acelere a missão de contemplar todos os campos e quadras da nossa cidade, utilizando a sustentabilidade e garantindo maior luminosidade para a população”, afirma o diretor de Iluminação, Ângelo Magalhães.
Tecnologia – Os projetores de LED têm maior durabilidade, geram economia no consumo de energia, redução em gastos com manutenção e oferecem maior qualidade de iluminação. A iluminação em LED já faz parte do cenário da capital sendo usada por todo o parque luminoso de Salvador, beneficiando os cidadãos.
Reportagem: Joice Pinho/Secom PMS
Salvador terá uma grande festa de exposição da produção audiovisual brasileira e internacional entre os dias 14 e 20 de março, com a realização do XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema no Cine Glauber Rocha, situado na Praça Castro Alves, e também na Sala Walter da Silveira, nos Barris. As informações sobre os filmes que irão participar do Panorama foram divulgadas na tarde desta terça-feira (27), durante coletiva de imprensa, no Cine Glauber Rocha.
Será um momento único para acompanhar a diversidade cinematográfica produzida na Bahia, no Brasil e em outros países do mundo. Além da exibição dos filmes, o panorama também vai contar com a realização de oficinas, laboratórios, diálogos, debates e palestras sobre o cinema e as produções cinematográficas em âmbito local, nacional e internacional.
O XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema está sendo realizado por meio do edital SalCine, desenvolvido pela Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a partir da Lei Paulo Gustavo, com recursos da União e suplementação do Município. O evento conta também com patrocínio do Instituto Flávia Abubakir e da produtora Coisa de Cinema.
Gestor audiovisual da Secult, Felipe Rêgo, destacou que o SalCine se estabelece no cenário audiovisual soteropolitano como um marco junto aos principais eventos de audiovisual. Sendo assim, o Panorama abre um calendário de projetos que serão executados este ano.
“O SalCine assina a realização do Panorama, este ano, através do seu edital e da sua política de fomento, que financiou 66 projetos no ano passado. Foram investidos mais de R$19 milhões na cadeia audiovisual, em projetos de produção, de difusão, como o projeto do Panorama. Então, é um grande prazer e uma grande honra para a Prefeitura poder contribuir agora com a realização do maior e mais longevo festival do estado”, destacou.
Idealizador e coordenador do Panorama, Cláudio Marques disse estar muito feliz com o fomento municipal. “É a primeira vez que estamos sendo patrocinados pela Prefeitura. Eu estou muito contente e de fato há uma novidade no ar. De fato, a Prefeitura começou a se importar com o audiovisual na cidade. Isso é uma novidade das mais interessantes. É perceptível um interesse genuíno da gestão municipal em apoiar e patrocinar a produção audiovisual em Salvador e eu acho que vem mais coisas pela frente”, disse.
Também coordenadora do evento, Marília Hughes lembrou que, no ano passado, o festival não foi realizado por falta de patrocínio. “Quando surgiu o edital da Prefeitura através da SalCine e fomos contemplados, foi muito bom, porque a gente tinha trabalhado para realizar no ano passado. Então já vínhamos fazendo curadoria desde março de 2023 e ia ser um trabalho que iria se perder. Com o SalCine, conseguimos dar continuidade e finalizar esse trabalho agora para o início de 2024”, contou.
Em sua 19ª edição, o Panorama homenageia Glauber Rocha e Castro Alves, artistas baianos nascidos em 14 de março - o cineasta em 1939, o poeta em 1847 - e com papel fundamental na cultura brasileira.
Filmes – Fazem parte das 138 produções, dentre longas, curtas e documentários, os 73 filmes selecionados para as Competitivas Nacional, Baiana e Internacional, que avaliarão e premiarão os melhores filmes no último dia do Panorama, dia 20 de março. Ao todo, nove longas baianos estão na disputa, dois deles na Competitiva Nacional. Na Competitiva Baiana, são sete longas e 24 curtas, representando um período produtivo no cenário atual baiano.
Os longas que fazem parte da Competitiva Baiana são A Matriarca, com direção de Lula Oliveira; Café, Pépi e Limão, de Adler Kibe Paz e Pedro Léo; Cosmovisões, de Marcília Cavalcante, Diário de Primavera, de Fabíola Aquino e Juliano de Paula Santos; Dois Sertões, de Caio Resende e Fabiana Leite; Sysyphus, de George Neri e No Rastro do Pé de Bode, de Marcelo Rabelo. Alguns dos curtas da competitiva baiana são 56 Dias, de Lara Carvalho; A Faísca, de Gabriela Monteiro; Além da Cancela, de Margarete Jesus, Camaleoa, de Euardo Tosta e O Homem que Virou Castanha, de Natan Fox.
A relação completa dos filmes participantes e as informações sobre as oficinas e laboratórios podem ser acessada no site do XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema e também no perfil do Instagram (@panoramacoisadecinema). Os ingressos para as sessões terão preços populares de R$12 (inteira) e R$ 6 (meia entrada). Além disso, será comercializado um passaporte individual para dez sessões por R$55, e na Sala Walter da Silveira, a programação será gratuita.
Estão abertas as inscrições para os cidadãos que desejarem se tornar voluntários em ações de prevenção e defesa civil na capital baiana. A seleção é feita através da Defesa Civil de Salvador (Codesal) mediante participação no curso de capacitação que será ministrado pelo órgão na sexta-feira (1º), às 8h, no auditório da Codesal, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).
Durante a capacitação serão abordados temas como percepção de risco, mudanças climáticas, defesa civil institucional, orientações e dicas de primeiros socorros. Ao final do minicurso, os novos voluntários receberão certificado.
De acordo com a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana, após a formação, o voluntário deve atuar como um multiplicador das ações de defesa civil na sociedade. “O programa de voluntariado foi criado para que o cidadão compreenda a importância da sua atuação na redução de riscos com potencial de provocar acidentes, estimulando-o a se tornar um colaborador nas ações promovidas pelo órgão”, explica.
Como voluntário, o indivíduo também pode ajudar nas atividades de informação, instrução e mobilização da população em relação aos riscos de desastres e ações de socorro e resposta, no caso da ocorrência de desastres. No ano passado foram realizadas 11 capacitações, com 380 novos colaboradores formados.
Funcionamento – O programa de Voluntariado da Defesa Civil foi instituído pelo Decreto 26.459/2015 e a formação é feita todos os meses, com capacidade de receber até 60 pessoas. A atividade é realizada em conformidade com a Lei Federal nº 9.608/1998, não gerando vínculo empregatício nem remuneração de qualquer tipo, devendo para tanto o interessado assinar o correspondente Termo de Adesão ao Serviço Voluntário.
Para participar é necessário realizar a inscrição através do site da Codesal, no endereço www.defesacivil.salvador.ba.gov.br, seção “Seja Voluntário”. Após inscrição, o cidadão deve aguardar o contato do órgão através do e-mail ou telefone para confirmação.
Reportagem: Letícia Silva/Secom PMS
A Casa So+ma segue, até esta quinta-feira (29), com a campanha “So+ma de Prêmios”, que vai sortear uma bicicleta elétrica para os cidadãos participantes da iniciativa. Para concorrer, basta levar 30 quilos de materiais recicláveis (vidro, papel ou metal) nas unidades da Casa So+Ma na cidade, que dará direito a receber um bilhete da sorte.
A startup busca recompensar quem mais auxilia nas metas de sustentabilidade, separando e levando os resíduos às estruturas. A campanha já ultrapassou a meta de receber 500 toneladas de recicláveis nas unidades espalhadas por Salvador e Camaçari (BA), Curitiba e Campo Largo (PR) – até esta terça-feira (27), o montante era de 554 toneladas recebidas.
De acordo com Higor Lambach, gerente de Comunicação da So+Ma, foram três meses de campanha no total. “Um dos grandes desejos da So+ma é ser uma tecnologia de impacto social, focada em mudança de comportamento em relação à reciclagem. E aí a gente criou o So+ma de Prêmios, que iniciou com sorteios de vouchers para utilizar em iFood e em compras on-line em parceiros como a Uber. Fizemos também o sorteio de 10 pares de tênis e, por fim, agora no dia 1º, será realizado o sorteio de uma bike elétrica”.
Parceria com cooperativas – Todo o material recebido pela So+ma é recolhido pelas cooperativas que são parceiras da startup. Os recicláveis são vendidos pelos colaboradores para usinas recicladoras, gerando fonte de renda para os trabalhadores.
Os participantes que levarem os resíduos para as Casas So+Ma podem se cadastrar pelo aplicativo, somar pontos ao entregar os materiais e continuar a trocar esta pontuação por benefícios como cursos, descontos em aplicativos e no comércio local, alimentos e itens de higiene.
Durante a campanha, a ONG que mais realizar mais indicações receberá 50 cestas básicas. Com as campanhas da So+ma voltadas para o terceiro setor, mais de 24 mil famílias foram beneficiadas e impactadas com as ações.
Localização – Em Salvador, as estruturas contam com a parceria da Prefeitura de Salvador e ficam no Espaço Wilson Son ́s (Avenida Engenheiro Oscar Pontes, 97); Cajazeiras (Campo da Pronaica); Iguatemi/antigo Big Bompreço (Avenida Antônio Carlos Magalhães, 3650); Imbuí (Praça do Imbuí - Avenida Jorge Amado); Mussurunga/Assaí (Rua Professor Plínio Garcez de Sena, 1240); Patamares (Avenida Ibirapitanga, Patamares - em frente à Escola Pan Americana da Bahia, ao lado da parada de ônibus); Periperi (Praça da Revolução); Pilar (Rua do Pilar, Comércio); Pituba (Praça Ana Lúcia Magalhães); Ribeira (Largo do Papagaio); Rio Vermelho (Vila Caramuru - Praça Caramuru, 2); e Stella Maris (Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n).
Os horários de atendimento da maioria das unidades é das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta, e das 9h às 13h aos sábados. No dia a dia, a maioria das casas recebem plástico, papel, metal, alumínio, vidro, óleo usado e eletrônicos.
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS
O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 51 vagas de emprego em Salvador para esta quarta-feira (28). Os candidatos deverão acessar o site www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento, a partir das 17h30.
Em caso de deficiência visual, os candidatos devem entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para fazer o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, de forma presencial e remota, via WhatsApp – a escolha é no momento do agendamento.
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho.
VAGAS:
Secretária executiva (vaga exclusiva para o Programa Simm Mulher)
Requisitos: Ensino superior completo, seis meses de experiência, conhecimento avançado do pacote Office, boa dicção e escrita.
Salário: R$2.500,00 + benefícios
Vagas: 1
Nutricionista
Requisitos: Ensino superior completo, seis meses de experiência, desejável experiência em área hospitalar.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1
Técnico em nutrição
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, desejável experiência em área hospitalar, curso técnico na área.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1
Jornalista
Requisitos: Ensino superior completo em Jornalismo, seis meses de experiência, habilidade com redes sociais e conhecimento em aplicativo CANVA.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1
Auxiliar de limpeza pesada
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, experiência com mercado.
Salário: R$1.412,00 + benefícios
Vagas: 1
Ajudante de cozinha
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, disponibilidade de horário.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 2
Jardineiro
Requisitos: Ensino fundamental incompleto, seis meses de experiência
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1
Desenvolvedor pleno/sênior
Requisitos: Ensino superior completo em Análise de Sistemas, Ciência da Computação ou Engenharia da Computação, seis meses de experiência, conhecimento em C#.NET, Web Forms e MVC, HTML, CSS, JavaScript e jQuery, Banco de Dados, DDD, SOLID, Padrões de Projetos e Git
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 5
Operador de telemarketing (vaga de estágio)
Requisitos: Ensino superior cursando Administração ou áreas afins, sem experiência.
Bolsa: R$600,00 + benefícios
Vagas: 2
Jornalista (vaga de estágio)
Requisitos: Ensino superior incompleto em Jornalismo (estar cursando no 4º semestre à noite), sem experiência.
Bolsa: R$700,00 + benefícios
Vagas: 2
Auxiliar contábil (vaga de estágio)
Requisitos: Ensino superior cursando a partir do 5º semestre, disponibilidade no turno matutino.
Salário: Bolsa no valor de R$900,00 + benefícios
Vagas: 2
Vendedor de materiais de construção
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, experiência em vendas de material de construção.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1
Estoquista de autopeças
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, conhecimento em estoque de autopeças.
Salário: R$1.520,00 + benefícios
Vagas: 1
Atendente de balcão de autopeças
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, conhecimento em vendas de autopeças.
Salário: R$1.520,00 + benefícios
Vagas: 2
Auxiliar de cozinha (vaga exclusiva para o Programa Simm Mulher)
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, habilidade no preparo de doces.
Salário: 1.412,00 + benefícios
Vagas: 1
Cuidador social
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: R$1.415,00 + benefícios
Vagas: 1
Cozinheira de restaurante (vaga exclusiva para o Programa Simm Mulher)
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 2
Chapista de veículos
Requisitos: Ensino fundamental, seis meses de experiência, vaga zoneada para moradores de Lauro de Freitas ou região.
Salário: R$2.000,00 + benefícios
Vagas: 1
Funileiro de chapa inox e galvanizada
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: R$1.500,00 + benefícios
Vagas: 1
Representante comercial autônomo
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, CNH B, desejável experiência na área de fotovoltaico.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 5
Auxiliar de tesouraria (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, conhecimento do pacote Office, disponibilidade para trabalhar na madrugada.
Salário: R$1.432,27 + benefícios
Vagas: 1
Técnico de laboratório (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1
Auxiliar administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 2
Auxiliar administrativo (vaga de estágio exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino superior incompleto em Administração ou áreas afins (estar cursando a partir do 1º semestre à noite), sem experiência.
Salário: R$1.005,00 + benefícios
Vagas: 1
Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino médio completo, disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 12
A Ilha de Maré, território insular de Salvador, ganhou nesta terça-feira (27) uma unidade de Pronto Atendimento (PA), que funcionará 24 horas e terá capacidade de realizar até 1,2 mil atendimentos por mês. O prefeito Bruno Reis e a vice-prefeita e secretária da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, estiveram na localidade de Praia Grande para inaugurar a nova estrutura, que realizará serviços de média complexidade. Na ocasião, entregaram também a reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) da Ilha de Maré, que foi totalmente requalificada.
A Prefeitura também lançou nesta terça o Plano de Bairro de Ilha de Maré, que reúne ações e obras visando o desenvolvimento sustentável do território insular nas áreas de mobilidade, urbanização, educação, lazer, assistência social e saúde, como é o caso do PA e da USF entregues. O objetivo é trazer mais qualidade de vida e bem estar para os moradores a longo prazo, em sua maioria pescadores, marisqueiras, lavradores, artesãos e comunidades quilombolas.
O PA Ilha de Maré fica situado na Rua da Caieira, na localidade de Praia Grande, e conta com sete leitos de observação, sendo dois para atendimento adulto, dois para atendimento pediátrico, dois privativos (isolamento) e um leito para atendimento crítico/sala vermelha. O espaço é equipado com sala de sutura, sala de medicação, consultório médico adulto e pediátrico, farmácia satélite e serviços para realização de diagnóstico como raio-x, ultrassonografia e análises clínicas.
Bruno Reis destacou que a abertura do PA era um sonho antigo das ilhas de Salvador. “Não só de Maré e da comunidade de Praia Grande, mas um sonho de todos os moradores das três ilhas. Agora, vocês têm uma unidade de Pronto Atendimento que funciona de domingo a domingo, 24 horas, de porta aberta para atender os casos de emergência e de urgência que vocês precisem”, disse.
“Qual era a realidade de vocês antigamente? Os moradores daqui das ilhas, quando tinham qualquer necessidade de média complexidade, tinham que ir a Madre de Deus ou a São Tomé de Paripe para serem atendidos. Hoje, estamos aqui para garantir a vocês que, a partir de hoje, por toda a vida, ninguém mais vai pegar barco para ir ao continente. Vocês vão resolver a saúde aqui mesmo, onde vocês moram”, completou o prefeito.
O investimento para a implantação do PA Ilha de Maré foi de R$1,6 milhão. Porém, para manter a estrutura, serão investidos R$1,8 milhão por mês. A unidade está articulada junto à Atenção Básica, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), à Atenção Domiciliar e à Atenção Hospitalar, bem como com os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico. No local atuarão médicos generalistas, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo.
Requalificação - Já em relação à unidade de Atenção Básica que foi requalificada, o antigo prédio da USF Ilha de Maré sofria com desgaste provocado pelo salitre, além de infiltrações e mofo nas paredes e forro. Foram executadas intervenções que possibilitaram desde melhorias estruturais até questões estéticas, alcançando a fachada principal e os ambientes internos, a exemplo de recepção, consultórios e demais espaços.
Ana Paula Matos destacou que, além da reforma, a Prefeitura investiu no atendimento. “Nós contratamos equipes multiprofissionais, ou seja, fisioterapeutas, psicólogos, profissionais além de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que vão atender as pessoas que, na atenção primária, precisam desse serviço multiprofissional. Agora, junto com o PA, vocês terão todos os serviços que precisarem”, afirmou a vice-prefeita.
Nativa da Praia Grande, Mônica Paulo Neves tem 46 anos e é marisqueira na Ilha de Maré. Segundo ela, os moradores sempre enfrentam muitas dificuldades para obter o atendimento quando a maré está vazia. “Era muito difícil antes, e agora vai melhorar, graças a Deus. A unidade mais próxima fica em Paripe, e a gente tem que atravessar de barco. Eu mesma já passei por isso. Uma filha minha nasceu aqui mesmo, na ilha, porque os barcos estavam todos em terra porque a maré estava vazia e não tinha como sair”, contou.
Plano - Elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o Plano de Bairro de Ilha de Maré foi elaborado com a participação efetiva das comunidades que integram o território. O instrumento prevê iniciativas para as localidades de Praia Grande, Caquende, Santana, Itamoabo, Neves, Botelho, Bananeiras, Maracanã, Ponta Grossa, Porto dos Cavalos, Martelo e Apicum.
Bruno Reis destacou a importância do documento: “Um plano de desenvolvimento que foi discutido com vocês e vocês democraticamente sugeriram as ações que nós deveríamos realizar nas ilhas. Aí está um plano para o amanhã. Independentemente de quem venha ser o prefeito de Salvador no futuro, esse plano mostra o que é preciso fazer, quais são as necessidades da ilha”, disse.
Segundo Tânia Scofield, presidente da FMF, para a elaboração do plano foram realizadas 40 reuniões com os moradores das ilhas. “Nossa equipe praticamente ficou dentro da Ilha de Maré por oito meses. Nós fizemos uma grande pesquisa e fizemos reuniões em todas as 12 comunidades na ilha. Foram quatro grandes reuniões em Praia Grande e mais três em cada localidade. Porque nós tínhamos que fazer um levantamento da ilha como um todo, mas também elaborar uma proposta para cada localidade especificamente”, disse.
“Nós conseguimos levantar todas as dificuldades, os problemas, as demandas, as carências que a ilha tem. Então,o plano traz todo esse diagnóstico da Ilha de Maré, mas também traz propostas, diretrizes e projetos. Ou seja, os programas que são prioritários e necessários para as pessoas que aqui vivem. E, para completar, os próprios moradores elegeram as intervenções prioritárias, há um quadro que elenca as necessidades mais urgentes segundo eles”, completou Tânia Scofield.
Na lista de prioridades estão obras que a Prefeitura de Salvador já está entregando, como o PA, além de píeres, encostas e contenções marítimas que estão em execução ou prontas para serem entregues. O plano começou a ser desenvolvido em 2021 e está disponível para consulta no link https://fmlf.salvador.ba.gov.br/plano-da-ilha-de-mare/.
Terceira maior ilha da Baía de Todos-os-Santos, Maré ocupa uma área de 11 km² tem uma população de cerca de 5 mil habitantes.
Reportagem: Thiago Souza e Vitor Villar/ Secom PMS
Sonho antigo da comunidade de Bananeiras, em Ilha de Maré, a construção do píer na orla do local se tornou realidade. A estrutura foi inaugurada nesta terça-feira (27) pelo prefeito Bruno Reis e vai melhorar o embarque e desembarque de passageiros, inclusive de turistas que movimentam a economia local. Na mesma visita ao território insular, a Prefeitura de Salvador entregou quatro contenções de encosta, quatro praças e uma quadra de futebol.
Bruno Reis destacou que o novo píer traz mais conforto, comodidade e segurança, uma vez que não será mais preciso se deslocar pela água e pela areia da praia para entrar e sair das embarcações. “Hoje, estamos aqui realizando esse sonho. Vocês sabem bem qual é o benefício de ter um píer como esse. Eu, quando vim aqui nas duas últimas vezes, desci na água, levantei a calça até o joelho e cheguei andando descalço pela água e pela areia. Era assim com todo mundo”, disse o prefeito.
O prefeito lembrou como essa limitação prejudicava o dia a dia dos moradores. “Quando os comerciantes daqui fretavam alguma mercadoria, o frete era muito mais caro. Até as obras da Prefeitura, como pavimentação e iluminação, tudo era mais difícil porque os insumos tinham que desembarcar na água. Mas agora isso acabou, faz parte do passado”, afirmou.
O píer tem 157 metros de extensão, sendo 12 metros de plataforma flutuante; 10 metros de ponte móvel de ligação entre a plataforma flutuante e o atracadouro; e 135 metros de atracadouro em concreto pré-moldado. Há, inclusive, um guarda-corpo em aço e fundação em estaca raiz em solo e em rocha. A obra teve investimento de R$3,4 milhões.
Contenções - Ainda na Ilha de Maré, a Prefeitura entregou quatro contenções na Rua Tancredo Neves, na localidade de Praia Grande, para a proteção de encostas situadas em pontos de risco de deslizamento de terra. Os serviços feitos nesses locais envolveram implantação de sistema de drenagem, aplicação de solo grampeado verde, recomposição do passeio e muro de cantaria de pedra.
A gestão municipal prossegue com a construção de mais duas contenções de encosta na Rua Passa Cavalo, na localidade de Martelo. Além disso, estão em andamento outras cinco contenções marítimas, sendo três delas em Praia Grande, uma em Bananeira e uma em Martelo. As intervenções ocorrem em trechos da orla em estado de degradação. Para esta intervenção, serão aplicadas alvenaria de pedra e de muro gabião. O montante investido para as 11 contenções é de R$5,9 milhões.
Titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza ressaltou que as intervenções trazem segurança para os moradores. “Quando a gente faz uma contenção de encosta, estamos protegendo diversas famílias. E, quando a gente fala de famílias, a gente fala de sonhos, de sentimentos, de vidas. Além disso, a gente valoriza as pessoas que moram na Ilha de Maré, que tanto contribuem para Salvador, mas durante muito tempo não eram vistas e nem apoiadas como estão sendo por essa gestão”, afirmou.
Carlos Alberto Sales, de 47 anos, mais conhecido como Cacau, é morador de Bananeiras e lembrou a dificuldade que vivia antes do píer: “Aquele negócio do pessoal ficar molhando os pés acabou. É um presente, a Prefeitura está realizando esse sonho da gente. Antes, era muita dificuldade. As pessoas com pé ferido, por exemplo, tinham que ser carregadas para não molhar o curativo. E agora mudou, está bem legal, e esse píer tá fazendo inveja em toda a ilha”, comentou.
Outras ações - Para fomentar o convívio social, a prática de esportes e o lazer na Ilha de Maré, a Prefeitura entregou as praças Alice de Carvalho e Jay Márcio Neves, ambas em Praia Grande. Já a comunidade de Santana ganhou as praças Chico de Bembem e Antônio Costa Rufino. Esta última, aliás, conta agora com uma quadra de futebol.
As praças seguem o padrão da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), e contam com mesas para jogos, bancos pré-moldados, paisagismo completo com grama natural ou sintética, academias de saúde, parque infantil, entre outros aparelhos que compõem o mobiliário urbano comum a todas as localidades da capital baiana.
A marisqueira Maria das Neves, de 58 anos, é moradora de Santana e conta que os netos já estão aproveitando os parques infantis. “Aqui antigamente não tinha nenhuma área de lazer. É muito importante para os meus netos, achei muito bom, pois não tinha um local com brinquedos assim para criança. Eles já estão por aí, se jogando no chão, correndo, subindo nos brinquedos. E eu também tô achando uma maravilha, venho aqui de tardinha para ficar conversando com as amigas”, contou.
Ainda em Ilha de Maré, o prefeito anunciou a reforma de 170 residências por meio do programa Morar Melhor, que requalifica as casas dos moradores de acordo com as suas demandas. Serão 50 casas em Bananeiras, 50 em Santana e 70 em Botelho.
Completando a lista de ações, a Prefeitura assinou a ordem de serviço para a construção de um guarda-corpo em eucalipto e inox na orla de Praia Grande e de outra estrutura do mesmo tipo na área à beira-mar na localidade de Santana.
“Se tem uma coisa que muito me orgulha, é de que por onde passo nessa cidade, em todos os 171 bairros e nas três ilhas, não há uma localidade que não tenha a marca da nossa gestão. Uma marca de muito trabalho, de transformação. A gente chega nos bairros e, às vezes, se depara com quatro, cinco, seis obras que estão acontecendo e transformando a vida das pessoas”, afirmou Bruno Reis.
Reportagem: Thiago Souza e Vitor Villar / Secom PMS
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