O trecho da passarela da Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô) que estava interditado para manutenção corretiva e preventiva foi substituído, na manhã dessa quarta-feira (8), pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), autarquia vinculada à Secretaria Municipal de Manutenção (Seman). A substituição ocorreu em uma pequena extensão de seis metros da passarela, que fica logo após a Le Biscuit (sentido BR-324) e dá acesso à Travessa Santa Eurídice.

Apenas uma faixa da Bonocô foi interditada, com o apoio da Superintendência de Trânsito (Transalvador). Toda a estrutura metálica do trecho implantado foi construída no pátio da Desal e instalada já pronta no local. Além disso, foiram realizados serviços de recuperação e substituição do piso em argamassa armada na extensão em manutenção e instalado o guarda-corpo, que foi reaproveitado, por estar em perfeito estado, gerando economia para o município.

A intervenção faz parte de um conjunto de ações nas passarelas da Bonocô e Vasco da Gama. Na altura da Casa Eloy, a manutenção já foi finalizada. Após a conclusão desse segundo trecho, próximo à Le Biscuit, as ações seguem para a próxima passarela da Bonocô, na altura da concessionária Revisa, sob a responsabilidade da Desal. Posteriormente, serão beneficiados os equipamentos da Avenida Vasco da Gama.

“Além da manutenção preventiva, estamos estudando a substituição das estruturas das passarelas utilizadas como ponto de ônibus, por estruturas próprias de ponto. Essa medida deve gerar uma economia de cerca de 60% para a Prefeitura. Quero agradecer a colaboração da população local, que tem seguido as recomendações da Desal e respeitado o período de interdição, para que estes equipamentos voltem ao uso na sua total capacidade”, afirmou o presidente da Desal, Marcílio Bastos.

Atualmente, Salvador conta com 32 passarelas sob a responsabilidade da Desal - eram 40, mas oito já são administradas pela CCR, concessionária que gerencia o metrô. Recentemente, também foi beneficiada a passarela da Avenida Centenário, com a substituição da estrutura que dá acesso ao shopping da região. As ações preventivas e corretivas ocorrem periodicamente, por meio do georreferenciamento dos equipamentos, o que dá celeridade às ações. Há ainda reforço da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), que realiza varrição e lavagem.