Os moradores da comunidade da Goméia, no bairro de São Caetano, amanheceram esta terça-feira (23) com o sentimento misto de admiração, gratidão e autoestima renovada, com o início das obras do programa Morar Melhor na localidade. A ordem de serviço para reforma de 250 casas em situação precária foi assinada na Ladeira da Goméia pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice, Bruno Reis, e do secretário Almir Melo (Infraestrutura e Obras Públicas), demais gestores, autoridades e população.

“A Prefeitura vem garantindo, de acordo com a vontade do morador, as melhorias desejadas como pintura e reboco, novo telhado, banheiro, portas e janelas. Com isso, o cidadão pode viver com mais qualidade, segurança e alegria dentro da própria casa”, afirmou o prefeito. Ele ainda acrescentou que o Morar Melhor, assim como os demais programas municipais de caráter social, tem as mulheres como público prioritário. “São elas que acabam chefiando a família e tendo a responsabilidade, com o marido ou sozinha, por colocar comida à mesa”, afirmou ACM Neto.

É o caso, por exemplo, de dona Ângela Gonzaga, moradora da Goméia e que relembrou ao prefeito todas as etapas da casa onde reside, há 68 anos: desde a construção em palha e taipa, até chegar à estrutura em alvenaria e que, por muitos anos, não passava por uma reforma. “O Morar Melhor aqui em casa aconteceu no momento certo, que estava precisando muito de pintura. Hoje estou muito feliz e só tenho a agradecer. Espero que a Prefeitura continue a fazer essa ação nas comunidades que precisam desse projeto maravilhoso”, disse a filha, Rosângela.

Funcionamento – Realizado por meio da Seinfra, o programa Morar Melhor busca ofertar maior dignidade aos cidadãos através de um investimento de até R$5 mil por residência. De janeiro até o momento, 20 localidades foram ou estão sendo atendidas pela segunda etapa do programa. As unidades habitacionais contempladas recebem intervenções como pintura, reboco e revestimento de parede, recuperação ou troca do telhado, troca de esquadrias e instalações sanitárias.

A medida traz mais segurança e qualidade de vida aos cidadãos das áreas mais carentes de Salvador, com o resgate da cidadania e da autoestima da população residente nas áreas contempladas. Além disso, o Morar Melhor promove assistência técnica nas áreas de arquitetura e construção civil, oferece moradia digna às pessoas e dá oportunidade de trabalho para moradores que já atuam como pedreiro e auxiliar de pedreiro.

Além de São Caetano (Goméia), o programa esteve presente, em 2018, nos bairros de Alto de Coutos, Castelo Branco, Ribeira (Mangueira), Sete de Abril, Boa Vista de São Caetano, Cosme de Farias, Fazenda Coutos III, Arenoso, Itinga, Daniel Lisboa, Rio Sena, Fazenda Grande do Retiro, Cajazeiras VI, Paripe, Pero Vaz, Caixa D’Água, Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Mussurunga (Vila Verde) e em Brotas (Pirangi).

Critérios – A escolha dos bairros beneficiados obedece a alguns critérios sociais: são escolhidos, prioritariamente, os que têm maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior número de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior densidade habitacional; maior quantidade de mulheres chefes de famílias, além da precariedade habitacional característica observada pelas equipes em campo. A definição dos serviços é feita em conjunto com o morador, observando também critérios técnicos.

Balanço – Desde 2015, o Morar Melhor já reformou mais de 20 mil casas em mais de 50 bairros de Salvador, e a meta é chegar à marca de 40 mil residências até o fim de 2020. Devido ao grande sucesso no quesito boas práticas em habitação, o programa recebeu o Selo do Mérito Especial no Fórum Nacional de Habitação e Interesse Social, em 2017. A honraria foi concedida pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano.