A distribuição de cestas básicas para artistas e profissionais de cultura cadastrados no município acontece até este sábado (16), no Centro de Convenções de Salvador, na Orla da Boca do Rio. A ação ocorre das 8h às 14h e é voltada para agentes culturais mais atingidos pela crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Desde ontem (14) até hoje (15), foram entregues 900 cestas, do total de 2,3 mil que a Prefeitura disponibilizou para retirada para os três dias de operação. Os kits com os alimentos são destinados a profissionais de diversos setores do segmento cultural da cidade que não estão recebendo nenhum tipo de auxilio emergencial concedido pelo município ou estado.

Estão sendo contemplados, por exemplo, músicos, artistas de rua, poetas, técnicos de som, de iluminação, camareiras, figurinistas, bilheteiros, indicadores de plateia, entre outros profissionais da cadeia produtiva.

A iniciativa faz parte do programa Salvador por Todos e envolve a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Empresa Salvador Turismo (Saltur) e Fundação Gregório de Mattos (FGM).

“O segmento cultural foi um dos primeiros a parar as atividades por causas das medidas restritivas para enfrentamento do coronavírus, que suspenderam funcionamento de bares, restaurantes e espaços de entretenimento em geral. A Prefeitura identificou aqueles que estão sendo mais afetados e passamos a fornecer essa ajuda através das cestas básicas”, destaca o titular da Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão.

Os agentes culturais selecionados para pegar as cestas básicas estão sendo contatados pela Prefeitura por ligação telefônica e mensagem de texto de celular.

Cadastro - Para receber os alimentos, artistas e profissionais de cultura realizaram um cadastro através da FGM e Saltur. Esse processo segue aberto até o próximo dia 30, através do link www. cadastrofgm. salvador. ba. gov. br, e visa contribuir com a ampliação de ações das políticas culturais já desenvolvidas na capital baiana.

Podem se cadastrar pessoas físicas ou representantes de Micro Empresas Individuais (MEI) com atividades relacionadas à cultura, que sejam maiores de 18 anos, residentes em Salvador, e com atuação comprovada no setor cultural através de currículo ou portfólio.