A Prefeitura e a Decolar, maior agência de viagens online do Brasil e América Latina, fecharam parceria, nesta sexta-feira (30), para atrair 3 mil novos turistas a Salvador, que chegarão em 18 voos fretados, dois por semana, no início de 2019. O acordo foi assinado pelo prefeito ACM Neto e pelo diretor-geral da empresa, Alexandre Moshe, na presença de representantes do trade turístico, em solenidade realizada no Palácio Tomé de Souza, na Praça Municipal. O trecho selecionado foi Buenos Aires - Salvador, que estará disponível durante as nove primeiras semanas de 2019, com saídas às terças e sextas-feiras.

“Essa é uma parceria importantíssima para Salvador. Essa parceria vai garantir 3 mil novos turistas em janeiro, fevereiro e março, todos eles provenientes da Argentina, que é um polo emissor de relevância para nossa cidade. Nossa ideia é que essa parceria possa se estender para outros destinos. Tudo isso se soma a um esforço enorme que a Prefeitura vem fazendo para fortalecer a cadeia do turismo, que posiciona Salvador na vanguarda dos destinos brasileiros mais procurados”, afirmou o prefeito.

Entre as medidas que reforçaram o segmento, conforme pontuou o prefeito, estão a requalificação da Orla da cidade, com dois novos trechos a serem entregues até o fim do ano – na Pituba e Rio Vermelho/Ondina –; o Salvador 360, maior programa de desenvolvimento econômico da cidade, que já começa a mudar o perfil do Centro Histórico; a organização de um calendário de eventos da cidade, que antes contava apenas com o Carnaval e agora dispõe de atrações festivas e esportivas durante todo o ano; entre outras iniciativas. O maior salto, no entanto, começa a ser dado agora, com as obras para construção do Centro de Convenções de Salvador, na Orla da Boca do Rio.

Turismo em crescimento – Na Decolar, levando em consideração apenas os viajantes de Brasil e Argentina, até outubro de 2018, a agência de viagens online já havia levado mais de 227 mil passageiros à capital baiana. De acordo com um estudo da Decolar, o destino Salvador tem crescido tanto em visitação como em interesse. Se comparado o número de viagens feitas a Salvador por parte de turistas vindo de Buenos Aires, o crescimento dos três primeiros meses de 2018 foi de 27% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Para o mesmo período de 2019, a expectativa é que o turismo de Salvador ganhe ainda mais destaque. Compreendendo que o planejamento de viagem da maioria dos viajantes internacionais se inicia com alguns meses de antecedência, apenas em outubro de 2018, as buscas pelo destino Salvador cresceram 70% se comparado com o mesmo mês do ano anterior. Os charters da Decolar têm como objetivo principal incentivar o destino Salvador por parte dos viajantes que vêm de Buenos Aires. Os 18 voos já possuem ótimas taxas de ocupação, sendo que os da primeira semana já estão praticamente lotados.

“A Decolar é reconhecida como a principal agência de turismo online da América Latina e do Brasil, e estamos agregando novos serviços ao nosso portfólio. Queremos cada vez mais dar uma experiência completa de viagem ao nosso cliente. Poder trabalhar junto com a Prefeitura para promover o destino Salvador não apenas para os brasileiros, mas também para turistas de outros países, é um grande marco para a Decolar. Nesse pontapé, são 18 voos fretados e já começamos a trabalhar na divulgação desse produto. As primeiras saídas no começo de janeiro já têm volume de vendas bastante expressivo, e estamos muito animados com essa parceria”, afirmou o diretor da Decolar, Alexandre Moshe.

Para o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Claudio Tinoco, esta parceria é reflexo, também, do interesse dos argentinos pelo destino Salvador. Isso porque há um crescimento do mercado argentino devido ao Road Show Salvador, iniciativa realizada em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), que promoveu a capital baiana como destino turístico e capacitou agentes de viagens e operadores de turismo para vender a cidade.

“Nossa equipe esteve na Argentina no mês de agosto e passou por Buenos Aires, Córdoba e Rosário. Fomos muito bem recebidos e os profissionais de turismo ficaram encantados com Salvador. A Decolar teve a sensibilidade de perceber esse interesse dos argentinos por nossa cidade e firmou esta parceria com a Prefeitura, que eu tenho certeza que será um sucesso”, avalia Tinoco.

A Decolar atua no Brasil desde 1999 e desde então já levou milhões de brasileiros a milhares de destinos ao redor do mundo. Oferecendo uma experiência digital moderna, seja por meio do site ou do aplicativo, e um catálogo de produtos completo, que inclui desde pacotes a itens como passagens, hospedagens, ingressos, passeios, entre outros, a agência de viagens online tem como um de seus objetivos facilitar o turismo no país por meio de diversidade de opções, personalização e acessibilidade.