O clima úmido que se instalou em Salvador nesta segunda-feira (3) seguirá até a próxima quinta-feira (6) na cidade. Segundo análise do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), chuvas fracas e moderadas são esperadas a qualquer hora do dia na capital baiana. O fenômeno é ocasionado por ventos úmidos oriundos do Oceano Atlântico que favorecem a ocorrência de chuvas e risco de alagamentos.

Até as 16h30 desta segunda, a Codesal recebeu 35 ocorrências: um alagamento de imóvel; um alagamento de área; dez ameaças de desabamento; uma ameaça de desabamento de muro; sete ameaças de deslizamento; sete árvores ameaçando cair; duas árvores caídas; dois deslizamentos de terra; uma infiltração; e três orientações técnicas. O órgão não registrou feridos.

Fim de semana - Entre sexta-feira (7) e domingo (9), o Cemadec informa que a massa de ar quente e seco ganhará força, o que deixará o céu parcialmente nublado com pouca chance de chuvas. Nestes e nos demais dias, as equipes da Codesal estão em funcionamento de plantão 24h, prontas para prestar atendimento à população por meio do telefone de uso gratuito 199.