Quatro dias após a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizar alterações de tráfego no Engenho Velho de Brotas, moradores e motoristas que circulam na região começam a se adaptar à nova rotina. A Rua Brígida do Vale, que era mão dupla, passou a ter sentido único em direção ao centro do bairro, até a intersecção com a Rua Pedro Machado. Além disso, na Brígida do Vale também não é mais permitido estacionar na via. As mudanças são permanentes e foram tomadas para promover mais mobilidade aos condutores que trafegam pela localidade.

Atualmente, quem está no Engenho Velho e segue rumo ao Dique do Tororó deve acessar a Rua Pedro Machado. A opção é de entrar na Rua Antônio Costa, à direta, ou seguir pela rua Chile da Capelinha, para então descer a Ladeira da União.

Já aqueles que estão no Dique e desejam acessar o Engenho Velho devem entrar na Rua Reis Príncipe e seguir pela rua Brígida do Vale. A Rua Almirante Alves Câmara continua com sentido duplo entre as ruas Manoel Faustino e Maria Felipa, entretanto, com sentido único num pequeno trecho antes da intersecção com a Rua Manoel Faustino.

Faixas comunicando sobre as mudanças de tráfego foram instaladas por toda a região afetada pelas mudanças desde o início do mês. A sinalização local também passou por melhorias. Durante os primeiros dias de mudança, agentes de trânsito estarão no local para orientar os condutores.

Aprovação – O técnico em telecomunicações José Almeida, 58 anos, que é morador do Engenho Velho há quatro décadas, disse que os congestionamentos na região costumam ocorrer principalmente em horários de pico. Ele afirmou que a intervenção viária realizada pela Prefeitura era necessária para promover fluidez no trânsito.

De acordo com o taxista Daurílio Marques Filho, 62 anos, os engarrafamentos na área se tornaram rotina principalmente porque motoristas costumavam usar os lados da via para estacionamento. “Por conta dessa prática, era comum formação de filas. Só passava um carro por vez”, conta.

A Transalvador tem realizado com frequência alterações de sentido de tráfego na capital baiana, a fim de possibilitar mais qualidade de vida aos soteropolitanos. A transformação de vias de sentido duplo em único, por exemplo, é capaz de destravar a circulação de veículos, sobretudo em ruas estreitas.