Já está em fase de finalização a construção do Centro Municipal de Inovação Colabore, que vai funcionar no Parque da Cidade, no Itaigara. Neste início de março, as obras alcançam 85% de conclusão, de acordo com a Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis). A unidade está sendo construída através de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae Bahia, que pretende fomentar ações para o desenvolvimento de projetos sustentáveis inovadores e de impacto social. A iniciativa também terá participação da ONG Parque Social.

O Colabore terá 700m² e tem como público alvo microempresas, microempreendedores individuais (MEIs), startups e/ou pessoas que possuem projetos de impacto positivo para Salvador. O espaço abrigará oito módulos, sendo dois reservados para coworkings públicos, com 64 estações de trabalho.

Os usuários do Colabore também terão acesso a escritórios compartilhados, auditório, cafeteria, salas de reunião e incubadora de impacto social, com capacidade para dar suporte a cerca de 12 projetos. O Sebrae será responsável pela promoção de capacitações em temas como gestão, inovação e mercado.

Ainda de acordo com a Secis, o espaço deverá ser entregue ainda neste mês de março como parte das inaugurações comemorativas pelo aniversário de Salvador, celebrado no dia 29. A estrutura está sendo produzida a partir de contêineres reutilizados e conta com diversas outras ações sustentáveis. Além de cobertura vegetal e aproveitamento da ventilação cruzada, o local terá sistema de reaproveitamento de água das chuvas, painéis solares fotovoltaicos para a geração de energia solar e bicicletário, para estimular o uso do transporte alternativo.