Aos 80 anos, dona Raimunda Helelo dá conta de todas as atividades sozinha. Lúcida e muito ativa, se dedica a aulas de ginástica semanais e tem uma predileção pela dança afro, que pratica todas as segundas e sextas-feiras. Fisicamente preparada, afirma que resolve problemas na rua e “de quebra” ainda faz faxina em casa. Nesta quarta-feira (3), em mais um dia das suas andanças, o destino foi o Espaço do Idoso, no piso L1, do Shopping Center Lapa.

O local reservado ao público da terceira idade funciona de segunda a sexta-feira (exceto finais de semana e feriados) e estará aberto até o próximo dia 11, sempre das 9h às 18h. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Promoção Social Combate Pobreza (Semps) em parceria com Conselho Municipal do Idoso (CMI) e Shopping Center Lapa.

No local, estão disponíveis serviços de assistência social, avaliação e orientação nutricional, orientação sobre direito da pessoa idosa e defesa do consumidor, informações sobre doações para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa e importância do recadastramento no Cadúnico para idosos que são beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada.

“Tenho um probleminha no ouvido, mas uso aparelho e presto atenção em tudo. Quando vi esse espaço que a Prefeitura montou para gente, vim correndo. O idoso em países desenvolvidos é tratado como rei, aqui temos que aproveitar quando surgem essas oportunidades maravilhosas”, ressalta dona Raimunda.

Ações – De quase 2,8 milhões de habitantes em Salvador, 25% são idosos, de acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento da população da terceira idade e, consequentemente, a promoção de ações para melhoria na qualidade de vida é uma preocupação constante da Semps.

De acordo com a gestora do Fundo Municipal da Pessoa Idosa e representante da Semps no Conselho Municipal do Idoso (CMI), Maria Constança Galvão, o Espaço do Idoso é uma das ações em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. “Já é o segundo ano que fazemos essa ação. É um espaço para divulgar difundir e conhecer os direitos do idoso, um momento especial para ficarmos atentos aos nossos direitos, às nossas vontades. Lutamos pelo empoderamento dos idosos. Podemos sim viver, trabalhar, curtir e ser feliz”, considera.

Além da ação pontual do Espaço do Idoso, a Prefeitura de Salvador, por meio da Semps, realiza durante todo ano iniciativas socioassistenciais de proteção e promoção ao idoso. Elas reforçam o trabalho dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros Pop e unidades de acolhimento.