“A praça é toda sua. Cuide bem dela”. O slogan do projeto “Desal vai à Escola” fortaleceu o sentimento de pertencimento dos 117 alunos do 1º ao 5º ano, da Escola Municipal Batista de São Caetano, na tarde desta segunda-feira (26). De forma lúdica e interativa, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Marcílio Bastos, apresentou slides e promoveu dinâmicas com premiações para incentivar a garotada sobre a importância dos cuidados e preservação das praças.

As atividades também foram realizadas para os 121 estudantes do turno matutino. Após os ensinamentos teóricos, os estudantes visitaram a Praça ACM, que fica bem próxima à escola, e aprenderam na prática como zelar pelo bem público.

Quando o assunto é cidadania, David Emanuel Gomes, 12 anos, mostrou que é um expert. Ao visualizar a imagem de uma praça pichada, exibida durante a palestra, o aluno do 5º ano disparou enfático. “Não, vandalismo não pode. Temos é que limpar, levar um saquinho para recolher as necessidades do nosso animal de estimação e preservar o local que brincamos”. Morador da Rua Direta da Goméia, em São Caetano, o pequeno conta que brinca na Praça ACM em todos os finais de semana. “Minha tia mora lá. Adoro correr, jogar bola, tem uma miniquadra para as crianças menores que curto muito”, comentou.

Conscientização – A Praça ACM é a segunda maior da capital baiana. Com 7 mil m², o espaço conta com duas quadras poliesportivas, uma mini quadra para crianças, pista de skate, anfiteatro, espaço de jogos, academia de saúde, acessibilidade, paisagismo, pergolado, iluminação, comunicação visual e dog park (espaço reservado para animais de estimação). Ao exibir imagens do local, o presidente da Desal fez questão de dizer que o espaço pertence à comunidade.

“Temos tido um esforço grande para combater a depredação do patrimônio público. Entendemos que precisamos educar na base, para mais adiante colhermos os frutos. Hoje aqui plantamos uma sementinha. Essas crianças com certeza levam para casa os ensinamentos e se tornam multiplicadores”, ressaltou.

Para Ivana Santana, integrante do Núcleo de Projetos Pedagógicos da Desal, as ações nas escolas são essenciais. “Quando entramos em uma instituição de ensino, começamos a montar uma força-tarefa para a preservação do patrimônio público”, salientou.

Na opinião da diretora da instituição, Dayse Rocha, o trabalho da Desal nas escolas reforça o projeto pedagógico desenvolvido diariamente. “Ensinamos e conscientizamos sobre a importância de cuidar e preservar os espaços públicos. Quando recebemos a Desal aqui, fortalecemos o que é dito todo dia”, afirma. Segundo ela, leitura de textos, exibição de filmes e repercussão de notícias relacionadas à preservação dos espaços públicos integram as dinâmicas para o aprendizado da cidadania.

Portas abertas – Além das palestras educativas nas escolas, o projeto da Desal contempla visitação à fábrica, localizada em Porto Seco Pirajá. Bastos destaca que a autarquia é a única no Brasil que projeta e fabrica os próprios equipamentos que são implantados nas praças. “Abrimos as portas para mostrar a maneira como trabalhamos”, explica. Na próxima sexta-feira (30), estudantes da Escola Municipal Assistencial Nossa Senhora de Guadalupe visitarão as instalações.

Balanço – Salvador tem cerca de 400 praças, espalhadas em 163 bairros. A maior delas é a Lord Cochrane, que fica na Avenida Garibaldi. Além dela e da ACM, em São Caetano, se destacam pelo tamanho e movimentação de pessoas as praças do Dendezeiros (Ribeira), Benjoim (Caminho das Árvores), Largo do Tanque, Rotatória de São Marcos (São Marcos) e da Bíblia (Avenida Ogunjá). Até o final deste ano, outras 40 praças serão inauguradas após construção ou requalificação.