O Parapraia, projeto que promove o banho de mar assistido para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, volta à praia de Ondina neste final de semana, encerrando a sexta edição, de 8h às 12h. Quem for ao local, vai encontrar a Praça Bahia Sol totalmente requalificada e adaptada com rampas de acesso, bancos, arborização e pavimentação nova em piso intertravado. O equipamento fica em frente ao Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR).

Nesta edição, o projeto já contou com 220 beneficiários e 132 voluntários envolvidos durante as realizações em Salvador, incluindo professores, fisioterapeutas, enfermeiros, profissionais de educação física, médicos, biomédicos, odontólogos e demais pessoas que se predispuseram a auxiliar os participantes. O projeto ocorreu por quatro dias nas praias de Itapuã e Boa Viagem, sempre com grande adesão.

Para a ação foram disponibilizadas dez cadeiras anfíbias, três cadeiras de rodas, além de flutuadores de espuma, boias para apoiar banhistas com mais autonomia e piscina para atender crianças. Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), o projeto tem o apoio técnico da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, patrocínio da Braskem e Salvador Shopping e apoio de demais instituições. Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e salva-vidas dão apoio no local.

O Parapraia tem possibilitado o banho de mar a diversas pessoas que há anos não iam à praia por dificuldade de locomoção, ou simplesmente que nunca tiveram essa experiência. A área de espera é preparada com materiais emborrachados afixados na areia, que facilitam o acesso da cadeira de rodas até o ponto em que os banhistas são transferidos para as cadeiras anfíbias, e em seguida, levadas até o mar.

“O projeto vem se superando a cada ano. Tivemos bastante pessoas participando e a meta é ampliar ainda mais na próxima edição para atrair mais participantes. Nessa edição, conseguimos levar para mais uma praia, que foi Itapuã. Nós que estamos envolvidos percebemos que novas pessoas estão sempre aderindo, ou seja, o projeto só aumenta”, disse o titular da Secis, André Fraga.