As obras que vêm transformando Salvador impressionaram a comitiva de prefeitos que fizeram visitas técnicas a duas ações nesta quarta-feira (9): a nova Rua Miguel Calmon, no Comércio, entregue recentemente após receber o conceito de Ruas Completas; e o novo Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, com obras já 82% concluídas. O grupo foi acompanhado pelo prefeito ACM Neto, pelo vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e pelo secretário municipal de Turismo (Secult), Cláudio Tinoco. A iniciativa fez parte do encerramento da programação da 76ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizado nos últimos dois dias na capital baiana.

O prefeito de Santana do Parnaíba (SP), Elvis Cezar, disse que ficou impressionado com o investimento de Salvador na revitalização da cidade, sobretudo no conceito da rua e a revitalização dos prédios históricos. “Eu vejo que a cidade é um verdadeiro canteiro de obras e o Centro de Convenções aqui vai ser uma grande locomotiva de geração de emprego e renda e vai trazer Salvador novamente para uma posição estratégica no turismo e negócios”, avaliou.

Dizendo-se encantado com o que viu na capital baiana, o prefeito de Curvelo (MG), Maurílio Guimarães, ressaltou que uma administração séria faz as coisas acontecerem. “Esse Centro de Convenções é uma obra grande, com um potencial enorme de turismo e negócios em Salvador e com um preço relativamente barato. Além disso, outras obras vêm mudando bastante a cidade”, pontuou.

Conjunto de investimentos – O prefeito de Salvador ressaltou o conjunto expressivo de investimentos municipais em infraestrutura e novos equipamentos na cidade, e afirmou que as prefeituras podem ter um papel na ativação econômica dos municípios e do Brasil. “A gente sempre tem o hábito de dizer que a questão econômica é uma questão nacional, um problema federal, mas acho que as prefeituras podem fazer a sua parte. Aqui há um programa estruturado, que é o Salvador 360, com oito eixos e 360 iniciativas, algumas das quais foram mostradas hoje aos colegas prefeitos. Espero que possam sair daqui bem impressionados com os exemplos de Salvador e possam reproduzir isso nas próprias cidades”, disse ACM Neto.

A Rua Miguel Calmon teve um destaque especial pelo projeto Ruas Completas ser desenvolvido nacionalmente pela FNP em parceria com a entidade World Resources Institute (WRI). “É a primeira rua da Bahia com esse conceito que a FNP abraçou com a WRI e que Salvador assumiu o compromisso. A rua possui total acessibilidade, com melhor padrão possível de mobilidade, conectividade, paisagismo, iluminação em LED e o tom principal que vem sendo feito aqui, de privilegiar o pedestre e fazer uma convivência harmônica de todos os elementos da cidade”, completou o prefeito soteropolitano.