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Noções básicas de direitos do consumidor, quando acionar a justiça e o papel da Diretoria de Ações de Proteção de Defesa do Consumidor (Codecon) foram alguns dos assuntos nesta quarta-feira (10), por cerca de 20 alunos do 5º ano B da Escola Municipal Tiradentes, localizada no bairro do Caminho de Areia. A ação, denominada "Codecon vai às Escolas", levou os ensinamentos a crianças e adolescentes de 9 a 13 anos.

Para a diretora da instituição, Cristina Santos, essa atividade faz com que os alunos participem de uma forma mais lúdica da sua realidade. “Muitos deles já utilizam o mercado, mas não conhecem seus direitos. Esse momento ajuda a formar um cidadão consciente, tornando multiplicador desse conhecimento, que pode ser passado para pais, amigos e familiares”, conta Cristina.

Em um segundo momento da ação “Codecon vai às Escolas”, que faz parte da operação “Criança Segura”, os alunos foram levados até um mercado para poderem praticar um pouco do que foi discutido em sala. As crianças verificaram o condicionamento de alguns alimentos, a validade dos itens e conferiram se o preço nas etiquetas estavam compatíveis com os dos leitores de preço.

Gabriel Martins, de 13 anos, aluno do 5º ano, já conhecia o Código de Defesa do Consumidor de exaltou a importância desse momento. “Eu acho ótimo porque a gente aprende e pode esclarecer nossas dúvidas. Quando acontecer algum problema a gente já sabe o que fazer e quem procurar”, afirmou.

Já para Rebeca de Sousa, de 11 anos, que até então só havia ouvido sobre o código na televisão, a aula foi muito interessante. “Eu já tinha ouvido falar sobre essas coisas de direitos do consumidor, mas não sabia o que era, e hoje eu aprendi muita coisa. E isso é muito bom porque a gente não vai ser enganado pelas lojas”.

“Essas crianças são os consumidores do futuro e merecem desde já essa educação. Eles saem daqui conscientes e se tornarão propagadores dessas informações”, finaliza o diretor da Codecon, Alexandre Lopes. "Para além das operações que realizamos direcionadas aos pais e responsáveis sobre direitos dos consumidores, esta ação voltada para o público infantil na semana em que se comemora o Dia das Crianças tem como objetivo educar e despertar os pequenos para as boas práticas de consumo, com exemplos práticos do dia a dia”, diz o gestor da Semop, Marcus Passos.

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